Guarda Civil Municipal de Sobral

Resumo Mensal de Ocorrências Setembro de 2004

•Solicitação de Ambulância 56
•Acidente de Trânsito 52
•Diversos 47
•Apoio a outras instituições 41
•Apoio a outras Secretarias Municipais 8
•Doação de Serviços Funerários ao
Cidadão 7
•Prisão 4
•Eventos 3
TOTAL 218

 

Disque-dengue
0800-2804646

SDUMA Apóia Projeto Ambiental da Coelce

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente - SDUMA, juntamente com a Companhia Energética do Ceará - COELCE, realizou no último dia 04 de outubro de 2004, uma manhã ambiental para os colaboradores da empresa. Este processo é resultante do projeto desenvolvido pela companhia "Coelce e Meio Ambiente", o qual formou o Ecotime, formado por representantes da empresa, que desenvolvem atividades ambientais dentro da Companhia. Uma palestra sobre Meio Ambiente "Princípio dos 3R's" foi realizada e, juntamente com os funcionários da empresa, foram plantadas mudas de pau-brasil e distribuídas mudas variadas para os funcionários.

Margem Esquerda

Sobral, 06 de Outubro de 2004 - Ano IV - Nº 188


Sinhá Sabóia Ganha
Nova Praça

Solenidade de inauguração da Praça no bairro Sinhá Sabóia
A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente - SDUMA, realizou no último sábado, dia 02 de outubro de 2004, a inauguração da Praça Francisco Félix de Moura Neto no bairro Sinhá Sabóia, próximo à Delegacia de Polícia.
A praça foi construída com recursos do Município, com o intuito de tornar o bairro mais agradável, sendo o novo ponto de encontro dos seus moradores.
Esta iniciativa deixa não só o bairro, mas também a cidade mais bonita e eleva a qualidade de vida das famílias.
Estiveram prestigiando a cerimônia de inauguração da nova praça, o Prefeito Cid Gomes, o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente Herbert Rocha, a Sub-Secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente Juçara Peixoto da Silva, familiares do homenageado (Francisco Félix de Moura Neto), secretários, comunidade e imprensa.

 

CINEMA RENATO ARAGÃO
Programação de Filmes:
01 a 07/10/2004

SALA 01- O TERMINAL- RAMA
CENSURA: 12 ANOS
SESSÕES: 16h30, 19h e 21h30

SALA 02 - OLGA - DRAMA
CENSURA: 14 ANOS
SESSÕES:16h15, 19h10 e 21h40

“A urbanização da Margem Esquerda foi uma excelente obra para a nossa cidade, pois nós ganhamos mais uma área de lazer, local para

exposição, um anfiteatro; sem dúvida alguma, essa obra foi mais uma importante conquista para a nossa cultura.”
Cícera Maria
Centro

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem e Fotos: Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Laura Farias

Os Centros de Atenção
Psicossocial de Sobral
Márcia Mont'Alverne Barros - Terapeuta Ocupacional do CAPS NP
É relevante esclarecer que a cidade de Sobral dispõe atualmente de dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
O CAPS NP consiste em um serviço de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais leves, psicoses, neuroses graves e demais quadros. Oferece atendimento mediante a realização de acompanhamento clínico, atendimento individual (medicamentos, psicoterápico, de orientação), atendimentos em grupos, habilitação social de sua clientela, visando acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos de cidadania, buscando o fortalecimento dos laços familiares e comunitários, dentre outros.
Faz-se necessário desestigmatizar a crença de que o CAPS é um "lugar de doido". Esse equipamento de saúde mental atende indivíduos com transtorno mental severo e persistente, ou seja, pessoas com grave comprometimento psíquico, assim como também aquelas com depressão e outros quadros.
A equipe multiprofissional é composta por médico psiquiatra, terapeuta ocupacional, assistente social, psicólogo, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e demais profissionais.
O CAPS AD é um serviço especializado no tratamento de pessoas com histórico de dependência de álcool e outras drogas, cujo uso se tornou prejudicial, acarretando diversos malefícios nos mais variados aspectos de suas vidas.
A referida ferramenta terapêutica, assim como o CAPS NP, desenvolve diversas atividades, tais como: atendimento individual (medicamentos, psicoterápico, de orientação), oficinas terapêuticas, atendimentos em grupos, visitas domiciliares, contemplando fundamentalmente o envolvimento dos familiares e/ou responsáveis no tratamento, buscando principalmente trabalhar de forma preventiva, mediante a articulação com as equipes do Programa Saúde da Família e diversos segmentos sociais.
O corpo técnico é formado por médico clínico, médico psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, assistente social, auxiliar de enfermagem, educador físico, dentre outros.
Márcia Mont'Alverne Barros
Terapeuta Ocupacional do CAPS NP
PSF Tamarindo e Colégio Ribeiro Ramos Lançam Concurso de Redação
A unidade de saúde do PSF Tamarindo, em ação intersetorial com o Colégio Ribeiro Ramos, lançou dia 05 de outubro o Concurso de Redação para a promoção da Importância do Aleitamento Materno, com a participação de mais de 1.000 alunos.
O tema da redação será: A importância do aleitamento materno para a saúde da criança.
Os alunos vencedores do concurso, do 1º ao 3º lugar, concorrerão a prêmios.
Os critérios para a classificação serão: a participação na discussão sobre aleitamento materno, a originalidade do texto e a entrega da redação no prazo estabelecido.
Premiação: 1º lugar - uma bicicleta; 2º lugar - uma máquina fotográfica; 3º lugar - um Kit do Estudante.
A Coordenação do Concurso de Redação está por conta da Enfermeira Lucélia - Gerente da Unidade de Saúde- PSF Tamarindo e da Prof. Alice - Diretora da Escola Ribeiro Ramos.