Transporte Escolar

Sobral, 16 de janeiro de 2006 - Ano II - Nº 253


2005 foi marcado por grandes realizações na área de Esporte

Na Vila Olímpica já foram iniciadas obras de terraplenagem
A Secretaria do Esporte e Juventude desenvolveu importantes ações nos últimos 12 meses. O esforço da gestão do Prefeito Leônidas Cristino, no seu primeiro ano de governo, rendeu ações importantes na área do esporte como o início das obras da Vila Olímpica, a construção do complexo esportivo do Paraíso das
Flores, além de reformas no mini-estádio do Sinhá Sabóia e estádio do Junco. Este último ganhou novo gramado e melhorias nos vestiários e na iluminação.
Além disso, 07 quadras esportivas e 20 campos de futebol de várzea foram recuperados nos diversos bairros e distritos de Sobral. Eventos importantes como os Jogos Escolares, a Copa Sobral, campeonatos de Skate, Bicicross, Vôlei, Basquete, Karatê e Jiu-Jistu, além de Esportes da Natureza foram realizados ou tiveram o apoio da Prefeitura de Sobral, beneficiando cerca de 20.000 atletas nas várias modalidades. Em 2005, importantes programas de inclusão social, através do esporte, ganharam atenção da Prefeitura. Os Núcleos de Atenção Esportivo Social (NAES), que disponibilizam escolinhas de esportes em modalidades como: futebol, futsal, basquete, vôlei, capoeira e ginástica rítmica, atendem 800 crianças de baixa renda.
O Programa Segundo Tempo, desenvolvido pela Prefeitura, em parceria com o governo federal, com o intuito de democratizar o acesso à iniciação esportiva, atende 8.000 alunos, na faixa etária de 07 a 17 anos, em diversos núcleos no município.
Este e outros programas, além de ações firmes na área esportiva, estão fazendo de Sobral uma cidade cada vez melhor.

Renato Aragão
Programação: 06 a 12/01/06

SALA 01
•KING KONG

Censura: 12 anos
Horários: 14h30; 18h e 21h30


SALA 02
•AS CRÔNICAS DE NÁRNIA
Censura: 10 anos
Horários: 15h; 18h e 21h

Curso de Medicina

A Santa Casa acolheu os novos alunos do Curso de Medicina da UFC em Sobral. Na ocasião, o coordenador da Faculdade, professor Gerardo Cristino, lembrou da importância de os alunos seguirem as competências do novo projeto pedagógico do Curso. Ele destacou ainda o compromisso ético e social, além da capacidade de trabalhar em equipe, para que os estudantes tenham êxito durante o período do internato.

Curso
Audiovisual

Estão abertas inscrições para o Curso de Audiovisual Infovias do Desenvolvimento (2º Módulo). CINEMA E VÍDEO. As aulas terão início dia 16/01, na Sala de Videoconferência no CENTEC a partir das 19h. Inscrições poderão ser feitas até o dia 16/01 no CENTEC. Horário 8h às 11h e 14 às 17h. Inscrições Gratuitas.
Mais Informações: CENTEC - (88) 3677.2525. Coordenação Regional do Curso - SARA - (88) 8803-9323.

“Estou achando bastante organizado o transporte escolar em Sobral. Os veículos chegam na hora certa,

não há atraso e a Prefeitura está caprichando no atendimento aos alunos. Isso tudo, na minha opinião, está contribuindo para o melhor rendimento escolar.”
Claúdio
Centro


Edição e Redação: Ricardo Martins
Reportagem e Redação: Jander Nogueira

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães
WebDesign:Laura Farias


Vila Recanto recebe equipamento para a produção de vassouras

Desfiadeira foi entregue na última quinta-feira, 12
A Secretaria de Tecnologia e desenvolvimento Econômico, juntamente com o SEBRAE e CENTEC, entregou um equipamento de muita importância para comunidade da Vila Recanto. Na manhã da última quinta-feira 12, o Secretário da STDE, Pedro Josino esteve na Vila Recanto fazendo a entrega de Desfiadeira
(equipamento que corta em forma de fios a garrafa PET para produção das vassouras), que foi criada pelos alunos do Instituto CENTEC, através da INTEC JR. CONSULTORIA ASSESORIA ELETROMECÂNICA, que vem contribuir para a produção de vassouras ecológicas, sendo estas feitas pela comunidade do bairro, gerando assim ocupação e renda para a comunidade.
De acordo com o Presidente da Associação, José Torres, a comunidade produz cerca de 20 vassouras/dia. Com o novo equipamento, a produção deverá subir para cerca de 40 vassouras, significando um importante avanço na produção do produto na comunidade. Segundo o Secretário Pedro Josino, a Vila Recanto possui todas as condições para alcançar o desenvolvimento sustentável, principalmente por conta da força de vontade da comunidade, que busca, em cada entidade, ajuda para elaborar e executar os seus projetos.
Atualmente, a atividade emprega oito pessoas do próprio bairro e a expectativa é de que esse número cresça no futuro bem próximo. Na ocasião da entrega da desfiadeira, a Secretária de Habitação e Saneamento Ambiental, Juracy Neves, assegurou a compra das vassouras produzidas para utilização na limpeza pública.

Projeto Superação realizou
semana pedagógica
O Projeto Superação iniciou suas atividades de 2006, na segunda-feira, dia 09 de janeiro, com a semana Pedagógica do Projeto Superação. O evento contou com a participação de 9 educadores e a diretora Marcília Aguiar.
O tema pensado para a semana pedagógica - Construindo a Proposta Pedagógica do Projeto Superação com Ações Compartilhadas, tem como objetivo principal promover momentos de integração, capacitação e reflexão entre os educadores, através de ações compartilhadas que venham a contribuir na construção da proposta pedagógica com maior qualidade de ensino sócio-educativo e profissionalizante dos jovens de 14 a 21 anos atendidos pelo projeto.
Escola Yedda Frota terá condições de atender 840 alunos

SINE/IDT

Apontador de Produção (10 vagas)
Assistente Administrativo (2 vagas)
Auxiliar Contábil (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (60 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (12 vagas -Deficientes)
Baba (3 vagas)
Balconista de Lanchonete (1 vaga)
Bibliotecária (1 vaga)
Cabeleireiro (5 vagas)
Caixa de Supermercado (1 vaga - Deficiente)
Caminhoneiro Caçambeiro (4 vagas)
Confeiteiro (1 vaga)
Consultor de Vendas (1 vaga)
Cozinheiro do Serviço Doméstico (2 vagas)
Cozinheiro em Geral (2 vagas)
Depiladora (1 vaga)
Eletricista de Instalações Industriais (2 vagas)
Empregada Doméstica (9 vagas)
Impressor para Serigrafia (1 vaga)
Impressor Serigráfico (2 vagas)
Instrutor de Cursos Livres (1 vaga)
Instrutor de Treinamento Comercial (1 vaga)
Manicure (8 vagas)
Mecânico de Instalações Industriais (1 vaga)
Mecânico de Manutenção de Máquina Industrial (1 vaga)
Mecânico de Manutenção de Máquinas de Construção Civil (1 vaga)
Mecânico de Máquinas Pesadas (1 vaga)
Oficial de Serviços Gerais (1 vaga)
Operador de Computador - Programas Corel Draw e Photo Shop (1 vaga)
Recepcionista Atendente (1 vaga)
Soldador (1 vaga)
Técnico em Secretariado (2 vagas)
Técnico de Segurança no Trabalho (1 vaga)
Vendedor de Consórcio (2 vagas)
Vendedor Interno (1 vaga)
Vendedor por Catálogo (50 vagas)
Vendedor Pracista (9 vagas)
Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274

Nova escola funcionará na Cidade José Euclides II
A Prefeitura de Sobral está ultimando os preparativos para a inauguração da escola modelo Yedda Frota, que irá funcionar no bairro Cidade José Euclides II, cuja ordem de serviço foi assinada pelo Prefeito Leônidas Cristino. Com a inauguração da nova escola, que terá 12 salas de aula, biblioteca, salas técnicas e quadra coberta, subirá para 39 o número de escolas existentes no município. A escola Yedda Frota terá condições de atender 840 alunos da 1ª a 8ª série. Uma das preocupações da Secretaria da Educação é fazer com que os estudantes da rede pública continuem avançando no aprendizado e possam sair da escola pública em condições de competir com qualquer estudante, inclusive de escolas particulares.
A escola Yedda Frota terá investimentos de cerca de R$ 800.000, com recursos próprios da Prefeitura, e ficará localizada na rua Airton Sena, por trás do Kart Clube.
Para o Prefeito Leônidas Cristino, a construção da escola sinaliza a disposição da Prefeitura em investir no avanço das melhorias na área de educação. Ele reafirmou que o compromisso de sua gestão é zerar a taxa de analfabetismo e manter todas as crianças na escola. De acordo com o Prefeito, além de aperfeiçoar a qualidade do nível educacional, é necessário que os estudantes tenham espaços dignos e apropriados para o desenvolvimento do aprendizado.