Projeto Bem Querer

A secretaria da Educação reiniciou, no último dia 30, o Projeto Bem Querer, no CEI Irmã Anísia Rocha realizando a oficina Vivenciando o Prazer de Ser Criança. As próximas oficinas do projeto deverão acontecer nos Centros de Educação Infantil Jacyra Pimentel Gomes e Dolores Lustosa, sempre sob a organização da equipe da Coordenação da Educação Infantil.

Jogos Escolares

O ginásio Poliesportivo será sede, no próximo dia 6, da abertura da terceira edição dos Jogos Escolares de Sobral (JES). Este ano, a Secretaria do Esporte e Juventude pretende reunir 4 mil alunos de 40 escolas do município. Os jogos do JES ocorrerão no SESI, SESC, Estádio do Junco, Margem Esquerda e no Mini-estádio Éder de Sousa. Para a abertura dos jogos a Secretaria do Esporte convida todos a participarem desse grande evento.

Guarda Mirim

Sobral, 05 de setembro de 2005 - Ano I - Nº 164


Prefeitura vai ampliar atendimento aos deficientes auditivos

Centro de Especialidades Médicas funcionará na Av. Lúcia Sabóia
O programa Escuta Sobral, da Secretaria da Saúde do município, está ampliando suas instalações para o atendimento das pessoas portadoras de deficiência auditiva. Agora o Serviço ficará no Centro de Especialidades Médicas Dr. Aristides (CEM), localizado na Avenida Lúcia Sabóia, 144, no centro da cidade.
O novo espaço já conta com equipamentos de última geração para o atendimento que contemplará desde a triagem, o diagnóstico, concessão de prótese auditiva à reabilitação de crianças e adultos.
Entre outros serviços, no Centro de Especialidades Médicas também será implantado o “Teste da Orelhinha”. Esse procedimento serve para a triagem de bebês, a fim de identificar precocemente possíveis deficiências auditivas. O Teste da Orelhinha é um Projeto em tramitação na Câmara dos Deputados, já aplicado em Brasília e em algumas poucas cidades do País, sendo Sobral um município que se soma a esse esforço nacional.
No novo espaço, a possibilidade de atendimento mensal é de 240 consultas de Otorrinolaringologia, 240 exames audiométricos e impedanciométricos (avaliação da orelha média), 60 concessões de próteses auditivas, além do acompanhamento aos protetizados e da reabilitação.

Renato Aragão
Programação: 01 a 09/09/05

SALA 01 - A ILHA
Censura: 14 anos
Horários: 15h30; 18h10 e 20h40

SALA 02 - SIN CITY
Censura: 16 anos
Horários: 15h30; 18h e 20h30

“A Guarda Mirim tem prestado um ótimo serviço à população de Sobral. Sempre prestando
informações úteis, os jovens ajudam na organização do trânsito e fazem a segurança nas praças. Além disso, a criação da Guarda Mirim tem tirado muitos jovens da ociosidade.”
José Valter
Alto da Brasília

Edição e Redação: Ricardo Martins
Reportagem e Redação: Jander Nogueira
Revisão: Emelynne Pontes

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães
WebDesign:Laura Farias


Secretaria da Agricultura realiza
Cadastramento de Imóveis Rurais
Osmany Parente - Secretário da Agricultura e Pecuária
A Secretaria da Agricultura e Pecuária avisa aos proprietários de imóveis rurais que continua realizando o cadastramento no município. O serviço tem como objetivo fornecer instruções necessárias ao preenchimento e entrega da Declaração para Cadastramento de imóveis rurais. Esse serviço é realizado pela Unidade Municipal de Cadastramento da Secretaria da
Agricultura e Pecuária do município. Depois de preenchidos, os dados são enviados para a Superintendência Regional do Ceará.
Com o Cadastramento, o proprietário obterá o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).
Esse documento é indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para homologação de partilha amigável ou judicial “sucessão causa mortis”, de acordo com a Lei nº. 4.947, de 06 de abril de 1966.
Para a realização do Cadastramento será necessário o comparecimento do proprietário com todos os seus possíveis documentos comprobatórios, imobiliários e pessoais.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Agricultura e Pecuária. Falar com Dayanne Pontes no Tel: (88) 3677-1160.

Prefeitura divulga novas datas e locais do Cadastro Único
A Prefeitura Municipal de Sobral, através do setor de Cadastro Único da Fundação de Ação Social, está realizando a revisão cadastral das famílias beneficiadas pelos programas Bolsa-Escola e Auxílio-Gás para que possam ser transferidas para o Programa Bolsa-Família. Veja o próximo calendário: Nos dias 02 e 05 de setembro na Escola Padre Palhano (no bairro Padre Palhano); no dia 06 de setembro na Escola Jose Arimatéia, no distrito de Bonfim; Dia 08 de setembro na Escola Pery Frota em Patriarca e no dia 09 de setembro na Escola Renato Parente no bairro COHABIII.
Para a realização da revisão cadastral a Prefeitura contratou uma empresa especializada. A equipe de profissionais é composta de 13 cadastradores, 02 revisores e 01 supervisor. As famílias devem comparecer aos locais indicados levando todos os documentos das pessoas adultas e os registros das crianças, bem como o comprovante de residência.
Maiores esclarecimentos na Casa do Cidadão ou pelo telefone 3611-3828. O Cadastro Único é coordenado pela assistente social Jane Mesquita Rodrigues.
Secretaria da Saúde intensifica combate ao mosquito da Dengue
O combate ao mosquito da Dengue é feito de forma contínua
Através de planejamento em encontros semanais, as equipes do PSF dos bairros e distritos de Sobral e o Centro de Zoonoses intensificaram as ações de combate à Dengue no município. A intenção é repensar novas estratégias adequadas à realidade de cada bairro.
As equipes do PSF vêm trabalhando, em parceria com as comunidades, o desenvolvimento de ações educativas como o uso e limpeza adequada do pote, que é considerado o principal depósito com foco do mosquito da Dengue. Como nova estratégia de combate aos focos do mosquito, no bairro Padre Palhano, diariamente, antes do atendimento, é informada a situação de Dengue no bairro e, às terças-feiras, o sino da Unidade do PSF é tocado, simbolizando a lembrança de lavagem do pote como atividade de rotina. O Programa de Controle da Dengue em Sobral é contínuo e está sendo executado em todos os bairros e distritos, que estão divididos em 7 territórios. De acordo com o Centro de Zoonoses, cada território conta com 10 Agentes Sanitaristas e mais um supervisor.
Os agentes fazem visitas sistemáticas em residências e pontos comerciais. Buscando educar a população para debelar os focos de Dengue, a Secretaria destaca a importância de os moradores manterem higienizados potes e caixas de água, além de recipientes que possam facilitar a proliferação do mosquito da Dengue.

Em Sobral a Saúde está Cada Vez Melhor

•Coeficiente de Mortalidade infantil: 16,55 – É o menor coeficiente já registrado na história de Sobral!
•Índice de infestação por Aedes aegypti, na zona urbana: diminuiu de 5,23 para 2,74, até a metade do quarto ciclo, de seis que serão cumpridos até o final do ano.
•71,1% das crianças de 0 a 4 meses encontram-se em aleitamente exclusivo.

Fonte: Secretaria da Saúde e Ação Social