Guarda Mirim

Sobral, 24 de janeiro de 2006 - Ano II - Nº 259


Sobral promove Conferência de Educação na Saúde

Secretário Arnaldo Costa participa hoje da abertura do evento
A Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde e a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, realiza hoje, dia 24, a partir de 8h da manhã no Centro de Convenções, a Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. A partir do tema central: “Trabalhadores da
Saúde e a Saúde de Todos os Brasileiros: práticas de trabalho, de gestão, de formação e participação”, serão discutidos planos sobre gestão do trabalho no SUS, educação em saúde e participação do trabalhador na gestão. Durante a Conferência, que está aberta a profissionais de saúde, usuários, representantes de conselhos profissionais e sindicatos de trabalhadores da saúde, serão formadas oito oficinas, espaços de deliberação e discussões, que terão como produto a eleição de delegados e a construção de um relatório que será encaminhado para a Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, que acontecerá de 8 a 10 de fevereiro, em Fortaleza.
As conferências tiveram grande importância no processo de organização do setor de saúde no Brasil, sendo a 8ª Conferência Nacional de Saúde (1986), lembrada como marco histórico da reforma sanitária no país. O atual estágio de consolidação do Sistema Único de Saúde é bastante favorável à viabilização das políticas de gestão do trabalho e da educação na saúde. A Conferência de Gestão do Trabalho será um momento importante de escuta, de troca e de produção. Para isso sua presença é indispensável.

Renato Aragão
Programação: 20 a 27/01/06

SALA 01
•KING KONG

Censura: 12 anos
Horários: 14h30; 18h e 21h30


SALA 02
•AS CRÔNICAS DE NÁRNIA
Censura: 10 anos
Horários: 15h; 18h e 21h

Férias no SESC

No período de 23 a 27 de janeiro, o SESC Sobral estará com uma intensa programação de férias para o público infantil. Durante esses dias, sempre a partir das 17h, haverá Mostra temática de filmes infantis, proporcionando discussões de debates, através de dinâmicas, contação de estórias e apresentação de fantoches para as crianças de 04 a 12 anos. Local: Sala de vídeo do SESC. Entrada gratuita.

De Volta às Aulas

O Prefeito Leônidas Cristino e a Secretária da Educação, Izolda Cela, convidam todos para participarem hoje, dia 24, às 7h, do evento “De Volta às Aulas”, que será realizado na Escola Trajano de Medeiros (em frente ao COAS), onde será aberto, oficialmente, o ano letivo.

SAMU: Disque 192

“Acho de grande importância o projeto da Guarda Mirim em Sobral. Além de ensinar e socializar os

jovens de baixa renda, ainda dá uma bolsa como auxílio aos integrantes. A única observação que faço é que um projeto dessa importância deveria ser estendido a um maior número de jovens.”
Tatiene
Centro


Edição e Redação: Ricardo Martins
Reportagem e Redação: Jander Nogueira

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães
WebDesign:Laura Farias


Escola Yedda Frota será entregue nesta quinta-feira

A obra aumentará para 39 o número de escolas no municípios
A Prefeitura de Sobral está ultimando os preparativos para a inauguração, na quinta-feira, 26 de janeiro, da escola modelo Yedda Frota, que funcionará no bairro Cidade José Euclides II. A nova escola, que será entregue pelo Prefeito Leônidas Cristino e pela Secretária da Educação
Izolda Cela, terá 12 salas de aula, biblioteca, salas técnicas e quadra coberta e fará com que o município eleve para 39 o número de escolas existentes no município. A escola Yedda Frota terá condições de atender 840 alunos da 1ª a 8ª série e atenderá também os estudantes do bairro Cohab III. Uma das preocupações da Secretaria da Educação é fazer com que os estudantes da rede pública continuem avançando no aprendizado e possam sair da escola pública em condições de competir em pé de igualdade com qualquer estudante, inclusive de escolas particulares.
A construção desta escola sinaliza a disposição da Prefeitura em investir fortemente no avanço das melhorias na área de educação. Além de aperfeiçoar a qualidade do ensino, é necessário que os estudantes tenham espaços dignos e apropriados para o desenvolvimento do seu aprendizado.

Campos de várzea são beneficiados com entrega de traves
A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria do Esporte e Juventude, está realizando mais um desejo dos desportistas de Sobral ao entregar 20 pares de traves de futebol distribuídas na sede e nos distritos. Nos últimos meses, a Prefeitura de Sobral, com o intuito de fortalecer a atividade esportiva nas suas várias modalidades, já recuperou 20 campos de futebol de várzea e mais 07 quadras esportivas nos diversos bairros e distritos de Sobral. Eventos importantes como os Jogos Escolares, a Copa Sobral, campeonatos de Skate, Bicicross, Vôlei, Basquete, Karatê e Jiu-Jistu, além de Esportes da Natureza foram realizados ou tiveram o apoio da Prefeitura de Sobral, beneficiando cerca de 20.000 atletas nas várias modalidades.
Além dessas ações, importantes programas de inclusão social, através do esporte, ganharam atenção da Prefeitura. Os Núcleos de Atenção Esportivo Social (NAES), que disponibilizam escolinhas de esportes, atendem 800 crianças de baixa renda. Já o Programa Segundo Tempo, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o governo federal, atende 8.000 alunos, na faixa etária de 07 a 17 anos, em diversos núcleos no município.
Secretaria da Saúde e Morhan mobilizados na Semana Nacional de Eliminação da Hanseníase

SINE/IDT

-Apontador de Produção (10 vagas)
- Arquiteto de Edificações (1 vaga)
- Assistente Administrativo (2 vagas)
- Auxiliar Contábil (1 vaga)
- Auxiliar de Contabilidade (1 vaga)
- Auxiliar de Linha de Produção (60 vagas)
- Auxiliar de Linha de Produção (12 vagas -Deficientes)
- Baba (3 vagas)
- Bibliotecária (1 vaga)
- Cabeleireiro (5 vagas)
- Cadista - Desenhista Técnico em AutoCad (1 vaga)
- Carpinteiro de Obras (10 vagas)
- Cobrador Interno (1 vaga)
- Confeiteiro (1 vaga)
- Consultor de Vendas (1 vaga)
- Cozinheiro de Restaurante (1 vaga)
- Cozinheiro do Serviço Doméstico (3 vagas)
- Cozinheiro em Geral (1 vaga)
- Eletricista (2 vagas)
- Eletricista de Instalações Industriais (2 vagas)
- Empregada Doméstica (10 vagas)
- Encanador (2 vagas)
- Encarregado de Crédito e Cobrança (1 vaga)
- Engenheiro Civil (1 vaga)
- Engenheiro de Produção (2 vagas)
- Ferreiro Armador na Construção de Civil (5 vagas)
- Garçom (2 vagas)
- Gerente de Bar e Lanchonete (1 vaga)
- Instrutor de Cursos Livres (1 vaga)
- Manicure (8 vagas)
- Mecânico de Manutenção de Máquina Industrial (1 vaga)
- Mecânico de Manutenção de Máquinas de Construção Civil (1 vaga)
- Mecânico de Máquinas Pesadas (1 vaga)
- Mestre de Obras (2 vagas)
- Motorista de Automóveis (1 vaga)
- Oficial de Serviços Gerais (2 vagas)
- Operador de Empilhadeira (1 vaga)
- Pedreiro(10 vagas)
- Pedreiro de Acabamento (10 vagas)
- Pintor de Paredes (10 vagas)
- Pizzaiolo (1 vaga)
Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274

O Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) está realizando, durante a Semana Nacional de Eliminação da Hanseníase, no período de 23 a 28 de janeiro, palestras nas associações comunitárias e escolas públicas com o intuito de esclarecer e dar informações sobre a doença. O órgão, que em Sobral conta com o total apoio da Secretaria da Saúde e Ação Social da Prefeitura, durante toda esta semana também estará com “Barracas da Cidadania”, nas praças de Cuba e São João, com o objetivo de informar sobre a mancha de pele, um dos sintomas causados pela hanseníase. As barracas disponibilizam ainda informações sobre tratamento e diagnóstico precoce. Além disso, o movimento promoverá distribuição de 5.000 panfletos e cartilhas sobre os direitos sociais. Para marcar o final de semana, será realizada, no sábado, dia 27, uma grande blitz, no centro da cidade, em parceria com a Secretaria da Cidadania e Segurança, onde serão distribuídos panfletos e adesivos da campanha. Já no domingo, dia 29, a cidade de Sobra estará mobilizada para o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, onde a Secretaria da Saúde e Ação Social, junto com outras instituições, realizará mobilização para identificação de sintomas dermatológicos e encaminhamento de pacientes à rede básica de saúde, em praticamente todas as 27 Unidades de Saúde da Família. Palestras, reuniões nas comunidades e ação dos agentes de saúde serão destaque na Semana Nacional de Eliminação da Hanseníase.