Sobral, 30 de agosto de 2006 - Ano II - Nº 404


70 alunos que passaram no concurso da Guardas Municipais estão em fase de formação
70 alunos estão em fase de formação
Os 70 alunos que passaram na terceira fase do concurso para Guarda Municipal e Agentes de Trânsito, promovido pela Prefeitura de Sobral, já estão em fase formação. O curso, que terá duração de três meses, incluirá aulas de instrução geral, segurança orgânica, direitos humanos e cidadania, código de postura do

município, trânsito, defesa civil, combate a incêndios, relações humanas, noções de direito e órgãos de segurança pública, educação física, defesa pessoal, estatuo da criança e do adolescente, introdução à informática, combate a drogas, normas gerais de atuação da guarda e salvamento. Durante o período do curso os alunos receberão uma bolsa-auxílio, no valor de um salário mínimo. Ao final do curso, que ocorrerá no mês de outubro, serão selecionados 20 alunos para compor o quadro de Agentes de Trânsito e 32 para a Guarda Municipal. Os que passarem no treinamento irão se integrar aos 150 Guardas e Agentes de Trânsito existentes no município.
Entre outras funções, a Guarda Municipal faz o trabalho de patrulhamento nas ruas de Sobral, preservação do patrimônio público em praças e avenidas, ronda escolar e trânsito.
Além do vídeo monitoramento, a Guarda possui um moderno centro de operações e comunicações de longa distância. A central da Guarda Civil Municipal Sobral exerce inúmeras tarefas de cunho social, além de seu papel principal que é prover uma comunicação rápida entre todo o corpo da GCMS. Dentre as tarefas, destacam-se a localização e envio de ambulâncias; doação de urnas funerárias; deslocamento de viaturas e motociclistas em ocorrências e acidentes de trânsito; registro de ocorrências e serviço de atendimento ao cidadão através do número 156.

Renato Aragão
Programação: 25 a 01/09/06

SALA 01
•ASSOBRAÇÃO
Censura: 12 Anos - Horários: 15h; 19h20 e 21h30

SALA 02
•PIRATAS DO CARIBE 2

Censura: 12 Anos - Horários: 15h; 18h e 21h

Direção Defensiva

Com o objetivo de melhorar o serviço oferecido pelos mais de 600 mototaxistas que atuam na cidade, a Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura de Sobral está ministrando o curso de Direção Defensiva para esses profissionais. O curso, que dura em média uma hora, está sendo realizado no auditório da Prefeitura às terça-feira, com turmas de 50 pessoas. Mais informações no telefone: 3614-8815.

Exposição
Vestígios

Acontece, de 18 de agosto a 06 de setembro, na Casa da Cultura de Sobral, a Exposição Vestígios, de Patrícia Costa – um acervo com mais de quarenta quadros, todos com técnicas mistas e inspirados em antigas civilizações. Obras exclusivas com materiais diferenciados como ceras e pigmentos naturais, sisal, palha da costa, cristais, madeira, bambu, enfim uma diversidade de materiais rústicos.

Trânsito

“Estou gostando de ver o trabalho que a Prefeitura está fazendo na questão do trânsito. Hoje, as nossas ruas estão mais sinalizadas e há um bom número de guardas nas ruas. Só está faltando mesmo uma maior educação da população, principalmente no respeito ao pedestre. “

Marcos Antônio
Centro



Edição e Redação: Ricardo Martins
WebDesign:Laura Farias

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães

 
Projeto Trevo de Quatro Folhas reduz taxa de mortalidade infantil no município
O Projeto Trevo de Quatro Folhas, criado pela Secretaria da Saúde e Ação Social e que faz parte da estratégia para a redução da morbimortalidade entre mães e crianças com até um ano de idade, há cinco anos vem conseguindo mudar em Sobral uma triste realidade existente no município: a morbimortalidade
materno-infantil. De acordo com a coordenação do Trevo, os resultados do Projeto podem ser vistos através da melhoria dos indicadores e pelo reconhecimento através de prêmios. O Trevo de Quatro Folhas ficou entre os vinte melhores projetos premiados pelo Programa Gestão Pública e Cidadania, recebeu o Prêmio ODM-Brasil e teve uma menção honrosa no Prêmio Bibi Vogel – município que incentiva o aleitamento materno.
Antes da implantação do Trevo, a mortalidade infantil era de 29 para cada mil nascidos vivos. Já em 2005, esse número caiu para 16 de cada mil nascidos vivos. Também foi melhorado o número de gestantes que fazem o pré-natal no primeiro trimestre da gravidez. A maioria das gestantes tem mais de sete consultas no pré-natal (dentro dos padrões recomendados pelo Ministério da Saúde). m 2005, o Trevo de Quatro Folhas ficou entre os vinte melhores projetos premiados pelo Programa Gestão Pública e Cidadania, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, Fundação Ford e BNDES.
O Trevo foi criado em dezembro de 2001 pela Secretaria da Saúde e Ação Social. Ele faz parte da estratégia para a redução da morbimortalidade entre mães e crianças com até um ano de idade. Sua missão é atuar na melhoria da atenção materno-infantil e reduzir o número de óbitos evitáveis.

SERVIÇO MILITAR
Ocorrerá, no período de 11 a 19 de setembro, a Seleção para a prestação do Serviço Militar no ano de 2007, para os jovens alistados no período de 02 de maio de 2005 a 28 de abril de 2006, e também os alistados em anos anteriores que estejam ainda em débito com o Serviço Militar.
Para isso, o alistado deverá observar a data constante no carimbo no verso do seu Certificado de Alistamento Militar (CAM) e comparecer no Tiro de Guerra de Sobral na data marcada, portando o Certificado de Alistamento, documento de identidade e comprovante de endereço com CEP da rua. O atendimento começará a partir das 06h e será por ordem de chegada.
Sobral participa do projeto
“Dramaturgia – Leituras em Cena”
O projeto “Dramaturgia - Leituras em Cena”, uma realização do Serviço Social do Comércio (Sesc), abre sua primeira etapa de 2006, trazendo ao palco do teatro São João, em Sobral, textos de Plínio Marcos. As leituras, que têm apoio da Secretaria da Cultura e do Turismo da Prefeitura de Sobral, acontecem de 28 a 31 de agosto, sempre às 20h, com entrada franca e debates. São abordados os seguintes textos dramatúrgicos: “Dois Perdidos Numa Noite Suja”, direção de Emanoel Rocha; “Abajur Lilás”, direção de Thyago Teixeira; “Quando as Máquinas Param”, direção de Siomar Ziegler; e “Navalha na Carne”, direção de Toni Newman. A oficina “Análise de Textos Dramáticos e Técnicas de Leitura Encenada”, ministrada por José Maria, diretor de teatro no Rio de Janeiro, reuniu diretores e atores para dar início a este trabalho.
O objetivo do projeto é estimular a prática da leitura de textos teatrais, nacionais e estrangeiros, incentivar a leitura em voz alta, apoiar a pesquisa dramatúrgica, provocar a reflexão e o debate sobre a importância e o papel da dramaturgia no teatro contemporâneo, além de propiciar o intercâmbio entre artistas do teatro, pesquisadores, formadores de opinião e público interessado. Plínio Marcos foi um dos primeiros a retratar a vida dos submundos de São Paulo. Foi dramaturgo, ator, jornalista, tarólogo, camelô de seus próprios livros, técnico da extinta TV Tupi, jogador de futebol e palhaço. Integrou o elenco de companhias amadoras de teatro. Depois, transferiu-se para São Paulo, no início da década de 60, onde participou da criação do Centro Popular de Cultura da UNE.

SINE/IDT

Assistente de Vendas (1 vaga)
Assistente Social (1 vagas) - vaga para Deficiente
Atendente de Telemarketing (1 vaga)
Auxiliar de Contabilidade (1 vaga)
Auxiliar de Escritório, em geral (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (29 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (10 vagas) - Portador de Deficiência
Auxiliar de Pessoal (1 vaga)
Baba (2 vaga)
Balanceador (1 vaga)
Barman (1 vaga)
Cabeleireiro Escovista (1 vaga)
Camareira de Hotel (1 vaga)
Carpinteiro (3 vagas)
Consultor de Vendas (6 vagas)
Cortador de Roupas (1 vaga)
Costureiro na Confecção (3 vagas)
Cozinheiro Geral (2 vagas)
Degustador de Bebidas (1 vaga)
Empregado Doméstico (2 vagas)
Ferreiro (3 vagas)
Garçom (3 vagas)
Gerente de Recursos Humanos (1 vaga)
Instrutor de Aprendizagem
e Treinamento Industrial (1 vaga)
Instrutor de Aprendizagem em Informática (1 vaga)
Instrutor de Cursos Livres (5 vagas)
Manicure ( 5 vagas)
Operador de Pá Mecânica (1 vaga)
Operador de Serigrafia (14 vagas)
Porteiro (2 vagas) - Portador de Deficiência
Promotor de Vendas (1 vaga)
Psicólogo Social (1 vaga)
Recepcionista Atendente (1 vagas)
Supervisor de Vendas Comercial (1 vaga)
Técnino em Secretariado (1 vaga)
Vendedor Ambulante (1 vaga)
Vendedor de Consórcio (2 vagas)
Vendedor Pracista (28 vagas)
Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274