EVOLUÇÃO DA TAXA DA MORTALIDADE INFANTIL NO PERÍODO DE 1996 A 2003*

1996.....................43
1997..................39,3
1998..................35,5
1999..................33,3
2000..................24,8
2001..................29,2
2002..................18,7
2003..................22,6

* Dados até Abril de 2003
A taxa de mortalidade infantil é um indicador usado para medir o risco de morte em crianças menores de 1 ano. É calculado a partir do número de crianças que nasceram vivas no ano e o número de óbitos de crianças menores de 1 ano ocorrido no mesmo ano, multiplicando-se por mil (1.000). A TMI de 2002 foi a mais baixa registrada nos últimos anos: 18,7/1000 nascidos vivos, ou seja, de 1000 crianças que nasceram vivas, 18,7 morreram antes de completar o primeiro ano de vida.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Social e Saúde

Visite o Mercado Central - Shopping Popular - 2º piso.

Sobral, 20 de Fevereiro de 2004 - Ano IV - Nº 035

SOS CRIANÇA

Constitui um serviço de pronto atendimento à comunidade com acompanhamento à criança, adolescente e família, no sentido de buscar alternativas de intervenção nas circunstâncias de dificuldade, ameaça ou perigo. Tem como objetivos: Assegurar abordagem, recepção, orientação, proteção e encaminhamento de crianças e adolescentes e de suas famílias quando evidente situação de vulnerabilidade pessoal e social; Prestar pronto atendimento às denúncias registradas, envolvendo crianças e adolescentes vítimas de qualquer forma de violência; Fornecer serviços de pronto atendi-mento telefônico, proporcionando informações e orientações à criança, ao adolescente e a suas famílias; Favorecer a integração familiar utilizando a abordagem educativa em situações especiais; Fortalecer relações intersetoriais entre OG´s e ONG´s que prestam atendimento à criança e ao adolescente; Propiciar atendimento às famílias, articulando-se com outros órgãos; Prestar serviço de localização de criança e adolescente perdidos/ desaparecidos, integrando-os à família.
Tele-Denúncia: 1407

AVISO

A prefeitura informa que, após o período carnavalesco, os funcionários deverão retornar ao trabalho na quarta-feira de cinzas, a partir das 14h.

O SECRETARIADO
COMEÇA HOJE O
CARNAVAL DA SOLIDARIEDADE
A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo, inicia hoje o Carnaval de Rua de Sobral que irá até o dia 24 de fevereiro, sempre iniciando às 22 h, animado pelas bandas Bem-querer, Zarerê, Bandana da Bahia, Banda Mel e Só Mais Um.
O desfile das escolas-de-samba começará dia 23 com as escolas: Alto do Cristo, Princesa do Samba e Unidos das Pedrinhas. No dia 24 é a
Desfile Carnaval 2003

vez do GRES Mocidade Independente do Alto da Brasília, Estação Primeira do Sinhá Sabóia, Turma da Favela e Acadêmicos do Dom Expedito.
O Carnaval da Solidariedade apresentará Carnaval de Marchinhas (metais) no sábado e na segunda pela manhã, no centro da cidade; e no domingo e terça à tarde, nas proximidades do CENTEC e Carnaval nos Distritos.
Com esta programação, a Secretaria de Cultura quer desejar a todos os foliões sobralenses um carnaval de paz, alegria e solidariedade de forma que a tristeza e a violência dêem espaço à festa do reinado de Momo na nossa cidade.
É importante que os foliões saibam que o palco para apresentação das bandas será montado na Avenida Dr. Guarany, próximo ao CENTEC.
Confira as Bandas:
Sexta-feira (20/02) - Bandana da Bahia e Zarerê.
Sábado (21/02) - Bandas Zarerê e Bem-Querer .
Domingo (22/02) - Bandas Bem-querer e Zarerê.
Segunda-feira (23/02) - Bandas Bem-querer e Zarerê.
Terça-feira (24/02) - Banda Mel e Bem-querer.


 

CINEMA RENATO ARAGÃO
Programação de Filmes: 20 a 26/02/04
SALA I
O Sorriso de Mona Lisa - Drama
Censura : 12 anos
Sessões : 16h, 18h25 e 21h

SALA II
O Último Samurai - Aventura
Censura 12 anos
Sessões : 16h, 18h45 e 21h15

“O Prefeito soube escolher seu secretariado. Competência é que não falta. Aliás, pela primeira vez vemos pessoas certas nos cargos, já que antigamente os secretários não eram escolhidos pela sua competência e sim pela ligação de amizade com o prefeito.”
Maria Ivone Rodrigues
Centro

“Não todos, mas alguns dos secretários da Prefeitura se acham muito poderosos e chegam a tratar mal as pessoas. Eles precisam entender que são pagos pelo povo, por isso devem tratar muito bem as pessoas que a eles chegam.“
Flavio Gomes
Campo dos Velhos

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem: Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Laura Farias

PREFEITURA LANÇA PÁGINA NA INTERNET DIRECIONADA PARA OS TURISTAS

Becco do Cotovelo
Museu Dom José
A Secretaria de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo vem organizando uma página no site da Prefeitura Municipal (www.sobral.ce.gov.br) contendo informações que facilitarão o turismo local. O processo de criação da página vem acontecendo na Casa da Cultura, diariamente, para fechamento dos itens a serem abordados. Até agora já foi definido que o site apresentará serviços de hotelaria, restaurantes, agências de viagem, transportes intermunicipais e estaduais, mapas com vias de acesso, área de preservação e tombadas pelo Iphan, atrativos naturais com dicas de visitação, calendário de eventos da prefeitura, entre outros. O site visa dar informações que irão encantar e atiçar a curiosidade dos internautas, turistas e moradores locais.
"As informações são de interesse para o turista que, em visita a Sobral, se depara com diversos lugares encantadores para conhecer e explorar, sem contar com os prédios que fazem parte do Patrimônio Histórico Nacional que, pela sua originalidade, torna Sobral uma cidade excepcional, atrativa e grandiosa, convivendo em plena sintonia, tradicionalidade e contempora-neidade, comentou Telma Mendes, a coordenadora de turismo.
Os interessados em fazer parte desta página, através de um link contendo informações de seus estabelecimentos (restaurantes, agências de turismo, empresas), devem enviar e-mail para turismo@sobral.ce.gov.br.

MEDIDA
PROVISÓRIA
PARA PESSOAS
ATINGIDAS PELAS
ENCHENTES

O governo vai editar uma medida provisória autorizando as pessoas atingidas pelas enchentes a sacar até R$ 2.400,00 da sua conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para reparar casas danificadas ou destruídas.
Após edição da medida, sem data definida ainda, a Caixa Econômica confirmará quem tem direito ao benefício.
A liberação do FGTS vai funcionar da seguinte forma: o Ministério da Integração Nacional vai informar à Caixa quais são as cidades atingidas pelas enchentes e até mesmo os bairros. As prefeituras vão municiar a pasta de Ciro Gomes com essas informações.
As pessoas deverão procurar as agências da Caixa e informar seu endereço para confirmar se terão direito ou não ao benefício. O banco terá cinco dias, a contar da publicação da medida provisória, para operacionalizar o benefício, ou seja, colocar o dinheiro no caixa das agências.
A assessoria de Ciro Gomes afirmou que tanto o ministro como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sabem que a maioria dos afetados não dispõe de FGTS. Por isso a liberação do fundo está sendo vista como uma medida complementar.