Campeonato
de Bicicross

Sobral, 28 de novembro de 2005 - Ano I - Nº 219


Educação dá boas-vindas aos alunos do Projeto Alfabetização é Cidadania

Várias autoridades participaram do evento no Centro de Convenções
Na noite da última quarta-feira 23, no auditório central do Centro de Convenções, a Secretaria da Educação de Sobral realizou solenidade de boas-vindas aos alunos do Projeto Alfabetização é Cidadania (3ª. etapa), que em Sobral é desenvolvido pela Prefeitura Municipal, através da
Secretaria de Educação, em parceria com a UVA e o SESI. No município, o projeto já atendeu cerca de 3.300 jovens e adultos, na faixa etária de 15 anos e mais, dos bairros e distritos de Sobral. O momento foi de muita alegria com alunos e professores que iniciaram a 3ª etapa do Projeto. A grande mesa do encontro foi composta pela Primeira-dama Lily Cristino, Secretária da Educação Izolda Cela, Secretário Adjunto da Educação Júlio César e pela representante do 6º CREDE, Cristiane Maria, além do vice-prefeito Clodoveu de Arruda.
O Projeto Alfabetização é Cidadania constitui-se num projeto de âmbito estadual, integrado ao Programa Nacional Brasil Alfabetizado, objetivando a erradicação do analfabetismo de jovens e adultos no Ceará. Cada etapa do Projeto tem a duração de 8 meses de aula, com uma carga horária de 360 horas/aula, significando o passo inicial da vida escolar desses jovens e adultos que desejam subir os degraus do conhecimento. A formação inicial dos alfabetizadores desta etapa foi realizada no período de 17 a 21 de outubro, com uma carga horária de 40h/aulas. A solenidade de boas-vindas serviu para o encontro de alunos e professores, além de fortalecer os passos nos caminhos da alfabetização e da cidadania.

Renato Aragão
Programação: 25/12 a 01/12/05

SALA 01
•MERGULHO RADICAL

Censura: 16 anos
Horários: 15h; 17h; 19h e 21h

SALA 02
•A LENDA DO ZORRO

Censura: 12 anos
Horários: 15h40, 18h20 e 20h40

Natal Feliz

Faça sua parte, doe brinquedos, roupas ou 1 kg de alimento não perecível e faça um Natal Feliz.
Informações: Projeto ABC Mimi Marinho – Dom Expedito
Fone: 3614-3413

Fórum do
empreendedor

Na reunião desta terça-feira, 29, do Fórum do Empreendedor, a Associação de Micro e Pequenos Empresários de Sobral (AMPES) será relançada. O primeiro desafio da AMPES será a realização do II Seminário de Desafios das Micro e Pequenas Empresas. Os outros pontos de pauta serão o Edital de Concorrência da Incubadora de Empresas do Centec e a situação da Lei Geral das MPEs.

“Tive o prazer de assistir ao Campeonato de Bicicross que aconteceu neste final de semana. Foi muito legal,

pois os competidores estavam bastante empolgados e disputaram com grande técnica e profissionalismo.”
Ricardo Araujo
Junco


Edição e Redação: Ricardo Martins
Reportagem e Redação: Jander Nogueira

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães
WebDesign:Laura Farias


Secretaria da Saúde se mobiliza para o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
A Rede de Atenção aos Portadores de DST/HIV/AIDS, na cidade de Sobral, está articulando uma grande mobilização para a semana do dia 1º de Dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Profissionais da Secretaria da Saúde e Ação Social do município, incluindo o Programa Saúde da Família – PSF, realizarão mobilizações nos bairros e distritos de Sobral. Além disso, uma divulgação nas rádios e jornais da cidade está sendo articulada pela Assessoria de Informação em Saúde da Secretaria.
Uma atividade com maior poder de mobilização está sendo programada para a próxima semana, em parceira com o SESC-Sobral, na Praça do São Francisco, com exposição de trabalho de pacientes da Casa de Apoio ao Portador de HIV/AIDS.
Visando dar um melhor apoio aos portadores de HIV/AIDS, o Prefeito Leônidas Cristino e o Secretário da Saúde e Ação Social Arnaldo Costa Lima entregaram, no último dia 17, o novo prédio do Centro de Referência em Infectologia, que atende doenças infecto-parasitárias como DST/AIDS e Hepatite viral. O Centro ganhou o nome de Francisco Luiz da Costa, primeiro paciente vítima de AIDS atendido pelo Centro. O novo equipamento conta com equipe multidisciplinar, com 2 infectologistas, 1 obstetra, 1 pediatra, 1 assistente social, 1 psicólogo e equipe de enfermagem.
O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS deste ano tem como tema no Brasil a AIDS e preconceito, escolhido porque a população negra nunca foi alvo de campanhas de prevenção e ela representa 47,3% da população brasileira, segundo o IBGE.
Essa representatividade aumenta quando se verifica que ela representa aproximadamente 65% da população de baixa renda. Mesmo com a tendência de estabilização, a epidemia vem aumentando entre a população mais pobre, onde a população negra encontra-se em maior proporção.

Contribua com a
Campanha Real Cidadão
Se uma criança carente pudesse escolher, ela não pediria esmolas. Pois, como toda criança, ela precisa brincar, estudar e ter cidadania. E para garantir esses direitos, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sobral criou a campanha Real Cidadão, cujo objetivo é arrecadar recursos para a promoção de projetos em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Contribua com a campanha Real Cidadão comprando os adesivos de 1, 5 ou 10 reais, disponíveis em lojas e supermercados de Sobral ou através de depósito na conta: 200.006-7. Agência: 4272-2 –Banco do Brasil. Campanha Real Cidadão – Essa luta também é sua! Apoio: Prefeitura Municipal de Sobral, CDL e Sobral Gráfica.
Ato público marcou
Dia Internacional de luta pelo fim da violência contra a mulher

SINE/IDT

Alinhador de Direção (1 vaga)
Apontador de Produção (4 vagas)
Assistente Administrativo (1 vaga)
Auxiliar de Escritório (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (28 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (20 vagas - Deficientes)
Auxiliar Técnico de Mecânica (1 vaga)
Baba (4 vagas)
Cabeleireiro (1 vaga)
Cabeleireiro Escovista (1 vaga)
Caixa de Supermercado (1 vaga - Deficiente)
Carpinteiro (1 vaga)
Chapeiro (1 vaga)
Confeiteiro (1 vaga)
Cozinheiro Serviço Domestico (1 vaga)
Cozinheiro em Geral (1 vaga)
Depilador (1 vaga)
Eletricista de Instalações (1 vaga)
Empregada Doméstica (5 vagas)
Engenheiro Mecânico (1 vaga)
Engenheiro Químico (1 vaga)
Farmacêutico (1 vaga)
Fiscal de Loja (5 vagas)
Gerente de Deposito (1 vaga)
Impressor para Serigrafia (1 vaga)
Instrutor de Curso de Serralheiro(1 vaga)
Jardineiro (1 vaga)
Lustrador de Peças de Madeira (1 vaga)
Manicure (7 vagas)
Marceneiro (1 vaga)
Médico do Trabalho (1 vaga)
Montador de Móveis (1 vaga)
Nutricionista (1 vaga)
Operador de Caldeira (1 vaga)
Operador de retro-escavadeira ( 1 vaga)
Operador de Financeiro (1 vaga)
Pizzaiolo (1 vaga)
Professor de Educação Física (1 vaga)
Psicólogo Clínico (1 vaga)
Recepcionista Secretária (1 vaga)
FONTE: SINE/IDT - Fone: 677.4274

Mulheres reivindicaram criação de Varas Especiais
As mulheres sobralenses, representadas por entidades como Cáritas Diocesana, Pastoral da Mulher, Astra e Conselho Municipal pelos Direitos das Mulheres, participaram, no sábado, 25 (Dia Internacional de Luta pelo Fim da Violência contra a Mulher), de um ato público no Mercado Central. O evento, que durou de 9 às 12h, teve como lema: “Basta de Impunidade! Para acabar com a violência contra a mulher tem que haver justiça!”. O ato público contou com o apoio do gabinete da Primeira-dama do município de Sobral, Lily Cristino, que vem apoiando as ações do Conselho Municipal pelos Direitos das Mulheres, que tem no combate à violência uma das suas principais bandeiras.
De acordo com Ana Lysia Mont´Alverne, assessora da Primeira-dama e que esteve representando Lily Cristino no evento, uma das reivindicações do ato público foi a criação de Varas Especiais dos Direitos da Mulher que tratem especificamente de casos de violência. A proposta que foi lançada e que faz parte de uma articulação entre várias instituições, inclui a capacitação de juizes e magistrados para a compreensão sobre como se estruturam as relações desiguais entre mulheres e homens e sobre a dinâmica e reprodução da violência contra mulher, principalmente a violência doméstica.