EVOLUÇÃO DA TAXA
DA MORTALIDADE INFANTIL NO PERÍODO DE 1996 A 2003*

1996......................43
1997...................39,3
1998...................35,5
1999...................33,3
2000..................24,8
2001..................29,2
2002..................18,7
2003..................22,6

* Dados até Abril de 2003.

A taxa mortalidade infantil é um indicador usado para medir o risco de morte em crianças menores de 1 ano. É calculado a partir do número de crianças que nasceram vivas no ano e número de óbitos de crianças em menores de ano ocorrido no mesmo ano multiplicando-se por mil(1.000). A TMI de 2002, foi a mais baixa registrada nos últimos anos: 18,7/1000 nascidos vivos, seja de 1000 crianças que nasceram vivas, 18,7 morreram antes de completar o primeiro ano de vida.

FONTE: Secretaria de Desenvolvimento Social e Saúde

SOS CRIANÇA
Tele-Denúncia: 1407

Sobral, 27 de Janeiro de 2004 - Ano IV - Nº 017

SDE PLANEJA AÇÕES PARA 2004

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Sobral Dr. Carlos Cruz reunirá logo mais, às 14 horas, os parceiros da Secretaria e agentes locais, para traçar estratégias para o ano em curso. O secretário Carlos Cruz está otimista com as perspectivas par a2004, especialmente porque o Município conta com parceiros comprometidos com o bem estar dos cidadão sobralenses.

TRABALHO PLENO

O Trabalho Pleno é um programa de geração de trabalho e renda do município de Sobral, que visa apoiar micro e pequenos negócios formais e informais. Alicerçado na capacitação, no crédito produtivo e no apoio à comercialização, funciona em regime de parceria com diversas organizações públicas e privadas.
O Trabalho Pleno busca alcançar seus objetivos também através do apoio, participação e realização de feiras, seminários, convenções, congressos, palestras, missões empresarias etc.

MARGEM ESQUERDA
DO RIO ACARAÚ
CHUVAS EM SOBRALTRAZEM NOVAS
EXPECTATIVAS PARA POPULAÇÃO
As chuvas registradas até o dia 25 de janeiro de 2004, em Sobral, eqüivalem a 314,5 mm. Na avaliação do secretário de Desenvolvimento da Infra-Estrutura Quintino Vieira Neto, este quadro é bom para o município, configurando-se um excelente inverno que deve superar as expectativas.
Termômetro marcando 20ºC
A ocorrência de precipitações pluviômetricas nos distritos também apresentam bons resultados. No distrito de Boqueirão choveu 281,8 mm, em Patriarca 280 mm, e em Jaibaras 222,3 mm.
Na última sexta-feira, dia 23 de janeiro, a Secretaria de Desenvolvimento da Infra-Estrutura (SDI), registrou em Sobral a temperatura de 20ºc.
Com as precipitações observadas neste município durante o mês de janeiro, o solo já apresenta uma umidade excelente que permite receber sementes, nas quais proporcionam uma forma satisfatória para que tenhamos o prenúncio de um bom inverno em 2004.
As chuvas têm deixado os agricultores satisfeitos, pois terão boa safra de milho e feijão, garantindo assim maior renda na comercialização dos seus produtos.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural - (SDR) está colocando à disposição dos agricultores de Sobral, inseticidas, enxadas e assistência técnica, numa forma de dar sustentabilidade em suas lavouras.
O coordenador de agricultura da SDR Pedro de Alcântara Pitombeira Maia vem orientando a equipe de técnicos no sentido de ajudar os agricultores na condição das suas culturas.

 

CINEMA RENATO ARAGÃO
Programação de Filmes: 23 a 29/01/04
SALA 01
•IRMÃO URSO- ANIMAÇÃO
Sessões: 15h30 e 17h15 - Censura: Livre
•SWAT - POLICIAL
Sessões: 19h e 21h10 - Censura: 14anos

SALA 02
SENHOR DOS ANÉIS - O RETORNO DO REI
Sessões: 16h e 20h - Censura: 12anos

INFORMAMOS QUE NOSSA PROMOÇÃO
É SOMENTE NA SEGUNDA-FEIRA.

“Sobral está com uma nova face.
Agora sim, os sobralenses possuem um local digno para lazer.”
Júlio César
Centro

“Ficou um lugar muito bonito, só
quero ver se vai resistir ao inverno
deste ano.”
Francisca Rodrigues
Sinhá Sabóia
Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem: Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Laura Farias

TRADIÇÃO DE BOIS E REISADOS EM SOBRAL

Boi
Burrinha
Uma tradição que teve início no Nordeste, no século XVIII, onde a criação de gado era feita por colonizadores com mão-de-obra escrava, a festa de Reis lembra a saudação dos Reis Magos ao menino Jesus. Nas fazendas, os cativos teriam misturado suas tradições africanas (como a do boi geroa) a outras européias dos senhores (como a tourada espanhola, as tourinhas portuguesas e o boeuf gras francês), numa celebração que tematizava as relações de poder e uma certa religiosidade, sendo, inicialmente, alvo de grande repressão.
No período de 31 de janeiro a 11 de fevereiro de 2004, a Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Desen-volvimento da Cultura e do Turismo, realizará a mostra de bois e reisados, com as apresentações sempre ás 19 horas.
No dia 31 de janeiro, ás 19h, terá a abertura das apresentações na Casa da Cultura, com o espetáculo teatral "A lenda do Boi Diamante" e apresentação do Boi Caiçara. Enquanto isso, no Largo das Dores terá a apresentação do Boi Lagartixa-2.
Dia 01/02: Largo das Dores - Boi Alagoano; Casa da Cultura - Boi Lagartixa-2.
Dia 02/02: Largo das Dores - Boi Tira-Prosa; Casa da Cultura - Boi Alagoano.
Dia 03 / 02: Largo das Dores - Boi Jacaré; Casa da Cultura - Boi Jacarezinho.
Dia 04/ 02: Largo das Dores - Boi Lagartixa do Sinhá Sabóia ; Casa da Cultura - Boi Tira-Prosa.
Dia 05/02: Largo das Dores - Boi Pastoril; Casa da Cultura - Boi Lagartixa do Sinhá - Sabóia.
Dia 06/02: Largo das Dores Encantado Boi e Cia ; Casa da Cultura - Boi Pastoril.
Dia 07/02: Largo das Dores - Boi Sol Nascente; Casa da Cultura - Encantado e Cia.
Dia 08/02: Largo das Dores Boi Garrotinho do Campo; Casa da Cultura - Boi Sol Nascente.
Dia 09/02: Largo das Dores - Boi Traz a Letra; Casa da Cultura - Boi Garrotinho do Campo.
Dia 10/02: Largo das Dores - Boi Jacarezinho; Casa da Cultura - Boi Traz a Letra.
Dia 11/02: Margem Esquerda do Rio Acaraú - Apresentação de todos os Bois.
Não percam !!!

FÓRUM DO
EMPREENDEDOR
DE SOBRAL REALIZA
NOVA PLENÁRIA

Centro de Convenções
O Fórum do Empreendedor de Sobral estará realizando no dia 10 de Fevereiro de 2004, ás 16h30min, no Mini-Auditório do Centro de Convenções de Sobral Inácio Gomes Parente sua próxima plenária.
A abertura da reunião ficará por conta do coordenador Geral no Município Jocely Dantas Filho. Dentro do roteiro da plenária acontecerá leitura da ata da Reunião; discussão sobre orçamento anual de 2004 da Macroregião 3 Sobral/Ibiapina; compreendendo os orçamentos das secretarias do Estado, com Francisco (COMUT); exposição do trabalho realizado pela SEFAZ direcionado aos Microempresários como um todo; apresentação do Programa Portas abertas da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo SETE; Linhas de Credito para MPEs, com Carlos Cruz/SDE de Sobral; apresentação Técnica do cartão, BNDES Jocely Dantas.