Sobral, 26 de julho de 2006 - Ano II - Nº 379


VI Copa Sobral de Futebol reunirá 3.000 atletas amadores de toda a região
Evento reunirá 128 equipes da sede e dos distritos
A Secretaria do Esporte e Juventude da Prefeitura Municipal de Sobral dará início, a partir do próximo mês de agosto, a uma das maiores competições de Futebol do Interior do Estado: a Copa Sobral de Futebol. Na sua sexta edição, a Copa envolverá 128 equipes da sede e distritos do município de Sobral, com quase 3.000 atletas amadores

da região. Nesta sexta-feira, dia 21 de julho, acontecerá o congresso técnico da VI Copa Sobral de Futebol, de acordo com a seguinte programação: 08h30min às 11h30min, no Auditório do Paço Municipal, equipes dos distritos. De 19h às 21h30min, no Auditório do SESC São Francisco, as equipes da sede. A expectativa dos organizadores é de que o evento deste ano repita o sucesso do ano passado, quando o campo da Margem Esquerda foi palco de mais um grande espetáculo. Na ocasião dos jogos finais, o Prefeito Leônidas Cristino fez a entrega de 10 jogos de traves para equipar vários campos de várzea do município.
A Copa Sobral é a maior competição de futebol amador já realizada por um município no Norte e Nordeste. Prova disso são os números alcançados no decorrer do evento. Na última competição foram disputados 220 jogos, marcados 535 gols, atingindo uma média de 2.4 por partida, sendo dado apenas 92 cartões vermelhos. Estes números são reflexo do trabalho de políticas públicas voltadas para o esporte, desenvolvido pala Prefeitura Municipal de Sobral através da Secretaria do Esporte e Juventude, objetivando o crescimento do esporte não profissional em Sobral, buscando formar cidadãos através da ética do esporte, beneficiando a todos em nosso município.

Renato Aragão
Programação: 21 a 28/07/06

SALA 01
SUPERMAN - O RETORNO

Censura: 10 Anos
Horários: 15h; 18h e 21h

SALA 02
CARROS

Censura: Livre
Horários: 15h30 e 17h

Guarda Mirim

Na próxima sexta-feira, dia 28, se encerram as inscrições do concurso para a Guarda Mirim. Os interessados deverão procurar hall no primeiro andar da Prefeitura, munidos dos seguintes documentos: Identidade ou registro de nascimento, 3 fotos 3x4, comprovante de que está cursando a 5ª série, e ter idade entre 14 e 17 anos, acompanhado de pais ou responsáveis.

Campi Avançado da UFC

Amanhã, dia 27, às 17h, no Centro de Convenções, o Prefeito Leônidas Cristino, juntamente com o reitor da UFC, René Barreira, fará o lançamento oficial do Campi Avançado da UFC em Sobral. Além do curso de Medicina, implantado há seis anos, em Sobral funcionarão os cursos de Odontologia, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Psicologia e Ciências Econômicas.

SAMU - Disque 192

JES

“Acho bastante válida a realização dos Jogos Escolares de Sobral. Com essa iniciativa, a Prefeitura está dando oportunidade para que centenas de jovens mostrem o seu talento e pratiquem esporte saudavelmente.”

Antônio Marcos
Centro



Edição e Redação: Ricardo Martins
WebDesign:Laura Farias

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães


Sistema de Saúde de Sobral chama atenção de estudantes da Fundação Getúlio Vargas
Estudantes de administração de empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) estão em Sobral, desde a semana passada, com o objetivo de pesquisar o sistema de saúde do município. O intercâmbio foi possível graças a dois projetos da FGV: o Conexão Global e o projeto Gestão Pública e Cidadania, ligados à pesquisa
sobre administração pública. O projeto Gestão Pública e Cidadania premia, todos os anos, experiências de administração pública que se destacaram e precisam ser valorizados, a exemplo do programa Trevo de Quatro Folhas. Os estudantes da Fundação Getúlio Vargas fazem parte de um grupo que veio conhecer de perto nove dessas experiências, entre elas a de Sobral. Para as estudantes, o que tem chamado mais a atenção é a organização do sistema de saúde de sobralense, dividido em grupos interligados que funcionam de forma dinâmica e efetiva.
Elas também destacaram a importância do trabalho dos profissionais residentes e dos agentes comunitários de saúde, que têm maior proximidade com o ambiente em que as pessoas vivem e realizam um atendimento que vai além da parte clínica. As estudantes vão ficar em Sobral até o dia 27 de julho. O projeto Trevo de Quatro Folhas – uma experiência pioneira de Sobral - foi selecionado entre os 30 pré-finalistas do programa Gestão Pública e Cidadania, da fundação Getúlio Vargas e fundação Ford, que objetiva disseminar e premiar experiências inovadoras na administração e prestação de serviços públicos dos governos municipal e estadual e de organizações dos povos indígenas.

NAISF 3 articula encontros com lideranças do bairro Terrenos Novos
Problemas sociais e estruturais são uma realidade comum nos diversas comunidades da periferia de Sobral. Apesar desse contexto, o bairro Terrenos Novos vem se destacando pelo surgimento e desenvolvimento de diversos grupos comunitários, cujo trabalho tem incentivado a promoção da saúde no bairro. Percebendo a riqueza desses grupos, o Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Família 3 (Naisf 3) tem fomentado a participação social e o desenvolvimento comunitário no Terrenos Novos através de reuniões mensais com a participação de lideranças de diversos grupos. Desde março, o grupo tem buscado problematizar a realidade do bairro e traçar estratégias para enfrentar problemas como saneamento, lixo e a articulação dos grupos comunitários.
Além de identificar problemas, o objetivo é mobilizar lideranças comunitárias e desenvolver o protagonismo dessas pessoas com relação ás suas necessidades.
Projeto Fio de Ariadne atende 60 crianças em Sobral

SINE/IDT

Açougueiro (1 vaga)
Ajudante de Cabeleireiro (1 vaga)
Apontador de Produção (3 vagas)
Assistente Social (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (21 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (10 vagas) - Portador de Deficientes)
Auxiliar de Fiandeiro (1 vaga)
Baba (1 vaga)
Carpinteiro (3 vagas)
Chapeiro (1 vaga)
Clinico Geral (1 vaga)
Consultor de Vendas (4 vagas)
Cozinheiro Geral (1 vaga)
Eletricista de Manutenção Industrial (3 vagas)
Empregado Doméstico (4 vagas)
Estilista (1 vaga)
Fabricação de Salgados e Doces
Gerente de Marketing (1 vaga)
Gerente de Recursos Humanos (1 vaga)
Instalador de Equipamentos de Comunicação (1 vaga)
Instrumentadora Cirúrgica (1 vaga)
Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial (1 vaga)
Instrutor de Aprendizagem em Informática (1 vaga)
Manicure ( 7 vagas)
Operador de Serigrafia ( 40 vagas)
Psicólogo Clínico (1 vaga)
Representante Comercial Autônomo (3 vagas)
Secretária Executiva (1 vaga)
Técnico Eletrônico
Técnico em Laboratório Óptico (2 vagas)
Vendedor de Consorcio (3 vagas)
Vendedor Interno (2 vagas)
Vendedor Pracista (16 vagas)

Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274

O Projeto Fio de Ariadne, que tem como objetivo a inclusão social de crianças e adolescentes vulnerabilizadas socialmente e que se encontravam na condição de vítimas da exploração e abuso sexual no município de Sobral, atende atualmente 60 adolescentes em todo o município. Uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e que compõe a Rede de Proteção e Defesa Social, o Projeto é uma estratégia de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes no município de Sobral. O Projeto tem apoio no Centro de Referência Especializado da Assistência Social, vinculado a Secretaria de Saúde e Ação Social/Fundação de Ação Social, contando com financiamento da Petrobrás e Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Os participantes do Projeto Fio de Ariadne recebem educação musical na Escola de Música de Sobral e atendimento psicossocial para crianças e adolescentes e seus familiares.
No Projeto são realizadas oficinas sócio-educativas temáticas (tais como sexualidade, drogas e família) e artísticas. Os participantes são ainda encaminhados para serviços de cultura, esporte, lazer, saúde, educação e iniciação profissional, garantindo prioridade no atendimento.
As crianças e adolescentes recebem também acompanhamento jurídico visando a responsabilização dos casos; visitas domiciliares para averiguação e acompanhamento familiar; apoio e incentivo ao sucesso escolar; ações de cidadania - acesso a documentação básica, além de atenção à saúde - orientação e acompanhamento a consultas periódicas.