Sobral, 21 de julho de 2006 - Ano II - Nº 376


Prefeitura está executando mais de 50 obras na sede e nos distritos de Sobral
Construção do Largo de São Francisco e Santa Clara está entre as obras em execução
A Secretaria da Infra-estrutura da Prefeitura de Sobral, neste momento, está executando 56 obras em todo o município, desde a sede até os distritos. De acordo com Irismar Azevedo, Secretário da Infra-estrutura, o trabalho que está sendo realizado contempla tanto as obras de pequeno porte, como a recuperação de asfalto e

calçamento, quanto as grandes obras, como o Largo de São Francisco e Santa Clara, drenagem e a construção do Centro de Referência. De acordo com o Secretário Irismar Azevedo, essas ações vêem se somar ao conjunto de obras executadas pela Prefeitura desde o início da gestão Leônidas Cristino. Nos primeiros 17 meses da atual administração, a Prefeitura executou obras importantes como Asfaltamento de 121.225 m2 de vias e 145.716 m2 de calçamento, em vários bairros e distritos de Sobral e mais de 14.000 metros de drenagem nas galerias e bueiros da cidade.
A entrega do Mercado Público e a reforma da Rodoviária, além de modernizar o patrimônio público, criaram melhores condições de atendimento à comunidade. A construção do Terminal urbano Etevaldo Araújo, no Mercado Público, e as obras de terraplenagem da Vila Olímpica foram outras obras importantes que marcaram os primeiros 17 meses da gestão Leônidas. A Prefeitura construiu ainda a Estrada do Alegre, com quase 8 km, e a Estrada de ligação da Av. Mons. Aloísio Pinto à Av. Fernandes Távora. Além disso, a gestão Leônidas Cristino entregou aos sobralenses equipamentos importantes como as praças Paraíso das Flores, Marinho Pereira, no bairro Alto da Brasília, e João Mendes Lira, no Pe. Palhano.

Renato Aragão
Programação: 21 a 27/07/06

SALA 01
TODO MUNDO EM PÁNICO IV

CENSURA: 14 ANOS
HORARIOS: 15H; 18H E 21H

SALA 02
GARFIELD 2

CENSURA: LIVRE
HORARIOS: 15H30; 17H; 18H50 E 20H30

COAS

Oferecer prevenção, diagnóstico e aconselhamento sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Este é o principal papel do Coas (Centro de Orientação e Apoio Sorológico), referência para 60 municípios da macrorregião de Sobral. O centro realiza uma média de 900 exames por mês. No Centro é prestado o serviço de testagem e aconselhamento para pacientes que suspeitam ou sejam portadores de HIV, sífilis e hepatites virais. Mais informações: (88) 3611-7251.

Planejamento
Estratégico

No período de 5 a 6 de agosto, o Sebrae/Sobral estará realizando o curso de Planejamento Estratégico. Destinado a empresários e gerentes, o curso tratará da importância da gestão estratégica; a jornada rumo ao sucesso; processo de construção do pensamento estratégico; indicadores de desempenho e tomada de decisões; implementação da gestão estratégica e análise dos indicadores de desempenho.

JES

“Acho bastante válida a realização dos Jogos Escolares de Sobral. Com essa iniciativa, a Prefeitura está dando oportunidade para que centenas de jovens mostrem o seu talento e pratiquem esporte saudavelmente.”

Marcos Antônio
Centro



Edição e Redação: Ricardo Martins
WebDesign:Laura Farias

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães


Prefeitura de Sobral incentiva plantio de mamona para produção de biodiesel
Plantio de mamona está sendo feito em várias localidades de Sobral
A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Agricultura e Pecuária, está incentivando o plantio de mamona no município com vistas à implantação de uma mini-usina para produção do biodiesel. Os plantios estão sendo realizados no Perímetro
Irrigado do Jaibaras, nos distritos de Rafael Arruda (na localidade do Recreio) e Jordão e, brevemente, em Aracatiaçú. Com essa iniciativa, espera-se consolidar a cultura da mamona no município de Sobral e região norte do Ceará, como uma nova alternativa de geração de trabalho e renda para o meio rural, de maneira a proporcionar uma produção sustentável de biodiesel, como método alternativo de combustível, aliando dessa forma, a solução para problemáticas sociais e ambientais, respectivamente. O incentivo de programas ligados à Agricultura Familiar faz parte do Plano de Governo do Prefeito Leônidas Cristino. A discussão sobre a implantação do programa do Biodiesel foi destaque no SOBRALTEC – 1º. Congresso de Tecnologia e Inovação de Sobral, ocorrido no Centro de Convenções nos dias 22 e 23 de setembro. O Biodiesel é um combustível limpo e 100% renovável, cuja produção poderá beneficiar pequenos produtores de mamona, babaçu, milho, girassol e algodão. De acordo com o Secretário da Agricultura e Pecuária, Osmany Parente, a implantação de uma usina de beneficiamento da mamona representaria uma revolução no setor agrícola da região norte e significaria mais emprego e renda para o homem do campo.

Açude Boqueirão recebe peixamento de 10.000 alevinos
A Secretaria da Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Sobral realizou, no último dia 22, quinta-feira, o peixamento do Açude Público Boqueirão, localizado nas proximidades da sede do município. Na ocasião foram colocados 10.000 alevinos de Tilápia, que irão beneficiar as famílias que vivem em torno do reservatório, tendo como objetivo melhorar as condições sócio-econômicas de agricultores e pescadores artesanais, através da geração de emprego e renda. Estima-se que, após oito meses de criação, esse estoque de pescado irá proporcionar à população uma produção média de 3 toneladas de pescado. Além desse peixamento, nos últimos meses a Prefeitura de Sobral já fez a doação de 90.000 alevinos e ração para os piscicultores do município. Outras ações na área de piscicultura como o Projeto APL Piscicultura, a qualificação dos piscicultores; reforma da Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP); aquisição de equipamentos para UBP e doação de gaiolas, estão transformando a vida dos pequenos produtores.
Secretarias serão parceiras na
“I Feira Sobral Recicla - Emprego e Renda”

SINE/IDT

Açougueiro (1 vaga)
Ajudante de Cabeleireiro (1 vaga)
Analista de Recursos Humanos (1 vaga)
Apontador de Produção (3 vagas)
Assistente Administrativo (1 vaga)
Assistente Social (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (21 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (10 vagas) - Portador de Deficientes)
Auxiliar de Marceneiro (2 vagas)
Auxiliar de Fiandeiro (1 vaga)
Baba (1 vaga)
Balconista de Frios (1 vaga)
Cabeleireiro Escovista (1 vaga)
Carpinteiro (3 vagas)
Clinico Geral (1 vaga)
Consultor de Vendas (7 vagas)
Costureiro de Roupas (1 vaga)
Cozinheiro Geral (1 vaga)
Eletricista de Manutenção Industrial (3 vagas)
Empregado Doméstico (8 vagas)
Estilista (1 vaga)
Fabricação de Salgados e Doces
Gerente de Marketing (1 vaga)
Gerente de Recursos Humanos (1 vaga)
Instalador de Equipamentos de Comunicação (1 vaga)
Instrumentadora Cirúrgica (1 vaga)
Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial (1 vaga)
Instrutor de Aprendizagem em Informática (1 vaga)
Manicure ( 7 vagas)
Mecânico de Refrigeração (1 vaga)
Motociclista (2 vagas)
Porteiro (1 vaga) - Deficiente
Psicólogo Clínico (1 vaga)
Representante Comercial Autônomo (3 vagas)
Secretária Executiva (1 vaga)
Técnico Eletrônico
Técnico em Laboratório Óptico (2 vagas)
Vendedor de Consorcio (3 vagas)
Vendedor Interno (2 vagas)
Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274

A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Habitação e Saneamento Ambiental – SEHABS – e da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico –STDE – promoverá a I FEIRA SOBRAL RECICLA EMPREGO E RENDA, dentro do Programa SOBRAL RECICLA. A moda é reciclar, buscar soluções práticas para aproveitar o lixo. A Secretaria da Habitação e Saneamento Ambiental entende que o material reciclável é o diferencial desse Programa, que busca saídas, e não apenas levanta os problemas existentes. O Programa SOBRAL RECICLA tem como lema: “nada é lixo, tudo é matéria-prima” e o foco do Programa é a educação ambiental pela reutilização dos materiais, principalmente, em algo que está diretamente relacionado à cultura, à moda e ao Trabalho Pleno, que é um Programa de Geração de Emprego e Renda, desenvolvido pela Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico –STDE –. O Programa visa a geração de postos de trabalho e o incremento da renda dos micro e pequenos empresários.
O Sobral Recicla é um projeto de coleta seletiva, de entrega voluntária, que objetiva ensinar à população como aproveitar melhor o lixo, beneficiando o meio ambiente e mostrando alternativa para moradores de comunidades carentes sobreviverem com dignidade, através de responsabilidade social, de preservação do meio ambiente e incentivo a técnicas e práticas de gestão de resíduos sólidos, que contribuam para promoção da cidadania.