Campeonato Sobralense
de Futebol

O Campeonato Sobralense de Futebol está sendo disputado por 12 equipes, desde o dia 17 de agosto. Paralelo ao campeonato está sendo realizada o primeira edição do Campeonato Sobralense de Futebol feminino, que contará com seis equipes. São elas: As Velhinhas de Terrenos Novos, Cruzeiro do Sinhá Sabóia, Arcenal Alto Cristo, Vila Real da Vila União, Cruzeiro do Sul de Padre Palhano e PSG do Sumaré.

III AgriNORTE

A III Agrinorte (Feira de Agricul-tura e Irrigação da Zona Norte do Ceará) será realizada no período de 20 a 22 de outubro.
A finalidade da feira é contribuir para o desenvolvimento tecno-lógico da atividade agropecuária da região Norte.

Calçamento

Sobral, 22 de agosto de 2005 - Ano I - Nº 154


Mais resultados para as
escolas municipais

Avaliação externa é instrumento de gestão
“O prefeito Leônidas Cristino tem uma clareza muito grande com relação a área de Educação. Ele não quer confete nem fantasia de dizer que as coisas estão ótimas. O prefeito está em uma linha pé no chão de querer investir naquilo que vá gerar resultados para as escolas, que é a elevação da aprendizagem”.
A declaração é da Secretária da Educação, Izolda Cela, que informou que a intenção da atual gestão é avançar no sentido de que as crianças, ao final da primeira série, leiam com mais fluência, com entonação adequada e com compreensão. Para isso a Secretaria da Educação está ampliando o processo de de medição do nível de alfabetização das crianças matriculadas nas escola da rede municipal, que agora inclui os alunos da 2ª série.
Além disso, houve uma maior amplitude dos elementos a serem analisados. De acordo com a secretária Izolda Cela, está sendo agora avaliado um elemento bastante importante no sentido de qualificar e aprofundar o processo de alfabetização inicial, que é a compreensão da leitura. Esse novo item se torna um elemento definidor no processo de Avaliação", informa a secratária Izola Cela. Para ela, a Avaliação Externa é um instrumento de gestão muito importante porque os resultados são analisados minuciosamente, tanto pela Secretaria quanto pelas escolas públicas.

Renato Aragão
Programação: 19 a 25/08/05

SALA 01
•A Fantástica Fábrica de Chocolate

Censura: Livre
Horários: 15h; 16h50; 18h40 e 20h30

SALA 02
•Madagascar

Censura: Livre - Horários: 15h e 16h40
•Quarteto Fantástico
Censura: 10 Anos - Horários: 19h e 21h

“Esta administração está realizado um ótimo trabalho em toda a cidade, mas
tem uma coisa que vejo como um ponto negativo: a falta de asfaltamento da antiga rua do mercado.”
Lucas Brito
Centro

Edição e Redação: Ricardo Martins
Reportagem e Redação: Jander Nogueira
Revisão: Emelynne Pontes
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães
WebDesign:Laura Farias

Prefeito entregou 500 casas populares a famílias de baixa renda
Prefeito Leônidas e o deputado Ivo Gomes descerram a placa de inauguração do Conjunto Habitacional S. Francisco
“O dinheiro público tem que ser direcionado para melhorar a vida das pessoas, principalmente as mais carentes”. Com essa frase o prefeito Leônidas Cristino abriu o seu discurso durante a entrega das 500 casas populares para a população
de baixa renda, na quinta-feira 18. Na sua fala o prefeito lembrou que, a partir daquele momento, as quinhentas famílias beneficiadas com as casas estavam ganhando cidadania, com endereço fixo. “A nossa intenção é fazer com que Sobral, em um futuro próximo, possa se desenvolver sustentavelmente, sendo atendida plenamente em áreas fundamentais como educação e saúde”, disse o prefeito.
Com a entrega das 500 casas do conjunto São Francisco, o complexo habitacional Monsenhor Aloísio passará a contar com 2.000 famílias, todas beneficiadas com o programa habitacional da prefeitura de Sobral. Os recursos para as construções das 500 casas, entregues na quinta-feira, são oriundos do Programa de Subsídio de Interesse Social (PSH), do Governo Federal, que viabiliza o acesso à moradia para famílias de baixa renda, com contrapartida do município. Com esses recursos a Prefeitura, em parceria com a Caixa Econômica Federal, está dando acesso à moradia adequada, digna, regular e dotada de serviços públicos às famílias sobralenses com renda de até três salários mínimos, além de contribuir para a ocupação urbana planejada no município.
De acordo com dados da Secretaria da Habitação e Saneamento Ambiental, de janeiro de 1997 a junho deste ano já foram construídas mais de 2.500 casas populares e quase 2.000 kits sanitários foram entregues à população, além de 57 lotes urbanizados. Ao todo, um valor próximo de R$ 20 milhões foi investido na redução do déficit habitacional no município, que hoje chega a 6 mil moradias.
Ainda durante o seu discurso Leônidas Cristino lembrou da importância em dar segurança aos moradores do Monsenhor Aloísio. “Vamos sempre continuar assim, trabalhando dedicadamente para fazer com que possamos melhorar, cada vez mais, a vida das pessoas”, destacou o prefeito. Entre outras lideranças, a solenidade de entrega das casas contou com a presença do deputado estadual Ivo Gomes.
Centro de Documentação e Informação
David Capistrano (CDI)
O CDI David Capistrano (biblioteca) é um espaço destinado a todos os profissionais inseridos no sistema de SAÚDE de Sobral. Fornece serviços especializados e produtos bibliográficos, pesquisa e extensão. Além de preservar, organizar e divulgar a produção científica da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia.
“O mais importante agora é que o acervo encontra-se em processo de informatização. Trabalhamos para melhorar o atendimento e, consequentemente, a disseminação das informações catalogadas. Para isso, estamos contando com a consultoria de duas bibliotecárias”, informa a auxiliar Ana Luiza Félix.
O CDI convida os usuários a conhecer as novas assinaturas de periódicos como Pesquisa Fapesp, Nursing: Revista Técnica de Enfermagem, Reportagem, Pais e Filhos, Caros Amigos e Super Interessante.

Guarda Civil Municipal de Sobral

Resumo Periódico de Ocorrências: 01/08 a 18/08/05

•Solicitação de Ambulância 35
•Acidente de Trânsito 27
•Diversos 24
•Apoio a outras Secretarias
Municipais 19
•Doação de Serviços Funerários
ao Cidadão 9
•Eventos 5
•Apoio a outras instituições 4
•Prisão 4
•Condução de Enfermos 2
•Apoio / Informações ao Público 1

TOTAL 130

Fonte: Secretaria da Cidadania e Segurança