SINE/IDT

Agente de segurança (1 vaga)
Alimentador de linha de produção (20 vagas - Deficientes)
Assistente de vendas (2 vagas)
Atendente de berçário (1 vaga)
Auxiliar de escritório (1 vaga)
Auxiliar de linha de produção (200 vagas)
Auxiliar de linha de produção (100 vagas - Deficientes)
Babá (2 vagas)
Barman (1 vaga)
Bordador à máquina (1 vaga)
Cabeleireiro (2 vagas)
Cabeleireiro unissex (1 vaga)
Carpinteiro (Obras) (2 vagas)
Controlador de serviços de produção (3 vagas)
Costureiro de roupas (2 vagas)
Costureira à máquina (2 vagas)
Cozinhador de carnes (2 vagas)
Cozinheiro de restaurante (1 vaga)
Digitador (1 vaga)
Emissor de passagens (1 vaga)
Encarregado de obras (1 vaga)
Enfermeiro do trabalho (1 vaga)
Impressor (serigrafia) (1 vaga)
Jardineiro (1 vaga)
Lavador de veículos (1 vaga)
Manicuro (2 vagas)
Mecânico de automóvel (1 vaga)

Fonte: SINE/IDT

PETI

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil objetiva a erradicação do trabalho infantil no município de Sobral.
Tem como público alvo famílias com filhos na faixa etária de 07 a 14 anos, submetidos a trabalhos caracterizados como perigosos, insalubres e etc. na zona urbana de Sobral.

CENTRO DE
CONVENÇÕES

O Centro de Convenções de Sobral conta com uma perfeita infra-estrutura para a realização de feiras, congressos, seminários, simpósios, exposições, convenções e outros tipos de eventos.
É um espaço aberto aos promotores de eventos e empresários, com beleza e funcionalidade.
Maiores informações: (88) 3614-1160.

DISQUE DENGUE
0800 - 2804646

MERCADO CENTRAL
Sobral, 30 de novembro de 2004 - Ano IV - Nº 223

PAGUE SEU IPVA EM ATRASO
ATÉ 15 DE DEZEMBRO
Através da lei 13.537/2004, o Estado do Ceará, está possibilitando aos proprietários de veículos automotores, em débito com o IPVA - Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores – se regularizarem com desconto de 100% sobre as multas e juros, se for quitado até o vencimento da primeira parcela que vence no dia 15 de dezembro de 2004.

Obras do Boulevard
Vale lembrar que 50% da arrecadação de IPVA pertence aos municípios onde o veículo está licenciado, através de transferência garantida pela Constituição Federal.
Pague seu IPVA em atraso com descontos, pois esta arrecadação, sem dúvida, será transformada em mais benefícios para a população de Sobral, dando, enfim, continuidade ao desenvolvimento do nosso município.

 

Programação de Filmes: 26 a 02/12/04

SALA 01
MAR ABERTO - Suspense
CENSURA: 12 anos
SESSÕES: 16h05, 17h40, 19h20 e 21h

SALA 02
NOVA CINDERELA - Romance(Warner)
CENSURA: Livre
SESSÕES: 16h, 17h45, 19h30 e 21h

O prefeito Cid Gomes está de parabéns pela ampliação do Mercado Central, pois há muitos anos, o local carecia de uma reforma e ampliação em sua estrutura. Isso também serve para

incentivar e ao mesmo tempo, atrair para o Mercado Central uma boa parte da população menos favorecida na nossa cidade.

Francisco A. P. Júnior
Centro

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem e Fotos: Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Fábio do Nascimento

MÚSICOS DA NORUEGA SE APRESENTAM HOJE EM SOBRAL
O Grupo Tradsjonel Música fará apresentação em Sobral do seu espetáculo Modinhas e Lunduns dos séculos 18 e 19, hoje, 30, no Auditório Central da UVA, dentro da quarta edição do Projeto Sonora Brasil do Serviço Social do Comércio (Sesc). O grupo interpreta a música popular de tradição oral do Brasil e da Noruega e é formado por músicos de ambos os países como Ane Carmen Roggen (canto), Øyvind Wang Tollefsen (violão e viola de arame), Cecília Aprigliano (viola da gambá) e Célio de Carvalho (percussão). O espetáculo, que traz este ano o tema Mundo Novo, mostrará formação composta de voz solo e instrumentos característicos de época e regionais, de cordas dedilhadas e friccionadas e de percussão em geral.
A apresentação de Tradsjonel Música, inteiramente baseada em repertório brasileiro dos séculos 18 e 19, ressalta o caráter informal das modinhas e lunduns, revelando peças musicais que permaneceram na memória do povo. O espetáculo Modinhas e Lunduns dos séculos 18 e 19 é um resgate de grande parte das modinhas de autores anônimos daquela época, ainda hoje conhecidas e transmitidas oralmente através de gerações de seresteiros.
Os músicos da Noruega e do Brasil vão mostrar modinhas que ganharam a preferência do público, sendo bastante apreciada nos saraus de cidades brasileiras e divulgadas com o aparecimento das casas editoras de música, das gravações e posteriormente do rádio, que facilitou a propagação de novidades estrangeiras. Alguns historiadores dizem que o baiano Gregório de Matos (1623-1696) é considerado um dos precursores da modinha brasileira. Sílvio Romero refere-se ao poeta como o mais importante e “delicioso cantor de modinhas e tocador de viola”.
Outro ritmo que será conhecido pelo público no espetáculo é o Lundum, uma das danças mais populares do Brasil no século XVIII e é de origem negra. Foi a primeira forma de batuque africano estruturado de forma que podia ser imitado com sucesso por mestiços e até brancos. O Lundum e o baiano, danças de origem negra, acabaram sendo praticadas pela elite, entrando como uma febre pelos salões das casas-grandes, tanto nas fazendas quanto na corte.
Enquanto dança, a coreografia do Lundum é considerada com origem de danças negras. O estilo era palmas no tempo forte, estalar de dedos, como castanholas, com os braços erguidos para o alto e sapateios, mão na testa e a outra no quadril. Era dançado por um casal ao som da viola, rabeca ou flauta e tambores. O homem dançava a fim de demonstrar todo o seu molejo e poder de conquista. A dama, altiva, se mantinha com o porte ereto e elegante.
O Projeto Sonora Brasil é parte integrante do trabalho de formação de platéia que o SESC desenvolve na área da música em todo o país, fundamentado na difusão de toda a diversidade cultural possível existente no acervo produtivo elaborado pela humanidade ao longo de sua história. O projeto conta em Sobral com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Desenvolvimento Humano da UVA e da Secretaria de Desenvolvimento da Cultura e do Turismo de Sobral.
AIDS: SOBRAL DEFINE
PROGRAMAÇÃO PARA 1º DE DEZEMBRO

A coordenação municipal de DST/AIDS de Sobral e o Núcleo.com definiram a programação para o dia mundial de combate à AIDS em nossa cidade. Com o tema “Mulher, sua história quem faz é você”, Sobral irá trabalhar o sub-tema “Paz, mulher e AIDS”.
Profissionais de saúde, estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA, principalmente dos cursos de enfermagem e medicina, membros dos diversos conselhos da cidade, dentre outros convidados, estarão presentes no dia 1º pela manhã, vestidos de branco no Becco do Cotovelo para uma manifestação.
O espaço do Becco do Cotovelo, local público mais popular da cidade, estará servindo de palco para a manifestação, que contará com atrações artísticas (flautistas, violinistas e banda marcial), informações a respeito da problemática da AIDS, principalmente em Sobral, e sobre o tema do ano.
Um grande laço vermelho será colocado no Becco do Cotovelo, onde também serão expostos dados e distribuídos preservativos e materiais educativos. No encerramento do evento, um grande laço humano será formado e celebrado um momento pela paz.

FONTE: nucleo.com.