Escola Yêdda Frota

Sobral, 08 de fevereiro de 2006 - Ano II - Nº 270


Prefeitura inicia hoje drenagem no conjunto Grajaú

Obras de drenagem vão resolver problemas de alagamento
Depois de iniciadas as obras de drenagem no bairro das Pedrinhas, no último dia 03 de janeiro, com cerca de 400 metros de rede de drenagem, e no centro da cidade, beneficiando o perímetro compreendido entre o Mercado Municipal, Fórum, IML e Rodoviária, a Prefeitura de Sobral iniciou, no dia de ontem, terça-feira 7, as obras de drenagem da rua Eduardo Sanford, no conjunto Grajaú.
As obras de drenagem no município, iniciadas este ano, fazem parte da macro drenagem de águas pluviais de Sobral, num total de cerca de 2 milhões de reais em investimentos, através de um convênio firmado com o Ministério da Integração Nacional.
As obras de drenagem têm o intuito de minimizar os problemas de alagamentos nas áreas mais críticas da cidade no período de chuvas, evitando os transtornos causados por esses alagamentos como interrupção do trânsito de veículos e pedestres além de prejuízos a comerciantes e moradores. De acordo com Irismar Azevedo, Secretário da Infra-estrutura, as obras de drenagem serão executadas ao longo de 2006 e irão resolver os problemas causados pelo acúmulo de água, principalmente durante o período do inverno. A intenção é drenar, nessas áreas, as águas empoçadas, resolvendo problemas como foco de doenças e criação de brejos em terrenos não construídos. Os moradores dessas regiões terão um benefício enorme de drenagem com as obras que estão sendo realizadas.

Renato Aragão
Programação: 03 a 09/02/06

SALA 01
- XUXINHA E GUTO CONTRA OS MONSTROS DO ESPAÇO

Censura: Livre - Horários: 16h e 17h30
- DOZE É DEMAIS-2
Censura: Livre - Horários: 19h e 21h

SALA 02
- TUDO EM FAMÍLIA

Censura: 12 anos - Horários: 15h; 17h; 19h e 21h

Profissionalização

O CENTEC – Sobral está com as inscrições abertas de capacitação profissional para os seguintes cursos: Administração e Gerência (40h), Informática (Excel) (40h), Auxiliar de Laboratório (40h) e Secretariado e Marketing Pessoal (40h).
Início das Aulas: 22 de fevereiro (sujeita à alteração)
Valor da Inscrição: R$ 30,00
Turno: Noturno
Fone: (88) 3677-2525 ou 3677-2530.

SENAC Sobral
seleciona instrutores

Turismo e Hospitalidade; Conservação e Zeladoria; Tecnologia Educacional; Gastronomia; Gestão e Comércio; Imagem Pessoal – Beleza; Imagem Pessoal – Moda; Informática; Saúde – Enfermagem; Saúde – Estética; Saúde - Terapias Corporais; Artes. Os interessados deverão entregar currículo até 10/02/06 na Rua João do Monte- 980, Centro CEP: 62010-220 Sobral -CE. Mais informações: 3677-4750.

“Quem olha para a nova escola Yêdda Frota vê o quanto a Prefeitura de Sobral está se esforçando na

melhoria da educação em Sobral. É importante lembrar também que, além da construção de prédios, o município está investindo na qualificação do ensino.”
Lúcia
Centro


Edição e Redação: Ricardo Martins
Reportagem e Redação: Jander Nogueira

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães
WebDesign:Laura Farias


Prefeito anuncia construção da
3ª etapa da Faculdade de Medicina

O Prefeito Leônidas Cristino anunciou a construção da 3ª etapa do edifício da Faculdade de Medicina, cuja ordem de serviço será assinada no próximo dia 10 de fevereiro. Ao falar da importância da obra para Sobral, o Prefeito lembrou que o município vem se consolidando como cidade pólo de ensino superior. “A construção da terceira etapa, com recursos da Prefeitura, demonstra o nosso empenho, em parceria com a UFC, em fortalecer o ensino em Sobral”, disse o Prefeito.
Sobre esse assunto, o médico Gerardo Cristino Filho, diretor da Faculdade de Medicina/UFC –Sobral, fez um breve histórico desde a implantação da instituição no município, em 2000, através de um acordo de cooperação científica entre UFC e MEC. Ele lembrou ainda a importância do projeto de implantação do Campus avançado da UFC como forma de expansão da Universidade Federal do Ceará em Sobral. Outro assunto destacado pelo médico foi a certificação da Santa Casa como hospital de ensino que, além de incrementar o orçamento da instituição, consolidará o hospital como importante ferramenta de apoio às ações da Faculdade.


Defesa Civil realiza hoje Oficina de Capacitação
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – COMDEC, sob a coordenação da presidente da Fundação de Ação Social Carmen Soares, realiza hoje, quarta-feira 08, no Centro de Convenções, a I Oficina de Capacitação e Planejamento da COMDEC Sobral.O evento tem como objetivo qualificar os membros da Defesa Civil do município para o novo papel do órgão que, a partir deste exercício, desenvolverá suas ações na linha emergencial e preventiva, atuando de forma permanente na prevenção aos desastres físicos e sociais. A capacitação contará com a participação do representante da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Carlos Alberto Carneiro Teles, e cumprirá programação, abordando temas como: os desafios de uma ação permanente, Implantação dos NUDEC’S e Elaboração do Plano de Ação – 2006.
Agricultura qualifica produtores do projeto Mandalla

SINE/IDT

Apontador de Produção (10 vagas)
Arquiteto de Edificações (1 vaga)
Assistente Administrativo (3 vagas)
Assistente Social (1 vaga)
Auxiliar Contábil (1 vaga)
Auxiliar de Contabilidade (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (58 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (11 vagas -Deficientes)
Baba (4 vagas)
Balconista de Peças de Auto (1 vaga)
Bibliotecária (1 vaga)
Borracheiro (1 vaga)
Cabeleireiro (5 vagas)
Cadista/Desenhista Técnico de Arquitetura em AutoCad (1 vaga)
Confeiteiro (1 vaga)
Consultor de Vendas (1 vaga)
Empregada Doméstica (13 vagas)
Encarregado de Crédito e Cobrança (1 vaga)
Encarregado de Crédito e Cobrança (1 vaga - Deficiente)
Engenheiro de Produção (2 vagas)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (1 vaga)
Fiscal de Loja (1 vaga)
Gerente de Bar e Lanchonete (1 vaga)
Impressor para Serigrafia (1 vaga)
Instrutor de Cursos Livres (2 vagas)
Manicure (6 vagas)
Mecânico de Máquinas Pesadas (1 vaga)
Motorista Carreteiro (5 vagas)
Oficial de Serviços Gerais (1 vaga)
Operador de Empilhadeira (1 vaga)
Pizzaiolo (1 vaga)
Psicólogo Clínico (2 vagas)
Psicólogo do Trabalho (1 vaga)
Recepcionista Atendente (2 vagas)
Segurança de Evento (100 vagas)
Supervisor de Produção (1 vaga)
Técnico de Manutenção de Computador (1 vaga)
Técnico de Segurança no Trabalho (1 vaga)
Vendedor de Comércio Varejista (1 vaga)
Vendedor Interno (1 vaga)
Vendedor por Catálogos (30 vagas)
Vendedor Pracista (34 vagas)
Vigia (1 vaga)
Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274

A Secretaria da Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Sobral realizará, juntamente com o CENTEC, a qualificação profissional dos produtores de hortaliças das localidades de Alegre e Pedrinhas, no distrito de Rafael Arruda, além de São Domingos e Ipueirinhas, no Jaibaras. Os módulos abordarão a produção de hortaliças, produção de mudas e emprego de manejo correto da produção de hortaliças no projeto Mandalla. Segundo o Secretário Adjunto da Agricultura e Pecuária, Joaquim Torres, essa é mais uma iniciativa de transferência de tecnologia para os agricultores produzirem dentro de modernas técnicas sem uso de defensivos agrícolas, produzindo verduras não só para o restaurante popular como também para o mercado de Sobral. Até a primeira quinzena de março o Prefeito Leônidas Cristino inaugurará as Mandallas do Alegre e das Pedrinhas e, brevemente, será iniciada a de Ipueirinhas. Com a implantação do Projeto Mandalla, os agricultores das comunidades beneficiadas terão a oportunidade de proporcionar o incremento na sua renda familiar com a produção e comercialização de produtos tais como: tomate, pimentão, alface, cenoura, beterraba, cebolinha, coentro, couve-flor e repolho, além de peixes e aves. Na comunidade do Alegre, o Projeto foi implantado em uma área de aproximadamente 2.500m2 formada por um reservatório de água central e nove canteiros concêntricos, nos quais foram distribuídos as culturas e os animais. Ao todo, seis famílias foram beneficiadas, sendo os produtos destinados para o consumo familiar e o excedente destinado à comercialização. Além da comunidade do Alegre, o Projeto Mandalla está sendo desenvolvido em mais 19 comunidades e beneficiará as famílias de baixa renda de todos os distritos de Sobral.