PRODECON

Este Programa tem como objetivo principal atrair para Sobral empresas de mão-de-obra intensiva, não poluentes, ou que possuam elevado grau tecnológico, que se integrem à cadeia produtiva local e estimulem a implantação de um núcleo de indústrias modernas.
Informações: (88) 3611-4421

Festival de
Quadrilhas 2005

Durante os dias 23, 24 e 25 de junho de 2005, acontecerá na Av. Dr. Guarany (ao lado de CENTEC), a semi-final e a final do IX Festival de Quadrilhas de Sobral. O festival conta com toda a infra-estrutura e segurança para todos os sobralenses.
Não deixe de participar, desse grande arraiá junino.

PROGRAMA
" EU VOU AO TEATRO!"
A cada 5 ingressos comprados você ganha uma cortesia válida para qualquer espetáculo.

Educação
Sobral, 22 de junho de 2005 - Ano I - Nº 116

Sobral ganhará Hospital Municipal

Prefeito Leônidas visita terreno do futuro - hospital municipal de Sobral
O prefeito de Sobral Leônidas Cristino e o secretário de saúde do município Dr. Arnaldo Costa Lima anunciaram na manhã da última terça-feira, 21, no aeroporto de Sobral a construção do hospital municipal de Sobral com 116
leitos. O anúncio foi feito durante a visita da Dra. Deisi Noeli Weber Kusztra, Presidente da Organização Mundial da Família, que esteve visitando o local onde funcionará as futuras instalações do Hospital, através de um convênio do Comitê Nacional Brasileiro - União Nacional das Associações de Proteção a Maternidade, Infância, Família e Entidades Sociais Afins e a Prefeitura Municipal de Sobral firmado para o início das obras, o custo total será na ordem de mais de R$ 10.000.000,00, com uma área de 50.328 m2, para uma população de 190 mil habitantes, a inauguração está prevista para o final de 2006.
O Hospital Municipal contará com Salas de Raio X, Ultra Som, Aerosol, Mamógrafo, Laboratórios, Clínica Médica com 18 enfermarias e 4 leitos, Setor Obstétrico com 13 quartos, 01 enfermaria ginecológico com 5 leitos, 01 UCI (Unidade de Cuidados Intensivos) Neo Natal, UTI c/ 8 leitos e 5 salas de cirurgias, emergência com atendimento masculino, feminino e pediátrico e um auditório com sala de aula e capela.
A Presidente da Organização Mundial da Família visitou o Restaurante Popular, onde foi realizada uma apresentação do grupo de cultura popular Bem-Me-Quer Bonecos e Cia, em seguida, a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde Sabóia e conheceu alguns projetos desenvolvidos em nosso município voltados para o bem estar da família.

Cinema Renato Aragão
Programação Filmes: 17 a 23/06

SALA 01
• OPERAÇÃO BABÁ

Censura: 12 anos - Horários: 15h; 17h E 19h
• CRUZADA(FOX FILM)
Censura: 14 anos - Horários: 21h

SALA 02
• STAR WARS:EPISÓDIO III- A VINGANÇA DE SITH

Censura: 10 Anos - Horarios:15h20; 18h e 20h40

“A educação em nosso
município carese da
falta de livros nas escolas
municipais, pois meu
filho até hoje
não recebeu seus livros,
ficando a espera de
colegas de sala para
emprestá-lo.”
Terezinha Maria Linhares
Distrito Jaibaras

Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Redação e Fotos: Jander Nogueira
Coordenação
WebDesign-Laura Farias

Grupo de Terapia
Comunitária do CAPS
O projeto de Saúde Mental Comunitária desenvolvido em Sobral desde agosto de 2001 tem como objetivo; a implementação de uma Rede de Saúde Mental Comunitária, articulada com as ações básicas de saúde desenvolvidas pelas Equipes do Programa Saúde da Família (PSF), mediante a inclusão de ações de promoção em saúde mental (massoterapia, terapia comunitária, cuidando do cuidador).
O psiquiatra Adalberto Barreto defende que a experiência da terapia comunitária busca resgatar a dimensão contextual, considerando os universos individuaisl, biológico, psicológico, inter-relacional e ambiental, nos quais o indivíduo está inserido, valorizando os recursos e peculiaridades da cultura local.
A terapia comunitária é uma ferramenta desenvolvida em vários bairros do Município e especialmente no bairro do Centro, destacando o grupo de terapia comunitária do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, o qual está direcionado para os clientes e familiares acompanhados no referido serviço. Objetiva-se com este grupo: oferecer suporte aos clientes e familiares num ambiente efetivo e acolhedor; oferecer apoio emocional, buscando proporcionar um ambiente de confiança entre os membros, para que as pessoas se expressem de forma autêntica; valorizar a experiência, o conhecimento, os recursos de clientes e familiares em suas vivências cotidianas; promover encontros que estimulem a circulação de informações, reflexões, discussões sobre o processo saúde-doença, dentre outros.
O grupo de terapia comunitária do CAPS GERAL, ocorre semanalmente, às quartas-feiras, no horário das 16h às 17h30, na própria sede do CAPS.

Trabalho Pleno
O Trabalho Pleno é um programa de geração de trabalho e renda do município de Sobral, que visa apoiar micro e pequenos negócios formais e informais.
Alicerçado na capacitação, no crédito produtivo e no apoio à comercialização, funciona em regime de parceria com diversas organizações públicas e privadas.
O Trabalho Pleno busca alcançar seus objetivos também através do apoio, participação e realização de feiras, seminários, convenções, congressos, palestras, missões empresarias etc. Informações: (88) 3611-4421.
Equipe de saúde presente no IX Festival de Quadrilhas de Sobral
Equipe de saúde que trabalhou de plantão no IX Festival de Quadrilhas.

A equipe de Saúde que trabalhou de plantão nas quatro noites da primeira fase do IX Festival de Quadrilhas de Sobral foi composta de médico, Dr. Nathan Mendes, auxiliar de enfermagem, Osmar, um socorrista, Glauber e de motorista, Fernando.
A Equipe utilizou um veículo-ambulância e a Unidade do Serviço Atendimento Móvel de Emergência (SAMU). Houve vinte atendimentos a população. Casos de hipoglicêmia dos (as) jovens dançarinos (as) e de abuso de álcool e de cigarro constituíram principal causa de atendimento médico. Neste sentido a equipe orienta que os participantes se alimentem e se hidratem bem antes da competição e evitem substâncias nocivas à saúde.
Por fim, a equipe médica ressalta e agradece o eficiente uso dos detectores de metais realizado pela guarda municipal de Sobral, o que refletiu na maior
segurança da população e um número nulo de acidentes por arma branca ou de fogo.

Guarda Civil Municipal de Sobral

Resumo Periódico de Ocorrências: 01 a 21/06/2005

•Diversos 51
• Solicitação de Ambulância 47
• Acidente de Trânsito 37
• Apoio a outras instituições 17
• Apoio a outras Secretarias
Municipais 14
• Prisão 9
• Eventos 6
• Danos ao Patrimônio Público 2
• Apoio / Informações ao Público 2
• Doação de Serviços Funerários ao
Cidadão 2
• Socorros de urgência 1 • Condução de Enfermos 1
TOTAL189

FONTE: Secretaria da Cidadania e Segurança