Campeonato de Futsal Semi-Final Juvenil

Dia: 29 de Outubro (Sábado) – Ginásio Poliesportivo -19h
LUCIANO FEIJÃO X ABC

Dia: 30 de Outubro (Domingo) – Ginásio Poliesportivo - 09h
CIRÃO X COL. SANT’ANA

Seminário de Audiovisual será transmitido ao vivo para Sobral

Nos dias 25 e 27 de outubro / 01 e 03 de novembro acontecerá o 1º. Seminário de Audiovisual do Ceará. O evento, promovido pelo Instituto Centec, em parceria com o SESC, será transmitido através de videoconferência para as cidades de Sobral, Juazeiro e Limoeiro. A inscrição é gratuita e pode ser feita no SESC ou no Centec. Mais informações 8803.9323, 3611.0954 ou 3677.2525.

AgriNorte

Sobral, 26 de outubro de 2005 - Ano I - Nº 199


Secretaria da Educação lança hoje Programa de Valorização do Magistério

Izolda Cela lança hoje o Programa no Centro de Convenções
A Secretária da Educação, Izolda Cela, lança hoje, às 18h30, no Centro de Convenções, o Programa de Valorização do Magistério da rede municipal de ensino. Entre as principais ações do Programa, que será desenvolvido ao longo da atual gestão, está a criação do Centro de Formação do Professor, que tem o objetivo de desenvolver uma política de formação
continuada para o magistério, na perspectiva de contribuir com a qualificação da prática docente e com a profissionalização. A criação de concurso público para ingresso na carreira do magistério, com 100 vagas para professores da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, a Reformulação do Plano de Cargos e Remunerações, Gratificação salarial para professores, Revitalização do Conselho Municipal de Educação e incentivo à inclusão digital, com abertura de financiamento para compra de computadores também estão contemplados.
O Programa, que se constitui um dos pilares estruturantes da gestão do Prefeito Leônidas Cristino para garantir uma educação de qualidade aos sobralenses, tem por objetivo o desenvolvimento de ações que buscam fortalecer a qualificação, estimular e avaliar o desempenho dos profissionais do magistério. Além disso, pretende abrir novas perspectivas de aprimoramento de seu ofício e garantir a progressiva melhoria da carreira e das condições de trabalho.

Renato Aragão
Programação: 21 a 27/10/05

SALA 01
2 Filhos de Francisco

Censura: Livre
Horários: 15h; 17h50 e 20h30

SALA 02
Quatro Irmãos

Censura: 16 anos
Horários: 15h;17h; 19h e 21h


“A AgriNorte é um evento necessário para a nossa região porque proporciona aos agricultores

informações importantes para o aperfeiçoamento do seu trabalho e, consequentemente, melhores resultados.”
Ripardo Aires
Santa Casa


Edição e Redação: Ricardo Martins
Reportagem e Redação: Jander Nogueira

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães
WebDesign:Laura Farias


Município conquista prêmio
do Ministério da Saúde
Premiação ocorreu no Ministério da Saúde, em Brasília
Sobral ganhou mais um prêmio nacional na área de saúde. Desta vez o município foi contemplado com o prêmio Sérgio Arouca, organizado pela Secretaria de Gestão Participativa do Ministério de Saúde e pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). O prêmio foi entregue no último dia 19 à psicóloga Rosani Pagani
(preceptora da Escola Saúde da Família Visconde de Sabóia), no Ministério da Saúde, em Brasília/DF, durante a realização do Seminário de Gestão Participativa do Sistema Único de Saúde.
O objetivo do Seminário é reconhecer e premiar trabalhos que relatem e analisem experiências exitosas de gestão participativa em serviços ou sistemas de saúde sobre o tema no SUS. Durante o evento foram selecionados 20 trabalhos entre os cerca de 300 inscritos e receberam menção honrosa durante a cerimônia. O trabalho premiado de Rosani Pagani trata da “Experiência, a vivência e os resultados do modelo de co-gestão de coletivos no sistema municipal de saúde em Sobral/CE”.
O Ministro da Saúde Saraiva Felipe, entregou pessoalmente o Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa no SUS para a experiência de Sobral, que também contou com a presença do Secretário da Saúde e Ação Social de Sobral, Arnaldo Costa Lima.


Atletismo Sobralense é Prata em Fortaleza
Na última quinta-feira dia 20, o atleta Glaunei de Moura participou da Seletiva de Corrida de Fundo em Pista, na cidade de Fortaleza. A seletiva é um dos eventos que antecedem o Pan do Brasil. A competição de Fortaleza tem como o principal objetivo identificar novos talentos para, futuramente, defender o Brasil no Pan-americano, que irá acontecer no Rio de Janeiro em 2007. Glaunei disputou a prova dos 3.000m de marcha atlética, que foi realizada na pista da UNIFOR, conquistando a segunda colocação com a marca de 15 minutos e 58 segundos. Francisco Edson do Nascimento, presidente da Liga Sobralense de Atletismo (LISAT), que acompanhou o atleta, informou que o próximo desafio ocorrerá no dia 26 de novembro, também em Fortaleza. Edson demonstrou a satisfação em ter um atleta de nível nacional na equipe da LISAT. “Além de Sobral, todo o Ceará ganha com isso. Não apenas nas medalhas, mas no conhecimento que o atleta trás junto com ele. Por isso é muito importante incentivá-lo”, disse o presidente.
Sobral incluído no programa de
combate à violência sexual

Guarda Civil Municipal de Sobral

Resumo Periódico de Ocorrências 01 a 23/10/05

Diversos 74
Acidente de Trânsito 37
Apoio a outras Secretarias Municipais 34 Solicitação de Ambulância 33
Apoio a outras instituições 25
Doação de Serviços Funerários ao Cidadão 7
Eventos 6
Apoio / Informações ao Público 5
Condução de Enfermos 4
Socorros de urgência 2
Prisão 1

TOTAL 228

Fonte: Secretaria de Segurança e Cidadania

A Região Metropolitana de Fortaleza e os municípios de Milagres, Sobral e Aracati serão as primeiras localidades assistidas pelo Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (Pair). A novidade foi mostrada ontem durante reunião entre instituições governamentais e representantes do Governo federal.
De acordo com a coordenadora nacional do Programa de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Cristina Albuquerque, o encontro teve a finalidade de sensibilizar os poderes públicos locais a criarem mecanismos de ação para a atuação do Pair. ‘’Após o encontro, será realizado um seminário municipal para a construção do plano operativo local, que é a base do planejamento do Pair nas localidades’’, destaca Cristina. O Pair foi criado há dois anos e tem como objetivo articular e fortalecer políticas públicas para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o território brasileiro. Nacionalmente, o programa envolve a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e os Ministério da Saúde, Educação, Justiça e Desenvolvimento Social.
Atualmente, o Pair atua em estados como Paraíba, Bahia, Roraima e Mato Grosso. A coordenadora explica que as localidades foram escolhidas por terem programas de referência, como o Programa de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Sentinela), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). ‘’O Pair é uma metodologia de atuação e o Sentinela é o mecanismo de atuação, através de atendimento direto às vítimas de exploração sexual’’, destaca Cristina.