Sobral, 08 de maio de 2006 - Ano II - Nº 324

Prefeito Leônidas entregará Prêmio Escola Alfabetizadora – 2005
No próximo dia 10 de maio, quarta-feira, o Prefeito Leônidas Cristino e a Secretária da Educação, Izolda Cela, farão a entrega do prêmio Escola Alfabetizadora - 2005, a 6 escolas municipais. A distinção visa premiar, anualmente, as escolas municipais que alcançarem as metas de alfabetização definidas pela secretaria da Educação. O Prêmio Escola Alfabetizadora, na edição 2005, constará de duas categorias independentes. A primeira premiará todas as escolas que alcançarem, simultaneamente, na 1ª série básica

e 1ª série regular os seguintes índices: 90% em decodificação, 70% em leitura (fluência) e 90% em escrita (1ª série básica); 90% em leitura oral, tendo por referência o texto, 80% em compreensão da leitura e 80% em escrita (1ª série regular). Conforme os resultados da avaliação externa, em 2005 foram premiadas 7 das 38 escolas municipais. São elas: Emílio Sendim, Francisco Aguiar, José Arimatéia, José Leôncio, Manoel Marinho, Netinha Castelo e SESI – Silvana Machado. Na segunda categoria, o prêmio será conferido as seis escolas que obtiverem os melhores resultados de aprendizagem das crianças de 2ª série.
Para a concessão do Prêmio nesta categoria, as 38 escolas do município foram divididas em seis grupos conforme o número de turmas e média de alunos por turmas de 2ª série. Em cada grupo, será premiada a escola que obteve o melhor desempenho mediante a média geral extraída do resultado da Avaliação Externa de Língua Portuguesa – Leitura e Escrita e Matemática aplicada pela Secretaria de Educação.
As escolas que forem premiadas nas duas categorias receberão o prêmio extra de 01 (um) computador.

Renato Aragão
Programação: 05 a 11/05

SALA 01
ESPÍRITOS

CENSURA: 14 ANOS
HORÁRIOS: 17h; 19h e 21h

SALA 02
A ERA DO GELO-2

CENSURA: LIVRE
HORÁRIOS: 15h; 16h40; 18h20 e 20


Amigos da Leitura

Secretaria da Educação marcou presença na extensa programação do XIV Encontro do Trabalhador Sobralense, realizado no último dia 29/04, através do projeto Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura. Na ocasião, aconteceu a exposição sobre o tema trabalho infantil: Estatuto da Criança e Adolescente (ECA); ações e parcerias no combate ao trabalho infantil; Lei do Menor Aprendiz, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente etc.

Escola de Música homenageia as mães

No próximo dia 8 de maio, os alunos da Escola de Música de Sobral homenageiam as mães com apresentação musical. A apresentação ocorrerá no teatro São João, às 18h, e promete ser um momento de emoção entre as mães e seus familiares.

SAMU - Disque 192

Skate

“Os jovens que praticam skate em Sobral tiveram uma grande oportunidade de aprimorar suas habilidades com a realização do Campeonato Norte-Nordeste de Skate. Vejo que o apoio da Prefeitura está impulsionando esta modalidade esportiva que está empolgando a nossa juventude.”

Paulo César
Sinhá Sabóia


Edição e Redação: Ricardo Martins
WebDesign:Laura Farias

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães


Moradores do Vila União colhem os frutos do Programa Trabalho Pleno
Procurar melhores condições de vida para a população carente do bairro Vila União. Foi com esse objetivo que um grupo de 13 mulheres resolveu arregaçar as mangas e
participar de um curso de capacitação, promovido pela Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), através do Programa Trabalho Pleno, da Prefeitura de Sobral. O resultado de um mês de aprendizado na linha de corte e costura, deu-se na Associação das Confeccionistas do bairro. O grupo está agora colhendo os frutos do trabalho do seu esforço.
Além da Prefeitura, através da STDE e projeto ABC, o grupo de mulheres contou com o apoio de entidades como Senac e da própria associação dos moradores do Vila União (Asmovil). A parceria com o projeto ABC fez com que as antigas donas de casa pudessem se transformar em costureiras, com uma linha de montagem na produção de peças íntimas femininas que são comercializadas entre os moradores da região.
Com o apoio da Prefeitura, o grupo já conseguiu uma máquina de costura e está aguardando a chegada de outras duas para incrementar a produção. Além disso, a sede da confecção também foi viabilizada graças Programa Trabalho Pleno.
Através do Programa, Sobral já apresentou grandes resultados na área de desenvolvimento econômico. Iniciativas como os projetos Artesão, Ei!, Beleza Rende, entre outros, estão gerando emprego e renda para os sobralenses.


EEFM Profissional São José festeja centenário de Mons. Aloysio Pinto
A Escola de Ensino Fundamental e Médio Profissional São José está homenageando o Monsenhor Aloysio Pinto, durante o transcurso do seu centenário. Monsenhor Aloysio foi um educador que buscou a transformação social através da formação integral da criança e do jovem. Criador de idéias e métodos a caminho da justiça e do respeito aos direitos humanos. Visava a inclusão social através da preparação de mão-de-obra para o mercado de trabalho. Nossas grandes homenagens e considerações àquele educador que acreditou na capacidade dos mais humildes na intenção de um mundo mais justo e solidário. Sua missão ficou gravada em nossa sociedade destacando seu pensamento, sua obra, seus métodos e sua capacidade própria de Educar.
Prorrogada até o próximo dia 25
Campanha de Vacinação do Idoso

SINE/IDT

Apontador de Produção (5 vagas)
Auxiliar de Enfermagem (3 vagas Portador de Deficiência)
Auxiliar de Linha de Produção (30 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (10 vagas - Portador de Deficientes)
Auxiliar de Torneiro Mecânico (1 vaga)
Bordador a máquina (1 vaga)
Consultor de Vendas (07 vagas)
Costureira em Geral (2 vagas)
Cozinheiro do Serviço doméstico (1 vaga)
Empregada Doméstica (3 vagas)
Encarregado Administrativo (1 vaga)
Enfermeiro (2 vagas Portador de Deficiência)
Fresador (1 vaga)
Impressor (serigrafia) (1 vaga)
Manicure (5 vagas)
Médico Alergista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Anatomopatologista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Anestesista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Angioradioligista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço (1 vaga Portador de Deficiência)
Médico Clínico (1 vaga Portador de Deficiência)
Médico Dermatologista (1 vaga Portador de Deficiência)
Médico Neurocirurgião Pediátrico (2 vagas Portador de Deficiência)
Motorista Entregador (1 vaga)
Oficial de Serviços Gerais (1 vaga)
Operador de Computador (1 vaga)
Pizzaiolo (1 vaga)
Promotor de Vendas (2 vagas)
Psicólogo Clínico (1 vaga)
Recepcionista Atendente (2 vagas)
Representante Comercial Autônomo (1 vaga)
Soldador (1 vaga)
Técnico de Manutenção de Computador (2 vagas)
Técnico Eletrônico (1 vaga)
Vendedor de Consorcio (2 vagas)
Vendedor Interno (3 vagas)
Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274

Prefeitura atingiu a meta de vacinar 13, 7 mil idosos
Apesar de já ter cumprido a meta de vacinação dos idosos, os Centros de Saúde da Família de Sobral estarão vacinando até o próximo dia 25 de maio, na Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que foi iniciada no último dia 24. A meta da Prefeitura de Sobral foi atingida, sendo vacinados mais de 13.702 pessoas com 60 anos ou mais, com o objetivo de protegê-los das complicações ocasionadas pela gripe. O ponto alto da campanha ocorreu no dia 29 de abril, quando a Secretaria da Saúde e Ação Social mobilizou aproximadamente 500 pessoas, entre servidores e voluntários, em 50 postos de vacinação em todo o município. No quesito divulgação, a campanha deste ano trouxe o slogan “Viva melhor. Vacine-se contra a gripe”, onde o município de Sobral produziu spot próprio para divulgação em rádios. A vacina leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos.
Paralelamente à vacinação, a Secretaria da Saúde e Ação Social promoveu a Semana Sobralense de Prevenção do Câncer Bucal. Durante toda a semana, os idosos que se dirigiram às unidades de saúde para receber a vacina contra a gripe foram convidados pelos dentistas do PSF a se submeterem a um exame clínico visando a detecção precoce do Câncer Bucal. Na oportunidade foram repassadas instruções sobre o auto-exame da boca, além de outros conselhos a respeito dos fatores de risco relacionados a essa doença.