PRODECON

O Programa de Desenvolvimento Econômico tem como objetivo principal atrair para Sobral empresas de mão-de-obra intensiva, não poluentes, ou que possuam elevado grau tecnológico, que se integrem à cadeia produtiva local e estimulem a implantação de um núcleo de indústrias modernas.

Projeto Construindo a Liberdade

O projeto tem como objetivo promover ações de inclusão social, através da construção da liberdade para as famílias que vivem situação de vulnerabilidade habitacional, com a conquista do direito à moradia digna, e para os egressos do sistema carcerário com a conquista do exercício pleno de sua cidadania.

Teatro São João
Sobral, 05 de janeiro de 2005 - Ano I - Nº 003

Projeto Oficina-Escola
receberá a visita do vice-prefeito e do
atual secretário de cultura e turismo

Hoje, 05 de janeiro de 2005, o vice-prefeito Clodoveu de Arruda e o atual secretário do Desenvolvimento da Cultura e do Turismo Antenor Viana Coelho visitarão cerca de 100 jovens com idade entre 16 e 21 anos, atualmente matriculados no Projeto Oficina-Escola de Artes e Ofícios de Sobral - POEAOS, que é um projeto que funciona como uma escola
Aluno do Projeto Oficina-Escola
profissionalizante e resgata jovens com problemas sociais dos mais diversos. Para participar, os jovens precisam estar estudando. Já passaram pela oficina-escola mais de 500 jovens, desde quando foi implantada no município, há quatro anos e meio.
O grande objetivo do projeto é inserir os jovens no mercado de trabalho. Oferece cursos de restauração, reciclagem de papel, acervos gráficos, marcenaria, instalações prediais, alvenaria, pintura e jardinagem ambiental. “Eles estão preparados para enfrentar o mercado de trabalho na construção civil, restauração, alvenaria, pedreiro, marcenaria e outros trabalhos realizados por uma construtora de grande ou médio porte”. Garante Andréa Cruz, arquiteta do projeto.
Atualmente, dispõe o projeto de 30 vagas e para o seu preenchimento é preciso ter entre 16 e 21 anos, levar uma xerox do comprovante de matrícula escolar, 02 fotos 3X4 e cópia da identidade. A documentação deve ser entregue na rua Monsenhor Aloísio, s/n ao lado do Colégio São José. Neste primeiro semestre do ano, serão restaurados o Museu Dom José e o Quartel da PM.
Vale destacar que os jovens recebem um incentivo previsto em lei que varia de R$ 40,00 a R$ 320,00 dependendo da função que exercem. Mais de 120 restaurações já foram realizadas nestes quatro anos no sítio histórico da cidade.
Maiores informações, na Casa da Cultura de Sobral pelo fone: (88) 3613-1906.

 

Cinema Renato Aragão
Programação de Filmes:
31/12/04 a 06/01/05

SALA 01
•XUXA E O TESOURO DA TERRA PERDIDA - Aventura

SESSÕES: 16h15 e 18h - Cen: LIVRE
•CELULAR - UM GRITO DE SOCORRO - Suspense
SESSÕES: 19h45 e 21h30 - Cen: 14 anos

SALA 02
•UM NATAL MUITO LOUCO - Comédia Infantil

SESSÕES: 16h e 17h50 - Cen: LIVRE
•OS ESQUECIDOS - Suspense
SESSÕES: 19h30 e 21h20 - Cen: 12 anos

“O Teatro São João foi uma obra bastante esperada por toda a população, e realmente
surpreendeu a todos, ficou muito mais bonito do que esperávamos. Agora Sobral possui mais um equipamento cultural para que nossa cidade possa ser conhecida nacional e internacionalmente.”
Lisânia C. Eufrásio-Centro

Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Reportagem e Fotos: Jander Nogueira
Coordenação
WebDesign-Laura Farias

Agenda 21 de Sobral
será apresentada ao novo secretariado
A equipe de trabalho da Agenda 21 de Sobral estará realizando, ainda este mês, o Seminário de Transição Política com vistas a levar ao conhecimento do novo secretariado municipal e dos vereadores eleitos os trabalhos de planejamento realizados no último ano, dentro do projeto de construção da Agenda 21
Local e da revisão do PDDU Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano. A construção da primeira edição da Agenda 21 Local teve início em maio de 2004 e deverá estar pronta em maio deste ano. Já houve vários encontros, seminários, conferências e reuniões que subsidiaram o conteúdo da Agenda 21. Os dois projetos, Agenda 21 e PDDU, deverão estar sendo acompanhados diretamente pelo vice-prefeito, Clodoveu Arruda.
Vale ressaltar que é muito importante o envolvimento de toda a população nas reuniões do Fórum 21 que acontecem todas as segundas terças-feiras de cada mês, no Centro de Convenções de Sobral, às 14h. É lá que todos podem acompanhar o planejamento das políticas institucionais de Sobral. A construção da Agenda 21 é o primeiro passo para uma gestão baseada no desenvolvimento sustentável com ações interinstitucionais, intersetoriais e multidimensionais nas mais diversas áreas (saúde, educação, meio ambiente, assistência social, geração de trabalho e renda, cultura, esporte, etc).
A equipe também estará disseminando a importância da Agenda 21 para o município e noções de desenvolvimento sustentável, preservação do meio ambiente, responsabilidade social e cidadania em todas as escolas municipais.
Ronda Escolar

A Guarda Civil Municipal de Sobral, visando oferecer maior segurança aos estudantes de escolas públicas, adotou o sistema de Rondas Escolares. Desta forma, escolas e instituições de ensino recebem a visita rotineira da viatura da Guarda Civil Municipal e de Motopatrulheiros. A viatura é exclusiva para esta função e sempre conta com a presença de um subinspetor e de dois guardas municipais, um sistema de comunicação interno e um controle periódico das escolas visitadas. As instituições chegam a receber até 10 visitas por dia em horário escolar, além de rondas noturnas nas proximidades dos prédios. Esta última medida contribui para impedir a prática de atos ilícitos extra-classe, como arrombamentos, pichações, danos às instalações físicas das escolas ou outros atos de natureza semelhante.
É a Guarda Municipal contribuindo para a educação do sobralense.

SINE/IDT

Alimentador de linha de produção (20 vagas) - Deficiente
Auxiliar de enfermagem (2 vagas) - Deficiente
Auxiliar linha produção (200 vagas)
Auxiliar de linha de produção (100 vagas) - Defic.
Dentista (1 vaga)
Enfermeiro (6 vagas) - Deficiente
Gerente Comercial (1 vaga)
Médico alergista (3 vagas) Deficiente
Médico anatomologista (2 vagas) Deficiente
Médico Anestesiolagista (3 vagas) Deficiente
Médico Anestesista (4 vagas) Deficiente
Médico Angioradiologista (2 vagas) Deficiente
Médico cirurgião de cabeça e pescoço ( 2 vagas) Deficiente
Médico clínico geral (2 vagas) Deficiente
Médico dermatologista (3 vagas) Deficiente
Médico neuropediatra (2 vagas) Deficiente
Nutricionista (1 vaga)
Oficial de serviços gerais (6 vagas)
Operador de computador (1 vaga)
Psicólogo hospitalar (1 vaga) Deficiente
Supervisor de área de operação elétrica (1 vaga)
Técnico agrícola (1 vaga)
Técnico de enfermagem (8 vagas) Deficiente
Técnico em segurança no trabalho (1 vaga)
Fone: (88) 3611-5155 / FONTE: SINE/IDT