Guarda Civil Municipal de Sobral

Resumo Periódico de Ocorrências: 01/10 a 08/10/04

•Acidente de Trânsito 16
•Solicitação de Ambulância 13
•Apoio a outras instituições 11
•Diversos 10
•Doação de Serviços Funerários ao Cidadão 3
•Prisão 2
•Eventos 1
TOTAL 56

FONTE: Secretaria de Desenvolvimento da Cidadania e Segurança

 

 

Disque-dengue
0800-2804646

Trabalho Pleno

O Trabalho Pleno é um programa de geração de trabalho e renda do município de Sobral, que visa apoiar micro e pequenos negócios formais e informais. Alicerçado na capacitação, no crédito produtivo e no apoio à comercialização, funciona em regime de parceria com diversas organizações públicas e privadas.
O Trabalho Pleno busca alcançar seus objetivos também através do apoio, participação e realização de feiras, seminários, convenções, congressos, palestras, missões empresarias, etc.

Administração

Sobral, 13 de Outubro de 2004 - Ano IV - Nº 192


Escola de Música comemora
aniversário com estilo
Alunos da Escola de Música
Na última quinta-feira, 07 de outubro de 2004, no auditório Central do Centro de Convenções de Sobral, foi realizado um concerto musical em homenagem ao 1º aniversário da Escola de Música de Sobral.
O público presente pôde apreciar com estilo a ORQUESTRA JOVEM DE SOBRAL que, sob a regência do Maestro Vazquen Fermanian, interpretou clássicos da música
universal como Mozart, Vivaldi, Haendel, dentre outros grandes compositores.
Houve a participação de alunos dos diversos cursos como Violão Erudito, Violão Popular, Canto, Guitarra, Contrabaixo Elétrico, Teclado, Flauta Doce, Bateria e Percussão.
Foi uma noite de muita música, dentro da programação houve a participação do CORAL VOZES DE SOBRAL, regido pelo Maesto José Brasil, atual diretor da Escola de Música de Sobral, da BANDA DE MÚSICA MAESTRO JOSÉ PEDRO, regida pelo Maestro Wanderley Alves e a apresentação especial do Conjunto Musical formado pelos professores dos diversos cursos da Escola, interpretando pérolas da Música Popular Brasileira.
O concerto foi uma promoção da Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria do Desenvolvimento da Cultura e do Turismo.

 

CINEMA RENATO ARAGÃO
Programação de Filmes: 08 a 14/10/04

SALA 01
•OLGA - Drama

Sessões:16h15, 19h10 e 21h40 - Censura: 14 Anos

SALA 02
•CINEGIBI - O Filme da Turma da Mônica - Infantil

Sessões: 16h e 17h30 - Censura: Livre
•O TERMINAL - Drama
Sessões: 19h e 21h30 - Cens.: 12 Anos

“Sobral mudou muito depois da gestão Cid Gomes. Ele demonstrou ser um homem de garra, fibra e competência, um administrador digno

dos nossos parabéns. Esperamos que o novo prefeito siga seus passos.”
Claudia Pacheco - Junco

Assessor de Comunicação: Paulo Henrique
Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem e Fotos: Jander Nogueira
Coordenação
Redação
WebDesign-Laura Farias

Quatro anos sem manicômio
(Cuidando com cidadania)
Através da história, percebe-se que a humanidade apresenta baixa tolerância e/ou total incapacidade para lidar, aceitar, conviver com o diferente. Vários grupos configuraram-se como objeto alvo de preconceito, tortura, segregação. Dentre tais grupos estão: os leprosos, judeus, negros, ciganos e homossexuais.
Esta resistência, dificuldade ou incapacidade da humanidade em aceitar e conviver com o diferente foi direcionada também para o "ser louco". Foram criados dispositivos diversos com o intuito de proteger os considerados "normais", daqueles seres "impregnados" de natureza atípica, "estranha" , "periculosa", "anormal"...
Em Sobral, o modelo psiquiátrico hospitalocêntrico constituiu-se também como a forma de tratamento predominante oferecido às pessoas portadoras de transtorno mental. A casa de repouso Guararapes, criada em 1974, durante a sua existência, foi palco de diversificadas atrocidades cometidas aos seres humanos lá "coisificados". A prevalência de internamentos inadequados, os maus tratos, as cronificações compõem um deplorável cenário de uma tétrica página na história da psiquiatria do Ceará. Em outubro de 1999, a morte de um cliente naquele manicômio, suscitou sentimentos de revolta da pessoas envolvidas com a questão da saúde mental e da sociedade em geral. Com o apoio do Fórum Cearense da Luta Antimanicomial, da Comissão dos Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Ceará foram realizadas duas auditorias (Secretaria Estadual e Municipal de Saúde), em que outros casos de maus tratos, espancamentos foram confirmados naquela instituição. Este fato levou a Secretaria de Desenvolvimento Social e da Saúde, com base na deliberação do Conselho Municipal de Saúde, decretar a intervenção no manicômio, no dia 02 de março de 2000, por noventa dias e prorrogada por mais trinta dias. No dia 10 de julho de 2000 a Secretaria de Desenvolvimento Social e da Saúde encerrou a intervenção de 120 dias na casa de repouso Guararapes e , através da protaria de número 113, descredenciou o referido estabelecimento e constituiu a Rede de Atenção Integral à Saúde Mental do Município RAISM.
O investimento público em saúde mental no Município teve início de forma embrionária em 1996. O Programa de Saúde Mental, desenvolvido no antigo PAM (Programa de Assistência Médica), hoje denominado CEM (Centro de Especialidades Médicas), originou posteriormente a criação de um Centro de Atenção Psicossocial, o qual foi sendo estruturado paulatinamente.
Atualmente, Sobral destacou-se no cenário nacional pela Reforma Psiquiátrica realizada. Os serviços que constituem a referida RAISM são: Centro de Atenção Psicossocial CAPS NP, especializado no tratamento de pessoas com quadro de psicose, neurose, Unidade de Saúde Mental no Hospital Geral Dr. Estevam (Enfermaria e Urgência), Serviço Residencial Terapêutico - SRT, ambulatório de Psiquiatria Regionalizado no Centro de Especialidades Médicas CEM e o Centro de Atenção Psicossocial CAPS AD, especializado no tratamento de pessoas com histórico de dependências de álcool e outras drogras, o qual foi incorporado à Rede/Sobral 2000. Estes serviços buscam funcionar de forma articulada com as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) locais, pois entendemos que a integração entre o serviço especializado e a atenção básica à saúde é fundamental na Política de Saúde Mental do município.
Em julho deste ano, Sobral comemorou quatro anos sem manicômio, configurando-se como um exemplo real de que a Reforma Psiquiátrica está longe de ser uma utopia ou um sonho ufanista, demonstrando assim que a vontade política, a ousadia e competência do Secretário de Saúde Luiz Odorico M. de Andrade e o compromisso e competência dos trabalhadores de saúde mental foram fundamentais para a grande transformação na política de Saúde Mental do Município.
O POEAOS
O Projeto Oficina-Escola de Artes e Ofícios de Sobral/CE atende a adolescentes, entre 14 e 21 anos incompletos, que se encontrem em situações de risco psico-social, dando-lhes a oportunidade de uma profissionalização e de construção de sua cidadania através do aprendizado de um ofício. O Projeto é desenvolvido em dois setores: no Centro Histórico (com atividades experimentais nos imóveis do Sítio Tombado de Sobral) e no Centro de Referência (com atividades experimentais em oficinas).
O Projeto Oficina-Escola de Artes e Ofícios de Sobral/CE, implantado em junho/2000, em parceria com instituições nacionais e internacionais tem como objetivo a formação, o treinamento e a qualificação de mão-de-obra especializada, resgatando as técnicas tradicionais, desenvolvendo a qualidade com enfoque voltado às questões ambientais e de segurança, preparando profissionais que possam trabalhar com competência e consciência do valor do patrimônio cultural e da importância de sua conservação. A iniciativa premiada - PRÊMIO RODRIGO MELO FRANCO 2001 - IPHAN/Minc - CATEGORIA: PRESERVAÇÃO DE BENS MÓVEIS E IMÓVEIS - é um dos mais importantes programas de revitalização e preservação do patrimônio histórico em funcionamento, hoje, no país. O projeto está integrado a uma rede nacional da qual fazem parte, além da Prefeitura de Sobral, a Prefeitura de Aquiraz e o Governo do Estado do Ceará; a Prefeitura de Santana de Parnaíba/SP; tendo ainda solicitações de outros municípios e regiões do país.