|
Sobral, 06 de julho de 2006 - Ano II - Nº 365
|
|
Projeto Geração Jr. abre mercado de trabalho para jovens sobralenses |
|
Em Sobral, numa iniciativa inédita e voluntária, empresários do comércio varejista estão disponibilizando vagas para jovens, através do projeto Geração Jr., da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Sobral, que terá sua primeira turma lançada dentro da programação de aniversário da cidade nesta quinta-feira, 07, às 16h, no Centro de Convenções, pelo Prefeito Leônidas Cristino. Além de gerar emprego, a intenção do Projeto é permitir a formação profissional do jovem, sem comprometer os seus estudos e o seu desenvolvimento
|
como pessoa. É um projeto social e também de formação de profissionais mais capacitados. A primeira turma do Geração Jr. será formada por 30 estudantes que estão sendo selecionadas pela Fundação de Ação Social.
Para a formação dos estudantes, inicialmente haverá um treinamento com aplicação de módulos sobre Iniciação Profissional, Noções de Empreendedorismo, Relações Interpessoais, Trabalho em Equipe, Ética Profissional e Noções de Vendas. Cada módulo terá 4 horas/aula. Após sua conclusão, os jovens participantes serão monitorados por tutores indicados pelas empresas, que analisarão seu comportamento e desempenho por um período de 6 meses. Eles também promoverão acompanhamento escolar, familiar e o contato sistemático com as instituições parceiras. A Delegacia Regional do Trabalho, parceira do Projeto, garantirá a consonância com a Lei e os jovens terão garantidos a bolsa salário-mínimo/hora (meio salário mínimo, no caso), carteira de trabalho assinada e todos os benefícios trabalhistas e previdenciários.
|
|
|
|
Renato
Aragão
Programação: 30/06/06 a 06/07/06
|
SALA 01
O CÓDIGO DA VINCI (COLUMBIA)
CENSURA: 14 ANOS
HORARIOS: 15H; 18H E 21H
SALA 02
GARFIELD 2 (FOX FILM)
CENSURA: LIVRE
HORARIOS: 15H30; 17H10; 18H50 E 20H30
Entrega de
Certificados
A Secretaria da Educação está realizando a entrega dos certificados do curso ofertado pela Fundação Demócrito Rocha GESTÃO DEMOCRÁTICA e LINUX. Os cursistas podem receber nos turnos manhã ou tarde, 2º andar da Prefeitura Municipal com Maria Aldenir Lopes ou Francisca Agmar Feijão de Carvalho. Contatos: pelo fone ou e-mail disponibilizados abaixo: aldenir@sobral.org ou 3677-1248 ou ainda 0800280 2210/ site .www.fdr.com.br
Exposição
Coletiva – Gestos
Alunos da escola municipal Trajano de Medeiros participam de exposição coletiva, intitulada Gestos, na Casa de Cultura de Sobral, até o próximo dia 07 de julho. A exposição mostra pinturas em tela de autoria dos alunos do Ensino Fundamental, organizada pelo Professor de Arte Ed Ferreira.
|
|
JES |
“Acho bastante válida a realização dos Jogos Escolares de Sobral. Com essa iniciativa, a Prefeitura está dando oportunidade para que centenas de jovens mostrem o seu talento e pratiquem esporte saudavelmente.”
Pedro Henrique
Centro
|
|
|
|
Prefeito Leônidas inaugurou reforma
do Largo do Rosário
|
Prefeito destacou a importância da revitalização do centro |
O Prefeito Leônidas Cristino, juntamente com o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Campelo Costa, inaugurou, na última terça-feira, dia 4, as obras de reforma do Largo do Rosário, que compreende a Praça Monsenhor Linhares e a parte frontal da igreja, no centro de Sobral. A obra, cuja inauguração fez parte da programação do |
aniversário de 233 anos do município, contou com recursos da própria Prefeitura, no valor de cerca de R$ 260,000. A reforma do Largo do Rosário consta da demolição de todo o passeio existente, recolocando-se o perímetro de forma a gerar melhores condições de tráfego de pedestres, bem como de estacionamento dos veículos. A praça avançou na área antes destinada ao retorno de veículos pela frente da igreja do Rosário, estendendo-se até o então ponto de taxistas daquela área, valorizando a igreja como monumento histórico.
O Largo conta com mais áreas verdes dispostas em canteiros com gramas e árvores. O piso da praça foi feito em cerâmica, com paginação em granito. Conta também com um maior número de bancos, além de uma iluminação feita por postes metálicos e projetores em pontos estratégicos, causando efeitos artísticos. Na construção da obra, além de outros aspectos, a Prefeitura Municipal levou em conta a preocupação em obter um bom nível de acessibilidade a pessoas portadoras de deficiências físicas. Além desta obra, a Prefeitura deverá inaugurar brevemente o Largo do São Francisco, que também pretende valorizar o centro histórico da cidade e reforçar o caráter religioso e cultural da praça e da igreja de São Francisco.
|
|
STDE participa da I Conferência Nacional de Economia Solidária |
A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico enviou representantes para participarem da I Conferência Nacional de Economia Solidária, ocorrida nos dias 01 e 02 de junho no BNB – Passaré. O evento representa uma oportunidade rica que se abre na política do Estado brasileiro para promover um diálogo sobre o modelo do desenvolvimento que se quer para o país e sobre o modelo econômico capaz de sustentar esse desenvolvimento. A Conferência Nacional de Economia Solidária é um espaço de debate com diversos setores da sociedade civil brasileira e que propicia a oportunidade para o movimento da economia solidária se encontrar e se conhecer nos planos estadual e nacional. |
|
Sobral renova convênio do Programa
Segundo Tempo com Ministério do Esporte
SINE/IDT
Agente Administrativo (1 vaga)
Ajudante de Padeiro (1 vaga)
Almoxarife (1 vaga)
Analista de Recursos Humanos (1 vaga)
Apontador de Produção (1 vaga)
Arrumadeira de Hotel (1 vaga)
Assistente Administrativo (1 vaga)
Auxiliar de Enfermagem (3 vagas Portador de Deficiência)
Auxiliar de Linha de Produção (17 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (10 vagas) - Portador de Deficientes)
Auxiliar de Fiandeiro (l vaga)
Baba ( 1 vaga)
Caixa de Loja (1 vaga)
Confeiteiro (1 vaga)
Consultor de Vendas (2 vagas)
Controlador de Serviços de Produção (1 vaga)
Cozinheiro de Restaurante (1 vaga)
Eletricista (2 vagas)
Eletricista de manutenção Industrial (3 vagas)
Empregado Doméstico (1 vaga)
Encarregado de Frios (1 vaga)
Encarregado de hortifrutigranjeiros (1 vaga)
Encarregado de Padaria (1 vaga)
Enfermeiro (2 vagas)
Estoquista (1 vaga)
Fiscal de Caixa (1 vaga)
Gerente de Departamento de Vendas (1 vaga)
Gerente de Produção (2 vagas)
Gerente de Recursos Humanos (1 vaga)
Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial (1 vaga)
Manicure ( 5 vagas)
Marchante (1 vaga)
Mecânico de Automóveis (1 vaga)
Mecânico de Máquinas Pesadas (1 vaga)
Mecânico de Refrigeração (1 vaga)
Médico Alergista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Anatomopatologista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Anestesista (2 vagas Portador de Deficiência)
Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274
|
|
O município de Sobral, pelo terceiro ano consecutivo, renovou convênio do Programa Segundo Tempo com o Ministério do Esporte. A renovação foi feita após criteriosa avaliação realizada pela Secretária Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte (SNEED), responsável pelo Programa Segundo Tempo, onde foram avaliados quesitos como: prestação de contas, metodologia aplicada, número de crianças atendidas, melhoria do nível de aprendizagem das crianças, distribuição do reforço alimentar oferecida, diminuição da evasão escolar etc. Como indicadores de progresso e índices obtidos pelo Programa, são elencados itens como número de escolas atendidas no município: 49 escolas, sendo 29 municipais e 20 estaduais, em 40 núcleos, sendo 34 na sede e 06 nos distritos; número de alunos participantes nas atividades do núcleo: média 200 em cada núcleo, na faixa etária de 07 á 17alunos, além de pacientes/alunos do CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), alunos do núcleo de semi-Liberdade, e alunos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil); número de beneficiados indiretos: aproximadamente 10.000 pessoas, envolvendo educadores, pais de alunos e servidores da escola. Os resultados do Programa em Sobral renderam melhorias em índices como diminuição de envolvimento em áreas de risco social; boa freqüência de alunos nas atividades esportivas e escolares; melhoria no rendimento escolar dos alunos e diminuição da evasão escolar. O Programa Segundo Tempo visa possibilitar o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes mediante a observação dos quatro pilares da UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.
|
|
|
|
|
|