SINE/IDT

Açougueiro (1 vaga)
Agente de segurança (51 vagas)
Alimentador de linha de produção (20 vagas - Deficientes)
Analista de logística de transporte (10 vagas)
Assistente de cozinhador (1 vaga)
Assistente de vendas (2 vagas)
Atendente de balcão (2 vagas)
Auxiliar de escritório (1 vaga)
Auxiliar linha produção (199 vagas)
Auxiliar de linha de produção (100 vagas - Deficientes)
Babá (1 vaga)
Bordadeira à máquina (1 vaga)
Cabeleireiro (4 vagas)
Cabeleireiro escovista (1 vaga)
Cabeleireiro unissex (2 vagas)
Copeira (1 vaga)
Costureira à máquina (5 vagas)
Churrasqueiro (2 vagas)
Cozinheiro de restaurante (1 vaga)
Empregada doméstica (4 vagas)
Encarr controle financeiro (1 vaga)
Enfermeiro do trabalho (1 vaga)
Gerente comercial (1 vaga)
Jardineiro (2 vagas)
Manicure (2 vagas)
Mecânico de manutenção de motocicletas (1 vaga)
Médico do trabalho (1 vaga)
Montador de acessórios para veículos (2 vagas)
Motorista entregador (1 vaga)
Nutricionista (1 vaga)
Oficial de serviços gerais (2 vagas)
Operador de empilhadeira (1 vaga)
Preparador de guarnições (1 vaga)
Promotor de vendas (2 vagas)
Representante comercial autônomo (2 vagas)
Supervisor de matrizaria na confecção de calçados/Matrizeiro (1 vaga)
Supervisor de vendas comercial (1 vaga)
Técnico analista de PCP (1 vaga)
Técnico em saneamento e controle ambiental (1 vaga)
Técnico de telefonia (1 vaga)
Técnico de vendas (1 vaga)
Técnico em secretariado/Secretária escolar (1 vaga)
Vende comércio varejista (3 vagas)
Vendedor de consórcios (10 vagas)
Vend comércio atacadista (1 vaga)
Vendedor interno (3 vagas)
Vendedor pracista (6 vagas)
FONTE: SINE/IDT / Fone: (88) 3611.5155

Disque-dengue: 0800-2804646

Orientação para o
Micro-Crédito

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza nos dias 06 e 07 de novembro de 2004, o curso Orientação para o Micro-Crédito, que acontecerá na Delegacia Sindical, em Aracatiaçu - distrito de Sobral.
Público-alvo: Artesãos da comunidade
Informações:)3611-5557 - Ivânia

III ECEB

O Centro Acadêmico de Biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em parceria com a SDUMA, realizará o III ECEB-Encontro Cearense de Estudantes de Biologia, no período de 11 a 15 de novembro, no Centro Convenções de Sobral.
O evento contará com as ilustres presenças do Professor Roberto Falcão, presidente do CR-BIO 5 e do Mestre Marlécio Maknamara da UFPB, além de outras personalidades do nosso município.
O encontro objetiva promover a integração dos cursos do Estado, além de abrir espaço para que os visitantes possam conhecer o desenvolvimento de nossa cidade e promover o incentivo ao investimento da pesquisa científica.

Trânsito

Sobral, 03 de novembro de 2004 - Ano IV - Nº 205


Estrada Jordão/Baracho
é inaugurada
Solenidade de inauguração da Estrada Jordão/Baracho

Em cerimônia realizada na última quinta-feira, 28 de outubro de 2004, a Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento da Infra-Estrutura, inaugurou a nova estrada JORDÃO/BARACHO, que foi construída com recursos do município.
Após a solenidade de inauguração da estrada que possui aproximadamente 7km de extensão, toda a localidade pôde comemorar ao som da banda Garota Safada. Estiveram prestigiando o evento o Prefeito Cid Gomes, o Secretário de Desenvolvimento da Infra-Estrutura Quintino Vieira Neto, secretários municipais, vereadores, imprensa e toda a comunidade.
Prefeitura Municipal de Sobral pronta para o futuro.


 

CINEMA RENATO ARAGÃO
Programação de Filmes: 29 a 04/11/04

SALA 01
•CHAMAS DA VINGANÇA ( SUPENSE / POLICIAL)

Sessões: 15h30; 18h10 e 20h50

SALA 02
•NEM QUE A VACA TUSSA (INFANTIL)
Censura: LIVRE - Sessões: 16h e 17h30
•RESIDENTE EVIL 2 – APOCALIPSE ( TERROR )
Censura: 16 Anos - Sessões: 19h e 21h

“O trânsito de Sobral nessa última gestão melhorou muito, os problemas são os ciclistas que não respeitam o

trânsito, nem andam nas ciclovias.”
Kelton de Jesus Cavalcante Ribeiro - Centro

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem e Fotos: Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Laura Farias

13ª Reunião do Fórum do
Empreendedor apresenta propostas
Evento realizado no Centro de Convenções
A 13ª reunião do Fórum do Empreendedor de Sobral aconteceu no dia 26 de outubro, no mini-auditório do Centro de Convenções. Além dos conselheiros, participaram da reunião empresários locais, contadores, representantes de diversas instituições, estudantes e imprensa.
Para dar início aos trabalhos, o coordenador geral do Fórum e
representante da Federação das Indústrias do Estado do Ceará FIEC, Jocely Dantas Filho, apresentou para reflexão a seguinte frase de Albert Einstein: "Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança". Logo em seguida, o Coordenador Executivo do Fórum e Secretário de Desenvolvimento Econômico de Sobral, Carlos Cruz, conduziu a reunião lendo as propostas de superação dos desafios das micro e pequenas empresas. Estas propostas são oriundas do trabalho em grupo realizado na Universidade Estadual Vale do Acaraú, como desdobramento do Seminário sobre Micro e Pequenas Empresas, que aconteceu em setembro, no Centro de Convenções.
As propostas, que contêm sugestão de melhorias no processo de formalização e tributação das micro e pequenas empresas, foram consolidadas neste documento que será encaminhado às diversas esferas legislativas (Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa, Câmara dos Vereadores), para que sejam analisadas e transformadas em lei.
Dentre as propostas para a União, a mais discutida pelos participantes foi a implantação de um cadastro unificado e integrado entre União, Estado e Município, na formalização destas empresas, tomando como base o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas-CNPJ. A emissão deste documento ficará condicionada à apresentação do Alvará de Funcionamento, emitido pelo município de localização da empresa. O Delegado da Receita Federal em Sobral, Dr. José Maria Rosa, sugeriu que esta proposta e outras que dizem respeito à União sejam encaminhadas ao Secretário da Receita Federal, que estará em reunião com outros coordenadores deste órgão, nos dias 05 e 06 de novembro, em Fortaleza.
Nas esferas Estadual e Municipal, a proposta mais ressaltada foi a isenção para as microempresas e empresas de pequeno porte, nos primeiros 24 meses da formalização, de todos os impostos e taxas estaduais e municipais, cabendo ainda ao município, após o referido prazo, a isenção da taxa de Alvará de Funcionamento, no caso de mudança de endereço. Também foi sugerida a isenção das taxas de constituição das micro e pequenas empresas cobradas pela Junta Comercial do Estado do Ceará JUCEC.
Outra sugestão, alvo de grande atenção entre os participantes, foi a inclusão dos prestadores de serviços em geral e dos fabricantes de bebidas não-alcoólicas no Sistema de Pagamento Integrado de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (SIMPLES). " Por que não beneficiar também os profissionais liberais? É importante que se façam estas alterações no SIMPLES", defende Maria Salvelina Marques Lourenço, Contadora, Professora da UVA e Coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sobral.
Segundo os participantes do Fórum do Empreendedor, estas medidas fortalecerão as empresas que ganharão uma maior sustentabilidade e com isso, possibilidades de expansão. " Ao serem atendidas as propostas pela União e Estado, serão beneficiadas empresas de micro e pequeno porte do Estado e do País", afirma, Carlos Cruz, ressaltando a importância do documento.
Para a reunião do Fórum do Empreendedor do mês de dezembro, já está na pauta o lançamento de uma cartilha que reunirá todas as informações básicas sobre o processo de formalização e tributação de uma micro ou pequena empresa, de forma clara e de fácil entendimento.
Com ações desta natureza, o Fórum do Empreendedor de Sobral realiza um importante papel social no sentido de alavancar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.
IV FECILE Feira de Ciências, Informática e Línguas Estrangeiras
(palácio de ciências, informática e línguas estrangeiras)
Nos dias 21 e 22 de outubro, o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras realizou a IV FECILE (Feira de Ciências, Informática e Línguas Estrangeiras) que este ano fez parte da I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, projeto do Governo Lula, com a finalidade de promover a divulgação científica e tecnológica do nosso país.
A IV FECILE teve como tema: Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente - Uma Perfeita Interação, mostrando aos visitantes os trabalhos produzidos pelos alunos do Palácio nas áreas de Ciências, Informática e Línguas Estrangeiras.
No Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, os alunos da escola pública, filhos dos trabalhadores de Sobral, enriquecem seus currículos com pesquisas, atividades e cursos, utilizando-se de sofisticados laboratórios de Física, Química, Biologia e Informática e aprendem a se comunicar em Inglês e Espanhol, através de cursos sistemáticos.
Assim, vários segmentos da sociedade sobralense tiveram oportunidade de apreciar, criticar e avaliar o trabalho administrativo-pedagógico desenvolvido nessa escola pública suplementar do município.
A IV FECILE constitui hoje um evento marcante na história da educação do município de Sobral.