Sobral, 10 de julho de 2006 - Ano II - Nº 367


Passeio Ciclístico reuniu mais de 1.500 participantes no aniversário de Sobral
Cerca de 1.500 participantes percorreram as ruas de Sobral
A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria do Esporte e Juventude realizou, na última quarta-feira, o Segundo Passeio Ciclístico, dando continuidade às comemorações dos 233 anos de Sobral, no dia 05 de julho, às 08h. O evento teve concentração no Centro de Convenções e o seu percurso teve como cenário as principais avenidas e ruas da cidade, com a presença do Prefeito Leônidas Cristino, da Primeira-dama Lily Cristino, do Secretário de Esporte e Juventude Aloísio Nunes de Arruda e do Secretário da Cidadania e Segurança Cel. Sergio Cavalcante. Durante todo o percurso, a animação e a agitação

ficaram por conta dos cerca de 1.500 participantes, através de muita música e disposição. O encerramento do Passeio Ciclístico aconteceu na Praça São João e, na ocasião, houve sorteio de doze bicicletas e kits esportivos para as escolas que obtiveram o maior número de participantes no passeio. O evento teve apoio do SESC, SAMU, Unimed, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra e Grendene.
A programação dos 233 anos de Sobral foi iniciada no último dia 30 de junho, sexta-feira, com a abertura dos Jogos Escolares Sobralenses (JES). No dia 1º (sábado) houve o lançamento, no Becco do Cotovelo, do CD com o Hino de Sobral. Já no domingo, dia 02 de julho, houve a abertura oficial da 45ª. Exponorte, no Parque de Exposições. Na virada do dia 4 para o dia 5 de julho, um grande show com a Banda Capital Inicial, às 23h30min, no Boulevard do Arco, marcou a passagem dos 233 anos da cidade. Já na terça-feira 4, o Prefeito Leônidas fez a inauguração das obras de reforma do Largo do Rosário.

Renato Aragão
Programação: 07 a 13/07/06

SALA 01
O CÓDIGO DA VINCI (COLUMBIA)

CENSURA: 14 ANOS
HORARIOS: 15H; 18H E 21H

SALA 02
GARFIELD 2 (FOX FILM)

CENSURA: LIVRE
HORARIOS: 15H30; 17H10; 18H50 E 20H30


Curso de
Gastronomia

Durante os dias 05, 06 e 07/Julho, dentro da programação da 45ª Exponorte, o Senac Sobral realizou o Curso de Gastronomia: Culinária à base de ovinos e caprinos, direcionado ao chef’s de cozinha dos restaurantes da cidade, para que possam implementar em seus menus estas receitas. O curso foi realizado em parceria com a Associação dos Criadores da Zona Norte, Sebrae e a Embrapa Caprinos.

FENAIVA

Durante a Fenaiva, que acontecerá no período de 13 a 15 de julho, milhares de pessoas poderão colaborar socialmente, doando alimentos para o Projeto Mesa Brasil/Amigos do Prato do SESC-CE. Cada visitante que doar 1 kg de alimento não-perecível receberá ingressos para conferir os três dias da Feira. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre SEBRAE, SESC, Prefeitura de Sobral e empresariado da região norte.

Projeto Trevo

“Acho grandioso o Projeto Trevo de Quatro Folhas, que tanto tem ajudado mães e crianças em condições de risco. Iniciativas como essa, fazem de nossa cidade e de nossa gente um município rico em valores humanos e modelo de solidariedade.”

Maria das Graças
Centro


Edição e Redação: Ricardo Martins
WebDesign:Laura Farias

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães


Prevenção do câncer de boca já pode ser feita nos postos do PSF
Equipes de Saúde Bucal realizam prevenção
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) indicam que o câncer bucal é o oitavo de maior incidência no Brasil. A cada ano surgem mais de 10 mil casos. Os fatores de risco para o câncer bucal são: tabagismo, alcoolismo, exposição à radiação solar sem proteção (chapéu, boné, bloqueador labial), má higiene bucal e fatores genéticos.
A prevenção e o diagnóstico precoce são boas soluções para reduzir o número de vítimas. Diante desta realidade, a Coordenação de Saúde Bucal do município de Sobral, na zona Norte do Ceará, tomou a iniciativa de promover a Campanha de Prevenção do Câncer de Boca nos postos do Programa Saúde da Família (PSF). As equipes de Saúde Bucal (ESB) dos PSF’s estão empenhadas, desde o dia 24 de abril, em inserir no planejamento de suas ações medidas de educação e prevenção do câncer de boca.
Dentre as estratégias encontradas está a divulgação da campanha nos Grupos de Convivência e de Idosos da Unidade Básica de Saúde e nas localidades rurais pertencentes à área de abrangência do PSF.
Faz parte também do planejamento a disponibilização de turnos para a realização de palestras educativas sobre o tema, abordando a importância da prevenção e do auto-exame como ferramenta eficaz no diagnóstico precoce. Caso as dentistas identifiquem alguma lesão de câncer de boca durante a realização dos exames de prevenção, será feito o encaminhamento imediato para o CEO (centro de especialidade odontológica), para a confirmação do diagnóstico e tratamento.

Projeto Oficina Escola/Superação abre
inscrições para cursos profissionalizantes
O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios/Superação está com inscrições abertas para as oficinas de Marcenaria e Carpintaria, Metal, Cantaria e Pintura de Fachadas e Interiores. Os candidatos devem estar regularmente matriculados na rede de ensino e ter idade entre 16 e 21 anos incompletos. Para efetuar a pré-inscrição, os candidatos precisam levar os seguintes documentos: cópia da identidade, CPF, comprovante de endereço e declaração da escola. O Projeto Oficina Escola Superação está localizado na Avenida Monsenhor Aloísio, S/N (ao lado da Escola Profissional São José – Monsenhor Aloísio), no bairro Sinhá Sabóia. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone: (88) 3614-4115. Falar com Eliete ou Rejane.
Prefeito Leônidas lançou Projeto Geração Jr. de incentivo ao primeiro emprego

SINE/IDT

Agente Administrativo (1 vaga)
Ajudante de Padeiro (1 vaga)
Analista de Recursos Humanos (1 vaga)
Apontador de Produção (5 vagas)
Arrumadeira de Hotel (1 vaga)
Assistente Administrativo (1 vaga)
Auxiliar de Enfermagem (3 vagas Portador de Deficiência)
Auxiliar de Linha de Produção (18 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (10 vagas) - Portador de Deficientes)
Auxiliar de Fiandeiro (l vaga)
Baba ( 1 vaga)
Cabeleireiro Escovista (1 vaga)
Caixa de Loja (1 vaga)
Chapeiro (1 vaga)
Confeiteiro (2 vagas)
Consultor de Vendas (2 vagas)
Controlador de Serviços de Produção (1 vaga)
Eletricista de manutenção Industrial (3 vagas)
Empregado Doméstico (2 vagas)
Encarregado de Frios (1 vaga)
Encarregado de hortifrutigranjeiros (1 vaga)
Encarregado de Padaria (1 vaga)
Enfermeiro (2 vagas)
Fiscal de Caixa (1 vaga)
Gerente Administrativo (1 vaga)
Gerente de Produção (2 vagas)
Gerente de Recursos Humanos (1 vaga)
Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial (1 vaga)
Manicure ( 6 vagas)
Marchante (1 vaga)
Mecânico de Máquinas Pesadas (1 vaga)
Mecânico de Refrigeração (1 vaga)
Médico Alergista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Anatomopatologista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Anestesista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Angioradioligista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço (1 vaga Portador de Deficiência)
Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274

Prefeito fez o lançamento do programa no Centro de Convenções
Em Sobral, numa iniciativa inédita e voluntária, empresários do comércio varejista estão disponibilizando vagas para jovens, através do projeto Geração Jr., da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Sobral, que teve sua primeira turma lançada dentro da programação de aniversário da cidade na última quinta-feira, 06, às 16h, no Centro de Convenções, pelo Prefeito Leônidas Cristino. Além de gerar emprego, a intenção do Projeto é permitir a formação profissional do jovem, sem comprometer os seus estudos e o seu desenvolvimento como pessoa. É um projeto social e também de formação de profissionais mais capacitados. A primeira turma do Geração Jr. será formada por 30 estudantes que estão sendo selecionadas pela Fundação de Ação Social.
Para a formação dos estudantes, inicialmente haverá um treinamento com aplicação de módulos sobre Iniciação Profissional, Noções de Empreendedorismo, Trabalho em Equipe, Ética Profissional e Noções de Vendas. Cada módulo terá 4 horas/aula. Após sua conclusão, os jovens participantes serão monitorados por tutores indicados pelas empresas, que analisarão seu comportamento e desempenho por um período de 6 meses. Eles também promoverão acompanhamento escolar, familiar e o contato sistemático com as instituições parceiras.