Sobral, 05 de junho de 2006 - Ano II - Nº 344

Sobral mobilizou quase 49 mil pessoas e venceu o Dia do Desafio
O Dia do Desafio em Sobral foi iniciado a meia-noite do último dia 31 de maio, quarta-feira. Enquanto no Ginásio Poliesportivo da Lagoa da Fazenda um corujão de futsal percorreu a madrugada até o dia amanhecer, um exército de duzentos voluntários atravessou os quatro cantos da cidade incentivando a população a fazer atividade física por pelo menos

15 minutos. Trabalhadores, estudantes, crianças, jovens e adultos participaram de uma grande mobilização que encerrou às 21 horas na Praça São João, totalizando 48.854 participantes, contra 954 da cidade chilena de Quilpue. O evento foi coordenado pela Secretária do Esporte e Juventude de Sobral em parceria com a Secretaria da Saúde e Ação Social, contando com o apoio do SESC e de diversas instituições participantes.
O Dia do Desafio, realizado no Brasil desde 1995, sempre na última quarta-feira do mês de maio, tem como objetivo inserir a atividade física no cotidiano das pessoas a fim de melhorar sua qualidade de vida. Neste dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número oficial de habitantes e os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
Este ano, Sobral competiu com a cidade Chilena de Quilpue, estado de Valparaíso, que possui 132.849 habitantes. Nesse ano o Brasil comemorou a 11ª edição do Dia do Desafio e Sobral marcou a sua 5ª presença, mobilizando o maior número de pessoas por quatro vezes.

Renato Aragão
Programação: 02 a 08/06/06

SALA 01
MISSÃO IMPOSSÍVEL-3

CENSURA: 14 ANOS
HORÁRIOS: 15h40; 18h10 e 20h40

SALA 02
X- MEN - O CONFRONTO FINAL

CENSURA: 10 ANOS
HORÁRIOS: 16h; 18h20 e 20h40

Handebol

A Secretaria do Esporte e Juventude realizou, no último final de semana, o Circuito Sobralense de Esportes - Etapa Handebol Masculino e Feminino. O circuito envolveu equipes de Sobral e regiões vizinhas, sendo oito do naipe masculino e oito do naipe feminino. O objetivo do evento foi fomentar a prática do esporte no município de Sobral, tendo em vista que o mesmo introduz valores como solidariedade e respeito.

Encontro Solidário

O Prefeito Leônidas Cristino fará hoje, segunda-feira dia 5, às 16h, a abertura do Encontro Solidário do Projeto Trevo de Quatro Folhas, que ocorrerá no Derby Club.
O Projeto Trevo, que tem como madrinha e articuladora a Primeira-dama Lily Cristino, desenvolve ações através da rede de atenção materna e infantil de Sobral.

Trânsito

“Estou gostando de ver o trabalho que a Prefeitura está fazendo na questão do trânsito. Hoje, as nossas ruas estão mais sinalizadas e há um bom número de guardas nas ruas. Só está faltando mesmo uma maior educação da população, principalmente no respeito ao pedestre.”

Estela Silvia
Sinhá Sabóia


Edição e Redação: Ricardo Martins
WebDesign:Laura Farias

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães


I Mobilização das Pessoas com Deficiência acontece em Sobral dia 6
A I Mobilização Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência será realizada em Sobral, com uma grande passeata, no próximo dia 6 de junho, terça-feira, a partir das 8 horas, com saída da Praça de Cuba e chegada no Beco do Cotovelo. A iniciativa, conjunta da Associação dos Pais e Amigos dos Portadores de Deficiência Auditiva de Sobral (APADAS), Associação de Pais e Amigos de Pessoas Excepcionais (APAE) e grupos de deficientes físicos e visuais, pretende mostrar à população as dificuldades enfrentadas atualmente pelos deficientes auditivos em áreas como educação, saúde e inclusão no mercado de trabalho.
A passeata foi definida em reunião da Associação no dia 1º de junho, que contou com a presença de membros, conselheiros e do vice-prefeito Clodoveu Arruda (Veveu). O evento acontecerá em sintonia com a Campanha de Sensibilização Estadual, realizada no mesmo dia, em Fortaleza (CE) e em outras capitais brasileiras. “Vamos nos mobilizar cada vez mais em favor de nossas pessoas, mas também das pessoas de outras famílias que precisam ser incluídas socialmente”, destacou Iara Leite, Presidente da associação criada através do projeto Escuta Sobral, da Secretaria de Saúde que, desde 2002, articula ações em prol do portador de deficiência auditiva.
A idéia de promover a passeata se deu graças à participação de Sobral na I Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em Brasília (DF), no último dia 12, com representantes da Secretaria da Saúde e Ação Social e da Associação dos Pais e Amigos dos Portadores de Deficiência Auditiva. Na avaliação da fonoaudióloga Patrícia Tavares, Coordenadora do Projeto Escuta Sobral, é importante aproveitar este ano para promover uma ampla campanha em favor da pessoa com deficiência.


CENTEC abre inscrições para exame de seleção 2006
O Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC comunica aos interessados que estarão abertas, no período de 05 a 23 de junho do corrente ano, as inscrições para o Exame de Seleção 2006, destinado a selecionar candidatos as vagas oferecidas para os cursos técnicos de nível médio em Eletroeletrônica, Fruticultura, Mecânica e Meio Ambiente, que funcionarão no turno da noite. As inscrições deverão ser feitas no seguinte endereço: Faculdade de Tecnologia CENTEC –Sobral – Av. Dr. Guarany, 317, no bairro Betânia, Fone (88) 3677 2525. O valor da taxa de inscrição é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais), devendo o mesmo ser depositado em nome do Instituto Centro de Ensino Tecnológico CENTEC, no Banco do Brasil, agência 0008-6, conta corrente n.º 19657-6 e nas agências do Bradesco ou dos Correios na conta corrente n.º 15992-1, agência 0682-3.
Ações intersetoriais são definidas para combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

SINE/IDT

Ajudante de Cozinha (1vaga)
Apontador de Produção (5 vagas)
Auxiliar de Enfermagem (3 vagas Portador de Deficiência)
Auxiliar de Escritório (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (10 vagas) - Portador de Deficientes)
Baba (7 vagas)
Caixa (Supermercado) (1 vaga)
Clinico Geral (1 vaga)
Confeiteiro (1 vaga)
Consultor de Vendas ( 9 vagas)
Cortador de Roupas (2 vagas)
Costureiro a maquina (2 vagas)
Eletricista (1 vaga)
Empregada Doméstica ( 7 vagas)
Enfermeiro (2 vagas Portador de Deficiência)
Engenheiro de Segurança do Trabalho (1 vaga)
Fiscal de Caixa (1 vaga)
Fresador (1 vaga)
Gerente de Loja de Supermercado (1 vaga)
Gerente de Restaurante (1 vaga)
Instrutor de Aprendizagem (1 vaga)
Manicure (6 vagas)
Marchante (1 vaga)
Mecânico de refrigeração (1 vaga)
Médico Alergista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Anatomopatologista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Anestesista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Angioradioligista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço (1 vaga Portador de Deficiência)
Médico Clínico (1 vaga Portador de Deficiência)
Médico Dermatologista (1 vaga Portador de Deficiência)
Médico Neurocirurgião Pediátrico (2 vagas Portador de Deficiência)
Motorista Entregador (1 vaga)
Porteiro (2 vagas)
Promotor de vendas (2 vagas)
Psicólogo Clínico (1 vaga)
Soldador (1 vaga)
Subgerente de Restaurante (1 vaga)
Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274

Reunião contou com a presença da 1ª Dama Lily Cristino

A cidade de Sobral quer finalmente encontrar formas decisivas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Para solução de um problema que atinge a todos, ações articuladas foram discutidas no Pacto de Cooperação da Zona Norte, no dia 31 de maio, por representantes da rede de turismo (bares, restaurantes, hotéis e motéis), diretores e coordenadores de escolas públicas privadas, agentes de saúde, Conselho Tutelar, Prefeitura Municipal, polícias Militar, Civil, Rodoviária e Juizado da Infância e da Adolescência. Participaram também da reunião a primeira-dama Lily Cristino; o juiz Emílio Viana e Carmem Soares, da Fundação de Ação Social.
Segundo dados do Projeto Sentinela, de janeiro de 2005 até abril de 2006, 113 meninas e 17 meninos sofreram em Sobral situações de abuso sexual e/ou exploração sexual para comércio. Os números foram apresentados aos participantes do debate por Maria de Fátima Fernandes, Coordenadora do Projeto que atende hoje a 60 meninas em situação de risco, oferecendo aulas de dança, música e oficinas sócio-educativas, dentro do programa de inclusão social Fio de Ariadne. O Sentinela é o Centro de Referência e Atenção a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual.
Na ocasião foi assinada uma carta de compromisso por mais de 100 lideranças e representantes de entidades e empresas com o objetivo de atuar em rede e fortalecer as campanhas contra a violência sexual infanto-juvenil.