Sobral, 01 de junho de 2006 - Ano II - Nº 342

Circuito Sobralense de Esportes - Etapa Handebol reunirá 250 atletas
Etapa envolverá equipes de Sobral e região
Com o objetivo de fomentar a prática do esporte no município de Sobral, tendo em vista que o mesmo introduz valores como a solidariedade, o respeito ao próximo, a tolerância, o sentido coletivo e a cooperação, a Secretaria do Esporte e Juventude realizará, a partir de hoje, até o próximo dia 04 de junho, o Circuito Sobralense de Esportes - Etapa Handebol Masculino e

Handebol Masculino e Feminino. O circuito envolverá equipes de Sobral e regiões vizinhas, sendo oito do naipe masculino e oito do naipe feminino, com cerca de 250 atletas envolvidos. As inscrições das equipes podem ser feitas até o próximo dia 30 de maio na Secretaria do Esporte e Juventude. Mais Informações pelo fone (88) 3614-7288 com a Coordenação de Esportes.
Outro evento esportivo de grande importância para o município, a ser iniciado neste mês de junho, são os Jogos Escolares Sobralenses (JES), cujas inscrições foram encerradas no último dia 26 de maio. O JES é uma promoção da Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria do Esporte e Juventude, que envolve escolas municipais, estaduais e privadas do município de Sobral. Em sua quarta edição, o JES contará com a participação de 53 escolas. Os Jogos têm o intuito de favorecer uma ação curricular viva, criativa e interessante, e proporciona a descoberta e desenvolvimento dos talentos existente nas escolas. O maior evento esportivo do município deverá reunir este ano cerca de 4.500 alunos (atletas), que disputarão 12 modalidades nas categorias Mirim, Infantil e Juvenil.

Renato Aragão
Programação: 26/05 a 01/06

SALA 01
MISSÃO IMPOSSÍVEL-3

CENSURA: 14 ANOS
HORÁRIOS: 15h40; 18h10 e 20h40

SALA 02
V DE VINGANÇA

CENSURA: 16 ANOS
HORÁRIOS: 16h; 18h20 e 20h40

Planejamento
Estratégico

O Sebrae/Sobral realiza, no período de 03 a 06 de junho, o curso de Planejamento Estratégico, que tem como objetivo possibilitar aos participantes pensar a empresa de forma estratégica. O curso será ministrado pelo psicólogo Antônio Paiva, Pós- graduado em Recursos Humanos e Administração de Empresas. Mais informações: 3611-8300.

Fundação
Casa Grande

Acontecerá amanhã, dia 2 de junho, às 9h, no Centro de Convenções (Auditório Plutão), palestra com Alemberg Quindins, gestor da Fundação Casa Grande. Já às 20h haverá show com de jazz com os meninos da Casa Grande “Trilhas U Som”. A Fundação Casa Grande é uma escola de gestão cultura que busca educar crianças e adolescentes através de programas que envolvem memória, comunicação, arte e turismo.

Dia do Desafio

“Achei super-importante a participação de Sobral na programação do Dia do Desafio. Esse tipo de ação é de grande valia, pois muitas escolas e até empresas se envolvem e se comprometem com a realização de atividades físicas. Parabéns.”

Andreza Ripardo
Cohab III


Edição e Redação: Ricardo Martins
WebDesign:Laura Farias

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães


Conselho Regional de Psicologia premia CAPS de Sobral
CAPS é referência em saúde mental
O Conselho Regional de Psicologia/11ª. Região (CRP 11) realizou, no último dia 19 de maio de 2006, no Centro Cultural Oboé, de Fortaleza, o Seminário Psicologia e Direitos Humanos. Durante o evento, o Centro de Atenção Psicosssocial (CAPS) de Sobral recebeu o Prêmio “Ressonância em Direitos Humanos” pelo artigo: Sistema
Penal Brasileiro e Direitos Humanos, produzido pelos psicólogos do CAPS Aristides Parente e Suely Alves. De acordo com os psicólogos, a idéia do artigo é fazer com que as pessoas reflitam sobre o Sistema Penal e Direitos Humanos e desmistificar as distorções sobre o tema. Eles enfatizam que o modelo penal é baseado em princípios que já são ultrapassados e respondem a uma demanda de outra época. A Secretaria da Saúde e Ação Social coordena no município uma Rede de Atenção Integral em Saúde Mental, que funciona com diversos equipamentos e profissionais comprometidos com a saúde da comunidade.
Sobral vem promovendo uma política de saúde mental que é referência no Estado, conquistando prêmios, inclusive em âmbito nacional, além do reconhecimento das autoridades e do próprio Ministério da Saúde.


Sobral participa da Conferência Estadual de Educação Profissional e Tecnológica
Realizou-se em Fortaleza, nos dias 15 a 17 de maio, no auditório da FIEC a I Conferência Estadual de Educação Profissional e Tecnológica. Presentes ao evento estiveram o Secretário da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Sobral, Pedro Josino, e a Coordenadora de Tecnologia, Adriana Frota. Na ocasião foram apresentadas várias conferências temáticas sobre O papel da Educação Profissional e Tecnológica no Desenvolvimento Nacional e nas Políticas de Inclusão Social. O objetivo do evento foi debater sobre as questões fundamentais da educação profissional e tecnológica no Ceará e no Brasil e teve o caráter de etapa preparatória da Conferência Nacional, que se realizará em Brasília, no período de 15 a 18 de agosto de 2006.
A Conferência Nacional visa definir as diretrizes para uma nova política nacional de educação profissional e tecnológica, através do diálogo entre os diversos atores e tem, como outros pontos, discutir o papel da educação profissional e tecnológica no desenvolvimento nacional e nas políticas de inclusão social, observando as realidades regionais.
Fiscalização da Vigilância Sanitária apreende mais produtos irregulares

SINE/IDT

Apontador de Produção (5 vagas)
Auxiliar de Enfermagem (3 vagas Portador de Deficiência)
Auxiliar de Linha de Produção (40 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (17 vagas - Portador de Deficientes)
Baba (7 vagas)
Confeiteiro (1 vaga)
Consultor de Vendas ( 6 vagas)
Cortador de Roupas (2 vagas)
Costureiro, a Máquina ( 2 vagas)
Eletricista (1 vaga)
Empregada Doméstica (10 vagas)
Enfermeiro (2 vagas-Deficiência)
Fresador (1 vaga)
Gerente de Loja de Supermercado (1 vaga)
Gerente de Restaurante (1 vaga)
Instrutor de Aprendizagem (1 vaga)
Manicure (6 vagas)
Mecânico de refrigeração (1 vaga)
Médico Alergista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Anatomopatologista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Anestesista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Angioradioligista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço (1 vaga -Deficiência)
Médico Clínico (1 vaga-Deficiência)
Médico Dermatologista (1 vaga Portador de Deficiência)
Médico Neurocirurgião Pediátrico (2 vagas Portador de Deficiência)
Motorista Entregador (1 vaga)
Panfleteiro (5 vagas)
Porteiro (2 vagas)
Promotor de vendas (1 vaga)
Psicólogo Clínico (1 vaga)
Serralheiro (1 vaga)
Soldador (1 vaga)
Supervisor Administrativo (1 vaga)
Supervisor de Corte (3 vagas)
Técnico Eletrônico (1 vaga)
Técnico em Secretariado (l vaga)
Técnico em Segurança no Trabalho (1 vaga)
Vendedor Ambulante (2 vagas)
Vendedor Interno (2 vagas)
Vendedor Pracista ( 9 vagas)
Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274

Em atividade de fiscalização de rotina por todo o mês de maio, a vigilância Sanitária – VISA/Sobral, realizou visitas de inspeção em algumas mercearias e supermercados, atendendo aos ofícios circulares Nº 0204 e 0205/2006, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O teor do ofício orienta que sejam feitas apreensão e inutilização de produtos saneantes fabricados por empresas que atuam no município. A equipe da VISA/Sobral informou ter apreendido mais de 100 litros de água sanitária que estavam sendo comercializados sem o registro da ANVISA e que podem ser extremamente nocivos à população. Esta ação foi realizada com base na Resolução Nº 1369 de 03 de maio de 2006, que determina a apreensão, em todo território nacional, do produto Água Sanitária ABAO. Em ações realizadas durante o mês de maio também foram apreendidos medicamentos e alimentos comercializados irregularmente.
Alguns estabelecimentos, contrariando os dispositivos da lei vigente, põem em risco a saúde da população ao venderem medicamentos clandestinamente, não oferecendo nenhuma garantia quanto à sua qualidade e procedência. Parte dos produtos apreendidos não continha registro junto ao Ministério da Saúde, sugerindo que estes não possuem efeito terapêutico. Durante a fiscalização, também foram apreendidos produtos de uso veterinário que só podem ser comercializados em casas veterinárias, com a orientação de um Médico-veterinário quanto ao uso correto destes produtos. A VISA/Sobral alerta que a prática da auto-medicação, apesar de ser bastante comum, incentiva a venda de medicamentos por parte dos estabelecimentos comerciais não-autorizados. Reclamações, denúncias e mais informações podem ser obtidas na VISA/Sobral: 3611-2223.