Sobral, 27 de março de 2006 - Ano II - Nº 299

Secretaria da Educação lança programa Lendo e Escrevendo
Com uma intensa programação, marcada pelos Encontros de Formação dos Professores, realizados entre os dias 21 a 24 de março, no auditório da Prefeitura, a Secretaria da Educação lançou o Programa Lendo e Escrevendo, dirigido aos alunos da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental. O Programa, cujos eixos fundamentais são: leitura, escrita e expressão oral, é uma parceria firmada entre a
Prefeitura de Sobral e a Editora Alfa Educativa, de Belo Horizonte, com a supervisão do professor João Batista Araújo, autor do Programa. Com isso, cerca de 206 professores, diretores de escolas e coordenadores pedagógicos estiveram reunidos na última quarta-feira, dia 22, para discutir o programa e participar de um curso de capacitação.
Na avaliação da Secretaria da Educação, o programa dará subsídios aos professores para que eles possam melhorar o ensino dos alunos no que se refere aos itens ler e escrever. Com esse novo programa, a intenção é ampliar a qualidade do trabalho pedagógico que as escolas estão realizando nas séries iniciais. O programa Lendo e Escrevendo, que tem a concepção dos autores João Batista e Oliveira e Anna Cristina de Araújo Rodrigues, tem como objetivo capacitar os professores para trabalhar as competências e desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. O programa utiliza atividades que ajudam o aluno a aprender as competências que vão ajudá-lo a ler e escrever cada vez melhor e com maior autonomia. Durante a abertura do encontro, também foi feita a apresentação tanto do material quanto da estrutura do Programa.

Renato Aragão
Programação: 20 a 30/03/06

SALA 01
• Domínio – A Caçadora de Recompensa
CENSURA: 18 anos
HORARIOS: 16h, 18h30 e 21h

SALA 02
• PANTERA COR DE ROSA
CENSURA: Livre
HORARIOS: 17h, 19h e 21h

Praça em Aprazível

O Prefeito Leônidas Cristino, juntamente com o Secretário do Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Campelo Costa, inaugurou, no último sábado 25, a Praça Francisco Laércio de Aguiar, no distrito de Aprazível. A obra, uma solicitação dos moradores do distrito, pretende melhorar o aspecto urbano daquela localidade, além de disponibilizar um espaço de lazer para a comunidade.

Exposição
Território Livre

Continua aberta, na Casa da Cultura de Sobral, a Exposição “Território Livre”, dos artistas Anderson Morais e Wagner Morais. A Exposição é composta de trabalhos de pura experimentação em linguagem contemporânea de total liberdade. A Exposição estará na Casa da Cultura de segunda a sexta, até o dia 28 de março, nos horários de 8h às 12h e de 14h as 21h.

SAMU
DISQUE 192

Pista de Skate

Achei muito bacana a assinatura desta ordem de serviço de construção de mais uma pista de skate em Sobral. Aqui, no bairro Sinhá Sabóia, a nossa comunidade está muito feliz e os que praticam esse esporte, certamente, deverão ser beneficiados quando a obra estiver pronta.

Dênis Assis
Sinhá Sabóia


Edição e Redação: Ricardo Martins
Reportagem e Redação: Jander Nogueira

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães
WebDesign:Fábio do Nascimento


Tecelagem de Rafael Arruda sobe a passarela do Dragão Fashion


Elementos da tecelagem sobralense estarão no evento

O mundo da moda nunca esteve tão perto das artesãs do distrito Rafael Arruda. As tradicionais tecelagens produzidas pelo grupo Teares Mãe Natureza serão apresentadas na sétima edição do tradicional evento de moda Dragão Fashion, que acontecerá no dia 17 do próximo mês, no Centro de Convenções de Fortaleza. Confecções com elementos da tecelagem
sobralense subirão à passarela juntamente com outras peças produzidas em Carqueijo, distrito de Mucambo. O trabalho que é realizado em Rafael Arruda está em processo de revitalização por ser uma atividade tradicional, mas que encontra dificuldades no processo produtivo. Além da organização do grupo, os esforços estão voltados para a melhoria da produção, sem tirar o elemento característico que é a utilização de matéria-prima natural.
A coordenadora da STDE, Érika Frota se diz satisfeita com a evolução dos grupos de artesãos que estão sendo resgatados pelo Programa Trabalho Pleno. “O trabalho de fortalecimento do associativismo está mudando a história das nossas comunidades. Rafael Arruda e Aracatiaçu têm uma história, uma cultura, voltada para o artesanato que gera renda, mas que era muito frágil e desorganizado enquanto negócio. O grupo Teares Mãe Natureza está pleiteando junto à Prefeitura novas instalações onde funcionará a associação e a produção”, informa ela. As tecelagens de Rafael Arruda também foram as vedetes do Encontro Internacional de Negócios do Nordeste, realizado recentemente em Fortaleza, quando receberam pedidos de mais de 300 peças.


Artesanato de palha também com novos produtos

Já são feitos diversos tipos de cestos e bolsas, mas o grupo Palha Viva, de Aracatiaçu, também teve seus artesãos capacitados na produção de novos produtos. Os trabalhos de melhoria no processo (tecnologia) e criação de novos elementos foi facilitado pela design Armênia Rocha, em um curso de 40 horas/aula, acontecido entre os dias 13 e 17 deste mês, na própria casa da líder do grupo, Helena Duarte. Dezesseis artesãos já estão desenvolvendo novos produtos. “É importante pra nós esta evolução. Aracatiaçu tem os artistas, mas o direcionamento dos trabalhos é um crédito dos parceiros que nos ajudam”, dizia Clenilda, presidente da Associação Comunitária e eleita Mulher de Fibra 2005. O técnico Tomaz Machado, do escritório regional do Sebrae, explica que a instituição está direcionando seus trabalhos para uma nova forma de gestão dos projetos, o GEOR - Modelo de Gestão Estratégica Orientada para Resultados. Ele explica que a eficiência dos projetos são medidas pelo resultado final obtido.

Semana do Teatro São João comemora Dia Mundial do Teatro

SINE/IDT

Almoxarife (1 vaga)
Analista de Recursos Humanos (1 vaga)
Apontador de Produção (10 vagas)
Assistente Administrativo (1 vaga)
Atendente de Balcão (1 vaga)
Auxiliar de Enfermagem (3 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (20 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (20 vagas - Deficientes)
Auxiliar de Mecânico de Autos (2 vagas)
Auxiliar Mecânico de Refrigeração (1 vaga)
Baba ( 2 vagas)
Balconista de Peças de Auto (1 vaga)
Cabeleireiro (2 vagas)
Calceteiro (1 vaga)
Confeiteiro (1 vaga)
Consultor de Vendas (12 vagas)
Costureiro na Confecção em Série (2 vagas)
Cozinheiro do Serviço Doméstico (1 vaga)
Eletricista de Rede (6 vagas)
Empregada Doméstica ( 5 vagas)
Encarregado de Crédito e Cobrança (1 vaga)
Engenheiro de Produção (2 vagas)
Engenheiro Eletricista (1 vaga)
Impressor (serigrafia) (1 vaga)
Instrutor de Aprendizagem em Informática (1 vaga)
Instrutor de Cursos Livres (1 vaga)
Manicure (12 vagas)
Oficial de Serviços Gerais (1 vaga)
Pizzaiolo (l vaga)
Psicólogo do Trabalho (1 vaga)
Recepcionista Atendente (1 vaga)
Vendedor de Consórcio ( 8 vagas)
Vendedor Pracista (19 vagas)

FONTE: SINE/IDT
Fone: (88) 3677.4274

Espetáculos de Teatro, Dança, Música e Circo, Oficinas e Bate Papo. Projeto Palco Giratório e Iº Festival de Esquetes de Dança e Teatro de Sobral.
Confira abaixo a programação:

Programação:
27 de março
8h cotejo pelas ruas de Sobral
saindo do Mercado Central
18h Abertura da semana do teatro na
tenda SESC na margem esquerda com: apresentações de espetáculos diversos show musical, “Muçambê” William Rodrigues música eletrônica com DJ

28 de março
14h oficina de dança contemporrânea com Liduina Marques SESC Centro oficina de vocalização teatral com Carlos Jamacaru - Teatro São João

20h festival de esquetes de teatro,
Teatro São João

29 de março
09h bate-papo sobre esquetes teatrais apresentados – foyer do Teatro São João
14h oficina “homem de barros,
processo de ator” Palco Giratório-RJ- SESC Centro
20h festival de esquetes de dança
Teatro São João

30 de março
09h oficina “homem de barros,
processo de ator” Palco Giratório-RJ - SESC Centro
14h bate-papo sobre os esquetes
teatrais apresentados- foyer do
Teatro São João
17h encontro da “festa” federação
estadual do teatro amador foyer do
Teatro São João
20h palco giratório homem de barros-RJ - Teatro São João
21h premiação dos esquetes
Teatro São João

31 de março, 1 e 2 de abril
19h espetáculo contemporaneirismo Cia Palavrão – Teatro São João
20h espetáculo uns braços de Thyago Teixeira – Teatro São João