Sobral, 28 de agosto de 2006 - Ano II - Nº 402


Técnicos da Prefeitura são capacitados para elaboração do Orçamento de 2007
45 servidores participaram da capacitação
A Secretaria da Gestão da Prefeitura de Sobral realizou, nos dias 24 e 25 de agosto, no Centro de Convenções, uma capacitação em planejamento orçamentário, onde estão participando técnicos de todas as Unidades Orçamentárias da Prefeitura Municipal. Esses técnicos irão trabalhar na elaboração do Orçamento de 2007 da Prefeitura de Sobral.

Em média, 45 servidores participaram da capacitação, que foi ministrata pelos técnicos da Secretaria de Planejamento do Estado do Ceará: Carlos Eduardo Sobreira e Ricardo Santos Teixeira.
É importante ressaltar que a referida capacitação está sendo custeada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros - PNAFM. O Planejamento Orçamentário visa proporcionar uma orientação atual sobre as receitas e despesas públicas, fontes de recursos, obrigações e controle interno municipal.
Na área de Gestão, a Prefeitura de Sobral está com as contas públicas equilibradas e em dia com todos os compromissos. Isso é possível porque a gestão pública municipal vem sendo realizada com uma visão moderna de economia com estabilidade. Os conceitos de austeridade fiscal e rigor orçamentário são requisitos determinantes e são considerados durante todo o processo de análise de programas e projetos. É assim que a gestão Leônidas pretende avançar, gastando com responsabilidade e procurando aumentar a sua capacidade de investir e de atrair novos parceiros investidores. O compromisso e o modelo de gestão pública implantados no município são referências para todo o país e vêm possibilitando a construção de parcerias estrategicamente importantes para Sobral.

Renato Aragão
Programação: 25 a 01/09/06

SALA 01
•ASSOBRAÇÃO
Censura: 12 Anos - Horários: 15h; 19h20 e 21h30

SALA 02
•PIRATAS DO CARIBE 2

Censura: 12 Anos - Horários: 15h; 18h e 21h

Projeto Amor à Vida

O objetivo é formar grupos de jovens e lideranças juvenis para serem multiplicadores dos eixos temáticos do projeto como prevenção ao uso de drogas e DST-AIDS, gravidez na adolescência e sexualidade. No mês de agosto acontecerão oficinas. Ao final de cada oficina, são distribuídas as agendas do adolescente, produzidas pelo Núcleo do Projeto Amor à Vida A agenda contém informações sobre sexualidade, drogas, DST-Aids, gravidez na adolescência, família e gênero.

Teatro São João

O projeto “Dramaturgia - Leituras em Cena” abre sua primeira etapa de 2006, trazendo ao palco do São João textos de Plínio Marcos. A oficina “Análise de Textos Dramáticos e Técnicas de Leitura Encenada”, ministrada por José Maria, diretor de teatro no Rio de Janeiro, reuniu diretores e atores para dar início à nova etapa do projeto. Dia: 28/08 - ”Dois Perdidos Numa Noite Suja”; Dia: 29/08 - “Abajur Lilás”; Dia 30/08 - “Quando as Máquinas Param”; Dia 31/08 - “Navalha na Carne”. Entrada gratuita, sempre às 20h.

Largo de
São Francisco

“Achei um ato muito digno por parte do Prefeito Leônidas em construir o Largo de São Francisco e Santa Clara. Não tenho dúvidas que, com essa obra, aumentará muito o número de fiéis que visitam o santuário de São Francisco.”

Maria Donato
Centro


Edição e Redação: Ricardo Martins
WebDesign:Laura Farias

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães

 
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU de Sobral Completa um ano
SAMU realizou mais de 10 mil atendimentos
O SAMU de Sobral completou, no último dia 4 de agosto, 1 ano de funcionamento. Inaugurado pelo Prefeito Leônidas Cristino, com a presença de representante do Ministério da Saúde e de autoridades municipais, a unidade realizou,
nos últimos 12 meses, mais de 10 mil atendimentos no município. Na ocasião da inauguração, o Prefeito destacou a importância da instalação de um serviço de urgência para atender as vítimas de situações de urgência e emergência, bem como a garantia do transporte adequado e assistido, com acesso rápido até uma emergência hospitalar.
O SAMU tem, como principais objetivos, promover atendimento pré-hospitalar rápido e de qualidade, reduzindo assim a morbidade, a mortalidade, o tempo de internação, os óbitos e as seqüelas, além de organizar o setor de emergência distribuindo os casos de acordo com a gravidade e a vocação de cada estabelecimento de saúde. Através da Central de Regulação Médica de Urgência e Emergência, o serviço vem servindo como um importante observatório em saúde, identificando situações e problemas para municiar a administração municipal na tomada de decisões sobre onde intervir. A equipe do SAMU de Sobral é composta por 14 médicos, 7 enfermeiros, 15 técnicos de enfermagem, 15 motoristas / socorristas, 10 técnicos auxiliares de regulação médica, uma secretária, 2 zeladores do patrimônio e uma auxiliar de serviços gerais. Conta com duas ambulâncias de suporte básico de vida, uma ambulância de suporte avançado de vida e uma UTI móvel, para transferências de pacientes graves à Fortaleza. O serviço funciona 24 horas e pode ser acionado por qualquer pessoa através de telefone fixo ou celular e a ligação telefônica é gratuita.

Escola Jacira Mendes no combate a
infreqüência escolar

A Escola Jacira Mendes, através de seus dirigentes: diretor, coordenador, professores e toda comunidade escolar está intensificando as ações para combater a infreqüência dos alunos. A escola realizou no início do mês corrente uma grande gincana com o intuito de valorizar os estudantes, resgatando a auto-estima dos mesmos, com entrega de medalhas aqueles que atingiram 100% de freqüência no primeiro semestre, competições, dinâmicas, concurso de produção de textos, poesias, paródias, desfiles, dentre outras. “Estamos sempre buscando o melhor para as crianças desta comunidade. É esse o nosso objetivo. Mas para que isso ocorra é necessária a presença dessas crianças na escola”, afirma os membros do núcleo gestor.
Rede de Saúde Mental de Sobral Concorre a Prêmio da Editora Abril
A cidade de Sobral se destaca no cenário nacional pela implantação de uma Política de saúde mental fundamentada nos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS e no Movimento de Reforma Psiquiátrica. Dessa forma, a Rede de Saúde Mental vem conquistando nos últimos anos o reconhecimento de seu trabalho, sendo contemplada com prêmios nacionais de grande relevância para o nosso município. No ano de 2001 a Rede recebeu o Prêmio David Capistrano da Costa Filho. Em 2003 foi homenageada pelo Governo Federal por oferecer um excelente Modelo de Organização da Atenção em Saúde Mental e em 2005 venceu o Prêmio de Inclusão Social, na Categoria Clínica, promovido pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Atualmente a Rede de Saúde Mental concorre a mais uma premiação nacional: trata-se do “Prêmio Saúde É Vital”, promovido pela Editora Abril. Após uma seleção de 371 experiências inscritas, o trabalho intitulado “Saúde Mental em Sobral – CE: Atenção com Humanização e Inclusão Social” inscrito pelas profissionais do CAPS Maria Suely Alves Costa - psicóloga e Márcia Mont´Alverne – Terapeuta Ocupacional foi selecionado e está entre os 03 finalistas. Quatro critérios foram considerados para a escolha dos finalistas: impacto, educação para a saúde, originalidade e uso da tecnologia. A escolha do trabalho vencedor se dará também mediante a votação dos internautas no site da editora Abril (www.premiosaude.com.br). Portanto, é importante que os sobralenses e cearenses com acesso a internet votem na experiência de Sobral, única representante do Ceará. O resultado do concurso será divulgado no dia 24 de outubro de 2006, em São Paulo/SP.

SINE/IDT

Assistente Social (1 vagas) - vaga para Deficiente
Atendente de Balcão (1 vaga)
Auxiliar de Contabilidade (1 vaga)
Auxiliar de Escritório, em Geral (2 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (29 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (10 vagas) - Portador de Deficientes
Auxiliar de Pessoal (1 vaga)
Auxiliar Técnico Mecânica de Máquinas (1 vaga)
Baba (2 vaga)
Balanceador (1 vaga)
Cabeleireiro Escovista (1 vaga)
Cobrador Externo (1 vagas)
Consultor de Vendas (6 vagas)
Cortador de Roupas (1 vaga)
Costureiro na Confecção (4 vagas)
Cozinheiro Geral (1 vaga)
Despachante de Embarque (1 vaga)
Eletricista de Instalações (1 vaga)
Empregado Doméstico (3 vagas)
Gerente de Recursos Humanos (1 vaga)
Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial (1 vaga)
Instrutor de Aprendizagem em Informática (1 vaga)
Manicure ( 5 vagas)
Operador de Serigrafia (14 vagas)
Pedreiro (2 vagas)
Promotor de Vendas (2 vagas)
Psicólogo Social (1 vaga)
Recepcionista Atendente (2 vagas)
Supervisor de Vendas Comercial (1 vaga)
Vendedor de Consórcio (2 vagas)
Vendedor de Plano de Saúde (2 vagas)
Vendedor Pracista (41 vagas)
Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274