|
Sobral, 23 de dezembro de 2008 - Ano IV - Nº 891 |
|
Museu Madi será reinaugurado no próximo dia 30
|
A reabertura do Museu Madi já tem dada marcada para acontecer. De acordo com o secretário adjunto da Cultura e Turismo, Raimundo Aragão, será na próxima terça-feira 30. A justificativa dada por Aragão pelo atraso na reabertura foi por causa da recolocação das peças, que teve de ser realizada por um especialista. Na ocasião, o artista plástico Roberto Galvão, que foi o responsável pela recuperação e restauração de algumas peças será o responsável pela reposição das obras do museu. O secretário adjunto informou, ainda, que as 100 obras do acervo estão em Sobral. Inaugurado em julho de 2005, o Museu Madi é o único no Brasil dedicado à arte Madi. Está fechado para visitação desde abril, ocasionado pelas cheias do Rio Acaraú. As obras artísticas foram levadas para o espaço cultural Dragão do Mar, em Fortaleza. O museu está situado no espaço do anfiteatro à margem esquerda do Rio Acaraú, integrado à Escola de Cultura, Comunicação Ofícios e Artes (Ecoa).
As visitas aconteciam de terça a domingo entre as 17h e 21h. “Acreditamos que deverá voltar sem alteração”, destacou Aragão. O acervo é formado por obras doadas por artistas de todo o mundo, desde a realização de salões internacionais de artes plásticas no município, abrangendo esculturas, pinturas e desenhos, coordenadas pelo próprio fundador do movimento. As obras do museu são dos artistas Carmelo Arden Quin, Bolívar, Satoru Sato, Joem Froment, Felipe Vacher, Jaíldo Marinho e Faxon. |
|
Sobral terá curso
superior de Música e Teatro em 2009
A Prefeitura de Sobral está firmando parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) para implantação dos cursos superiores de Música e Teatro no espaço da ECOA (Escola de Ofícios e Artes). Em recente entrevista a imprensa, a secretária da Cultura e Turismo, Rejane Reinaldo, disse que tudo já está acertado entre a UECE e a Prefeitura, ficando o município responsável para comprar os equipamentos, e ceder o espaço necessários para o funcionamentos dos cursos. Adiantou ainda, que o vestibular para estes novos cursos acontecerá ainda em 2009, provavelmente no primeiro semestre.
Conhecimento em
Meio-ambiente para Guardas Mirins
A Secretaria da Cidadania e Segurança realizou em novembro, uma capacitação em Voluntários do Meio-ambiente, ministrada pelas funcionários da AMMA - Autarquia Municipal do Meio-ambiente. O curso abordou temas variados sobre questões que envolvem o meio-ambiente, entre os quais: Degradação e impacto ambiental; Grandes e trágicas previsões; Caatinga: valorização de um bioma único; Lixo: tipos e origens; Coleta seletiva do lixo; Aquecimento global: causas e conseqüências. Além dos assuntos abordados, a equipe da AMMA realizou um passeio ecológico com os integrantes da guarda mirim, que tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre ecologia e preservação ambiental.
|
|
|
1998 - 1999 - 2000 - 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008 |
|
SINE/IDT
Agente de Publicidade (4 vagas)
Armador de Ferragens na Construção Civil (2 vagas)
Assessor de Diretoria (1 vaga)
Assistente Administrativo (1 vaga)
Assistente de Cobrança (1 vaga)
Auxilar de Cabeleireiro (1 vaga)
Auxiliar de Escritório (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (17 vagas)
Auxiliar de Mecânico de Autos (1 vaga)
Baba (4 vagas)
Balconista de Frios (1 vaga)
Cabeleireiro (1 vaga)
Cabeleireiro Escovista (3 vagas)
Caixa (Supermercado) (1 vaga)
Carpinteiro de Obras (5 vagas)
Condutor de Bicicleta no Transporte de Mercadorias (1 vaga)
Confeccionador de Bolsas (1 vaga)
Confeccionador de Pneus (3 vagas)
Consultor de Vendas (3 vagas)
Consultor Técnico (1 vaga)
Costureiro em Geral (3 vagas)
Costureiro de Confecção em Série (1 vaga)
Subgerente de Oficina (Assistência Técnica) (1 vaga)
Supervisor de Andar (1 vaga)
Supervisor de Vendas Comercial (2 vagas)
Vendedor de Consórcio (4 vagas)
OBS: Emitimos Carteiras de Trabalho e Previdência Social -
CTPS e damos entrada no SEGURO DESEMPREGO.
Fonte: Sine/IDT - Fone: 3677-4274
|
|
|
|
Projeto “Vida que te quero Viva” realiza Fórum Municipal |
A secretaria da Saúde e Ação Social, através do Projeto Vida que te quero Viva, coordenado pela Fundação de Ação Social, realizou o Fórum Comunitário "Vida que te quero Viva". O evento aconteceu nos dia 10 e 11 desse mês, no Centro de Convenções. O Fórum teve como objetivo construir um espaço reflexivo, de aprendizagem e proposições acerca da temática do uso de drogas entre os adolescentes, envolvendo os diversos atores sociais. Dentro dessa perspectiva, o evento se propôs a gerar consensos coletivos que possam contribuir para a formulação de uma política municipal de intervenção. No Fórum foram realizadas rodas de conversa e debates sobre o tema "Adolescência: Álcool e Drogas", com a presença do médico Antônio Mourão, Psiquiatra e Antropólogo, o pedagogo Helder Diniz e a psicóloga Regina Soares.
O Projeto Vida que te quero Viva dispõe-se a pautar e discutir as problemáticas dos adolescentes, jovens e suas famílias, tendo uma visão compreensiva da complexidade das situações à qual estão expostos, tais como: violência intra-familiar, uso precoce e abusivo de drogas lícitas e ilícitas, abuso e exploração sexual, envolvimento com atos infracionais, evasão escolar, fome, desemprego, enfim, da negação da cidadania. A sua missão é a valorização da vida na perspectiva de prevenir e viver melhor frente às situações de vulnerabilidade e riscos sociais. O Projeto configura-se como um verdadeiro instrumento de mobilização, organização, espaço democrático através de construção coletiva de conhecimentos nos territórios, juntos com os Agentes Sociais, Agentes Juvenis e público atendido, sobretudo, com toda a sociedade.
|
|
Sobralenses se confraternizarão na Boulevard do Arco em grandes shows musicais |
A Boulevard do Arco deverá ser o ponto de convergência e encontro dos Sobralenses nas festividades de final de ano. Nesta quarta feira, dia 24, a partir das 20h, haverá um concerto de músicas natalinas apresentado por alunos da Escola de Música; na noite do dia 31, a Boulevard receberá os sobralenses que ali darão as boas vindas a 2009 ao som do grupo paulista Sorriso Maroto, que será antecedido de um grande show pirotécnico. No dia 06 de janeiro, no mesmo local e horário, está marcado um concerto com Artur Moreira Lima, o maior pianista brasileiro de todos os tempos.
|
|
|
Atenção Básica à saúde de Sobral conta com mais 18 médicos |
No início do mês de dezembro, a Prefeitura de Sobral acolheu em seu quadro de profissionais, 18 médicos recém-formados pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará-Campus de Sobral, que passaram a trabalhar nos Centros de Saúde da Família do Município. A acolhida aconteceu no auditório da Escola de Formação em Saúde da Família e contou com a presença do Secretário da Saúde e Ação Social, Carlos Hilton e da Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Josiane Dorneles.
“Este é um dia muito especial, pois teremos a entrada de 18 médicos recém-formados pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, em Sobral, na Atenção Básica de Sobral. Isso significa que todas as Equipes de Saúde da Família de Sobral terão médicos. Iremos evoluir da situação de um médico em cada Centro de Saúde da Família para todas as equipes completas o que, em alguns Centros de Saúde, significará a presença de até quatro médicos”, destacou. Para o Secretário Carlos Hilton, essa situação dará condições para o desenvolvimento de todas as atividades de atenção e promoção de saúde na Atenção Básica, e que até então não eram cumpridas em sua plenitude pela falta do profissional médico em algumas equipes. |
|
Programa Selo
Município Verde
|
Sobral recebeu, no dia 16, no Centro de Convenções em Fortaleza, o diploma de certificação do programa Selo Município Verde versão 2008. A certificação foi entregue pelo Governo do Estado, através do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Conpam. Para receber a certificação, o município de Sobral passou por três etapas de avaliação. Na primeira delas, a de gestão ambiental, a Prefeitura recebeu um questionário que avaliou o município em relação às questões de legislação ambiental, infra-estrutura, saúde pública, biodiversidade e educação ambiental. A última etapa de avaliação foi a de Mobilização Ambiental. Nessa fase, foram analisadas as formas e os níveis de organização da sociedade civil, tais como: Conselhos Municipais, Associações, Audiências Públicas, Abaixo-Assinados e Ações Compartilhadas. |
|
|
|
|