Sobral, 11 de janeiro de 2008 - Ano III - Nº 729


PSF promove semana de mobilização contra a dengue em distritos de Sobral
Semana de Mobilização acontecerá no período de 21 a 25 de janeiro
As equipes de Saúde da Família dos distritos de Caracará e Patos, sob coordenação da Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral, promoverão entre os dias 21 e 25 de janeiro de 2008 a Semana de Mobilização para a Prevenção e Combate à Dengue.
As atividades da Semana de Mobilização terão início nas escolas municipais com o lançamento de uma gincana e exposição de um

vídeo sobre o ciclo de vida do mosquito, com a presença do laboratório de dengue do Centro de Controle de Zoonoses.
Na Programação estão previstos encontros com lideranças locais, grupo de idosos, rezadeiras, além da participação de uma equipe do Trevo de Quatro Folhas. O encerramento da programação será marcado pela conclusão da gincana, envolvendo a participação de toda comunidades dos distritos.
Diversas mobilizações e blitzs de combate à dengue estão programadas para o mês de janeiro, período em que de fato se inicia a quadra chuvosa. Essas atividades seguem as diretrizes da Estratégia de Gestão Integrada (EGI) para a Prevenção e Combate à Dengue, apresentada à imprensa em dezembro de 2007 pelo Prefeito Leônidas Cristino, que tem como objetivo envolver todos os setores da sociedade na luta contra o mosquito.

1998 - 1999 - 2000 - 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008

SINE/IDT
SINE/IDT

Açougueiro (1 vaga)
Agente Funerário (1 vaga)
Auxiliar de Escritório (1 vaga)
Auxiliar de Estética (2 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (35 vagas) - Portadores de Dediciência
Baba (3 vagas)
Cabeleireiro (5 vagas)
Cabeleireiro Escovista (1 vaga)
Consertador de Equipamentos Eletronicos (1 vaga)
Consultor de Vendas (4 vagas)
Costureiro de Máquinas Industrial (2 vagas)
Costureira em geral (2 vagas)
Cozinheiro em geral (1 vaga)
Cozinheiro do Serviço Doméstico (1 vaga)
Empregado Doméstico (14 vagas)
Fiscal Rodoviário (1 vaga)
Garçom (1 vaga)
Gerente de Agência (1 vaga)
Manicure (8 vagas)
Montador de Móveis de Madeira (1 vaga)
Operador a Retro-Escavadeira (1 vaga)
Padeiro (1 vaga)
Promotor de Vendas (2 vagas)
Representante Comercial Autonomo (2 vagas)
Sapateiro Ortopedico (1 vaga)
Segurança de Eventos (13 vagas)
Supervisor de Vendas Comercial (1 vaga)
Técnico em Direitos Autorais (1 vaga)
Fonte: Sine/IDT - Fone: 3677-4274

Posse do Secretário Carlos Hilton Soares

Aconteceu no auditório da Escola de Formação em Saúde da Família, no dia 10/01, às 15h, a posse do novo Secretário da Saúde e Ação Social de Sobral, Carlos Hilton Soares, que assumiu a pasta antes sob a gestão do médico Arnaldo Costa Lima. Na programação da solenidade, o novo secretário destacou agenda de ações de sua gestão, bem como deu as boas-vindas a todos os profissionais da Saúde, usuários e comunidade em geral.

Ronda Escolar atende a 24 escolas do município

Implantada no ano 2000, a ronda escolar é um efetivo da GCMS com a missão de atender as ocorrências nas proximidades de áreas escolares, coibindo a ação de vândalos que tentam contra o patrimônio público do município em escolas do município e apoiando eventos realizados pelos estabelecimentos de ensino municipal. São constantes os chamados das escolas solicitando a presença da ronda, principalmente quando há eventos nos edifícios escolares junto à comunidade. A Ronda Escolar atende a 24 escolas da rede pública municipal, abrangendo toda a sede. O telefone de atendimento é o 156.

Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: José Carlos Magalhães

Edição e Redação: Ricardo Martins / Silveira Rocha


WebDesign: Laura Farias
Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br

 
Gestores e técnicos em Saúde participam da V Missão Brasil-Canadá
Intercâmbio contribui para o desenvolvimento de tecnologias educacionais Técnicos da Saúde de Sobral estiveram em Quebec, no Canadá, nos meses de novembro e dezembro últimos, para conhecerem o programa canadense destinado à formação de recursos humanos por competência.
A visita, uma das etapas do Projeto de Intercâmbio entre as Escolas de Saúde do Estado do Ceará e o Canadá, teve o

objetivo de elaborar o programa de formação por competências em recursos humanos. Os programas que estão sendo elaborados para Sobral são destinados à formação de cuidadores domiciliares e de técnicos de informação em saúde e estão sob a responsabilidade da Escola de Formação em Saúde da Família de Sobral.
O intercâmbio de conhecimentos entre o Ceará e o Canadá dá visibilidade e contribui para o desenvolvimento de tecnologias educacionais e melhor adaptadas às necessidades em educação profissional de nível técnico, o que gerará impacto positivo na qualidade da assistência à saúde. Além da elaboração de programas de ensino na área técnica de saúde, a cooperação também prevê como resultado a implantação de um sistema de informação que permita planejar e prever as demandas futuras de recursos humanos para o SUS. O Projeto de Intercâmbio é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, em conjunto com as prefeituras de Sobral e Fortaleza, com o apoio do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

-----------------------------------------------------------------------------------------
Marchinhas e frevo na Boulevard do Arco
A poucos dias do Carnaval, o Circuito Musical Sesc.Som traz ao público de Sobral a temática musical do Carnaval, a maior festa popular do Brasil, com apresentação de marchinhas e frevos que marcaram a história da música nacional, no dia 24 de janeiro, a partir das 19h, na Boulevard do Arco do Triunfo. A proposta idealizada pelo SESC Sobral é uma iniciativa de valorizar a trajetória musical do carnaval, incentivando a formação de platéias e o gosto musical. Desde 2007, o projeto vem incrementando e difundindo as diferentes formas de se produzir e apreciar música na região norte do Estado. A proposta é a valorização da música autoral, através da divulgação de talentos e trabalhos musicais da terra. O evento acontece uma vez por mês, sempre na primeira quinta-feira, através da realização de apresentações, oficinas e da promoção de intercâmbio cultural entre os vários agentes envolvidos. Entrada: 1kg de alimento para as instituições beneficiárias do Mesa Brasil. Mais informações: (88) 3611.0954.

Sobral implantará Residência Psiquiátrica extra-hospitalar
Sobral é referência em atendimento psiquiátrico A Prefeitura Municipal de Sobral obteve autorização do Ministério da Educação (MEC) para implantação do Programa de Residência Médica em Psiquiatria. Com a autorização, Sobral será o primeiro município do país a possuir um Programa de
Residência em Psiquiatria que terá como espaço de treinamento a Rede de Atenção Integral à Saúde Mental (RAISM), já que as demais existentes no país são realizadas em hospitais. A implantação da RAISM de Sobral é considerada o marco histórico da Reforma Psiquiátrica no município e possibilitou a inversão do modelo de atenção que antes era caracteristicamente segregador. A RAISM Sobral é constituída pelos seguintes dispositivos: Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Atenção Psicossocial Alcool e Drogas(CAPS/AD) Serviço Residencial Terapêutico, Unidade de Internação Psiquiátrica em hospital geral, Ambulatório de Psiquiatria Regionalizado e Estratégia Saúde da Família (ESF), organizadora da atenção básica no município.
Assim, a Rede atende aos princípios e diretrizes da Reforma Psiquiátrica e vem conquistando o reconhecimento em nível nacional, com a conquista de três prêmios nacionais: Prêmio David Capistrano da Costa Filho (2001), Homenagem do Governo Federal pela Organização da Assistência em Saúde Mental (2003) e Prêmio de Inclusão Social, da Associação Brasileira de Psiquiatria (2005). Com a concessão da Residência, Sobral consolida sua vocação acadêmica, ao tempo em que atesta a condição de Sistema de Saúde Escola.
------------------------------------------------------------------------------------------
Projeto Oficina Escola
O Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios desenvolve um trabalho de ação sócio-educativa e profissionalizante com 90 jovens de 14 a 21 anos de idade, fundamentado na crença de que é possível resgatar a auto-estima dos jovens e adolescentes, a partir do momento em que são acolhidos efetivamente e lhe são oferecidas oportunidades para que eles desenvolvam suas potencialidades e despertem para o prazer de transformar seus sonhos em realidade. Os jovens aprendizes também realizam importante trabalho de restauração de fachadas de prédios históricos. O projeto tem por objetivo maior a qualificação profissional dos adolescentes como mão-de-obra especializada para o trabalho de resgate, técnica de conservação, revitalização e edificação do conjunto urbanístico tombado como patrimônio histórico nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).