Drenagem

Sobral, 03 de fevereiro de 2006 - Ano II - Nº 267


Sobral sediou I Seminário Regional de Juventude
Cerca de 150 jovens participaram do evento no Centro de Convenções
Com a presença de aproximadamente 150 jovens de vários municípios da região norte e de entidades ligadas ao movimento de juventude, Sobral realizou o I Seminário Regional de Juventude, cujo tema foi PNJ (Plano Nacional da Juventude). Criado a partir da Frente Parlamentar da Juventude e aprovado
pelo Projeto de Lei nº. 4.530/04, o projeto busca responsabilizar o Estado na efetivação de políticas públicas juvenis integrais e universais, que garantam os direitos dos jovens e os incorporem ao desenvolvimento sócio-cultural. Uma das buscas maiores é o fomento ao protagonismo juvenil e, mais do que nunca, o respeito ao ponto de vista peculiar da juventude. Num clima de intenso debate os jovens discutiram várias temáticas acerca da realidade da juventude: educação, cultura, saúde, esporte e lazer, meio ambiente, trabalho e renda e movimentos sociais. Outro momento do seminário foi a escolha de um representante da região norte para participar do Seminário Nacional de Juventude, que ocorrerá em Brasília no dia 31 de março.
O jovem sobralense Karlos Patrick de Paula irá compor a delegação de 13 jovens do Ceará e terá a incumbência de apresentar o relatório elaborado no Seminário e representar a juventude da região norte do Ceará. A comissão de organização do evento foi formada por um grupo de jovens estudantes universitários e secundaristas e contou com a colaboração e apoio da Prefeitura Municipal de Sobral através da Secretária do Esporte e Juventude (SEJ) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Renato Aragão
Programação: 27/01 a 03/02/06

SALA 01
- XUXINHA E GUTO CONTRA OS MONSTROS DO ESPAÇO

Censura: Livre
Horários: 15h; 16h45; 18h30 e 20h20


SALA 02
- DOZE É DEMAIS-2

Censura: Livre
Horários: 15h; 17h; 19h e 21h

Unidade de
Beneficiamento
de Pescado

O Prefeito Leônidas Cristino visitou, no dia de ontem, as obras de reforma da Unidade de Beneficiamento de Pescado do Jaibaras. A Unidade terá a capacidade de produzir 1 tonelada de filé/dia e contará com uma fábrica de gelo, câmara de estocagem, túnel de congelamento.

Núcleo de Recreação

A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria do Esporte e Juventude, convida a todos para participar, hoje, dia 03, da inauguração do Núcleo de Recreação e Lazer, no ginásio Poliesportivo. O evento, que terá início às 15h30min, contará com apresentação de capoeira, Bumba-meu-boi mirim, teatro de bonecos, além de jogos de futebol e vôlei. O Núcleo contará com uma grande variedade de jogos, entre xadrez e dama, que estarão disponíveis para toda a comunidade.

“Quero parabenizar a Prefeitura pela disposição de fazer estas obras de drenagem na cidade.

Com a proximidade do inverno, a drenagem vai resolver o problema de muita gente que, a cada ano, sofria com os transtornos dos alagamentos.”
Fabiana Araújo
Centro


Edição e Redação: Ricardo Martins
Reportagem e Redação: Jander Nogueira

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães
WebDesign:Laura Farias


Saúde: Coordenação de Vigilância do Sistema realiza oficina

SAMU é responsável pelo atendimento pré-hospitalar
A Coordenação de Controle e Avaliação da Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral realizou, no último dia 26, a sua Oficina de Planejamento. A Oficina teve por objetivo elaborar os planos de trabalho de regulação, controle,
avaliação e auditoria para os próximos três anos. Participaram do evento enfermeiras e médicos auditores, o coordenador do SAMU, Ítalo Wagner, além de funcionários e assessores técnicos.
Com o apoio da Escola de Saúde da Família, que colaborou no processo de planejamento, a Oficina foi iniciada com a construção da missão que cabia ao Controle e Avaliação. As estratégias, ações e planos de trabalho que deverão ser implementados pela equipe, como a demanda do Plano Municipal de Saúde, também foram discutidos. A Oficina teve continuidade no dia de ontem, quando foi concluída a etapa de elaboração dos principais planos de trabalho.
A Coordenação de Vigilância do Sistema também atua no controle e fiscalização dos recursos que são gastos, a fim de evitar desperdícios e desvios, para que seja feito da forma mais justa e eqüitativa.


Odontólogos do PSF na educação permanente
Nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, houve a retomada do processo de educação permanente dos cirurgiões-dentistas do Programa Saúde da Família, promovido pela Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral. Desenvolvida dentro dos conceitos avançados do processo docente educativo da educação permanente, a programação utilizará, principalmente, da metodologia problematizadora. As aulas teóricas serão ministradas em salas de aulas localizadas na Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, e as práticas nos próprios territórios de atuação. A carga-horária da programação será de 170 horas, sendo 54 para conferências, 32 para seminários, 37 para discussão em grupo e 57 para treinamento em serviço. Segundo Dr. Edson Holanda, Coordenador Municipal da Saúde Bucal, “A expectativa é que haja um aprimoramento das competências dos cirurgiões-dentistas em desenvolverem ações de promoção de saúde junto à comunidade de nosso município.” O Secretário da Saúde e Ação Social, Dr. Arnaldo Costa Lima, participa da retomada do processo, fazendo o lançamento do Programa de Atualização em Promoção de Saúde Bucal no ano de 2006.
Mais de R$ 2 milhões serão
investidos em Sobral em obras de drenagem

SINE/IDT

Apontador de Produção (10 vagas)
Assistente Administrativo (2 vagas)
Auxiliar Contábil (1 vaga)
Auxiliar de Contabilidade (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (60 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (12 vagas -Deficientes)
Baba (3 vagas)
Bibliotecária (1 vaga)
Borracheiro (1 vaga)
Cabeleireiro (5 vagas)
Carpinteiro de Obras (10 vagas)
Cobrador Externo (1 vaga)
Confeiteiro (1 vaga)
Consultor de Vendas (1 vaga)
Cozinheiro de Restaurante (1 vaga)
Cozinheiro do Serviço Doméstico (3 vagas)
Cozinheiro em Geral (1 vaga)
Eletricista de Instalações Industriais (2 vagas)
Empregada Doméstica (11 vagas)
Encanador (2 vagas)
Encarregado de Crédito e Cobrança (1 vaga)
Engenheiro de Produção (2 vagas)
Ferreiro Armador na Construção de Civil (5 vagas)
Garçom (3 vagas)
Gerente de Bar e Lanchonete (1 vaga)
Instrutor de Cursos Livres (1 vaga)
Manicure (7 vagas)
Mecânico de Máquinas Pesadas (1 vaga)
Mestre de Obras (2 vagas)
Oficial de Serviços Gerais (1 vaga)
Operador de Empilhadeira (1 vaga)
Pedreiro(10 vagas)
Pedreiro de Acabamento (10 vagas)
Pintor de Paredes (10 vagas)
Pizzaiolo (1 vaga)
Psicólogo Clínico (1 vaga)
Segurança de Evento (100 vagas)
Soldador (1 vaga)
Técnico de Laboratório de Farmácia (1 vaga)
Técnico em Secretariado (2 vagas)
Técnico de Segurança no Trabalho (1 vaga)
Vendedor de Consórcio (12 vagas)
Vendedor Interno (1 vaga)
Vendedor Pracista (6 vagas)
Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274

Leônidas Cristino destacou a importância da obra para Sobral
O Prefeito Leônidas Cristino assinou, no dia de ontem, quinta-feira 02, ordem de serviço de mais uma etapa das obras de drenagem de águas pluviais de Sobral, num total de aproximadamente 2 milhões de reais em investimentos, através de um convênio firmado com o Ministério da Integração Nacional.
As obras têm o intuito de minimizar os problemas de alagamento nas áreas mais críticas da cidade no período de chuvas, evitando os transtornos como interrupção do trânsito de veículos e pedestres, além de prejuízos a comerciantes e moradores.
Esta etapa de drenagem constará de construção de uma galeria de seção retangular (celular), com uma média de 2 metros de largura e 1 metro de altura, iniciando-se pela Rodoviária, percorrendo a rua Anahid Andrade até os correios, com custo previsto de 460 mil reais, beneficiando a região localizada no perímetro entre o Mercado Municipal, Fórum, IML e Rodoviária. As obras de drenagem, cuja primeira etapa foi iniciada em janeiro no bairro das Pedrinhas, serão executadas ao longo de 2006 e irão resolver os problemas causados pelo acúmulo de água, principalmente durante o período do inverno. A intenção é drenar, nessas áreas, as águas empoçadas, resolvendo problemas como foco de doenças e criação de brejos em terrenos não construídos.