Escola Yedda Frota

Sobral, 19 de janeiro de 2006 - Ano II - Nº 256


Saúde participa de
Comitê Intersetorial de Juventude

Programa busca a inclusão de jovens através do esporte
Representantes de Secretarias Municipais de Saúde estiveram reunidos na terça-feira 17, sob a Coordenação da Secretaria do Esporte e Juventude de Sobral, para discutir a criação do Comitê Intersetorial de Políticas de Juventude de Sobral. O Comitê surge a partir da necessidade de uma política de juventude bem definida, buscando aperfeiçoar o trabalho já desenvolvido pelas Secretarias, sendo um órgão de articulação interna do
Governo Municipal, composto por representantes das Secretarias da Prefeitura de Sobral. A formalização do Comitê irá atuar na “Frente da Juventude”, trilhando a mesma política do Governo Federal, que criou no ano passado a Secretaria Nacional de Juventude, com ações voltadas para a área de políticas de Juventude.
Para Carlos Patrick de Paula Sousa, membro da Coordenação de Juventude da Secretaria do Esporte e Juventude, a proposta é clara: “A idéia de funcionamento é exatamente que o Comitê possa se reunir mensalmente para discutir e elaborar políticas de juventude”, disse ele.
Sobral já vem se articulando na área de políticas de juventude em diversas Secretarias Municipais, inclusive a Secretaria da Saúde e Ação Social, mais recentemente com o Projeto Amor à Vida e Serviços da Fundação de Ação Social.

Renato Aragão
Programação: 13 a 19/01/06

SALA 01
•KING KONG

Censura: 12 anos
Horários: 14h30; 18h e 21h30


SALA 02
•AS CRÔNICAS DE NÁRNIA
Censura: 10 anos
Horários: 15h; 18h e 21h

Prestação de
contas - Merenda Escolar

O Conselho de Alimentação Escolar realizou no dia 13/01/2006 a sua reunião extraordinária para a prestação de contas do recurso repassado pelo FNDE para a Merenda Escolar. O município recebeu, em 2005, o valor de R$1.023.571,80 para o PNAE, com um total de 29.929 alunos e R$55.170,00 para o PNAC- Creche, com 1.226 alunos.

Nova Escola

O Prefeito Leônidas Cristino entregará à comunidade sobralense, no próximo dia 26 de janeiro, às 19h, a Escola de Ensino Fundamental Yedda Frota. A nova escola, que contará com 12 salas de aula, biblioteca, salas técnicas quadra coberta, funcionará na Cidade José Euclides II e atenderá 840 alunos de 1ª. a 8ª. série.

SAMU - Disque 192

“A construção da Escola Yedda Frota demonstra realmente que a Prefeitura está preocupada em melhorar a

qualidade do ensino em Sobral. O melhor de tudo é que cada escola desta tem quadra de esporte, biblioteca, o que valoriza ainda mais o ensino no município.”
Ana Vládia
Junco


Edição e Redação: Ricardo Martins
Reportagem e Redação: Jander Nogueira

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães
WebDesign:Laura Farias


Cadastro Único apresenta
indicadores de 2005

O Cadastro Único, setor da Ação Social responsável pelo atendimento à população beneficiária do programa Bolsa Família, Informa à população seus indicadores de atendimento no ano de 2005.

CADASTRO ÚNICO/2005
ATENDIMENTOS

Relatório de cadastros enviados para a Caixa Econômica para o programa bolsa familia: digitação e complementação de dados cadastrais
Os atendimentos do Cadastro Único são feitos na Casa do Cidadão, no centro da cidade, de segunda à quinta-feira em horário comercial. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3611-38-28 ou através do e-mail: cadastrounicosobral@yahoo.com.br

Agenda 21 promove curso de desenvolvimento sustentável
A equipe da Agenda 21, desde o dia 09 de janeiro vem ministrando o Curso de Desenvolvimento Sustentável junto aos moradores do bairro das Pedrinhas. O curso tem por objetivo despertar a consciência dos moradores, principalmente das lideranças, para identificação de seu papel dentro da comunidade, promovendo a sua inclusão no processo de discussão da realidade através do debate construtivo.
Este ano, vários cursos deverão ser realizados pela Agenda 21. Nos últimos meses, um total de 12 cursos já foram efetuados, seis deles nos distritos de Jordão, Jaibaras, Patriarca e nos bairros Parque Silvana II, Pedrinhas, Pe. Palhano e Terrenos Novos, este último em atividade.
O curso tem duração de 20h/a e outros bairros e distritos deverão ser atendidos até fevereiro. Outras comunidades interessadas deverão entrar em contato com Mara, na Agenda 21 ou pelo telefone: 88-3611-7608.
Mais serviços contribuem para eliminação da Hanseníase

Guarda Civil Municipal de Sobral

Resumo Periódico de Ocorrências: 01 a 17/01/06

•Apoio a outras Secretarias Municipais 8
•Diversos 3
•Acidente de Trânsito 1
•Prisão 1

TOTAL 13

Fonte: Secretaria de Segurança e Cidadania

O Ministério da Saúde divulgou esta semana que o aumento do número de unidades de saúde que atendem pessoas com Hanseníase é um das principais armas para o Brasil atingir a meta proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta estabelecida pelo órgão é de menos de um caso de hanseníase para cada 10 mil habitantes, taxa correspondente à eliminação da doença. A Hanseníase, doença milenar, até hoje segue sendo um problema de saúde pública no Brasil. A taxa de incidência da doença em Sobral já esteve em 28/10.000 habitantes, mas, atualmente encontra-se em 5,3/10.000 habitantes, dentro dos parâmetros nacionais, e com boas perspectivas de redução.
Atualmente, Sobral vem contribuindo significativamente no processo de eliminação da doença, com suas 27 unidades de saúde realizando acompanhamento. Além das unidades básicas, o município de Sobral possui ainda um ambulatório de Referência em Dermatologia Sanitária, que atende casos encaminhados pelo Programa Saúde da Família. Manchas insensíveis, perda de força e dores nos nervos podem ser sinais da doença. Procure uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e tire a dúvida. Afinal, o auto-cuidado também é peça fundamental para o diagnóstico precoce da doença.