Guarda Civil Municipal de Sobral

Resumo Periódico de Ocorrências: 01/07 A 25/07/04

•Solicitação de Ambulância 141
•Acidente de Trânsito 38
•Diversos 37
•Apoio a outras Secretarias Municipais 26
•Doação de Serviços Funerários ao Cidadão 9
•Prisão 6
•Apoio a outras instituições 4
•Eventos 2
•Dano ao Patrimônio Público 1
TOTAL 264

FONTE: Secretaria de Desenvolvimento da Cidadania e Segurança

Disque-idoso
(88) 695-5200

SEBRAE Promove

O SEBRAE promoverá em Sobral mais uma edição do EMPRETEC, programa voltado para a capacitação de empresários e/ou empreendedores que almejam montar seu próprio negócio.
PROGRAMA: Conhecer seu potencial empresarial pessoal: Pontos Fortes e Pontos Fracos; Identificar e melhorar suas oportunidades empresariais; Entender seu próprio comportamento ao assumir riscos calculados; Apreciar a importância da persistência ao cumprimento do contrato de trabalho; Entender a relação existente entre a qualidade, a eficiência e o êxito empresarial; Como buscar informações; Elaboração de Planos de Negócio; Avaliação de planejamentos empresariais; Desenvolver a capacidade de liderança; Utilização de redes de contatos pessoais e empresariais.
PÚBLICO ALVO: Empresários e pessoas interessadas em implantar um negócio próprio;
FACILITADORES: Parceiros do Projeto das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD.
MAIORES INFORMAÇÕES: Hugo Macário de Brito Pinheiro no SEBRAE Regional de Sobral ou pelo PABX: (88) 611-8300.

Centro de Convenções
Sobral, 27 de julho de 2004 - Ano IV - Nº 138

Projeto ABC realiza
Mostra Cultural
O Pólo de Atendimento Mimi Marinho (Projeto ABC), realizará neste sábado, 30, a partir das 18h30, a sua 1ª Mostra Cultural com o espetáculo Origens.
A mostra traz o tema " A vida que nasce do rio: a margem direita conta sua história"
O Pólo de Atendimento MIMI MARINHO (Projeto ABC) é uma unidade de atendimento, em meio aberto, que objetiva a promoção pessoal e social da criança e do adolescente.
Tem como metas: prestar atendimento à criança e ao adolescente, na faixa etária de 07 a 18 anos incompletos, que se encontrem em diferentes situações de risco pessoal e social,
proporcionando-lhes atividades de arte-educação: culturais, educativas, socializantes, esportivas, profissionalizantes, para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, tendo como base o planejamento participativo e a co-gestão comunitária; proporcionar às crianças e adolescentes oportunidade de adquirir novos conhecimentos, desenvolvendo suas habilidades e atitudes favorecendo o seu desenvolvimento saudável; provocar impacto positivo na qualidade de vida das crianças, dos adolescentes, das famílias e da comunidade, incentivando a prática e o exercício do protagonismo juvenil e da resiliência comunitária.
O evento é uma realização da Fundação de Ação Social e Projeto ABC.
Compareça, vale a pena se fazer presente.
Maiores informações: Rua Hélio Arruda S/N, Bairro Dom Expedito ou pelo fone (88) 614-3413.

 

CINEMA RENATO ARAGÃO
Programação Filmes: 23 a 29/07/04

SALA I
•HOMEM ARANHA - Aventura

Sessões: 15h30, 18h10 e 20h30 Censura: Livre

SALA II
•DIDI QUER SER CRIANÇA(Columbia)-Infantil

Sessões: 15h00, 16h30 e 18h - Censura: Livre
•LEIS DA ATRAÇÃO - Romance
Sessões: 19h30 e 21h - Censura: livre

“O Centro de Convenções de Sobral foi um grande benefício para toda a população.
Agora os sobralenses
possuem um local com excelente infra-estrutura e com estilo para receber e realizar grandes eventos."
Ana Karyne Aguiar de Araújo - Centro
Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem e Fotos: Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Laura Farias

I Oficina do Riso

A Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, através do Projeto Teatro de Rua e Saúde, promoveu a I Oficina do Riso. O curso, que teve duração de 40 horas e foi realizado entre os dias 12 e 16 de julho de 2004 no auditório do Centro de Zoonozes de Sobral, tem como objetivo gerar competências em profissionais da saúde, para atuarem como palhaços/terapeutas em processos de acolhimento aos usuários (pacientes/clientes), em processos terapêuticos (com grupos de usuários/patologia) e em espaços de internamento hospitalar.
Utilizando as linguagens da pantomímica, do Tôny e do Clow, a oficina teve a participação de um grupo de trinta e dois profissionais da saúde, formado por agentes comunitários de saúde, cirurgiões- dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos, educadores físicos e voluntários.
Segundo o médico e palhaço/ terapeuta Aldenildo Costeira, coordenador do Curso de Teatro de Rua e Saúde, a iniciativa surgiu a partir de uma conversa com o Sr. Coriolano Coutinho, gerente da Unidade Mista de Saúde Dr. Tomás Corrêa Aragão, que fomentou a idéia de se formar palhaços/ terapeutas para interagirem com as crianças que são atendidas naquela Unidade.
O desafio foi aceito e, dentro da meta do Programa de Saúde da Família de Sobral de se oferecer um serviço de saúde cada vez mais humanizado, desenvolveu-se a oficina, a qual obteve grande êxito, resultando no nascimento de 32 palhaços/ terapeutas. Estes se comprometeram a atuar junto às suas unidades de saúde, montando esquetes (rápida encenação, geralmente cômica em teatro, rádio ou televisão) que foram apresentadas ao público, sexta-feira (16/07), à tarde, no SAFS - Serviço de Apoio à Família Sobralense, com a participação da comunidade e de mais de 100 crianças e adolescentes do Bairro Alto Novo.
FONTE: HIGIE / ESF

Sobralense é destaque no VI Festival Eleazar de Carvalho
Francisco David M. Freire
Foi realizado de 04 a 25 de julho de 2004 o VI Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza-CE.
As atividades do Festival foram: 1 - Orquestra Sinfônica - Formação de orquestra de cordas, conjunto de metais, quinteto de sopros, grupo de percussão, sendo as vagas distribuídas da seguinte forma: Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, Flauta, Clarinete, Trompete, Trombone e Tuba, Percussão; 2 - Regência de Orquestra; 3 - Coro do Festival; 4 - Regência de Coro; 5 - Canto e Técnica Vocal; 6 - Música de Câmara; 7 - Musicologia; 8 - Noções de composição para instrumentistas; 9 - Piano; 10 - Regência de Banda; 11 - Música Contemporânea com Roberto Saltini; 12 - Violão Clássico; e 13 - História da Arte.
Quatro sobralenses estiveram participando da sexta edição do Festival: João Paulo, Domingos Filho, Hermano Neto e Francisco David M. Freire, que foi destaque no Festival e recebeu a premiação de um violino no valor de R$ 3.000,00. Eles contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Sobral, através das Secretarias de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo e Secretaria de Desenvolvimento da Educação, bem como do SESC Sobral.