JES - Jogos Escolares de Sobral

A terceira edição dos Jogos Escolares de Sobral terá abertura no próximo dia 06 de setembro, no ginásio Poliesportivo Dr. Plínio Pompeu, às 18h, e prosseguirá até o dia 16 de setembro, quando serão conhecidos os campeões de cada modalidade. Os jogos ocorrerão no SESI, SESC, Estádio do Junco, Margem Esquerda e no Mini-estádio Éder de Sousa.

Desenvolvimento de
Equipes na Cultura

Nos dias 03 e 10 de setembro de 2005, acontecerá no SEBRAE/Sobral o curso “Desenvolvimento de Equipes na Cultura” que tem o propósito de fornecer competências para a formação e o desenvolvimento de equipes, bem como o trabalho em grupo pautado em relacionamentos éticos e profissionais entre as pessoas. O curso possui a carga horária de 16 horas/aula.

Restaurante Popular

Sobral, 02 de setembro de 2005 - Ano I - Nº 163


Novos guardas mirins estão
em fase de formação

Os estudantes ficarão em treinamento durante seis meses
Os 100 estudantes aprovados no concurso para a Guarda Mirim do município já estão em processo de formação. Na primeira fase os novos guardas mirins estão recebendo aulas de educação física, defesa pessoal e ordem unida, além de curso sobre primeiros socorros, combate a incêndio, normas de trânsito, meio ambiente, turismo, relações
humanas, religião, DST, código de postura do município e zelo com o patrimônio público. As aulas são ministradas por instrutores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra e contam com o apoio de uma psicóloga, além de técnicos da Prefeitura.
A segunda fase do curso de preparação, que tem duração de seis meses, servirá para os novos guardas mirins porem em prática o seu aprendizado. Quando estiverem nas ruas eles serão acompanhados e supervisionados por dois guardas municipais, incumbidos de fazer a fiscalização.
Os guardas mirins, entre 14 e 17 anos, recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 120,00 e permanecem na função no período máximo de seis meses, quando uma nova turma é selecionada. Com essa iniciativa a Prefeitura de Sobral está proporcionando a inclusão social, além de desenvolver trabalho educativo de adolescentes no município. Além do auxílio financeiro, os jovens têm acompanhamento do rendimento escolar e precisam estar integrados com as atividades nas suas escolas.

Renato Aragão
Programação: 01 a 09/09/05

SALA 01 - A ILHA
Censura: 14 anos
Horários: 15h30; 18h10 e 20h40

SALA 02 - SIN CITY
Censura: 16 anos
Horários: 15h30; 18h e 20h30

“O Restaurante Popular está servindo muito a nossa comunidade. Além da boa refeição a preço
simbólico, vale lembrar que o asseio e o bom atendimento são um ponto forte do nosso Restaurante”.
Dayane Alves
Alto da Brasília

Edição e Redação: Ricardo Martins
Reportagem e Redação: Jander Nogueira
Revisão: Emelynne Pontes

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães
WebDesign:Laura Farias


Sobral vai sediar Comitê
de Combate à Fome
Sobral deverá sediar o primeiro Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP) municipal do Ceará. A Embrapa Caprinos e a prefeitura municipal de Sobral promovem, no dia 8 de setembro, às 14h30min, no Centro de Convenções do município, reunião para apresentar a idéia a possíveis parceiros. A Embrapa Caprinos é uma unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A secretária-executiva do COEP no Ceará, Maria Irene Facundo Lima, apresentará o comitê, suas linhas de ação e metas. O COEP Ceará existe desde 1996, quando foram iniciadas as primeiras ações emergenciais de arrecadação de alimentos. Hoje o comitê realiza diversas atividades, entre as quais, a manutenção de oito creches no interior do Estado.
Criado em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza (Betinho), o COEP reúne hoje mais de 900 associados, entre entidades públicas e privadas, sempre comprometidas com o combate à pobreza, em uma rede de mobilização nacional. Preservando a autonomia e competências de cada instituição participante, articula parcerias entre os mais diversos segmentos da sociedade brasileira. Dessa forma, por meio de projetos sociais inovadores, que já atingiram 1.200 em todo o país, busca melhorar a qualidade de vida da população brasileira.
Ao debater a responsabilidade que cada entidade tem no combate à miséria, o COEP propõe uma mudança na cultura das organizações. Assim, são estimuladas ações conjuntas entre instituição que resultarão na adoção de práticas administrativas fortalecedoras da cidadania. Dentre elas estão programas de desenvolvimento local, iniciativas de educação e capacitação profissional, entre outras.

SESC realiza seminário sobre protagonismo na terceira idade
O Seminário SESC protagonismo na terceira idade abre um importante espaço para esse segmento rever as questões de participação e cidadania na terceira idade promovendo o desenvolvimento da independência e da autonomia na vida social, discutindo sobre o envelhecimento humano e qualidade de vida integrando grupos de idosos de diversos municípios.
O seminário acontecerá nos dias 02 e 03 de setembro, no auditório da Educar-SESC e contará com apresentações culturais, palestras, mesa redonda, grupos de vivências e muito mais. Na sexta-feira, 02, o evento será realizado das 19 às 21h30 e no sábado, 03, das 8h às 12h. Outras informações pelo telefone: (88) 3611-0954.
Saúde do Trabalhador
Por ocasião do 12º Encontro Nacional do Morhan (Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase), acontecido em Teresina-PI, a voluntária do núcleo de Sobral Sylvia Aguiar recebeu o Prêmio Bacurau (concedido a pessoas que colaboraram com o Morhan), pelos relevantes serviços prestados pela eliminação da hanseníase. O Morhan, nos últimos anos, tem conseguido parcerias importantes como a Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, Ministério da Saúde, CONASEMS (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde) Banco do Nordeste e contou recentemente com a adesão da atriz Patrícia Pillar. Não é a primeira vez que o município de Sobral é prestigiado com o Prêmio. Em 2000 a comenda foi entregue ao então secretário da Saúde do município, Luiz Odorico Monteiro de Andrade.

HISTÓRICO
O Morhan é um movimento social voluntário, presente em 24 Estados no Brasil, que transmite informações sobre o tratamento gratuito nos postos de saúde e luta pela a reintegração das pessoas atingidas pela enfermidade, além de realizar o controle social das políticas públicas. O trabalho do Morhan é exemplar, pois num país que apresenta o segundo lugar em número de casos de hanseníase, ou seja, 40 mil novos casos/ano, perdendo apenas para a Índia, a luta contra o preconceito e pela reintegração tem a mesma importância do tratamento clínico.

SINE/IDT

Açougueiro (5 vagas)
Agente de Portaria (1 vaga)
Agente de Segurança (3 vagas)
Apontador de Produção (2 vagas)
Assistente de Administrativo (1 vaga)
Assistente de Vendas (1 vaga)
Assistente Social (1 vaga)
Atendente de Balcão (8 vagas)
Auxiliar Contábil (1 vaga)
Auxiliar de Contabilidade (2 vagas)
Auxiliar de Linha Produção (60 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (25 vagas - Deficientes)
Borracheiro (1 vaga)
Cabeleireiro (1 vaga)
Cabeleireiro Escovista (1 vaga)
Caixa de Bar/lanchonete/Restaurante (1 vaga)
Carpinteiro de Obras (10 vagas)
Confeiteiro (1 vaga)
Coordenador de Serviços de Manutenção (1 vaga)
Cozinhador de Carnes (1 vaga)
Cozinheiro em Geral (1 vaga)
Depiladora (1 vaga)
Empregada Doméstica (1 vaga)
Farmacêutico (2 vagas)
Garçom (4 vagas)
Gerente Administrativo (1 vaga)
Impressor Serigrafia (1 vaga)
Manicure (7 vagas)
Marceneiro (1 vaga)
Mecânico de Motocicletas (1 vaga)
Montador de Móveis de Madeira (2 vagas)
Motorista Carreteiro (1 vaga)
Operador de Caixa (2 vagas)
Operador de Empilhadeira (2 vagas)
Padeiro (1 vaga)
Pizzaiolo (1 vaga)
Psicólogo Clínico (1 vaga)
Psicólogo do Trabalho (1 vaga)
Supervisor de Manutenção Industrial (1 vaga)
Supervisor de Vendas Comercial (1 vaga)
Técnico de Enfermagem do Trabalho (1 vaga)
Técnico de Manutenção de Computador (1 vaga)
Técnico em Secretariado (2 vagas)
Técnico em Segurança do Trabalho (1 vaga)
FONTE: SINE/IDT - Fone: 3677.4274