Ação Cidadania

Sobral, 24 de novembro de 2005 - Ano I - Nº 217


Secretaria do Esporte realiza passeio ciclístico do Programa Segundo Tempo

Concentração do passeio será ao lado do Centro de Convenções
A Secretaria do Esporte e Juventude realizará, no próximo sábado, dia 26, o Passeio Ciclístico do Programa Segundo Tempo. Na ocasião, além de sorteio de brindes entre os participantes serão entregues os uniformes das crianças que fazem parte do Programa. O Programa Segundo Tempo, uma parceria da Prefeitura de Sobral e o Ministério do Esporte, já atende cerca de 8 mil
alunos, entre 7 e 17 anos, das escolas públicas de Sobral. Nos núcleos do Programa, que funcionam nas escolas públicas e em outros espaços de entidades parceiras como clubes, associações de bairros, universidade e quadras esportivas, as crianças e jovens desenvolvem cerca de 10 atividades esportivas como: futsal, handebol, basquete, vôlei, futebol, ginástica rítmica, capoeira, tênis de mesa e natação. Além disso, os alunos inscritos recebem reforço alimentar e, em alguns núcleos que atendem alunos de 7 a 10 anos, está sendo desenvolvido o programa de reforço escolar como atividade complementar. O Objetivo do Programa é democratizar o esporte entre os alunos de escola pública e iniciar um processo de inclusão social desses jovens, fazendo com que, a partir das vivências que eles têm durante essas atividades, os jovens possam desenvolver uma melhor forma de convivência em grupo e de participação na sociedade. O Passeio Ciclístico do Programa Segundo Tempo terá concentração ao lado do Centro de Convenções, às 15h30min. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas com os professores dos núcleos do Programa.

Renato Aragão
Programação: 18 a 24/11/05

SALA 01
•A LENDA DO ZORRO

Censura: 12 anos
Horários: 15h40 e 18h20 e 20h40

SALA 02
•O CORONEL E O LOBISOMEM

Censura: 10 anos
Horários: 15h; 17h; 19h e 21h

Curso de Iluminção

No período de 27 a 31 de janeiro de 2006 acontecerá um curso destinada formar técnicos em iluminação, que terá uma carga horária de 35 h/a e será ministrado no Teatro São João pelo engenheiro e professor Walter Façanha, coordenador técnico do Teatro Dragão do Mar. No dia 27/01/2006 de 18h às 22h, nos dias 28 e 29/01 das 8h às 12h - 14h às 21h e dias 30 e 31/01 das 18h às 22h.

Dia Internacional de luta pelo fim da violência contra a mulher

"BASTA DE IMPUNIDADE! Para acabar com a violência contra a mulher tem que haver justiça!” é o lema que o Conselho Municipal pelos Direitos das Mulheres de Sobral junto com entidades feministas e o Fórum Cearense de Mulheres estará divulgando no dia 25 de Novembro – Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência contra a Mulher em ato público, no Mercado Central, de 9h às 12h.

“A Ação Cidadania na escola Senador Carlos Jereissat nos trouxe muitos benefícios, pois houve a emissão

de muitos documentos. Os moradores daqui também receberam noções de trânsito e ouviram palestras sobre acidentes domésticos. Teve ainda corte de cabelo e exame de saúde. Foi muito bom.”
Joelina dos Santos
Cohab II


Edição e Redação: Ricardo Martins
Reportagem e Redação: Jander Nogueira

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães
WebDesign:Laura Farias


Sobral esteve presente no IV Congresso dos Amigos da Leitura
Primeira-dama Lily Cristino fortaleceu a presença de Sobral no evento
Dia 22 de novembro foi um dia de festa e de muita animação. Em Fortaleza, o IV Congresso dos Amigos da Leitura proporcionou momentos de integração entre as 15 mil crianças e adolescentes participantes
do Projeto Eu Sou Cidadão, Amigos da Leitura, através de atividades de cunho sócio-educativo. No turno da manhã, 50 delegações visitaram os equipamentos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e as outras 50 participaram de atividades de lazer no Clube dos Diários. O turno da tarde ficou reservado para a concentração das 100 delegações, momento formal do evento, quando houve a entrega de premiação aos vencedores do Concurso Educação Para o Consumo, Direito e Necessidade do Cidadão, sorteio de prêmios entre os municípios presentes e show musical.
De Sobral, participaram as 15 crianças representantes do Projeto Eu Sou Cidadão, Amigos da Leitura, além das coordenadoras do projeto: Lídia Azevedo e Renata Eufrásio. A Primeira-dama Lily Cristino esteve presente e fortaleceu a participação de Sobral no Congresso. O Projeto Amigos da Leitura, que tem o incentivo da Associação das Primeiras Damas dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) e Fundação Demócrito Rocha, visa promover e estimular o hábito da leitura entre crianças e jovens das escolas públicas do Ceará. Em Sobral o projeto é coordenado pela Secretaria da Educação e suas ações são intersetoriais nas áreas de Educação, Saúde, Ação Social e Cultura.

Mundaréu: o mundo imaginário
de um artista popular
Martônio Holanda é mais um daqueles artistas populares que, desde criança, são atraídos pelo mundo da arte através das brincadeiras populares tradicionais. O show Mundaréu Musical, que mostra a simplicidade do encontro entre a arte e o artista, é o resultado de anos de experiência de Martônio nas diversas áreas artísticas, onde teve sempre como inspiração a natureza, os tipos característicos e o folclore brasileiro. O teatro de bonecos, pintura, dança popular e teatro de rua festejam no mesmo palco embalados por poesias musicadas e cantadas no show Mundaréu. “O espetáculo revela uma esperança guardada feito voz de violão, que vibra ao toque das mãos, nas cordas do coração. Esperança de um mundo melhor, colorido, alegre, transformado pela arte de fazer amigos”, diz Martônio. O espetáculo poderá ser visto, em única apresentação, no Teatro São João, dia 27,às 20h.
“Rapto das Cebolinhas” estréia neste final de semana no Teatro

SINE/IDT

Alinhador de Direção (1 vaga)
Apontador de Produção (4 vagas)
Assistente Administrativo (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção
(28 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção
(20 vagas - Deficientes)
Auxiliar Técnico de Mecânica (1 vaga)
Cabeleireiro (4 vagas)
Cabeleireiro Escovista (1 vaga)
Caixa de Supermercado (1 vaga -
Deficiente)
Chapeiro (1 vaga)
Confeiteiro (1 vaga)
Cozinheiro Serviço Doméstico
(1 vaga)
Cozinheiro em Geral (1 vaga)
Depilador (1 vaga)
Empregada Doméstica (2 vagas)
Engenheiro Mecânico (1 vaga)
Engenheiro Químico (1 vaga)
Farmacêutico (1 vaga)
Fiscal de Loja (5 vagas)
Gerente de Deposito (1 vaga)
Impressor para Serigrafia (1 vaga)
Instrutor de Curso de Serralheiro
(1 vaga)
Lustrador de Peças de Madeira
(1 vaga)
Maitre de Restaurante (1 vaga)
Manicure (7 vagas)
Marceneiro (1 vaga)
Médico do Trabalho (1 vaga)
Montador de Móveis (1 vaga)
Nutricionista (1 vaga)
Operador de Caldeira (1 vaga)
Operador de retro-escavadeira
(1 vaga)
Operador de Financeiro (1 vaga)
Pizzaiolo (1 vaga)
Professor de Educação Física (1 vaga)
Psicólogo Clínico (1 vaga)
Recepcionista Secretária (1 vaga)
Representante Comercial Autônomo (1 vaga)
Técnico de Contabilidade (1 vaga)
Técnico em Secretariado (1 vaga)
FONTE: SINE/IDT - Fone: 677.4274

O espetáculo infantil “O Rapto das Cebolinhas”, de Maria Clara Machado, estréia no Teatro São João neste final de semana sob a direção de Sérgio Presley. O tema principal do espetáculo é o desaparecimento das cebolinhas indianas do Coronel Felício, capazes de proporcionar (para aqueles que tomarem o seu chá) vida longa e muita alegria.
Para piorar a situação, são esses os últimos exemplares existentes em todo o Brasil. Para desvendar o intrigante mistério entram em cena os personagens Maneco e Lúcia (netos do coronel), Florípedes (a gata), Gaspar (o cachorro), Simeão (o burro) e Camaleão Alface (suposto detetive).
Camaleão oferece sua ajuda ao coronel e, após muita confusão, incrimina o inocente cachorro Gaspar. Maneco e Lúcia, muito desconfiados do Sr. Camaleão, resolvem investigar o caso. Maneco, disfarçado de espantalho, acaba por desmascarar o grande vilão da história, Camaleão Alface, o ladrão das cebolinhas, cujo nome verdadeiro era Camaleão Tiririca, meliante procurado pela polícia, desde que roubou a horta da rainha Elizabeth da Inglaterra e fugiu para o Brasil. Descoberto o ladrão, a paz volta a reinar na vida dos valentes heróis. Por sorte, um pé de cebolinha resistiu aos muitos lances divertidos dessa história de detetives, o que permitiu ao coronel seguir com o cultivo de suas “mágicas” cebolinhas da Índia.
Maria Clara Machado é para o gênero teatral o que Monteiro Lobato representou para a narrativa ficcional. Sua presença em qualquer palco brasileiro é, portanto, obrigatória.
O espetáculo ficará em cartaz nos dias 26 e 27de novembro e 3 e 4 de dezembro, sempre às 17h, com ingressos vendidos a R$3,00 e R$ 6,00. Mais informações: 3611 2712.