Sobral, 03 de janeiro de 2008 - Ano III - Nº 723


Educadores de Sobral discutem ensino de história e cultura Afro-Brasileira
Escola de Formação planeja novos eventos para implementar a lei nas escolas de Sobral.
Como parte do programa de formação dos professores, a Escola de Formação Permanente do Magistério - ESFAPEM promoveu debate sobre aspectos socioculturais, históricos da Lei 10.639/2003, que trata do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas brasileiras. Em dezembro, professores e gestores das redes pública e particular de ensino e educadores ligados a

movimentos sociais e à universidade ouviram as exposições feitas pelos professores da UVA, que fizeram uma síntese do Parecer do Conselho Nacional de Educação - CNE/CP003/2004, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O Parecer apresenta a fundamentação legal, os princípios filosóficos e sugere encaminhamentos para a implementação da Lei, ressaltando sempre a necessidade de considerar a importância e a riqueza da diversidade étnico-racial para a formação da sociedade brasileira.
Depois foram apresentadas informações sobre a expressividade da presença da história e da cultura africana na formação da sociedade cearense, especificamente na região norte de Sobral. Com base nas sugestões oferecidas pelos participantes e ante a obrigação decorrente da Lei 10.639/2003, a Escola de Formação Permanente do Magistério planeja para este ano de 2008 novos eventos de divulgação e ações sistemáticas de formação para capacitar os educadores de Sobral a implementar a lei nas escolas da rede municipal.

1998 - 1999 - 2000 - 2001 - 2002
2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007

 

SINE/IDT
SINE/IDT

Atendente de Balcão (3 vagas)
Atendente de Lanchonete (1 vaga)
Auxiliar de Cabeleireiro (1 vagas)
Auxiliar de Estética (2 vagas)
Auxiliar de Estetica (2 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (35 vagas) - Portadores de Dediciência
Baba (3 vagas)
Cabeleireiro (6 vagas)
Cabeleireiro Escovista (1 vaga)
Caixa de Restaurante (1 vaga)
Consultor de Vendas (3 vagas)
Costureiro de Máquinas Industrial (2 vagas)
Costureira em geral (2 vagas)
Costureiro, a maquina na confeccao em serie (2 vagas)
Cozinheiro do servico domestico (1 vaga)
Cozinheiro em geral (1 vaga)
Empregado Doméstico (8 vagas)
Gerente de Agência (1 vaga)
Manicure (8 vagas)
Marceneiro (1 vaga)
Mecânico de Automóvel (1 vaga)
Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel (1 vaga)
Operador de Computador (1 vaga)
Operador a Retro-Escavadeira (2 vaga)
Operador de Telecobrança (1 vaga)
Professor de Ensino Fundamental (2 vagas)
Professor de Nível Superior na Educação Infantil (2 vaga)
Fonte: Sine/IDT - Fone: 3677-4274

Prefeitura incentiva matrícula na Educação Infantil

Acreditando na importância do desenvolvimento da qualifi-cação do ensino básico e de ações que garantam o atendimento da Educação Infantil, a Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Educação disponibiliza vagas para crianças de 04 e 05 anos. A meta para 2008 será a universalização do atendimento para crianças de 4 e 5 anos. Desde novembro iniciou-se um processo de mobilização das escolas para com as famílias, sensibilizando-as sobre a importância da matrícula de seus filhos para que estes possam ingressar na escola e desenvolver suas potencia-lidades. As famílias deverão procurar as escolas da sua região e matricular seus filhos.

Programa Agita Sobral

Matricule-se em uma das aulas do Programa Agita Sobral, gratuito, nas seguintes modalidades: Alongamento, Ginástica, Dança para adolescente, Dança para a terceira Idade. Mais informações: 3614-7288 (Secretaria do Esporte e Juventude).

Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: José Carlos Magalhães

Edição e Redação: Ricardo Martins / Silveira Rocha


WebDesign: Laura Farias
Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br

 
Escola de Formação Permanente do Magistério disponibiliza Cyber
Cyber funciona nos horários de 8h às 12h e 14h às 18h. Localizado no terceiro piso da Biblioteca Municipal Lustosa da Costa, O Cyber da Escola de Formação Permanente do Magistério–ESFAPEM funciona em horário comercial, de 8h às 12h e 14h às 18h. A utilização do espaço é gratuita e objetiva proporcionar aos professores da rede municipal de ensino um ambiente tecnológico que

favoreça o acesso aos recursos da Internet através da experimentação, da investigação, da realidade e da difusão do conhecimento cientifico, auxiliando-os na pesquisa como ferramenta pedagógica. Mais Informações e agendamento pelo fone/fax: 3611-8063 ou e-mail: esfapem@yahoo.com.br
Como parte do programa de formação previsto para ano de 2007, a Escola de Formação Permanente do Magistério - ESFAPEM informa que promoveu debate sobre aspectos socioculturais, históricos da Lei 10.639/2003, que trata do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas brasileiras. No último dia 4 de dezembro, professores e gestores das redes públicas e particulares de ensino e educadores ligados a movimentos sociais e à universidade ouviram as exposições feitas pelos professores da UVA Raimundo Nonato e Edvar Costa, respectivamente do Curso de História e do Curso de Pedagogia. Com base nas sugestões oferecidas pelos participantes e ante a obrigação decorrente da Lei 10.639/2003, a Escola de Formação Permanente do Magistério planeja para o ano de 2008 novos eventos de divulgação e ações sistemáticas de formação para capacitar os educadores de Sobral a implementar a lei nas escolas da rede municipal.

__________________________________________________
Ronda Escolar atende a 24 escolas do município
Implantada no ano 2000, a ronda escolar é um efetivo da GCMS com a missão de atender as ocorrências nas proximidades de áreas escolares, coibindo a ação de vândalos que tentam contra o patrimônio público do município em escolas do município e apoiando eventos realizados pelos estabelecimentos de ensino municipal. São constantes os chamados das escolas solicitando a presença da ronda, principalmente quando há eventos nos edifícios escolares junto à comunidade. A Ronda Escolar atende a 24 escolas da rede pública municipal, abrangendo toda a sede. O telefone de atendimento é o 156.
Visa/Sobral promove treinamento sobre Boas Práticas de Fabricação
Ação visa fortalecer uma das mais importantes manifestações culturais do município A Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral, através do Serviço de Vigilância Sanitária (VISA), realizou, no final de dezembro, no auditório da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, um treinamento sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF).

O treinamento foi gratuito e direcionado para trabalhadores, gerentes e proprietários de estabelecimentos que exercem atividades de manipulação, elaboração e comércio de alimentos. O curso foi coordenado pelas tecnólogas de alimentos Iracema Ponte e Suely Torquato, do setor de alimentos da Gerência de Vigilância Sanitária, que recentemente participaram de um curso promovido pela Secretaria Estadual da Saúde. Participou ainda da programação o Dr. Janilson da Silva Filho, Farmacêutico-Bioquímico, que proferiu uma palestra sobre as atribuições da Vigilância Sanitária. Outras informações podem ser obtidas diretamente na ViSa/Sobral pelo telefone 3611 2223. Veja a programação do treinamento: 8h – Abertura. 8h30min – Palestra: Papel da Vigilância Sanitária – Dr. Janilson da Silva Filho - Farmacêutico-Bioquímico. 9h – Palestra: Manipulador de Alimentos – Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) e Boas Práticas de Fabricação (BPF) - Suely Torquato - Tecnóloga de Alimentos. 10h - Palestra: Orientações para estabelecimentos comerciais de alimentos - Iracema Ponte – Tecnóloga de Alimentos.

_____________________________________________________________
Comandante da GCM recebe homenagem do Corpo de Bombeiros
O Comandante da Guarda Municipal de Sobral, inspetor Jorge de Vasconcelos Trindade recebeu do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, através do cel QOBM João Vasconcelos Sousa, o título de Bombeiro Honorário no grau de Grande Oficial, pelo apoio que a Guarda Civil concede à Corporação. Desde que foi criada, a Guarda Civil sempre apoiou todas as ações do Corpo de Bombeiros da cidade, atendendo a todas as solicitações de apoio que a corporação requisitou. A reciprocidade entre as duas corporações também insere a troca de experiências através de cursos e treinamentos, a exemplo do Curso de Guarda Vidas realizado pelo Corpo de Bombeiros, do qual seis guardas da GCM se destacaram, inclusive com o primeiro lugar em empenho profissional conquistado pelo guarda Gonçalves.