Sobral, 12 de maio de 2006 - Ano II - Nº 328

1º Encontro Regional de Gestores Municipais no Enfrentamento da Violência Sexual
Encontro contou com a presença da Primeira-dama Lily Cristino
A Fundação de Ação Social do Município, órgão vinculado à Secretaria da Saúde e Ação Social, em parceria com o Fórum Cearense de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes promoveram ontem (quinta-feira) o 1º Encontro Regional de Gestores Municipais no enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O evento, que aconteceu no auditório da Prefeitura, das 08h às 12h, contou com a presença dos municípios da região, a saber: Acaraú, Alcântaras, Amontada, Bela Cruz, Cariré, Coreaú, Cruz, Forquilha, Groaíras, Irauçuba, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Massapê, Meruoca, Morrinhos, Santana do Acaraú, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama e Sobral.
Na ocasião, estes municípios assinarão uma Carta Compromisso pelo Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, bem como receberão informações que possibilitarão aos seus gestores o desenvolvimento de ações, no sentido de minimizar as conseqüências da vitimização sofrida por nossos meninos e meninas e fortalecer o resgate de sua cidadania. Durante o evento, que contou com a presença da 1ª Dama Lily Cristino, houve apresentação do Projeto Fio de Ariadne, de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, que atende 60 jovens e seus familiares, através da iniciação musical, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo.

Renato Aragão
Programação: 12 a 18/05

SALA 01
ESPÍRITOS

CENSURA: 14 ANOS
HORÁRIOS: 17h; 19h e 21h

SALA 02
A ERA DO GELO-2

CENSURA: LIVRE
HORÁRIOS: 15h; 16h40; 18h20 e 20


Teatro São João

A Secretaria da Cultura e Turismo informa que, neste final de semana, não haverá programação no teatro São João. O fechamento é devido á dedetização, limpeza e manutenção dos seus equipamentos, devendo o teatro voltar as suas atividade normais na próxima semana, com a peça “A Arca de Noé” e “Peter Pan”, espetáculos de dança infantil.

Dia das Mães no Clube do SESC

Diversão e lazer movimentam o domingo das mães no Clube do SESC, em Sobral. No dia 14 de maio, das 10 horas da manhã às 16h, acontecerá uma grande festa para comemorar a data. As mães participantes contarão com os serviços da Tenda da Saúde do SESC, que oferecerá sessões de massoterapia, reflexologia (massagem terapêutica nos pés) e verificação de pressão arterial.

SAMU - Disque 192

Limpeza Pública

Está bastante organizado o sistema de limpeza pública em Sobral. Como habitante desta cidade e como usuário dos serviços da Prefeitura, só sinto falta de mais depósitos de lixo espalhados na cidade, o que facilitaria a vida de quem procura locais para jogar o lixo.

Anita Fernandes
Centro


Edição e Redação: Ricardo Martins
WebDesign:Laura Farias

E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br
Coordenação: Moisés Pedro Magalhães


Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral promoverá curso de Defesa Civil
SAMU é um dos representantes da Defesa Civil em Sobral
A Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, juntamente com a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional estará promovendo nos dias 16, 17 e 18 de maio no Centro de Convenções de Sobral o Curso
Operacional de Defesa Civil (CODC). O curso será realizado por 3 técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil e destinado a 35 profissionais representantes da defesa civil de Sobral, dos radioamadores, do SAMU, do Hospital Dr. Estevam, da Santa Casa de Misericórdia de Sobral e das Equipes de Saúde da Família das áreas com maior risco. O Curso Operacional de Defesa Civil terá 36 horas de duração, abrangendo conhecimentos básicos sobre desastres e doutrina de defesa civil, bem como fundamentos principais para organizar e iniciar as operações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
A Defesa Civil tem como objetivo atuar e coordenar situações de grande emergência e desastres como enchentes, desabamentos, soterramentos, incêndios e acidentes com produtos perigosos, acidentes de trânsito vultuosos e outros eventos que coloquem em risco a vida e a integridade da população, pois a principal função da Defesa Civil é articular ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas, assistir à população afetada e evitar prejuízos, recuperando ou reconstruindo cenários afetados por calamidades, quando necessário. Sua estratégia está centrada no planejamento e desenvolvimento de medidas que evitem estes eventos ou minimizem suas conseqüências, pois a prevenção é a prioridade na defesa da população.

Simpósio de enfermagem em Saúde da Família será realizado em Sobral
Tendo em vista a comemoração do Dia do Enfermeiro, a Secretaria da Saúde e Ação Social realiza o Simpósio Sobralense de Enfermagem em Saúde da Família no próximo dia 12, no Centro de Convenções de Sobral. O objetivo do evento é refletir sobre a prática do Enfermeiro na Estratégia Saúde da Família e seu desenvolvimento científico, além da produção na área de pesquisas.
Promovido pela Secretaria da Saúde, o Simpósio tem a realização da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia. Em Sobral, aproximadamente 157 enfermeiros compõem a rede municipal de saúde, categoria diretamente responsável pelo atual nível de organização e de desenvolvimento da gestão.
Secretaria da Educação realiza
Censo Escolar - 2006

SINE/IDT

Apontador de Produção (5 vagas)
Atendente de Consultório
Médico (1 vaga)
Auxiliar de Enfermagem (3 vagas Portador de Deficiência)
Auxiliar de Linha de Produção (30 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (20 vagas - Portador de
Deficientes)
Auxiliar Técnico de Mecânica
(1 vaga)
Baba (2 vagas)
Balconista de Peças de Auto (1 vaga)
Consultor de Vendas (6 vagas)
Costureiro, a máquina (2 vaga)
Cozinheiro Geral (2 vagas)
Empregada Doméstica (4 vagas)
Encarregado de Linha de
Transporte (1 vaga)
Enfermeiro (2 vagas Portador de
Deficiência)
Estoquista (1 vaga)
Fresador (1 vaga)
Gerente de Loja e Supermercado
(1 vaga)
Manicure (5 vagas)
Médico Alergista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Anatomopatologista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Anestesista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Angioradioligista (2 vagas
Portador de Deficiência)
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço (1 vaga Portador de Deficiência)
Médico Clínico (1 vaga Portador de Deficiência)
Médico Dermatologista (1 vaga Portador de Deficiência)
Médico Neurocirurgião Pediátrico
(2 vagas Portador de Deficiência)
Montador de Móveis de Madeira
(1 vaga)
Motorista Entregador (1 vaga)
Oficial de Serviços Gerais (1 vaga)
Operador de Computador (1 vaga)
Psicólogo Clínico (1 vaga)
Recepcionista Atendente (2 vagas)
Soldador (1 vaga)
Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274

Neste momento, encontra-se em pleno andamento, pela Secretaria da Educação de Sobral, o trabalho do Censo Escolar, ano 2006. No último dia 17 de abril foi realizado, no auditório da CDL, um treinamento com todos os representantes das escolas das redes municipal e particular, de responsabilidade do município de Sobral. Assim como no ano de 2005, neste ano o Censo Escolar vai ser regionalizado, ou seja, depois de devidamente preenchidos, os formulários vão ser digitalizados na própria Secretaria da Educação (Gerência de Dados), permitindo, dessa forma, o acesso antecipado a um completo banco de dados. As escolas têm até o dia 15 de maio para devolverem o formulário preenchido.
O Censo Escolar é uma pesquisa declaratória que abrange todas as etapas e modalidades da Educação Básica e tem a escola como unidade de informação. É com base nos dados de matrícula, por exemplo, que o Censo Escolar torna-se uma referência para os programas do MEC e para a definição de coeficientes de distribuição dos recursos do FUNDEF e do FNDE. Para a realização do Censo, a Secretaria da Educação tem investido para que o trabalho de levantamento de dados seja o mais fidedigno, de acordo com a realidade do município. Para tanto, investiu em treinamento, capacitando todos os representantes das escolas. No último ano, a Prefeitura de Sobral avançou nos seus indicadores de melhoria educacional. Um deles foi a taxa de infreqüência escolar, que caiu de 10% para 6,4%, correspondendo a uma redução de 3,6%. Isso foi possível graças ao Programa “Todo Estudante Todo Dia na Escola”, de incentivo à freqüência dos alunos na escola. Em decorrência do Programa, o município obteve uma das mais baixas taxas de abandono escolar, de 1ª a 4ª série do Brasil, com menos de 1%.