Sobral, 27 de abril de 2006 - Ano II - Nº 318

Campanha de Vacinação do Idoso deverá vacinar 13,7 mil pessoas em Sobral
Vacinação está disponível em 50 postos no município
Os Centros de Saúde da Família de Sobral começaram a vacinação da 8ª edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que vai de 24 de abril a 5 de maio. A meta é vacinar 13.702 pessoas com 60 anos ou mais, com o objetivo de protegê-los das complicações ocasionadas pela gripe.

O ponto alto da campanha será no dia 29 de abril, quando a Secretaria da Saúde e Ação Social estará mobilizando aproximadamente 500 pessoas, entre servidores e voluntários, em 50 postos de vacinação em todo o município.
No quesito divulgação, a campanha deste ano traz o slogan “Viva melhor. Vacine-se contra a gripe”, onde o município de Sobral produziu spot próprio para divulgação em rádios. A vacina leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. Paralelamente à vacinação, a Secretaria da Saúde e Ação Social promove a Semana Sobralense de Prevenção do Câncer Bucal.
Durante toda a semana, os idosos que se dirigirem às unidades de saúde para receber a vacina contra a gripe serão convidados pelos dentistas do PSF a se submeterem a um exame clínico visando a detecção precoce do Câncer Bucal. Na oportunidade serão repassadas instruções sobre o auto-exame da boca, além de outros conselhos a respeito dos fatores de risco relacionados a essa doença.

Renato Aragão
Programação: 21 a 27/04

SALA 01
CRASH - NO LIMITE

Censura: 14 anos
Horários: 16h; 18h30 e 21h

SALA 02
ANJOS DA NOITE - A EVOLUÇÃO

Censura: 16 anos
Horários: 16h; 18h30 e 21h

Campeonato
de Skate

A Prefeitura de Sobral realiza, hoje e amanhã (27 e 28 de abril) o Campeonato Norte-Nordeste de Skate, voltado para os praticantes iniciantes e amadores. Já nos dias 29 e 30 de abril, os sobralenses poderão assistir uma etapa do Campeonato Brasileiro Profissional de Skate, que reuni os melhores skatistas do Brasil e do mundo.

Ordem de Serviço

O Prefeito Leônidas Cristino assina hoje, dia 27 de abril, às 8h, ordem de serviço da drenagem das águas pluviais da Bacia C. A obra compreende a drenagem desde o perímetro da estação ferroviária, fábrica de tecidos, CEM e Praça João Pessoa. Com uma extensão de mais de 470 metros, a drenagem vai minimizar os transtornos causados pelos alagamentos e reduzir os focos de mosquitos. A obra será executada através de convênio entre a Prefeitura de Sobral e o Ministério das Cidades.

Skate

“Os jovens que praticam skate em Sobral estão vibrando com a realização do Campeonato Norte-Nordeste de Skate. Vejo que o apoio da Prefeitura está impulsionando esta modalidade esportiva que está empolgando a nossa juventude.”

Paulo César
Sinhá Sabóia


Edição e Redação: Ricardo Martins
WebDesign:Laura Farias

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães


Prefeitura Municipal de Sobral / Secretaria da Saúde e Ação Social
N O T A D E E S C L A R E C I M E N T O
Tendo em vista os dois últimos casos de meningite ocorridos em Sobral e que, infelizmente, evoluíram para óbito, a Secretaria da Saúde e Ação Social vem prestar esclarecimentos sobre esta doença e sua situação epidemiológica em nosso município. A meningite é uma inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central – as meninges. A meningite infecciosa pode ser de origem viral, bacteriana ou fúngica. A meningite bacteriana, por sua vez, pode ser mais frequentemente causada pelas bactérias: hemófilo, meningococo e pneumococo.
Os sinais e sintomas mais comuns das meningites infecciosas são: febre persistente, dor de cabeça intensa e progressiva, vômitos em jato e nuca rígida. A evolução da doença pode ser rápida, podendo conduzir o paciente ao óbito. A Meningite Meningocócica é a de maior interesse em saúde pública, por ser a forma mais contagiosa e de evolução mais rápida, podendo aparecer manchas vermelhas (petéquias) ou escuras (púrpura) na pele. Na Meningite Meningocócica a transmissão se dá de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias superiores (gotículas de saliva). Uma vez identificado que o agente causador é o meningococo, as autoridades de saúde realizam o bloqueio dos comunicantes, que consiste em identificar todas as pessoas que mantiveram contato direto e duradouro com o paciente desde o início dos sintomas e prescrever para elas o antibiótico adequado, além de procurar identificar a origem do foco. As vacinas contra meningite meningocócica disponíveis comercialmente são dos soro-grupos A, B, C, W e Y. A proteção conferida por estas vacinas não é absoluta e é relativamente curta, durando de 12 a 24 meses. A vacinação contra meningite meningocócica só é utilizada mediante epidemia de doença meningocócica instalada e a partir de uma decisão conjunta das três esferas de gestão: Município, Estado e União. Em Sobral, no ano de 2005, ocorreram 02 casos de meningite meningocócica, com 01 óbito. Em 2006, de janeiro a abril, ocorreram 03 casos, sendo 01 no bairro Sinhá Sabóia, 01 no bairro Alto do Cristo e 01 no distrito de Caioca, tendo um deles evoluído para óbito. Nota-se que esses três casos de meningite meningogócica ocorridos em Sobral no primeiro trimestre de 2006 foram isolados (em locais diferentes e distantes) e o bloqueio de comunicantes foi realizado em tempo hábil pelas autoridades sanitárias de Sobral. Estes números de meningite meningocócica correspondem à média histórica de casos registrados em Sobral (ver Tabela).
Número de casos de meningites registrados em Sobral, segundo a classificação etiológica. - De 2003 a 2006

Os dois últimos casos de meningite seguidos de óbito, ocorridos em Sobral em 21 e 23 de abril de 2006, não foram diagnosticados como sendo meningite meningocócica. O caso ocorrido no dia 21/04/06 correspondeu a meningite pneumocócica e o caso ocorrido no dia 23/04/06 apresentou resultado negativo para bactérias. Diante desses dados registrados em Sobral até abril de 2006, conclui-se que:
1. Esses dois últimos casos de meningite não corresponderam a meningite meningocócica, portanto, não necessitando de realização de bloqueio de comunicantes com profilaxia antibiótica;
2. Não se trata também de uma epidemia, pois os registros apontam um número de casos inferior ao da média histórica, já que 90% dos casos ocorrem no período de janeiro a junho (período das chuvas);
3. Não se tratando de uma epidemia, não há, portanto, indicação de vacinação coletiva.
A Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral disponibiliza a toda a população sobralense 48 Equipes de Saúde da Família, distribuídas em 27 Centros de Saúde da Família - 14 na sede e 13 nos distritos - além de uma Coordenação de Vigilância Epidemiológica com sede no Centro de Zoonoses de Sobral, que contam com pessoal preparado para dar todo esclarecimento e assistência aos usuários do Sistema de Saúde de Sobral. A Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral enfatiza que não há epidemia de meningite meningocócica no Município de Sobral.
Sobral, 26 de abril de 2006

Prefeitura Municipal de Sobral - Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral
Coordenação de Vigilância Epidemiológica: 3614.5356 / 3614.9093 / 3611.2219.

SINE/IDT

Auxiliar de Enfermagem (3 vagas Portador de Deficiência)
Auxiliar de Linha de Produção (33 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (10 vagas - Portador de Deficientes)
Auxiliar de Recepção (3 vagas Portador de Deficiência)
Baba (2 vagas)
Bordador a máquina (1 vaga)
Caixa de Bar (1 vaga)
Cobrador Externo (1 vaga)
Consultor de Vendas (08 vagas)
Costureira em Geral (2 vagas)
Costureiro de Roupas (1 vaga)
Cozinheiro do Serviço doméstico (1 vaga)
Empregada Doméstica (5 vagas)
Enfermeiro (2 vagas Portador de Deficiência)
Impressor (serigrafia) (1 vaga)
Gerente Comercial (1 vaga)
Manicure (4 vagas)
Médico Alergista (2 vagas Deficiência)
Médico Anatomopatologista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Anestesista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Angioradioligista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço (1 vaga Deficiência)
Médico Clínico (1 vaga Portador de Deficiência)
Médico Dermatologista (1 vaga Portador de Deficiência)
Médico Neurocirurgião Pediátrico
(2 vagas Portador de Deficiência)
Oficial de Serviços Gerais (4 vagas Portador de Deficiência)
Oficial de Serviços Gerais (1 vaga)
Operador de Computador (1 vaga)
Porteiro (2 vagas Portador de Deficiência)
Promotor de Vendas (2 vagas)
Psicólogo Clínico (1 vaga)
Recepcionista Atendente (2 vagas)
Representante Comercial Autônomo (1 vaga)
Vendedor de Consorcio (2 vagas)
Vendedor Interno (3 vagas)
Vendedor Pracista (23 vagas)
Vidraceiro (1 vaga)
Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274