LAVOURA TEMPORÁRIA (CULTIVO DO ARROZ)
SOBRAL - CE

Arroz (casca) - área destinada à colheita........ 60 hectares

Arroz (casca) - área plantada...... 60 hectares

Arroz (casca) - quantidade produzida ........158 toneladas

Arroz (casca) - rendimento médio........ 2.633 quilogramas/ hectare

Arroz (casca) - valor 47 mil reais

FONTE: IBGE

GUARDA MUNICIPAL
(88)611.6002

Sobral, 12 de Março de 2004 - Ano IV - Nº 047

ENCONTRO DA TERAPIA COMUNITÁRIA EM SOBRAL

O "Progresso e Destino da Terapia Comunitária em Sobral" é o tema do encontro que acontecerá no dia 13 de abril de 2004, às 17h, no auditório da Escola de Formação em Saúde da Família, com apresentação de trabalhos da Terapia Comunitária no período de dois anos e meio de formação. Este encontro visa a inserção da terapia comunitária nas atividades básicas de saúde no campo da Promoção e Atenção Primária da Saúde.

SENAC OFERECE CURSOS - OFICINAS - SEMINÁRIOS CONFERÊNCIAS

Recepcionistas em Seviços de Saúde, Básico em operação Digitação, Montagem e Manutenção de Microcomputadores, Desenvolvi-mento em Habilidades Gerenciais, Manutenção de aparelhos celulares, Ética e Relações Humanas no Trabalho, Secretário Auxiliar, Desenho Artístico, Cabeleireiro.
Telefone para contato: SENAC - 611.0939

MERCADO
CENTRAL
CENTRO DRAGÃO DO MAR ACOLHE
O PROJETO OFICINA ESCOLA
Jota Ferreira, Andréa Cruz e Leonardo Carreiro
O Centro Dragão do Mar Arte e Cultura busca cumprir a sua missão social, desenvolve uma programação voltada tanto para as matrizes culturais do Estado quanto para as sinalizações universais. Este Centro Cultural está implantando as primeiras oficinas voltadas para

restaurações de bens culturais, a partir do maior Centro de referência do Nordeste: Projeto Oficina Escola de Sobral.
Ano passado, a presidente do Centro Dragão do Mar, Cristina Parente, em visita a Sobral, teve a oportunidade de conhecer todo o trabalho realizado pelos alunos integrantes do Projeto Oficina Escola, que existe a há quatro anos e conta hoje com cerca de 150 aprendizes.
O Projeto Oficina Escola foi criado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo com a finalidade de oferecer ricas oportunidades educativas aos jovens de comunidades pobres para aprenderem o ofício de reabilitação e restauração dos imóveis que fazem parte do Patrimônio Nacional.
Durante esta semana estiveram em Sobral dois profissionais do Centro Dragão do Mar, Leonardo Carreiro e Jota Ferreira, onde conheceram de perto, a sede, a Escola e todo o processo pedagógico e administrativo do Projeto Oficina Escola de Sobral.
"O Centro Dragão do Mar já acolheu o Projeto Oficina Escola, dando assim continuidade ao que já estava instalado na Casa Thomáz Pompeu, através da Secretaria de Cultura do Estado. Espero que o nosso Projeto siga os mesmos moldes do Oficina Escola de Sobral", disse Leonado Carrero.
Os visitantes observaram que existe, de fato, uma integração entre os alunos do Projeto e a comunidade local. Ressaltaram também que os sobralenses valorizam o Centro Histórico e todo o trabalho executado pelos alunos restauradores, que muito têm contribuído para a preservação do Patrimônio Histórico existente no Município.


 

CINEMA RENATO ARAGÃO
Programação de Filmes:
12 a 18/03/04
SALA I
Sexo, Amor e Traição - Comédia

Censura: 14 anos
Sessões: 17h30, 19h15 e 21h

SALA II
Encontro e Desencontro

Censura: 12 anos
Sessões : 17h30, 19h30 e 21h30
“O Mercado Central veio numa boa hora, pois ele acabou com a problemática da praça da Meruoca. Antes, clientes e comerciante ficavam a mercê do tempo, hoje o mercado tornou-se um ambiente ideal, além de gerar mais emprego e renda para a população sobralense.”
Maria Donato
Centro

“É uma boa obra na parte superior, mas na parte inferior do Mercado foi feito apenas um
pequeno reparo. Ele ainda continua com aquele aspecto horrível e fedorento, onde é
possível constatar que os feirantes vendem produtos mal acondicionados, ou fora das
normas de refrigeração.“
Evandro Ferreira
Cohab III

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem: Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Laura Farias

SESC OFERECE CURSO PARA
PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO

Participantes do Curso
A atuação dos profissionais da Educação Infantil, deve fundamentar-se nas diretrizes propostas pela legislação brasileira. As ações devem estar baseadas em princípios que garantam uma Educação de qualidade e que permitam às crianças a realização de atividades criativas, que promovam a formação pessoal e social, bem como a
construção de conhecimentos sobre o mundo que as cerca. A proposta do curso é subsidiar os educadores na reflexão sobre a matemática na educação infantil, repensar os saberes da prática pedagógica, além de ampliar e planejar novas estratégias de trabalho, visto que a matemática está presente na vida das crianças desde o nascimento, sendo fundamental para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas. O SESC- Serviço Social do Comércio, que vem desde 2001 investindo na "Formação Contínua de Educadores", através dos Projetos: SALTO PARA O FUTURO e FORMAÇÃO CONTÍNUA DE EDUCADORES, oferecerá este curso no período de 15 a 24 de março de 2004, no horário de 13h 30 às 17h30.
O curso será ministrado pelas pedagogas: Maria Doralice Mendes de Araújo e Iara Lopes Aragão. Será destinado a todo profissional da Educação ou acadêmico do curso de Pedagogia. Para a inscrição é necessário: Carteira do SESC atualizada; Pagamento da taxa.
Maiores informações: Falar com Doralice Mendes no telefone 611 08 27 no horário de 13 às 17hs, ou SESC/SEDE 611 09 54 (SAC).

GUARDA CIVIL
MUNICIPAL INICIA
CURSO DE FORMAÇÃO
PROFISSIONAL

Guarda Municipal de Sobral
No dia 05 de março, teve início o Curso de Formação Profissional para Guarda Civil Municipal de Sobral.
Este curso representa a 2ª Fase do Concurso Público para Guarda Civil, que visa o preenchimento de 34 (trinta e quatro) vagas para Guarda Municipal. O Curso de Formação totalizará 620 horas/aula, distribuídas em 16 disciplinas, e terá a duração aproximada de quatro meses.
Foram matriculados no Curso de Formação, os 68 (sessenta e oito) candidatos melhor classificados na 1ª Fase do Concurso Público, o qual teve 1.491 candidatos inscritos. Aqueles que obtiverem aprovação no Curso de Formação, mas que não estiverem dentro do número de vagas, ficarão na condição de classificáveis, podendo ser convocados durante o prazo de validade do Concurso Público.