Sobral, 09 de março de 2006 - Ano II - Nº 288

Câmara concede Título Mulher
Admirável Dinorah Tomaz Ramos

Vereador Rodolfo Basílio e a
Primeira-dama Lily Cristino
A Primeira-dama Lily Cristino e a Secretária da Habitação e Saneamento, Juracy Neves receberam, no dia de ontem, quarta-feira 8, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o título Mulher Admirável Dinorah Tomaz Ramos, concedido pela Câmara Municipal de Sobral. Ao agradecer a indicação do Título, a Primeira-dama lembrou os quase 100 anos de luta pelos direitos femininos, desde quando, no dia 8
de março de 1857, cerca de 129 mulheres morreram queimadas dentro de uma fábrica em Nova York porque reivindicaram condições dignas de trabalho. Em memória desta tragédia foi criado, em 1910, o Dia Internacional da Mulher. “Gostaria de dividir esta homenagem com mulheres que, todos os dias, lutam para se manter firmes no seu papel”, disse a Primeira-dama.
Ela destacou que o Poder Público Municipal tem dado uma contribuição decisiva para o avanço das conquistas feminina. Para citar apenas alguns exemplos, a Pasta da Educação e a da Habitação e Saneamento Ambiental, além do Departamento de Contabilidade - estas duas últimas quase sempre uma reserva exclusiva dos homens - são exercidas hoje pela competência feminina. Ainda esta semana o Prefeito Leônidas encaminhou à Câmara Municipal uma mensagem que amplia, de quatro para seis meses, a Licença-Maternidade às funcionárias públicas municipais.
“Estas e outras iniciativas, como os programas sociais em favor da mulher, têm demonstrado a nossa disposição de colocá-la em uma condição bem melhor do que ainda reflete hoje a nossa realidade”, disse Lily Cristino, afirmando a necessidade de erradicação de todas as formas de discriminação e violência contra a mulher.

Renato Aragão
Programação: 06 a 16/03/06

SALA 01
• SE EU FOSSE VOCÊ
CENSURA: 10 anos
HORARIOS: 15h; 17h; 19h e 21h

SALA 02
• VOVÓ...ZONA 2
CENSURA: 10 anos
HORARIOS: 15h; 17h; 19h e 21h

Encontro
de professores

No próximo sábado, dia 11, a Secretaria da Educação promoverá, na Escola José Parente Prado, das 8h ás 17h, o II Encontro de Professores de Apoio do programa “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”, que tem a parceria do MEC. O encontro, de formação continuada, reunirá professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

Lançamento de livro

A Prefeitura Municipal de Sobral e o Náutico Atlético Cearense convidam a toda população para se fazer presente no lançamento do livro “As Fantásticas Estórias de Sobral”, de autoria do poeta César Barreto Lima, no dia 10 de março de 2006 às 19h, no Salão Nobre do Náutico Atlético Cearense. A apresentação do autor e da obra será feita pelo ex-prefeito de Sobral Cid Ferreira Gomes.

SAMU
DISQUE 192

Semana da Mulher
Bastante participativo os eventos que a Prefeitura está realizando por conta da

Semana da Mulher. Mas acho que o evento deveria contemplar, com mais força, as mulheres que moram nos bairros e distritos de Sobral.

Maria Ione
Sinhá Sabóia


Edição e Redação: Ricardo Martins
Reportagem e Redação: Jander Nogueira

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães
WebDesign:Fábio do Nascimento


Palácio de Ciências e Línguas entrega certificado a novos concludentes

Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras
No próximo dia 10 de março, o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras fará a entrega dos certificados de conclusão dos Cursos de Língua Inglesa e Língua Espanhola a 45 alunos inscritos. Enquanto instituição pública, o Palácio vem procurando desenvolver um trabalho voltado para o engrandecimento da
comunidade sobralense, firmando uma parceria indispensável das escolas públicas municipais no aprimoramento do processo ensino-aprendizagem de línguas, além de representar um valioso instrumento para o crescimento pessoal, cultural e profissional dos alunos das referidas escolas.
A coordenação do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras informa que, além dos alunos das escolas públicas, que são o alvo prioritário de atendimento, há também os contribuintes: estudantes universitários e demais membros da comunidade que procuram, através da aprendizagem de uma língua estrangeira, uma melhor capacitação para o mercado de trabalho e a possibilidade de inserção na vida acadêmica, ao tempo que participam da manutenção da escola.
Tendo como referencial o projeto pedagógico, estes novos 45 alunos concludentes do curso de línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol), encontram-se aptos a desenvolverem as quatro habilidades lingüísticas (ouvir, falar, ler e escrever) no nível intermediário em Inglês e no nível avançado em Espanhol.

I Seminário Sobralense de Saúde Mental
da Infância e Adolescência

Articular os diferentes atores da Rede de Saúde Mental do município para ações em conjunto. Este é um dos principais intuitos do I Seminário Sobralense de Saúde Mental da Infância e Adolescência, que será realizado nos dias 9 e 10 de março, na Escola de Formação em Saúde da Família, às 19h. O evento pretende apresentar alguns dos dispositivos existentes para a infância e adolescência de Sobral. Estima-se que, no país, uma em cada cinco crianças apresenta, a cada ano, problema significativo em saúde mental. Neste contexto, a Atenção Primária ocupa papel de destaque na identificação precoce de casos, orientação e intervenção. Na programação do I Seminário, a história da saúde mental da infância e adolescência, educação como estratégia de inclusão social, além de grupos de estudo, que tratarão dos temas: fortalecimento das Redes de Apoio Comunitárias e Familiares e articulação entre os diferentes setores públicos e não governamentais, que compõem a rede assistencial.

Espetáculo “As Criadas” estará em cartaz no teatro São João

SINE/IDT

Açougueiro (1 vaga)
Assistente de Vendas (2 vagas)
Auxiliar de Almoxarife (2 vagas)
Auxiliar de Contabilidade (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (29 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (20 vagas - Deficientes)
Baba (3 vagas)
Cabeleireiro (2 vagas)
Caixa de Loja (2 vagas)
Confeiteiro (1 vaga)
Costureiro de Roupas (1 vaga)
Cozinheiro em geral (1 vaga)
Eletricista   (1 vaga)
Eletricista de Ins. Industriais(1 vaga)
Empregada Doméstica (12 vagas)
Encarregado de Crédito e cobrança (2 vagas)
Encarregado de Hortifrutigranjeiros (1 vaga)
Engenheiro de Produção (2 vagas)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (2 vagas)
Impressor (serigrafia) (1 vaga)
Instrutor de Aprendizagem em Informática ( 2 vagas)
Manicure (13 vagas)
Operador de Empilhadeira (1 vaga)
Pizzaiolo (1 vaga)
Psicólogo Clinico (1 vaga)
Psicólogo do Trabalho (1 vaga)
Representante Comercial (1 vaga)
Supervisor Comercial (1 vaga)
Vendedor Ambulante (2 vagas)
Vendedor de Consórcio (2 vagas)
Vendedor Interno (1 vaga)
Vendedor Pracista (48 vagas)
Vidraceiro (1 vaga
Vigilante (2 vagas)

Fonte: SINE/IDT
Fone: 3677.4274


Apresentação de espetáculo no Teatro São João

O espetáculo “As Criadas”, da Cia. Teatral Atemporal 33, com direção de Toni Newman, que traz no elenco Luiz Renato e Elmo Ricardo, estará em cartaz, neste final de semana, no teatro São João neste final de semana. O texto, escrito por Jean Genet, é celebre na dramaturgia universal. A peça (de 1947, embora publicada em 1954), conta a história de Claire e Solange, duas criadas que vivem em uma casa cercada de luxo. Todos os dias as criadas tramam uma possibilidade de matar a Madame por conta da sociedade burguesa que ela representa. Claire e Solange não aceitam a idéia de viver na mansarda – o último andar de uma edificação, morada miserável destinada à criadagem. Elas repudiam a submissão social e abominam o fato de serem presenteadas com as sobras de luxo da Madame. Para agravar o ódio das criadas, Madame sempre toma de volta os presentes que ela dá às duas. A idéia do autor coaduna-se com a do encenador Toni Newman, onde o espetáculo é concebido para três atores, fazendo um contraponto à proposta literal, onde as personagens da trama são femininas, duas criadas e a Madame. Para a montagem sobralense foram cinco meses de pesquisa e ensaio.
Na pesquisa cênica, os atores e direção ensaiaram em um quarto da casa de um dos atores, pois entendiam que o espaço delimitado dava signos consoantes à atmosfera do espetáculo, uma vez que toda a cena acontece no quarto da Madame. A trama é composta por personagens fragilizadas: a Madame é amante do Doutor, por não está na posição de esposa fica na marginalidade social. Já as criadas, por outro lado, são marginalizadas pela condição social que se encontram, vivem dos restos da Madame e são amantes de um mesmo homem (o leiteiro). “As Criadas” estará em cartaz dias 10, 11 e 12 de março, sempre às 20h, com ingressos a R$3,00 e R$6,00.