|
Sobral, 22 de maio de 2006 - Ano II - Nº 334
|
|
Guarda Municipal realiza campanha de educação para o uso do capacete |
Campanha visa conscientizar sobre a importância do capacete |
Depois de uma intensa campanha de orientação para o trânsito, cuja primeira fase incluiu distribuição de panfletos e realização de palestras em fábricas e escolas do município, além de divulgação nos programas de rádio locais, a Prefeitura de Sobral está realizando blitz educativa em pontos de grande circulação de veículos no município para orientar os motociclistas sobre a |
obrigatoriedade e a importância do uso do capacete para o garupeiro. O principal motivo é que, a partir do próximo mês de junho, a Guarda Municipal estará autuando os pilotos que infringirem o Código de Trânsito Nacional, que obriga o uso do capacete tanto para pilotos quanto para os passageiros. A Secretaria da Cidadania e Segurança informa que, a partir de junho, quem for flagrado sem o capacete, estará passível de multa, além da apreensão do veículo.
O Cel. Sérgio Cavalcante, Secretário da Cidadania e Segurança, informa que, mais do que a multa, o importante é que a população se conscientize sobre a importância do uso do capacete para os garupeiros. “Nós não visamos apenas a notificação, e sim fazer a prevenção para que os acidentes de motos com vítimas sejam reduzidos, porque o capacete salva”, disse o Secretário. A campanha desencadeada pela Prefeitura vai de encontro às necessidades de um trânsito seguro, com passageiros e pedestres educados para a prevenção de acidentes.
|
|
|
|
Renato
Aragão
Programação: 19 a 25/05
|
SALA 01
INSTINTO SELVAGEM-2
CENSURA: 18 ANOS
HORÁRIOS: 15h40; 18h10 e 20h40
SALA 02
A ERA DO GELO-2
CENSURA: LIVRE
HORÁRIOS: 15h; 16h40; 18h20 e 20h
Restaurante
Popular
Na última sexta-feira, dia 19, o Prefeito Leônidas Cristino, juntamente com alguns secretários e lideranças municipais, participou de um almoço no Restaurante Popular, por ocasião da comemoração de um ano de existência daquele importante espaço de alimentação popular. O Restaurante funciona na Travessa Adriano Dias, 135. O horário de atendimento ao usuário é de 11h às 14h, de 2ª a 6ª feira.
Combate a Dengue
O Pacto de Cooperação da zona norte realizará café-debate com o tema: Combate a Dengue: uma responsabilidade de todos, tendo como palestrante o Sr. Raimundo Vieira Dias (Neto), Coordenador do Centro de Zoonoses de Sobral. Dia 24 de maio, às 7h30, no Palace Buffet. Confirmar presença através do telefone: 3611-1245.
|
|
|
“Acho fundamental o uso do capacete para os passageiros de motos. Em uma cidade como Sobral, que tem um trânsito intenso, a obrigatoriedade do capacete é, sem dúvidas, uma questão de sobrevivência para os pilotos.”
Ismael Tomaz
Centro |
|
|
|
Prefeito indica membros do Conselho
Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
|
Prefeito Leônidas Cristino |
O prefeito Leônidas Cristino indicou nesta quinta-feira, 17/05, os membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – o Consea - de Sobral. O Consea tem caráter consultivo e é um instrumento de articulação entre governo e sociedade civil na proposição de diretrizes para políticas e ações na área da alimentação e nutrição. Instalado no dia 30 de janeiro de 2003, o conselho |
estabelece um diálogo permanente entre o Ministério de Segurança Alimentar e Combate à Fome, os demais ministérios e a sociedade para a definição de prioridades, entre elas o atendimento da parcela da população que não dispõe de meios para promover suas necessidades básicas, em especial, o combate à fome. Em Sobral, foram indicados para composição do Conselho membros do Poder Público e da sociedade civil. Foram empossados os representantes da Secretaria da Agricultura e Pecuária, Emerson Pinto Moreira (titular) e Cícera Rufino Soares (suplente); da Fundação de Ação Social do Município, Marcos Antônio Duarte (titular) e Carmem Soares (suplente); do Crede 6, Maria da Conceição Dias (titular) e Liduína Monteiro (suplente); da Embrapa, Francisco Selmp (Titular) e Ismar Maciel (suplente); do Banco do Nordeste, Sérgio Linhares (titular) e Wilson Raulino (suplente).
Entre os membros da sociedade civil foram indicados os representantes do Conselho de Alimentação Escolar Auxiliadora Costa (titular) e o vereador José Vital Arruda (suplente); do Instituto Centro de Ensino Tecnológico, Paulo Sérgio e Geórgia Maciel; do Centro de Estudos e Apoio ao Trabalhador, Manoel Zenóbio e Eliene Souza; do Núcleo de Estudos do Meio Ambiente, Juliana Silva Liberato e Ana Paula Feijão; da Cáritas Diocesana, José Maria Gomes e Maria das Dores Vieira; do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais, Francimar Alves e Célio Brito; do SESC Sobral, Luciana Gomes e Mirian Marques; do Instituto de Ecologia Social Carnaúba, Osvaldo Aguiar e Expedito Torres e da Pastoral da Criança, Reginaldo Feijão e Jumário Medeiros.
|
|
JES será iniciado no próximo mês de junho |
A Secretaria do Esporte e Juventude, com o apoio da Secretaria de Educação, realiza no período de 30 de junho a 9 de julho mais uma edição dos Jogos Escolares Sobralenses (JES), cuja inscrições serão encerradas no próximo dia 26 de maio. Os Jogos Escolares Sobralense (JES) é uma promoção da Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria do Esporte e Juventude, que envolve escolas municipais, estaduais e privadas do município de Sobral. Este ano, cerca de 4.500 atletas participarão do evento.
|
|
Secretaria da Educação realiza
Censo Escolar - 2006
SINE/IDT
Apontador de Produção (5 vagas)
Auxiliar de Enfermagem (3 vagas Portador de Deficiência)
Auxiliar de Linha de Produção (40 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (10 vagas - Portador de Deficientes)
Balconista de Peças de Auto (1 vaga)
Consultor de Vendas (4 vaga)
Costureiro, a Máquina ( 2 vagas)
Eletricista (1 vaga)
Empregada Doméstica (5 vagas)
Enfermeiro (2 vagas Portador de Deficiência)
Fresador (1 vaga)
Instrutor de Aprendizagem (1 vaga)
Manicure (7 vagas)
Médico Alergista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Anatomopatologista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Anestesista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Angioradioligista (2 vagas Portador de Deficiência)
Médico Cirurgião de Cabeça e Pescoço (1 vaga Portador de Deficiência)
Médico Clínico (1 vaga Portador de Deficiência)
Médico Dermatologista (1 vaga Portador de Deficiência)
Médico Neurocirurgião Pediátrico
(2 vagas Portador de Deficiência)
Montador de Móveis de Madeira (1 vaga)
Motorista Entregador (1 vaga)
Oficial de Serviços Gerais (1 vaga)
Operador de Computador (1 vaga)
Psicólogo Clínico (1 vaga)
Soldador (1 vaga)
Supervisor de Confecções de Calçados (1 vaga)
Técnico de Telefonia (1 vaga)
Técnico Eletrônico (1 vaga)
Técnico em Segurança no Trabalho (1 vaga)
Vendedor Pracista (8 vagas)
Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274
|
Neste momento, encontra-se em pleno andamento, pela Secretaria da Educação de Sobral, o trabalho do Censo Escolar, ano 2006. No último dia 17 de abril foi realizado, no auditório da CDL, um treinamento com todos os representantes das escolas das redes municipal e particular, de responsabilidade do município de Sobral. Assim como no ano de 2005, neste ano o Censo Escolar vai ser regionalizado, ou seja, depois de devidamente preenchidos, os formulários vão ser digitalizados na própria Secretaria da Educação (Gerência de Dados), permitindo, dessa forma, o acesso antecipado a um completo banco de dados. As escolas têm até o dia 15 de maio para devolverem o formulário preenchido.
O Censo Escolar é uma pesquisa declaratória que abrange todas as etapas e modalidades da Educação Básica e tem a escola como unidade de informação. É com base nos dados de matrícula, por exemplo, que o Censo Escolar torna-se uma referência para os programas do MEC e para a definição de coeficientes de distribuição dos recursos do FUNDEF e do FNDE. Para a realização do Censo, a Secretaria da Educação tem investido para que o trabalho de levantamento de dados seja o mais fidedigno, de acordo com a realidade do município. Para tanto, investiu em treinamento, capacitando todos os representantes das escolas. No último ano, a Prefeitura de Sobral avançou nos seus indicadores de melhoria educacional. Um deles foi a taxa de infreqüência escolar, que caiu de 10% para 6,4%, correspondendo a uma redução de 3,6%. Isso foi possível graças ao Programa “Todo Estudante Todo Dia na Escola”, de incentivo à freqüência dos alunos na escola. Em decorrência do Programa, o município obteve uma das mais baixas taxas de abandono escolar, de 1ª a 4ª série do Brasil, com menos de 1%.
|
|
|
|
|
|