Sobral, 10 de novembro de 2006 - Ano II - Nº 453


Programa Cozinha Brasil oferece orientação alimentar para 160 pessoas
Merendeiras de escolas e creches serão atendidas
A Secretaria da Saúde e Ação Social, juntamente com a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, em parceira com o Serviço Social da Indústria-SESI/Sobral, trazem pela primeira vez a Sobral o Programa Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente. O Programa Cozinha Brasil foi implantado através de

parceira entre o Governo Federal e o SESI com o objetivo de melhorar hábitos alimentares da população brasileira, valorizar a cultura local, aproveitar integralmente os alimentos, controlar o desperdício e contribuir para a segurança e o controle alimentar. O programa tem como apoio uma unidade móvel (caminhão), que comporta uma cozinha experimental pedagógica projetada para ensinar o preparo de alimentos com baixo custo e alto valor nutritivo. Em Sobral, o Programa será coordenado por duas nutricionistas-orientadoras e contará com o apoio das nutricionistas que integram o Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Família de Sobral. A equipe oferecerá orientação didática-pedagógica em Educação Alimentar, com carga horária de 10h, para 160 pessoas (40 alunos por turma), com prioridade para a população de baixa renda e multiplicadores sociais. A proposta da Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral é qualificar 160 pessoas da comunidade, incluindo merendeiras das escolas e das creches municipais, agentes comunitários de saúde, lideranças comunitárias e profissionais do Sistema Municipal de Saúde. A unidade móvel está instalada nas dependências do SESI/Sobral, ao lado do Centro de Convenções.

Renato Aragão
03 a 09/11/06
Av. John Sanford, 1800 - Loja 15 - Junco - (88) 3614.2521

SALA 01
•O BICHO VAI PEGAR
Censura: LIVRE - Horários: 15h e 17h
• O GRITO 2
Censura: 14 ANOS - Horários: 19h e 21h

SALA 02
•XEQUE-MATE
Censura: 16 ANOS - Horários: 15h; 17h; 19h e 21h

Curso em Consultoria de Recursos Humanos

O Sebrae/Sobral abriu inscrições para o curso de Consultoria de Recursos Humanos. O objetivo do curso, que será realizado no período de 18 e 19/11, no horário de 08h às 12h e 14h às 18h, é Compartilhar com os participantes conceitos acerca do processo de consultoria em Recursos Humanos visando instrumentalizá-los para o exercício profissional.

Futsal
Masculino

Depois do sucesso obtido pela Seleção Sobralense de Futsal Masculino, tornando- se a principal na final do III JAI - Jogos Abertos do Interior, em Paracuru, agora é a vez da Seleção de Futsal Sub 20 – Masculina que irá participar das finais do Intermunicipal de Futsal Sub 20, que acontecerá no período de 13 a 15 de novembro, na cidade de Russas.

Trânsito

“Estou gostando de ver o trabalho que a Prefeitura está fazendo na questão do trânsito, inclusive com a inclusão de mais agentes de trânsito. Hoje, as nossas ruas estão mais sinalizadas e há um bom número de guardas nas ruas. Só está faltando mesmo uma maior educação da população, principalmente no respeito ao pedestre.”

Marcos Aurélio
Centro

Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: José Carlos Magalhães

WebDesign: Laura Farias

Edição e Redação: Ricardo Martins
Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br

 
Prefeitura de Sobral beneficia 268 agricultores do Projeto Compra Direta
Restaurante popular é beneficiado com o programa
Sobral é hoje um dos poucos municípios cearenses a contar com o Programa de Aquisição de Alimentos do Ministério de Desenvolvimento Social de Combate à Fome - MDS, através do Projeto Compra Direta Local de Agricultura Familiar com o investimento de R$ 600.000/ anual, beneficiando cada agricultor com R$ 2.500/ ano.
O Programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar tem como objetivo complementar a alimentação preparada e ofertada em instituições sociais para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e/ou de insegurança alimentar e nutricional; fortalecer a agricultura familiar por meio da geração de renda e promover o desenvolvimento local.
O Programa vem sendo executado desde julho de 2006 pela Prefeitura de Sobral, em ação integrada com a Secretaria da Saúde e Ação Social, através da Fundação da Ação Social e da Secretaria da Agricultura e Pecuária, beneficiando 268 pequenos agricultores e assentados da Reforma Agrária cadastrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF. Os impactos do programa vêm sendo percebidos através da satisfação das famílias envolvidas com a ocupação no campo e o aumento na renda familiar, consequentemente com a melhoria da qualidade de vida e das entidades beneficiárias, que vêm recebendo alimentos para a suplementação dos cardápios, contribuindo para a redução dos custos.

Vigilância Sanitária orientou venda de alimentos e bebidas durante o Carnabral
Durante o Carnabral, a equipe da Vigilância Sanitária -VISA, da Secretaria da Saúde e Ação Social, realizou intenso trabalho nos locais de venda de alimentos e bebidas. De acordo com a Coordenação da VISA, técnicos do serviço fizeram um trabalho de fiscalização em todas as barracas de alimentação e restaurantes, com o intuito de garantir a qualidade dos alimentos consumidos. A VISA informou que durante a micareta as barracas mantiveram os padrões higiênicos e sanitários. Não foi registrado nenhum caso de alimentos impróprios para o consumo ou que pudessem causar danos à saúde dos foliões. A população pode encaminhar denúncias ou solicitar informações à Vigilância Sanitária através do telefone: 3611-2223.
Programa Segundo Tempo recebe materiais esportivos do Ministério do Esporte
No último dia 1º de novembro, o Programa Segundo Tempo/Sobral recebeu um caminhão com materiais esportivos. O veículo chegou às dependências do Ginásio Poliesportivo Dr. Plínio Pompeu, onde foram descarregadas: 10.000 camisetas do Segundo Tempo, 500 bolas para voleibol, 500 bolas para basquetebol, 500 bolas para handebol, 500 bolas para futsal, 500 bolas para futebol de campo, 50 pares de redes para futsal/handebol, 50 pares de redes para futebol de campo, 50 pares de rede para basquete, 50 redes para voleibol. O material foi enviado à Secretaria do Esporte e Juventude de Sobral (SEJ), pelo Ministério do Esporte (ME), através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, compreendendo um dos elementos da contrapartida do ME no convênio firmado entre este e a Prefeitura de Sobral, em julho de 2006.
O Programa Segundo Tempo em Sobral é o maior programa esportivo social já implantado em nossa cidade, atendendo atualmente cerca de 8 mil estudantes. Nos últimos meses, importantes programas de inclusão social, através do esporte, ganharam atenção da Prefeitura. Os Núcleos de Atenção Esportivo Social (NAES), que disponibilizam escolinhas de esportes em modalidades como: futebol, futsal, basquete, vôlei e capoeira, atendem 800 crianças de baixa renda. Este e outros programas, além de ações firmes na área esportiva, estão fazendo de Sobral uma cidade cada vez melhor.

SINE/IDT

Ajudante de Carga e Descarga de Mercadoria (3 vagas)
Alinhador de Direção (1 vaga)
Analista de Recursos Humanos (1 vaga)
Assistente Administrativo (3 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (40 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (10 vagas) - Portador de Deficientes
Auxiliar de Pessoal ( 1 vaga)
Baba (4 vagas)
Cabeleireiro Escovista (1 vaga)
Cobrador Externo (1 vaga)
Consultor de Vendas (09 vagas)
Cortador de Roupas (1 vaga)
Costureiro de Roupas (Confecções em Série) (3 vagas)
Empregado Doméstico (13 vagas)
Encarregado de Departamento de Pessoal (1 vaga)
Encarregado de Supermercado (1 vaga)
Fiscal de Caixa (2 vagas)
Fiscal de Loja (1 vaga)
Frentista (2 vagas)
Instalador de Antenas de Televisão (1 vaga)
Instrutor de Cursos Livres (1 vaga)
Manicure (7 vagas)
Montador de Móveis (3 vagas)
Motorista Entregador (2 vagas
Oficial de Serviços Gerais (3 vagas)
Pizzaiolo (2 vagas)
Professor de Educação Física Ensino Fundamental (2 vagas)
Professor de Ensino Fundamental - Séries Iniciais (3 vagas)
Professor de História Ensino Fundamental (2 vagas)
Propagandista (4 vagas)
Recepcionista, em geral (2 vagas)
Repositor de Mercadorias (3 vagas)
Subgerente de Oficina (1 vaga)
Subgerente de Restaurante (2 vagas)
Supervisor de Industria de Calcados (1 vaga)
Supervisor de Manutenção Industrial (1 vaga)
Técnico de Construção civil (1 vaga)
Técnico em Secretariado (1 vaga)
Vendedor de Consórcio (1 vagas)
Vendedor Interno (3 vagas)
Vendedor Pracista (17 vagas)
Fonte: SINE/IDT - Fone: 3677.4274