Agenda 21

A Agenda 21 é um programa de ação proposto durante a Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Rio 92, no Rio de Janeiro. O Brasil, junto com outros 170 países, é signatário deste documento, atualmente com 40 capítulos. A Agenda 21 constitui um instrumento para implementar um modelo de desenvolvimento sustentável. Foi criado para ajudar a formular políticas públicas voltadas para garantir a sustentabilidade econômica, social e ambiental dos projetos de desenvolvimento.

Programa Sentinela

Consiste num conjunto de ações de assistência social de natureza especilizada para atendimento a crianças e adolescentes abusadas e/ou exploradas sexualmente, bem como a seus familiares.

Ciclovias

Sobral, 27 de dezembro de 2004 - Ano IV - Nº 240


Prefeitura inaugura Mercado
Público Chagas Barreto ao som de Mastruz com Leite

Construção do Mercado Público Chagas Barreto

A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e Secretaria de Desenvolvimento da Infra-Estrutura, realiza hoje, 27 de dezembro de 2004, a

partir das 20h, a inauguração do Mercado Público Chagas Barreto com o grande show da Banda de sucesso nacional Mastruz com Leite.
Vale ressaltar que um dos objetivos da obra é o remanejamento, para o novo prédio, das verdureiras, cafezeiras e demais comerciantes que se encontram instalados nos galpões da Rua Coronel José Silvestre.
Essa grande obra foi orçada no valor de R$ 3.040.842,95. A cerimônia de inauguração contará com a presença do Prefeito Cid Gomes, do Prefeito eleito Leônidas Cristino, do Vice-Prefeito eleito Clodoveu de Arruda, Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente Herbert Rocha, Secretário de Desenvolvimento da Infra-Estrutura Quintino Vieira Neto, demais secretários municipais, vereadores, diversas autoridades e imprensa.


 

Cinema Renato Aragão
Programação de Filmes:
24 a 30/12/04

SALA 01
•XUXA E O TESOURA DA TERRA PERDIDA - Aventura
SESSÕES: 16h15 e 18h
CENSURA: LIVRE
•PAPAI NOEL ÀS AVESSAS - Comédia
SESSÕES: 19h45 e 21h30
CENSURA: 14 anos

SALA 02
•CELULAR - UM GRITO DE SOCORRO - Suspense

SESSÕES: 16h; 17h50; 19h30 e 21h20
CENSURA: 14 anos

“Depois que a prefeitura passou a construir ciclovias, o trânsito ficou mais organizado, pois
as ciclistas passaram a transitar por ela, evitando assim acidentes.”
Mikaely Farias
Centro
Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem e Fotos: Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Laura Farias

Montadora de equipamentos fotográficos deve se instalar em Sobral
Os diretores da empresa já escolheram possível local de instalação da empresa
Mesmo já na reta final de uma gestão de oito anos, a captação de empresas para Sobral não pára. Na quarta-feira 22, o prefeito Cid Gomes recebeu os diretores da empresa Unit Digital de Maringá-PR acompanhados pelo Sec. de Desenvolvimento
Econômico Carlos Cruz e do fotógrafo Wellington Macedo. A empresa que tinha interesse em abrir sua filial no Nordeste, também já estava em contato com a Bahia, mas foi convidada pelo prefeito Cid Gomes a se instalar aqui. “Estávamos interessados em ir para a Bahia, tínhamos até feito os primeiros contatos com os governos locais, mas descobrimos que é Sobral o melhor lugar, a cidade está num desenvolvimento organizado, tem credibilidade, fomos bem recebidos e os incentivos fiscais são atraentes”. Disse Rodrigo Almeida Diretor Executivo.
Um recorde na história de Sobral, nos últimos dois anos o município conseguiu implantar o maior número de empresas dos últimos tempos. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, quatro empresas foram beneficiadas, 21 estão sendo implantadas e 11 estão em negociação, destas últimas, a Unit Digital. Já passam de 16.983 empregos gerados na magnífica administração Cid Gomes, meta que terá continuidade na próxima administração segundo o prefeito eleito Leônidas Cristino.
Após reunião na quarta-feira com Cid Gomes, Carlos Cruz e a gerência da agência do BNB local, os diretores Rodrigo Almeida e Eniel decidiram trazer a filial da empresa, com um investimento inicial de 2 milhões de reais que irão gerar mais de 150 empregos diretos.
A Unit Digital é uma das principais referências no mercado de Fotografia Digital e Impressão Fotográfica Digital no Brasil, resultante do conhecimento e expertise na identificação de tendências e soluções tecnológicas e da capacidade de agregar e transferir para seus parceiros de negócios, Visão, Cultura e Tecnologia a nível mundial, fabricantes de produtos de vanguarda para aplicações simples ou complexas, simplificando de maneira econômica e eficiente a vida de seus parceiros clientes. A Unit Digital é uma empresa associada à PMA (Photo Marketing Assocition International), entidade de classe internacional, participando de seus eventos e colaborando para o fortalecimento do segmento fotográfico mundial.
Comunidade de Casinhas recebe
o curso Aprender a Empreender

Evolução da taxa de abandono do ensino
fundamental da rede municipal de Sobral


1996 ---------------26,15%
1997 ---------------17,08%
1998 ---------------17,04%
1999 ---------------14,26%
2000 ----------------9,94%
2001 ----------------7,25%
2002 ----------------6,40%
2003 ----------------2,45%

 

Fonte: Gerência de dados da Secretaria de Desenvolvimento da Educação

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sobral, através do Programa Trabalho Pleno, proporcionou aos moradores da pequena comunidade de Casinhas, distrito de Caracará, distante 57km de Sobral, o curso Aprender a Empreender. A comunidade que possui 50 moradores, tem como alternativa de renda a criação de galinha caipira, caprinos, ovinos, bovinos de leite e a criação de peixes em gaiolas.
O curso Aprender a Empreender tem como objetivo ensinar aos empreendedores conceitos básicos de finanças e custos de uma empresa, bem como o seu comportamento diante das situações existentes. Para tudo isso, o curso tem 24 horas, distribuídas em 10 lições que são passadas através de um vídeo, onde conta a história de empreendedores em suas diversas fases. Tudo o que foi visto é contextualziado entre os participantes, de acordo com a sua vida real. Os empreendedores realizam ainda discussões dos temas abordados e fazem apresentações para o próprio grupo de tudo o que foi estudado.
Segundo a coordenadora do Projeto Novos Negócios, que faz parte do Programa Trabalho Pleno, Roberta Sousa, muitos dos alunos não tinham terminado o ensino fundamental, mas mesmo assim, encararam o desafio. " Foi uma experiência muito valiosa nesta comunidade. Apesar da baixa escolaridade, o curso envolveu toda a comunidade e despertou o interesse principalmente dos mais velhos. Logo no primeiro dia, já tinham começado a aplicar o que tinham aprendido", relata Roberta Sousa, instrutora do curso.