Sobral, 24 de agosto de 2006 - Ano II - Nº 400


Semana “Sobral é a Maior Limpeza” visa sensibilizar a comunidade sobre o meio-ambiente
Zé Limpim e Lixonildo animaram os
participantes do evento
Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Habitação e Saneamento Ambiental-SEHABS, em parceria com a Secretaria do Esporte e Juventude, o Banco de Mudas da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e Agenda 21, lançou a Semana “Sobral é a

Maior Limpeza”, para comemorar o Dia da Limpeza Urbana - 27 de agosto - parte integrante do calendário ecológico nacional. Com a participação de Escolas localizadas no Centro de Sobral, a extensa programação teve início na manhã do dia 22/08, na Praça São João. Foram realizadas atividades de educação sanitária ambiental, com a participação especial dos personagens Zé Limpim e Lixonildo; blitz para distribuição de sacolas ecológicas, do calendário da coleta sistemática e panfletos sobre cuidados que se deve ter com a limpeza. Houve recreação para as crianças com atividades educativas e contação de histórias.
O evento prosseguiu no dia 23/08 na Praça do Bairro Sumaré e no dia 24/08 na Praça do Bairro Vila União, com a participação de alunos de escolas dos bairros e sempre no horário de 8h30m as 11h.
Esta é mais uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Sobral, através da SEHABS, em parceria com a SPLAM, Secretaria do Esporte e Juventude e Agenda 21, para sensibilizar e mobilizar a comunidade a respeitar o ambiente em que vive, levando a educação sanitária ambiental às escolas, residências, fábricas, comércios, enfim, a todos os segmentos de nosso município.

Renato Aragão
Programação: 20 a 26/08/06

SALA 01
•OS SEM FLORESTA

Censura: Livre - Horários: 15h e 17h

•PREMONIÇÃO 3
Censura: 14 Anos - Horários: 19 e 21h

SALA 02
•PIRATAS DO CARIBE 2

Censura: 12 Anos - Horários: 15h e 18h

Projeto Ei!

A Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico está recebendo inscrições para mais uma etapa de capacitações do projeto Ei! O treinamento é composto dos módulos “boas práticas na manipulação de alimentos”, “higienização e conservação de alimentos”. As aulas terão início na segunda-feira, 28. Interessados: procurar a coordenação do projeto, no Centro de Convenções ou pelos telefones 3611-4421/ 3611 4165.

Exposição
Vestígios

Acontece, de 18 de agosto a 06 de setembro, na Casa da Cultura de Sobral, a Exposição Vestígios, de Patrícia Costa – um acervo com mais de quarenta quadros, todos com técnicas mistas e inspirados em antigas civilizações. Obras exclusivas com materiais diferenciados como ceras e pigmentos naturais, sisal, palha da costa, cristais, madeira, bambu, enfim uma diversidade de materiais rústicos.

Trânsito

“Estou gostando de ver o trabalho que a Prefeitura está fazendo na questão do trânsito. Hoje, as nossas ruas estão mais sinalizadas e há um bom número de guardas nas ruas. Só está faltando mesmo uma maior educação da população, principalmente no respeito ao pedestre.”

Mauricio Sousa
Coelce


Edição e Redação: Ricardo Martins
WebDesign:Laura Farias

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães


Prefeitura promove segundo curso de Poda Urbana para formação de podadores
Poda de árvores é atribuição exclusiva da Prefeitura
Com o intuito de garantir que profissionais sejam capacitados e conheçam as normas adequadas de poda, a Prefeitura de Sobral, em conjunto com a AMMA, promove, semestralmente, um curso de poda para esse público. O Curso de Poda Urbana se destina a atender profissionais que já trabalham na área, incluindo os
servidores municipais. O treinamento está dividido em aulas teórica e prática, onde todos participam ativamente e são avaliados pelo engenheiro agrônomo Ricardo Barros, que ministra os cursos. A primeira turma a participar do curso, que foi realizado nos dias 17 e 18 de maio, já recebeu seus certificados e crachás com identificação de podador qualificado. E no dia 22 de agosto de 2006, de acordo com a programação, a AMMA e SPLAM promoveram um segundo curso, no Centro de Convenções, para qualificar mais profissionais que também receberão seus crachás de identificação e certificados.
De acordo com a Lei Complementar Municipal 007 de 1º de fevereiro de 2000 no Art. 238 que diz que “Constitui atribuição exclusiva da Prefeitura podar, cortar, derrubar ou sacrificar as árvores, atendidos os critérios técnicos definidos por lei” a Prefeitura Municipal de Sobral detém o controle de todas as atividades relacionadas aos aspectos paisagísticos arbóreos da cidade, no entanto visando a geração de empregos e, em conseqüência, a melhoria da qualidade de vida da população elabora o Código Ambiental do Município de Sobral (que está em fase de conclusão) que permite que trabalhadores autônomos, mediante treinamento, permissão especial e fiscalização possam realizar poda no município de Sobral, desde que cumpram as normas vigentes em Lei.

Desfile de 07 de Setembro
A Coordenação de desfile do dia 07 de setembro convida as instituições interessadas em participar deste importante evento cívico a realizarem suas inscrições, informando o efetivo e as viaturas que usarão, até o dia 25 de agosto de 2006, na sede da Guarda Civil Municipal, com o Sub-Inspetor Sávio, e também para uma reunião a realizar-se no dia 29 de agosto de 2006, às 16h, na Sede da Guarda Civil Municipal, para discussão final e divulgação da composição dos destacamentos do desfile, roteiro do evento com respectivos horários e apoio administrativo. Informações pelo tel: 3611-5283.
Circuito SESC Sonora Brasil traz espetáculo sobre origens da música brasileira
Grupo Banza se apresenta nesta quinta-feira, dia 24, no TSJ
O público sobralense terá oportunidade de assistir à programação do Circuito SESC Sonora Brasil, que traz esse ano o espetáculo com o Grupo Banza, interpretação da música antiga brasileira em instrumentos históricos e tradicionais da Europa, África Ocidental e Brasil. O espetáculo, que traz o tema “Crioulo”, acontece nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, às 19h30min, no Teatro São João, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral. A entrada é franca. O grupo, que adota o nome de um antigo instrumento musical africano, o banza, foi escolhido para o Sonora Brasil, um projeto que desde 1998 leva anualmente a música escrita e de tradição oral de diversos estados a diferentes partes do País, divulgando a produção musical brasileira que não é encontrada no mercado usual. O espetáculo desta quinta-feira revela um resgate inédito da memória musical brasileira. O Grupo Banza, formado em 2003 e tendo sua base em Curitiba, explora as conexões entre a música do período colonial e as tradições folclóricas tanto do Brasil como da península ibérica e América Latina. O resultado é uma música popular brasileira surgida em fins do século XVIII. No repertório há fontes musicais como: a música portuguesa em viola (guitarra barroca) do início do século XVIII, e o códice para saltério de Paranaguá, do início do século XIX.

SINE/IDT

Assistente Social (2 vagas) - 01 vaga para Deficiente
Atendente de Balcão (2 vaga)
Auxiliar de Contabilidade (1 vaga)
Auxiliar de Escritório, em Geral (2 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (20 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (09 vagas) - Portador de Deficientes
Auxiliar Técnico Mecânica de Máquinas (1 vaga)
Baba (1 vaga)
Balanceador (1 vaga)
Cabeleireiro Escovista (1 vaga)
Cobrador Externo (2 vagas)
Consultor de Vendas (7 vagas)
Cortador de Roupas (1 vaga)
Costureiro na Confecção (4 vagas)
Digitador (1 vaga)
Eletricista de Instalações (1 vaga)
Empregado Doméstico (7 vagas)
Gerente de Recursos Humanos (1 vaga)
Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial (1 vaga)
Instrutor de Aprendizagem em Informática (1 vaga)
Manicure ( 5 vagas)
Operador de Computador (1 vaga)
Operador de Serigrafia (14 vagas)
Pedreiro (2 vagas)
Promotor de Vendas (2 vagas)
Psicólogo Social (1 vaga)
Recepcionista Atendente (2 vagas)
Supervisor de Vendas Comercial (1 vaga)
Vendedor de Plano de Saúde (2 vagas)
Vendedor Pracista (47 vagas)

Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274