Sobral, 06 de março de 2006 - Ano II - Nº 285

Prefeitura dá prosseguimento ao
Plano de Arborização municipal
Prefeitura já plantou mais de
5 mil árvores na cidade de Sobral
A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente em parceria com a AMMA (Autarquia Municipal de Meio Ambiente) dá prosseguimento às ações do Plano de Arborização Municipal realizando o plantio de mudas nativas e de arborização em pontos estratégicos da cidade, sendo eles: Parque da Cidade, Margem Esquerda, Av. Pericentral, Av. Fernandes Távora, Av. Mons. Aloísio e Av. Senador Ermírio de Moraes. Com o
plantio das mudas, a Prefeitura espera que a população sobralense colabore, numa prova de civilidade e educação, para a manutenção e conservação das mudas que foram plantadas para que, futuramente, possam usufruir dos benefícios que esses vegetais oferecem, tanto para amenizar o clima local, como para embelezar a cidade.
A execução do plantio está sob a responsabilidade do Banco de Mudas Municipal que, além de participar dessa iniciativa, aproveita o início das chuvas para realizar a produção acelerada de diversas espécies vegetais e as coloca à disposição da população para venda e troca por garrafas peti. Para mais informações, ligar para: 3611-7784 (Banco de Mudas). O Superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Arilo dos Santos Veras Jr., informa ainda que o órgão está à disposição das escolas municipais de ensino fundamental para a realização de palestras e mini-cursos de cunho educativo ambiental, para alunos e professores, no sentido de contribuir para o fornecimento de ferramentas básicas para a formação de uma identidade cidadã e consciente dos problemas ambientais.

Renato Aragão
Programação: 23 a 02/03/06

SALA 01
SE EU FOSSE VOCÊ

Censura: 10 anos
Horários: 15h; 17h; 19h e 21h

SALA 02
MUNIQUE

Censura: 16 anos
Horários: 15h; 18h e 21h

Senac Sobral Presta Serviços as Mulheres

O Senac Sobral está realizando serviços de Corte de Cabelo e Escova gratuitos no seu salão de beleza, nos horários de 8h às 11h e 13h às 16h, até o dia 28 de março. O atendimento é realizado por ordem de chegada. E na II Semana da Mulher a entidade estará prestando os mesmos serviços gratuitos, apenas para as mulheres, nos seguintes locais: 06/3 - Mercado Público; 08/3 - I Mostra de Talentos no Centro de Convenções; 11/3 - Encerramento na Praça do Teatro São João.
Mais informações: 3677-4750.

II Semana da Mulher

A II Semana da Mulher no município será aberta hoje, dia 06, às 8h, no Centro de Convenções. Na abertura do evento ocorrerá o III Fórum de Mulheres de Sobral. Na ocasião, a Primeira-dama do município Lily Cristino fará uma exposição das políticas públicas, voltadas para a mulher, desenvolvidas no município de Sobral como o Projeto Trevo e o Programa Sentinela.

SAMU
DISQUE 192

Semana da Mulher
Acho de grande importância a Prefeitura de Sobral apoiar a realização da Semana da Mulher. No

momento em que elas estão cada vez mais independentes, o momento deve ser de homenagem para quem, realmente, merece todo o nosso respeito.

Raimundo Matias
Junco


Edição e Redação: Ricardo Martins
Reportagem e Redação: Jander Nogueira

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães
WebDesign:Fábio do Nascimento


SAMU Sobral atende cerca de
1.200 ocorrência por mês

SAMU - Serviço de
atendimento Móvel
de Urgência
Nos últimos seis meses, o SAMU/Sobral teve uma média estável de 1.200 ocorrências/mês, onde as informações repassadas e a orientação do médico pelo telefone foram fundamentais para o sucesso do atendimento, identificado como “Regulação de Urgência”. Este serviço consiste no encaminhamento mais adequado fornecido pelo médico ao solicitante, através de uma orientação precisa, seguida de uma decisão conforme a gravidade da situação.
O SAMU possui uma Central, composta por uma equipe de plantão, pronta para atender chamadas telefônicas. Todas as chamadas que chegam ao SAMU são atendidas pelo videofonista, que após preencher alguns dados, encaminha para o médico. Nesse momento se inicia o processo de regulação, onde o médico mentaliza a situação e decide se aquela ocorrência necessita ou não do envio de uma ambulância. Enquanto o atendimento se desloca para o local, o médico começa a conversar com o solicitante para fornecer informações que podem ser no sentido de acompanhar o paciente até que a equipe chegue ao local ou até mesmo para resolver o problema apenas com as orientações necessárias. Na regulação de urgência é muito utilizada a telemedicina, que é a medicina feita à distância, principalmente por telefone, trocando informações com outros profissionais ou solicitantes. De acordo Ítalo Wagner, coordenador do SAMU Sobral, nos primeiros três meses de atendimento, 414 ligações foram resolvidas pelo médico regulador através do próprio telefone.

560 atletas participaram do
Campeonato de Futebol do Sinhá Sabóia

No último domingo, dia 05, ocorreu, no Mini Estádio Eder Venâncio (Sinhá Sabóia), a grande final das categorias Sub-18 e Adulta do 18º Campeonato de Futebol do Bairro Sinhá Sabóia, organizado pela Associação Desportiva Sinhá Sabóia, com o apoio da Secretaria do Esporte e Juventude. As finais foram disputadas pelas respectivas equipes: Guarany x Nacional e Parma x Nacional. A competição teve como objetivo promover o desenvolvimento do esporte amador no bairro. O campeonato teve início em setembro de 2005 com a participação de 360 atletas na categoria adulto e 200 atletas no SUB-18. O campeonato se encerrou neste mês de março, atingindo mais de 2.500 pessoas como expectadores ao longo da competição. A assistente da Coordenação de Esportes da Secretaria, Fernanda Sousa, participou do encerramento do campeonato, representando o Secretário do Esporte e Juventude Aloísio Arruda. Na ocasião, ela fez a entrega das premiações dos vencedores deste grande evento.

Mapeamento Cultural
Secretaria divulga lista de jovens aprovados

SINE/IDT

Ajudante de Pedreiro (1 vaga)
Apontador de Produção (10 vagas)
Arquiteto de Edificações (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (59 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (10 vagas -Deficientes)
Auxiliar de Supervisor de Vendas Administrativo (1 vaga)
Baba (4 vagas)
Balconista de Peças de Auto (1 vaga)
Cabeleireiro (5 vagas)
Cabeleireiro Escovista (1 vaga)
Confeiteiro (1 vaga)
Consultor de Vendas (1 vaga)
Cozinheiro em Geral (2 vagas)
Empregada Doméstica (11 vagas)
Encarregado de Crédito e Cobrança (1 vaga - Deficiente)
Encarregado de Crédito e Cobrança (1 vaga)
Encarregado de Hortifrutigranjeiros (1 vaga)
Engenheiro de Produção (2 vagas)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (2 vagas)
Impressor para Serigrafia (1 vaga)
Instrutor de Cursos Livres (1 vaga)
Manicure (12 vagas)
Operador de Computador (2 vagas)
Operador de Empilhadeira (1 vaga)
Psicólogo Clínico (1 vaga)
Psicólogo do Trabalho (1 vaga)
Representante Comercial Autônomo (1 vaga)
Segurança de Evento (100 vagas)
Supervisor de Cozinha (1 vaga)
Técnico de Segurança no Trabalho (1 vaga)
Vendedor Ambulante (2 vagas)
Vendedor de Consórcio (2 vagas)
Vendedor Pracista (24 vagas)
Vidraceiro (1 vaga)
Vigilante (2 vagas)

Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274

O Mapeamento é uma iniciativa do SELO UNICEF (criado em 1999) com o intuito de melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes. O Mapeamento das Expressões Culturais do Município consta de um trabalho, feito pelos adolescentes, de coleta de dados e da catalogação na linguagem escrita das expressões culturais do nosso município.
Confira abaixo a lista dos aprovados:

PERÍODO DA MANHÃ
1- Cirliane de Araújo Morais
2- Daiana da Silva
3- João Jorge Sousa Neto
4- Linneker Freire Frota
5- José Hilco Costa Santos
6- Benedita Caetano da Costa
7- Benedita Cleidiane Gabriel Andrade
8- Patrícia Ferreira Mendes
9- Francimeyre Furtado Vasconcelos
10- Valneide Bento de Sousa
11- Diego de Almeida Rocha
12- Francisca Juliana Nascimento Costa
13- Fabrícia Costa de Oliveira
14- Liliane Costa Gomes
15- Maria Denise de Oliveira Souza

PERÍODO DA TARDE
1- Francisco Igo Pereira da Silva
2- Karline Magalhães Trindade
3- Luiz Renato Gomes Moura
4- Nícolas Farias Lopes do Vale
5- Taís Ziegler de Souza
6- Edilberto Florêncio dos Santos
7- D’arc Maria Pereira Pessoa
8- Alex Braga Frota
9- Leane Paiva Araújo
10- Andréa Duarte de Sousa
11- Lohrena Dias Frota Furtado
12- Domingos Sávio Farias de Albuquerque Júnior
13- Lívia Maria Teixeira Luís
14- Manoel Messias Rodrigues Filho
15- Thaís de Sousa Florêncio

CLASSIFICÁVEIS (PERÍODO DA MANHA)
1- Anderson Barbosa do Nascimento
2- Maria Valnélia do Nascimento Freitas
3- Ana Caroline de Sousa Ferreira
4- Simone Rodrigues da Silva

CLASSIFICÁVEIS (PERÍODO DA TARDE)
1- Cecília Maria Rodrigues de Paula
2- Tales Daniel Barbosa da Silva
3- Kelciane Gomes do Nascimento
4- Cassio Césary Barros de Sales
5- Pedro Medeiros Cunha Filho