Fórum do Empreendedor

A Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, através do Fórum do Empreendedor, em parceria com o SEBRAE, tem a honra de convidar V. Sa. para participar da 4ª reunião ordinária de 2005, que se realizará no dia 17/05/05, às 16h30 no mini-auditório Saturno do Centro de Convenções, onde terá como pauta: a) Lançamento da XIX FENAIVA, Feira de Negócios Artesanais e Industriais do Vale do Acaraú; b) Lançamento do Núcleo de Cultura do SEBRAE na Região Norte.

Curso Teatro de Rua e Saúde

Encontram-se abertas as inscrições para o Curso de Teatro de Rua e Saúde nos bairros Dom Expedito e Tamarindo.
A turma do Dom Expedito acontecerá de segunda a quinta, das 8 às 12 horas (manhã) e a do Tamarindo de segunda a quinta, das 14 às 18 horas (tarde).
Para fazer o curso é preciso ter de 12 anos acima, ter o horário disponível e interesse pela dança, música, teatro, circo, artes plásticas e temas de saúde.

Faltam 09 dias para o dia do
desafio 2005, driblando a
inatividade física. Dia 25/05/05
Maiores informações:
3614-7288 / 3611-0954.

Mercado Central
Sobral, 16 de maio de 2005 - Ano I - Nº 090

Festa das Mães no S.O.S.

Comemoração do Dia das Mães do S.O.S.
A Primeira Dama do Município, Lily Frota Cristino, esteve presente na comemoração do Dia das Mães do S.O.S. (Serviço de Obras Sociais) no dia 12 de maio, onde houve uma apresentação artística dos alunos da Escola Mocinha Rodrigues, uma pregação sobre Maria realizada por um representante da Legião de Maria e distribuição de filtros para as famílias assistidas da entidade.
O Serviço de Obras Sociais é uma entidade filantrópica que mantém convênio com a Prefeitura Municipal de Sobral e que atende cerca de 70 famílias carentes do município. O trabalho do S.O.S. consiste na doação de cestas básicas semanais a estas famílias além de realizar melhorias habitacionais, cursos profissionalizantes e encaminha-mento para o mercado de trabalho.
O público atendido por esta entidade, na sua maioria, são pessoas portadoras de hanseníase, tuberculose, câncer, eplepsia, que por motivo de saúde não podem trabalhar. O S.O.S. é mantido pela contribuição voluntária de 150 pessoas da sociedade civil de Sobral e tem como presidente a assistente social Ana Lysia Dias Mont'Alverne.

 

Cinema Renato Aragão
Programação Filmes: 13 a 19/05

SALA 01
• MISS SIMPATIA-2

Censura: 12 anos
Horários: 15h30 e 17h30
• MAIS UMA VEZ AMOR
Censura: 12 anos
Horários: 19h20 e 21h

SALA 02
• O CLÃ DAS ADAGAS VOADORAS

Censura: 14 anos
Horários: 16h; 18h30 e 21h

“O mercado está precisando de manutenção em suas bicas, pois com a chegada do
inverno, não é possível se trabalhar tranqüilo."
Ozeth Miranda
Centro

Coordenação:Moisés Magalhães
Redação: Sueli Ferreira
Redação e Fotos: Jander Nogueira
Coordenação
WebDesign-Laura Farias

Educação Digital inicia
novas turmas
Educação Digital
Iniciou na semana passada a primeira etapa de 2005 do curso básico de informática desenvolvido pelo projeto Educação Digital no Centro de Convenções. São cinco turmas de vinte alunos divididas em três turnos, com aulas em três dias da semana. No bairro Vila União, encerraram-se as aulas
no último dia 29, quando 100 alunos receberam seu certificado.
O Projeto Educação Digital desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, tem como objetivo oferecer conhecimento técnico básico em informática, favorecendo o estágio inicial de ingresso ao mercado de trabalho.
O público alvo são pessoas maiores de 14 anos, conforme Lei nº 8.069 (ECA 13/07/90), sem qualquer conhecimento de informática e com o primeiro grau completo.
O Projeto Educação Digital está funcionando em Sobral desde o ano de 2002, onde já foram capacitadas 524 pessoas, incluindo jovens da sede e distritos.
O curso funciona no Centro de Convenções, no ABC do Vila União, na Casa da Memória e Cidadania no Sumaré, nos Espaços Culturais de Aracatiaçu e Taperuaba, bem como em um anexo escolar no distrito de Caracará.
Terapia resgata auto-estima de adolescentes
Terapia do Resgate à Auto-Estima com Adolescentes (TRA), é o trabalho que está sendo promovido com jovens de 12 a 17 anos pela enfermeira e terapeuta comunitária, Raimunda Nonata do Nascimento Silva (Minda) e pela massoterapeuta e terapeuta holística, Benedita Gomes da Silva (Bené).
São adolescentes assistidos pelo Projeto ABC do bairro Vila União, dos microprojetos de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Segundo Tempo. O trabalho consiste em técnicas vivenciais de meditação, dinâmicas de grupo e terapia comunitária, que tratam temas específicos, como violência emocional e trabalho infantil.
A coordenadora do Projeto, Minda, fala da atuação: "Técnicas vivenciais são textos, fábulas, contos que possam resgatar dos participantes o que preocupa, traz sofrimento, possibilitando a pessoa compreender seu viver cotidiano. Já a dinâmica de grupo é uma técnica que ajuda na interação e inclusão dos participantes; e a terapia comunitária fomenta as experiências vividas, tanto consideradas negativas, como positivas, onde o próprio participante percebe que é parte do problema e da solução, ressignificando tenções e ansiedades."
Uma vez por semana (quartas-feiras), às 9h, o grupo de 13 adolescentes se reúne para as sessões, que vão durar 12 semanas. Essa é a primeira turma e a escolha dos adolescentes passou por questões como dificuldade de atenção e concentração, fome e baixa renda.
A massoterapeuta Bené acrescenta: "Estamos na quarta semana e os jovens estão começando a se sentir no grupo agora; na segunda semana, fizemos meditação. Agora eles estão se colocando mais. Já disseram até que estão se sentindo como cidadãos e sonhando com um futuro melhor."
Uma avaliação - que trata de assiduidade, participação, crescimento pessoal, entre outros - foi aplicada na primeira semana e as outras serão na sexta e na décima segunda semana. A idéia é, após a avaliação final, se positiva, ampliar o trabalho. Mas algo semelhante já está sendo iniciado com mulheres dependentes de benzodiazepínicos (tranqüilizantes) ou queixas difusas no PSF-Sinhá Sabóia. As terapeutas afirmam que o processo pode desfazer bloqueios e contribuir para o processo de construção da cidadania.
Fonte: Hígia 120

SINE/IDT

Almoxarife (1 vaga)
Ajudante de Padeiro (1 vaga)
Apontador de Produção (18 vagas)
Arrumador de Prateleiras em Supermercados (5 vagas)
Assistente Administrativo - Estágio (1 vaga)
Atendente de Balcão (13 vagas)
Auxiliar de Escritório (1 vaga - Deficiente)
Auxiliar de Faturamento (2 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (121 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (30 vagas - Deficientes)
Babá (3 vagas)
Borracheiro (1 vaga)
Cabeleireiro Escovista (2 vagas)
Carregador (3 vagas)
Caseiro (1 vaga)
Chefe de Depósito (1 vaga)
Chefe de Recepção (1 vaga)
Consultor de Vendas (15 vagas)
Desossador (3 vagas)
Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica (1 vaga)
Empregada Doméstica (12 vagas)
Encarregado de Hortifrutigrangeiros (3 vagas)
Encarregado de Obras (1 vaga)
Gerente de Produção (1 vaga)
Gerente Financeiro (1 vaga)
Lavador de Veículos (1 vaga)
Manicure (4 vagas)
Mecânico de Motocicletas (1 vaga)
Médico do Trabalho (1 vaga)
Motorista Entregador (1 vaga)
Operador de Caixa (18 vagas)
Operador de Caldeira (1 vaga)
Operador de Empilhadeira (1 vaga)
Operador de Tratores (1 vaga)
Padeiro (1 vaga)
Pasteleiro (1 vaga)
Professor de Matemática no Ensino Médio (1 vaga)
Promotor de Vendas (5 vagas)
Psicólogo da Saúde (1 vaga)
Psicólogo do Trabalho (1 vaga)
Repositor de Mercadorias (1 vaga)
Representante Comercial Autônomo (1 vaga)
FONTE: SINE/IDT - Fone: 3677.4274