Sobral, 14 de fevereiro de 2008 - Ano III - Nº 750


Prefeito Leônidas deu posse aos novos professores concursados
66 professores receberam o diploma no auditório da Prefeitura
O Prefeito Leônidas Cristino deu posse ontem, 13/02, aos novos professores contratados através de concurso público para a rede de ensino público municipal. Ao todo, 66 professores receberam o diploma no auditório da Prefeitura de Sobral. Desse total, 61 serão destinados às

séries iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) e os outros 5 para a educação infantil. Este foi o segundo concurso, realizado na gestão do Prefeito Leônidas Cristino, voltado para o preenchimento de vagas de professores municipais. Esta iniciativa faz parte do programa de valorização do magistério, lançado em 2005 pelo Prefeito Leônidas Cristino. Além da criação de concurso público, entre as principais ações do Programa está a criação do Centro de Formação do Professor, que tem o objetivo de desenvolver uma política de formação continuada para o magistério, na perspectiva de contribuir com a qualificação da prática docente e com a profissionalização.
A Reformulação do Plano de Cargos e Remunerações, Gratificação salarial para professores, Revitalização do Conselho Municipal de Educação e incentivo à inclusão digital, com abertura de financiamento para compra de computadores também estão contemplados. O Programa, que se constitui um dos pilares estruturantes da gestão do Prefeito Leônidas Cristino para garantir uma educação de qualidade aos sobralenses, tem por objetivo o desenvolvimento de ações que buscam fortalecer a qualificação, estimular e avaliar o desempenho dos profissionais do magistério.

1998 - 1999 - 2000 - 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008

SINE/IDT
Açougueiro (1 vaga)
Administrador (1 vaga)
Advogado (1 vaga)
Ajudante de Cozinha (1 vaga)
Apontador de Produção (1 vaga)
Atendente de Balcão (1 vaga)
Auxiliar de Estética (2 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (35 vagas) - Portadores de Dediciência
Auxiliares Administrativos e de Escritório (2 vagas)
Baba (3 vagas)
Balconista de Açougue (1 vaga)
Cabeleireiro (3 vagas)
Cabeleireiro Escovista (2 vagas)
Cozinheiro de Restaurante (1 vaga)
Consultor de Vendas (4 vagas)
Desenhista de Páginas de Internet (1 vaga)
Empregado Doméstico (16 vagas)
Fiscal de Loja (1 vaga)
Gerente de Agência (1 vaga)
Lavador de Veiculos (1 vaga)
Manicure (7 vagas)
Mecânico de Motocicletas (2 vagas)
Motorista de Caminhão-Guincho Pesado com Munk (1 vaga)
Motorista Entregador (1 vaga)
Peixeiro (1 vaga)
Professor de Português (1 vaga)
Representante Comercial Autonomo (2 vagas)
Sapateiro Ortopedico (1 vaga)
Sorveteiro (1 vaga)
Fonte: Sine/IDT - Fone: 3677-4274

SPLAM

O Secretário do Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – SPLAM, Campelo Costa, através das Coordenações de Manutenção e do Banco de Mudas informa que hoje, quinta-feira, 14/02, a Equipe de Roço continua realizando limpeza na Praça Vila União – Bairro Vila União. A Equipe de Poda está realizando poda na Cohab III nas ruas: Mimi Marinho, Menino Jesus de Praga e na estrada para o Cachoeiro. Já a Equipe de Jardinagem está realizando plantio de mudas de arborização na Rua Dr. Figueiredo, no Centro.

Escola de Música

A Escola de Música Maestro José Wilson Brasil informa a todos os seus alunos que as aulas do primeiro semestre de 2008 já foram iniciadas. Informa também que alguns cursos ainda possuem vagas, lembrando aos interessados que, para mais informações, compareçam à sede da Escola, na Avenida Dom José, 1126.

Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: José Carlos Magalhães

Edição e Redação: Ricardo Martins / Silveira Rocha


WebDesign: Laura Farias
Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br

 
Vigilância à Saúde divulga dados sobre dengue em Sobral
A Coordenação de Vigilância à Saúde, da Secretaria da Saúde e Ação Social, divulgou no último dia 12, dados atualizados sobre o trabalho de combate ao dengue e a situação atual da doença no município. A chegada da quadra chuvosa aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da

dengue, assim como a sensibilidade dos profissionais de saúde em notificar casos suspeitos da doença. Ainda segundo a Coordenação, no primeiro ciclo de visitas domiciliares de 2008, iniciado no dia 2 de janeiro em Sobral, o índice de infestação predial pelo Aedes aegypti é de 0,32%. Porém, mesmo com o índice bem abaixo do mínimo recomendado pelo Ministério da Saúde (1%), a vigilância nos locais com focos de mosquito ou com risco de proliferação continua intensificada. Em relação aos dados epidemiológicos, no período de 1º de janeiro a 11 de fevereiro foram notificados 233 casos suspeitos de dengue, com apenas dois casos confirmados. Após investigação, a Coordenação de Vigilância à Saúde informou que nos dois casos confirmados parecem corresponder a casos importados, uma vez que estes pacientes estiveram em municípios com grande número de casos, antes de adoecer. Os dados divulgados pela Coordenação de Vigilância à Saúde evidenciam o compromisso e o trabalho desenvolvido pelo Prefeito Leônidas Cristino em prol da saúde dos sobralenses, que têm ainda à sua disposição um número gratuito - 0800 280 4646 - para notificação dos casos de dengue ou para recebimento de reclamações, denúncias, solicitações e informações na área da saúde.

------------------------------------------------------------------------------------
Secretaria da Educação cria comitê para prevenção e controle da dengue
Considerando as ações intensificadas pela Prefeitura Municipal na prevenção e controle da Dengue, a convocação às escolas em ação integrada e a necessidade de estabelecer competências dos entes responsáveis na Secretaria da Educação, pela implementação do Plano Municipal de Gestão Integrada para a Prevenção e Controle da Dengue, o Secretário da Educação, professor Julio Cesar da Costa Alexandre, criou o Comitê para Prevenção e Controle da Dengue. Nesse sentido, constituiu-se o Comitê no dia 31 de janeiro de 2008, através da portaria nº 011/2008, pelas servidoras Sâmia Cristina Fernandes Linhares, Iracema Rodrigues Sampaio de Souza, Edna Lúcia de Carvalho Lima, Luiza Helena Melo Leitão Sales, Caetana Juscilane Bezerra Arruda e Francisca Maria Araújo Vasconcelos.
 
I Feira Regional do Livro será realizada na Ecoa e Biblioteca Municipal
Feria será realizada durante os dias 19 a 23 de fevereiro Nos dias 19 (terça) a 23 (sábado) de fevereiro será realizada, na Ecoa e Biblioteca Municipal, a I Feira Regional do Livro – Sobral. A Feira, que traz o tema: tradição e contemporaneidade, ficará aberta no horário de 15h às 21h. Ao todo serão realizadas dez Feiras Regionais do Livro no Ceará, que antecederão a Bienal Internacional do Livro do Ceará.
O evento em Sobral compreende todos os municípios da região norte. Na programação estão previstos: oficinas, seminários, chuva de poesias, programação cultural e exposição de livreiros e escritores. O acesso a todos os espaços é gratuito. Os interessados em participar poderão obter mais informações com a coordenação do projeto através dos números: 85 9962 29 33 – Falcão, 85 9962 2935 – Natalício, Secretaria de Cultura do Estado - Ação Cultural ou Secretaria da Cultura e do Turismo de Sobral – 88 3611 2712/2956.
A Bienal Internacional do Livro do Ceará - Considerada um dos maiores eventos literários do Nordeste, é um evento relevante no aspecto sócio-econômico-cultural, em razão da eclética participação e exposição de livros e autores. Numa iniciativa inovadora, a Bienal cruzará o Estado do Ceará, em forma de Feira Regional do Livro, e chegará a outros municípios, descentralizando a democratização do acesso ao livro e aos meios da leitura. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Sobral/ Secretaria de Cultura e Turismo de Sobral, ECOA-Escola de Comunicação, Cultura, Ofícios e Artes e Centro Cultural Adolfo Caminha Ação Cultural: Governo do Estado do Ceará/ Secretaria da Cultura do Estado.
-----------------------------------------------------------------
Escolas municipais e Centros de educação infantil recebem microssistems
A Secretaria da Educação realizou entrega de 164 microssistems para as Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil.
Os equipamentos serão utilizados nas turmas de quarto e quinto anos do Ensino Fundamental, 6º, 7º e 8º anos da Escola Ivonir Aguiar e do Infantil Bebê ao Infantil V.
A boa utilização dos microssistems certamente contribuirá como recurso didático-pedagógico nas aulas, tornando-as mais atrativas e potencializando o processo de ensino-aprendizagem.