Sobral, 13 de junho de 2008 - Ano IV - Nº 830

Sábado é dia de vacinação contra paralisia infantil
A partir deste sábado, dia 14, toda criança com menos de 5 anos deve ser vacinada contra a poliomielite, doença conhecida como paralisia infantil. A Secretaria de Saúde e Ação Social pretende vacinar cerca de 21 mil crianças. Para isso, todas as Unidades de Saúde, além de outros pontos, estarão vacinando as crianças no período de 8h às 17h. A coordenação da campanha orienta que os pais ou responsáveis levem o cartão da vacina à unidade, mas a ausência do documento não impede que a criança seja vacinada. A vacina, chamada Sabin, é aplicada em gotas e indolor. “A vacina é a única forma de evitar essa doença”, ressalta Socorro Carneiro, Coordenadora de Vigilância à Saúde que coordena as ações de orientações da campanhaA partir deste sábado, dia 14, toda criança com menos de 5 anos deve ser vacinada contra a poliomielite, doença conhecida como paralisia infantil. A Secretaria de Saúde e Ação Social pretende vacinar cerca de 21 mil crianças. Para isso, todas as Unidades de Saúde, além de outros pontos, estarão vacinando as crianças no período de 8h às 17h. A coordenação da campanha orienta que os pais ou responsáveis levem o cartão da vacina à unidade, mas a ausência do documento não impede que a criança seja vacinada. A vacina, chamada Sabin, é aplicada em gotas e indolor. “A vacina é a única forma de evitar essa doença”, ressalta Socorro Carneiro, Coordenadora de Vigilância à Saúde que coordena as ações de orientações da campanha. O Ministério da Saúde, estados e municípios realizam a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que este ano vacinará cerca de 15 milhões de crianças menores de cinco anos. A meta corresponde a 95% do total de crianças nessa faixa etária. A vacina só é contra-indicada em caso de doença grave, e o pediatra deve ser consultado. Os pais devem levar a caderneta de vacinação ao posto e a criança será vacinada mesmo que ela esteja atrasada. A segunda etapa da campanha será realizada no dia 9 de agosto, e é imprescindível que as crianças sejam vacinadas nas duas fases. A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. O vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia. Segundo dados da OMS, o panorama atual da doença aponta um total de 1.313 casos em 13 países no ano de 2007.

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
A Fundação de Ação Social e a Unidade Produtiva São Paulo do bairro Pe. Palhano, realizaram nesta quinta-feira, vasta programação em alusão ao Dia Mundial de Combate a Exploração ao Trabalho Infantil, com o tema: Infância é para brincar e não para trabalhar, o evento teve inicio às 8h, com de Apresentação Cultural e Palestra com o tema: Infância é para brincar e não para trabalhar – Palestrante Priscilla Motta (Técnica da Fundação de Ação Social).

Preservação do Sítio Histórico
O Secretário Campelo Costa (SPLAN) e a coordenadora do Sítio Histórico Andrea Cruz apresentam: "Sobral, a preservação do Sítio Histórico a partir do seu tombamento" no Arquimemória 3, Congresso nacional de arquitetos com mais de 500 participantes. Na ocasião foi lançado um singelo livro com essa comunicação, entregue pessoalmente pelo secretário as representantes do Ministério da Cultura. O trabalho do poder público Municipal em defesa e preservação do seu Patrimônio Histórico e Cultural, na cidade de Sobral foi reconhecido e citado por represente da UNESCO durante o congresso.

1998 - 1999 - 2000 - 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008

SINE/IDT
Atendente de Balcão (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (25 vagas) - Portadores de Deficiência
Auxiliar de Linha de Produção (50 vagas)
Baba (2 vagas)
Cabeleireiro (2 vagas)
Consultor de Vendas (1 vaga)
Costureiro de Máquina Reta (1 vaga)
Costureiro de Máquinas Industrial (5 vagas)
Costureiro de Roupas (1 vaga)
Coordenador de Cobrança (1 vaga)
Copeiro (1 vaga)
Eletricista (1 vaga)
Eletricista de Instalações Industriais (1 vaga)
Empregado Doméstico (6 vagas)
Garçom (1 vaga)
Lubrificador de Automóveis (1 vaga)
Manicure (2 vagas)
Mecânico de Motor a Diesel (1 vaga)
Motorista de Caminhão a Guincho Pesado (1 vaga)
Operador de Computador (1 vaga)
Psicologo Social (1 vaga)
Recepcionista em Vídeo Locadora (1 vaga)
Representante Comercial Autonomo (2 vaga)
Vendedor Ambulante (2 vagas)
Vendedor de Serviços (2 vagas)
Vendedor Interno (1 vaga)
Vendedor Pracista (11 vagas)
Vigilante (9 vagas)
OBS: EMITIMOS CARTEIRA DE TRABALHO INFORMATIZADA E DAMOS ENTRADA NO SEGURO DESEMPREGO
Fonte: Sine/IDT - Fone: 3677-4274

Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: José Carlos Magalhães

Edição e Redação: Ricardo Martins / Silveira Rocha


WebDesign: Laura Farias
Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br

 
Escola de Saúde da Família na
13ª Missão Brasil-Canadá
Missão reúne profissionais da Saúde do (CIDE) e da Escola de Saúde da Família

Profissionais dos diferentes domínios da Saúde de Sobral recebem, de 10 a 13 de junho, a formação dos métodos de avaliação das competências e elaboração de aulas, que equivale à 13ª Missão do Projeto de Intercâmbio Brasil-Canadá para Formação de Recursos Humanos por Competência. Com o tema Avaliação das Aprendizagens por Competências, a Missão reúne em Sobral os profissionais da Saúde do Consórcio Internacional de Desenvolvimento em Educação (CIDE) e os diretores da Escola de Formação em Saúde da Família de Sobral. O CIDE é uma organização não-governamental (ONG) canadense, que trabalha na área de formação para saúde, especificamente junto à Província de Quebec, e mantém parcerias na área de formação de recursos humanos por competências para a saúde do Estado do Ceará. O Projeto de Intercâmbio Brasil-Canadá tem como principal financiadora a Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (ACDI) A formação faz parte das missões, que pretendem em Sobral a formação de técnicos nas áreas de Cuidados Domiciliares e Sistemas de Informação em Saúde, através da Escola de Saúde da Família. Os objetivos desta formação são Identificar os componentes e as ferramentas da avaliação de aprendizagens, introduzir métodos de avaliação e desenvolver novas ferramentas, aperfeiçoando as já existentes. Os profissionais de saúde também estão sendo capacitados para identificar os componentes de um plano de aula, planejar e elaborar um plano de aula na sua disciplina. Esse importante intercâmbio estende também suas ações para as demais Escolas de Saúde do Estado: Escola de Saúde Pública do Ceará e Sistema Municipal de Saúde da Escola de Fortaleza.


Sobral participa do Seminário de Gestão Estratégica e Participativa do SUS
Sobral se fez representar no 1º Seminário de Gestão Estratégica e Participativa do SUS, realizado em João Pessoa (PB), no período de 2 a 4 de junho, que discutiu a nova política de orientação das ações de governo na área da saúde, o ParticipaSUS. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde, contou com a presença de gestores, profissionais de saúde e usuários de todos os estados da região Nordeste. O Município de Sobral compôs a delegação de 20 técnicos do Estado do Ceará com a presença do Secretário da Saúde e Ação Social, Carlos Hilton. De acordo com o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (MS), Antonio Alves, coordenador do evento, o seminário teve como objetivo promover uma sensibilização dos atores que compõem o SUS no que diz respeito a política elaborada no âmbito do MS, aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde e órgãos representantes dos gestores da saúde.
 
Dia mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Dados do IBGE apontam que em 2005 havia no país cerca de 18 milhões de idososNo próximo dia 15 de junho, domingo, é dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa. Neste dia, o Conselho Municipal dos Direitos e Proteção do Idoso de Sobral, juntamente com Fundação de Ação Social do Município, através do CREAS, está promovendo ações intersetoriais, objetivando sensibilizar e chamar atenção da sociedade para a urgência de superar o alto índice de violências cometidas contra a pessoa idosa. As ações serão desenvolvidas descentralizadamente, contando com a parceria da Igreja Católica, Igrejas Evangélicas, Centros de Saúde da Família, Escolas Municipais e Imprensa. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que em 2005 havia no país cerca de 18 milhões de pessoas com 60 anos ou mais – ou 10% da população. A cada ano, mais de 600 mil ingressam nessa faixa e a estimativa é que em 2020 o total chegue a 25 milhões a população idosa no Brasil. Mas, a mais triste estatística é a que indica que a maioria dos casos de agressão ocorre onde deveria ser o lugar mais seguro de todos: o lar da vítima. Em Sobral não é diferente. O desrespeito aos direitos dos idosos são bastante visíveis. Na Conferência Municipal dos Direitos do Idoso - dia 21 de maio do corrente ano, os idosos reinvindicaram respeito aos seus direitos nas filas do banco, nos transportes coletivos, e principalmente na convivência familiar. O fato gritante é que a maioria dos casos de violência contra o idoso tem origem na sua própria família.


Núcleos Comunitários de Defesa Civil

Por solicitação do Prefeito Leônidas Cristino, técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, ministrarão nos dias 16 e 17 de junho, curso de Orientação para a Implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC). O curso é dirigido aos agentes de Defesa Civil, instituições parceiras e lideranças comunitárias. Serão 16 horas de aula, onde os 40 participantes receberão orientação sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil, prevenção, preparação, resposta, reconstrução de desastres e mobilização social. O objetivo do curso é estimular os moradores de áreas de risco e as equipes de Defesa Civil a pensarem e buscarem soluções em conjunto para os problemas relacionados aos riscos de desastres. A implantação de NUDECs é fundamental para preparar a comunidade para criar seu próprio sistema de prevenção de desastres.