Sobral, 07 de março de 2006 - Ano II - Nº 286

III Festival da Tilápia terá como tema “Arranjo Produtivo da Piscicultura”
Com o apoio da Prefeitura de Sobral será realizado, no próximo dia 16 de março, o III Festival da Tilápia, que ocorrerá no Centro de Convenções. Este ano, o evento terá como tema o arranjo produtivo local da Piscicultura, de que serão apresentados os principais resultados obtidos no projeto de piscicultura da Secretaria da Agricultura e Pecuária de Sobral, que é financiado com recursos federais do Ministério da Integração Nacional. Mesas redondas irão debater incentivos à piscicultura, políticas públicas e monitoramento ambiental. A abertura será feita pelo Prefeito Leônidas Cristino e, na oportunidade, será lançado um vídeo institucional sobre a Piscicultura na região norte. À noite, durante o evento, está prevista a realização do festival gastronômico com a presença dos principais restaurantes de Sobral que
trabalham com a Tilápia. Muitas empresas já confirmaram presença no evento como: Aquamaster, Brfish, Fri-ribe, Integral Mix, entre outras. Estudantes, piscicultores, técnicos, empresários e público interessado de um modo geral se farão presentes a esse grande evento.
Na área de Piscicultura, o esforço da Prefeitura vem rendendo bons resultados. Atualmente, a produção mensal de tilápia do município é de 105.700kg. O Monitoramento Ambiental do açude do Jaibaras; a realização do Projeto APL Piscicultura, no valor de R$1 milhão; a qualificação dos piscicultores; reforma da Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP); aquisição de equipamentos para UBP e doação de 20 gaiolas, 90.000 alevinos e ração para os piscicultores, estão gerando emprego e renda para os pequenos produtores.

Renato Aragão
Programação: 23 a 02/03/06

SALA 01
• SE EU FOSSE VOCÊ
CENSURA: 10 anos
HORARIOS: 15h; 17h; 19h e 21h

SALA 02
• VOVÓ...ZONA 2
CENSURA: 10 anos
HORARIOS: 15h; 17h; 19h e 21h

Distribuição de Enxadas

Com a chegada da quadra invernosa, a Secretaria da Agricultura e Pecuária iniciou a distribuição de enxadas em todos os distritos. Já foram atendidos produtores rurais das comunidades dos distritos do Jordão, Rafael Arruda e São José do Torto. Ao todo serão distribuídas 6.000 enxadas beneficiando todo o município, dando continuidade ao projeto de assistência da Prefeitura à comunidade rural. As próximas distribuições acontecerão em Jaibaras, Taperuaba e Aracatiaçu.

II Semana da Mulher

Dentro da Programação da Semana da Mulher, acontece hoje, dia 7, às 19h, no Centro de Convenções, a palestra “Como apimentar o seu relacionamento”, ministrada pela sexóloga Fátima Moura. Já amanhã, dia 8, haverá a entrega de rosas para mulheres, às 8h, no Mercado Público e no Cadastro Único pela Primeira-dama Lily Cristino.

SAMU
DISQUE 192

Mosquito da Dengue
Infelizmente, a população ainda não se conscientizou da importância de combater o mosquito da Dengue. Mesmo

com o trabalho que a Secretaria da Saúde vem realizando, ainda é comum vermos casas com caixas-d´água e potes descobertos.

Ana Carla
Sinhá Sabóia


Edição e Redação: Ricardo Martins
Reportagem e Redação: Jander Nogueira

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães
WebDesign:Fábio do Nascimento


Fórum das Mulheres de Sobral abriu
a II Semana da Mulher
O III Fórum de Mulheres de Sobral, que ocorreu ontem, segunda-feira 6, das 8 às 16h no Centro de Convenções, marcou a abertura da II Semana da Mulher de Sobral. Na abertura do evento, a Primeira-dama do município Lily Cristino fez uma exposição das políticas públicas, voltadas para a mulher, desenvolvidas no município de Sobral como o Projeto Trevo e o Programa Sentinela. O prefeito Leônidas Cristino participou do Fórum e assinou a mensagem encaminhando o Projeto de Lei à Câmara Municipal, ampliando a Licença Maternidade.

Primeira-dama fez abertura do evento no Centro de Convenções
Os que participaram do Fórum assistiram ainda a palestra “Mulher e Participação Social: Fortalecendo o Conselho de Direitos”, com Assunta Cabral, membro do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher. Na parte cultura, a abertura do evento contou com a apresentação do Coral da Escola de Música de Sobral.
A II Semana da Mulher de Sobral, que será realizada de 6 a 11 de março, tem como tema este ano “Mulher, um nome capaz de provocar mudanças!”. Na programação da Semana estão previstos eventos como a 1ª Mostra dos Talentos Femininos de Sobral – no Centro de Convenções, de 8 às 17 horas; Sessão Especial na Câmara dos Vereadores em comemoração ao Dia Internacional da Mulher(8 de março), às 19h; o I Encontro de Mulheres trabalhadoras na Indústria de Sobral, no Centro de Convenções, de 8 às 16horas; o I Encontro de Famílias e a entrega do Troféu Mulher de Fibra. A Semana da Mulher será encerrada com uma caminhada, com culminância na Praça do São João, onde haverá shows e sorteio de brindes.

SEHABS realizou coleta seletiva
no Parque Silvana II

A comunidade do Parque Silvana II, com o apoio da Secretaria da Habitação e Saneamento Ambiental – SEHABS, movimentou a manhã do último sábado (4 de março) com a coleta seletiva de lixo no bairro. A organização ficou por conta da Coordenação de Educação Sanitária e Ambiental da SEHABS. Esta Coleta é parte integrante do Projeto de Educação Ambiental, que está sendo desenvolvido no bairro Parque Silvana II. A ação, de cunho educativo ambiental, consistiu na coleta seletiva do lixo e na sensibilização dos moradores do bairro, objetivando melhoria na qualidade de vida das pessoas no tocante à redução de focos de lixo e enfatizando que a coleta seletiva do lixo é uma importante fonte de renda.
Este momento sinaliza um novo tempo, fazendo com que todas as atitudes e hábitos da população sejam um gesto constante de amor à cidade, com a união da comunidade em torno de um mesmo ideal: construir uma Sobral limpa e saudável, esteticamente bela.

Candidatos para a Guarda Mirim
estão na fase preparatória

SINE/IDT

Açougueiro (1 vaga)
Assistente de Vendas (2 vagas)
Auxiliar de Almoxarife (2 vagas)
Auxiliar de Contabilidade (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (29 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (20 vagas - Deficientes)
Baba (3 vagas)
Cabeleireiro (2 vagas)
Caixa de Loja (2 vagas)
Confeiteiro (1 vaga)
Costureiro de Roupas (1 vaga)
Cozinheiro em geral (1 vaga)
Eletricista   (1 vaga)
Eletricista de Ins. Industriais(1 vaga)
Empregada Doméstica (12 vagas)
Encarregado de Crédito e cobrança (2 vagas)
Encarregado de Hortifrutigranjeiros (1 vaga)
Engenheiro de Produção (2 vagas)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (2 vagas)
Impressor (serigrafia) (1 vaga)
Instrutor de Aprendizagem em Informática ( 2 vagas)
Manicure (13 vagas)
Operador de Empilhadeira (1 vaga)
Pizzaiolo (1 vaga)
Psicólogo Clinico (1 vaga)
Psicólogo do Trabalho (1 vaga)
Representante Comercial (1 vaga)
Supervisor Comercial (1 vaga)
Vendedor Ambulante (2 vagas)
Vendedor de Consórcio (2 vagas)
Vendedor Interno (1 vaga)
Vendedor Pracista (48 vagas)
Vidraceiro (1 vaga
Vigilante (2 vagas)

Fonte: SINE/IDT
Fone: 3677.4274


Jovens participam de ativadade física durante o treinamento

Os 100 estudantes selecionados para fazer parte da 4ª turma da Guarda Mirim já estão na fase preparatória, que deverá ser concluída no próximo dia 06 de abril. Nesta fase, os estudantes estão recebendo aulas de educação física, defesa pessoal e ordem unidade, além de curso sobre primeiros socorros, combate a incêndio, normas de trânsito, meio ambiente, turismo, relações humanas, religião, DST, código de postura do município e zelo com o patrimônio público. As aulas estão sendo ministradas por instrutores da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra e contam com o apoio de psicólogos, além de técnicos da Prefeitura.
A segunda fase do curso de preparação, que tem duração de seis meses, servirá para os novos guardas mirins porem em prática o seu aprendizado. Quando estiverem nas ruas eles serão acompanhados e supervisionados por dois guardas municipais, incumbidos de fazer a fiscalização. Os Guardas Mirins, entre 14 e 17 anos, recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 120 e permanecem na função no período máximo de seis meses, quando uma nova turma é selecionada. Com essa iniciativa a Prefeitura de Sobral está proporcionando a inclusão social, além de desenvolver trabalho educativo de adolescentes no município. Além do auxílio financeiro, durante o período em que os jovens participam do programa eles têm acompanhamento do rendimento escolar, precisam tirar boas notas e estarem integrados com as atividades nas suas escolas. Entre outras atribuições, a Guarda Mirim tem a tarefa de orientar turistas e a população sobre patrimônio público, auxiliar no trânsito nas ruas e portas de escolas.