SINE/IDT

Açougueiro retalhista (1 vaga)
Atendente de balcão (1 vaga)
Auxiliar contábil (1 vaga)
Auxiliar de cabeleireiro (2 vagas)
Auxiliar de contabilidade (1 vaga)
Auxiliar de linha de produção (100 vagas)
Auxiliar de linha de produção (Deficientes Físicos - 100 vagas)
Auxiliar de recepção (1 vaga)
Contador (1 vaga)
Costureira de confecções (1 vaga)
Cozinheiro de hospital (1 vaga)
Editor de texto e imagem (1 vaga)
Empregada doméstica (1 vaga)
Encarregado de crédito e cobrança (1 vaga)
Impressor serigrafia (1 vaga)
Lavadeira (1 vaga)
Manicure (5 vagas)
Pizzaiolo (1 vaga)
Professor de educação física (1 vaga)
Recepcionista secretária (1 vaga)
Serralheiro (2 vagas)
Soldador elétrico (1 vaga)
Técnico de rádio e televisão (1 vaga)
Técnico de segurança do trabalho (1 vaga)
Tosador de animais domésticos (1 vaga)
Vendedor de serviços (1 vaga)
Vendedor pracista (9 vagas)

Fone: (88) 611.5155
FONTE: SINE/IDT

PROGRAMA SENTINELA
Ligue e Denuncie: (88) 613 2120

Sobral, 08 de junho de 2004 - Ano IV - Nº 105

PROJETO DE APICULTURA

Como as abelhas foram importantes desde os primórdios da humanidade, sendo símbolo de defesa, riqueza e tema de escritos do sábio Aristóteles, também hoje as abelhas continuam sendo produtoras de alimentos naturais riquíssimos, tão essenciais para a humanidade que a cada dia sofre de fome crescente. Além de produtora de alimentos, de ser o principal agente polinizador das flores, aumentando a produção de frutos e sementes, a abelha é uma educadora. No manejo, as pessoas aprendem a se organizar e a trabalhar em cooperativismo, como as abelhas o fazem. O projeto tem como obejtivo desenvolver a implantação do setor apícola no município de Sobral, aproveitando os recursos naturais disponíveis no município e regiões sob sua influência, com a produção de mel e outros produtos das abelhas, visando assim, possibilitar aos sujeitos e atores sociais construírem alternativas econômicas e culturais para enfrentamento da pobreza. A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, presta capacitação e assistência técnica às comunidades rurais no desenvolvimento da atividade apícola, bem como difunde o cooperativismo e o associativismo enquanto formas de organizações coletivas para processos produtivos. São parceiros deste projeto: SEBRAE, SENAR e BANCO DO NORDESTE.

PROGRAMAS HABITACIONAIS
SORTEIO E ENTREGA DO PRÊMIO PAULO ARAGÃO
Ramiro - Secretário de Desenvolvimento da Gestão
A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento da Gestão, realiza hoje, a partir das 10h, no auditório da Prefeitura, o sorteio e a entrega do Prêmio Paulo Aragão.
Concorrerão aos prêmios em torno de 100 profissionais (dentre escritórios e profissionais autônomos) que entregaram o documento fiscal estadual GIEF, durante o exercício ano de 2003 na SEFAZ de Sobral.
Serão sorteados 03 (três) microcomputadores, 01 dos computadores acompanhará 01(uma) impressora.
O prêmio foi instituído como uma homenagem ao Senhor Paulo Aragão, que foi um dos pioneiros na arte e na ciência da contabilidade em Sobral.

 

CINEMA RENATO ARAGÃO
Programação Filmes: 04 a 10/06/04

SALA 01
Tróia - Aventura

Sessões: 15h; 18h e 21h - Censura: 14 anos

SALA 02
Como se Fosse a Primeira Vez-Comédia

Sessões: 17h; 19h e 20h50 - Censura: Livre

"Essa foi mais uma excelente idéia de nosso prefeito, pois ajuda a população de baixa renda, com a construção de uma moradia digna. Isto demonstra que a prefeitura tem mantido uma atenção especial para com os mais necessitados."
Manoel Messias
Pedrinhas

"A prefeitura tem demonstrado muito interesse em ajudar o povo de baixa renda de Sobral, através de projetos habitacionais, mas ainda é necessário que se tenha um esforço maior, pois ainda existem famílias morando em áreas de risco."
Maria Lúcia
Coração de Jesus

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem e Fotos: Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Laura Farias

FATOS FICAM REGISTRADOS EM EXPOSIÇÃO
Museu do Eclipse
Museu Dom José
A cidade de Sobral possui dois importantes museus, considerados pontos de atração turística e cultural do Ceará. O Museu do Eclipse foi fundado em 1999 pela Prefeitura Municipal, sendo administrado pela Secretaria de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo. É um marco do eclipse total do sol, de 29 de maio de 1919, com a comprovação em Sobral da Teoria da Relatividade, de Albert Einsten. Funciona de terça-feira a sábado, de 8 às 22 horas. No domingo, o atendimento é de 8 às 18 horas. Já o Museu Dom José, que é considerado o quinto maior do Brasil em arte-sacra e decorativa, tem um acervo valioso e eclético. A coleta de peças teve início por volta de 1910. A fundação oficial ocorreu no dia 29 de março de 1951.O museu encontra-se instalado em um sobrado que data de 1844, com 57 janelas externas dispostas ao longo de dois pisos, com características do estilo imperial. Pertence à Diocese, com administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O Museu Dom José recebeu 7.711 visitantes no ano de 2003, procedentes de várias cidades do Ceará; de outros estados do Brasil e de países como Estados Unidos, França e Portugal. Seu horário de visitação, de terça-feira a sexta-feira, de 8 às 11h e das 14 às 17h. No sábado e domingo, de 8 às 12h. O Museu conta hoje com 30.378 peças distribuídas em 36 salas de exposições, mostrando a evolução histórica, a partir da sala do couro que remete os visitantes desde a Fazenda Caiçara, no século XVIII, até a contemporaneidade. No acervo, alguns destaques ficam por conta de peças de louçaria (Companhia das Índias Orientais, Limóges, Vista Alegre, Davenport), lustres e castiçais em cristais da Boêmia, prataria, mobiliários, liteiras, arte popular, peças arqueológicas e paleontológicas, objetos de adorno, indumentárias, fotografias, telas a óleo, armaria, artefatos indígenas e numismática. O Museu conta, ainda, com peças de grande valor histórico como o piano que pertenceu a Alberto Nepomuceno, devidamente restaurado; a cadeira de couro utilizada pelo padre Antônio Vieira na missão jesuítica de Viçosa do Ceará; a coleção de arte-sacra, com peças dos séculos XVII, XVIII e XIX, em terracota, madeira, marfim, pedra sabão e outros materiais nobres. Na parte documental, estão guardados missais, bulas, livros de cânticos e de confraria, bem como o livro da Câmara, inventário da Fazenda Caiçara, cartas, cartões-postais e cadernos de Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo de Sobral. ORIGEM - Museum é uma palavra latina, derivada do grego mouseion, que, inicialmente, referia-se a um templo dedicado às nove Musas. Até o Renascimento, este termo não era aplicado à coleção de objetos belos e valiosos. Os templos da Grécia antiga eram ricos em estátuas, vasos, pinturas e adornos em bronze, ouro e prata dedicados aos deuses; algumas obras eram expostas ao público. Na Idade Média, as igrejas e os mosteiros da Europa guardavam jóias valiosas, esculturas, manuscritos e relíquias dos santos.

SOBRAL SEDIARÁ
COMPETIÇÃO
DE SKATE

A segunda etapa do Circuito Brasileiro de Skate Profissional vem com novidades. Isto porque será a primeira vez que o estado do Ceará recebe uma disputa do circuito brasileiro profissional, a ser realizado em Sobral.
A competição, promovida pela T´Ai eventos e tendo o apoio da Prefeitura Municipal de Sobral, será realizada nos dias 03 e 04 de julho de 2004, no Parque da Cidade, na categoria Street, com a inauguração da primeira pista pública de skate da cidade.
Segundo Edson Scander, vice-presidente da CBSk (Confederação Brasileira de Skate), a pista tem grande possibilidade de se tornar uma das melhores do Nordeste, podendo ser comparada à pista de Porto de Galinhas, em Pernambuco.
Grandes nomes do esporte estarão presentes no evento, tendo como destaques Rodil Júnior (Ferrugem), três vezes campeão do X-Games e bicampeão mundial, e Wagner Ramos, ganhador da primeira etapa de 2004.
Esta iniciativa será muito importante para a divulgação do esporte na região, visto que irá despertar a curiosidade e o interesse da população para a prática dessa modalidade esportiva.