Sobral, 17 de junho de 2008 - Ano IV - Nº 832

Sobral vacina mais de 15 mil crianças contra a paralisia
Vacinação representou 87% da meta determinada pelo MSNeste último sábado 14, os Centros de Saúde da Família, além de diversos postos de vacinação espalhados pela cidade, receberam milhares de pais que levaram seus filhos para tomar as gotinhas que imunizam contra a poliomielite. Segundo dados da Coordenação de Vigilância à Saúde, 15.445 mil crianças menores de 5 anos foram imunizadas no município. Isto representa 87% da meta determinada pelo Ministério da Saúde, que é de 17.545 mil imunizações. O Secretário da Saúde e da Ação Social, Carlos Hilton, esteve presente ao lançamento da campanha contra a paralisia infantil, que aconteceu na Unidade da Saúde Dr. Grijalba Mendes Carneiro (COELCE), e destacou a importância de manter o padrão de vacinação em Sobral.
“Este é mais um momento muito importante para a saúde de Sobral, pois visa manter o padrão e o compromisso que o município já tem, historicamente, com a imunização das crianças contra uma doença grave, que apesar de estar erradicada do Brasil, não deixou de ser uma preocupação do Ministério da Saúde. É nossa responsabilidade manter esse padrão de erradicação, por isso todas as equipes de saúde realizam busca ativa, identificando as crianças que não foram imunizadas e realizando a vacinação” disse o Secretário. A primeira etapa da campanha de vacinação prossegue até o dia 30 de junho em todos os 27 Centros de Saúde da Família do município. As crianças que compareceram à Unidade de Saúde Dr. Grijalba Mendes Carneiro (Coelce), para receber a dose da vacina, tiveram a companhia do Zé Gotinha e a sua turma. A presença das personagens descontraiu o ambiente e ajudou a distrair a criançada, o que foi muito bem recebido pelas mães.

Projeto Livro, livrinho, livrão
A Secretaria da Educação através da Coordenação da Educação Infantil, realiza no período de maio a agosto de 2008, a II Etapa do Projeto Livro, livrinho, livrão, que tem por objetivo a Contação de histórias para as crianças do Infantil V das Escolas públicas Municipais, forma esta de colocar as crianças em contato com a Literatura infantil, bem como estimulá-las ao prazer leitura, da fantasia, do desenho, da criação e da interpretação. O projeto contemplará 16 instituições de Educação Infantil na sede do município e atenderá 1.200 crianças.

Projeto Vida que te quero Viva
O Projeto Vida que te quero Viva realizou, no último dia 12 de junho no CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, mais uma capacitação para os Agentes Sociais e Juvenis, com o tema "Danças Circulares e Sagradas", com o educador social - Professor Zeca. Já no dia 13, dando continuidade à capacitação, foi trabalhada com os agentes sociais e juvenis a temática "comunicação". O momento teve como objetivo preparar os agentes e subsidiá-los na produção de fanzines. Toda a capacitação teve como objetivo integrar os agentes do projeto e qualificar sua atuação juntos aos adolescentes e jovens em suas comunidades.

1998 - 1999 - 2000 - 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008

SINE/IDT
Atendente de Balcão (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (25 vagas) - Portadores de Deficiência
Auxiliar de Linha de Produção (50 vagas)
Baba (2 vagas)
Cabeleireiro (2 vagas)
Consultor de Vendas (1 vaga)
Costureiro de Máquina Reta (1 vaga)
Costureiro de Máquinas Industrial (5 vagas)
Costureiro de Roupas (1 vaga)
Coordenador de Cobrança (1 vaga)
Copeiro (1 vaga)
Eletricista (1 vaga)
Eletricista de Instalações Industriais (1 vaga)
Empregado Doméstico (6 vagas)
Garçom (1 vaga)
Lubrificador de Automóveis (1 vaga)
Manicure (2 vagas)
Mecânico de Motor a Diesel (1 vaga)
Motorista de Caminhão a Guincho Pesado (1 vaga)
Operador de Computador (1 vaga)
Psicologo Social (1 vaga)
Recepcionista em Vídeo Locadora (1 vaga)
Representante Comercial Autonomo (2 vaga)
Vendedor Ambulante (2 vagas)
Vendedor de Serviços (2 vagas)
Vendedor Interno (1 vaga)
Vendedor Pracista (11 vagas)
Vigilante (9 vagas)
Fonte: Sine/IDT - Fone: 3677-4274

Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: José Carlos Magalhães

Edição e Redação: Ricardo Martins / Silveira Rocha


WebDesign: Laura Farias
Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br

 
I Festival Junino do Esporte e Lazer na Cohab e Dom José
Apresentação de grupos folclóricos e quadrilhas fazem parte do Programa da SEJManifestação rica do folclore nordestino pode ser vista nas festas juninas que começaram em Sobral neste dia 14 de junho, nos bairros Cohab I e Dom José. Até julho o público poderá assistir a espetáculos variados de cores, sabores e muita alegria, no I Festival Junino do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), que realiza agora seu segundo evento na cidade. Nos próximos dias 4 e 6 de julho, a partir das 18h, o I Festival Junino do PELC - programa da Secretaria do Esporte e Juventude -, oferecerá uma programação diversificada em brincadeiras, desfile e apresentação de grupos folclóricos, quadrilhas, com ritmos como xote, xaxado e baião e comida típica, além de premiação para a barraca mais estilizada e escolha da Rainha e da Princesa do Milho.
Esta é a segunda edição do calendário de eventos do Programa Esporte e Lazer da Cidade. O primeiro foi o Ruas de Lazer, que beneficiou cerca de 4.500 pessoas com atividades culturais, esportivas e recreativas durante quatro dias em diversos bairros da cidade. O Programa é organizado por agentes sociais, coordenadores de núcleo e a comunidade participante e tem como objetivo de promover e ampliar o acesso ao esporte e lazer. O I Festival Junino do Esporte e Lazer na Cohab e Dom José acontece ns dias 14/06, 04/07 e 06/07.

Escola José Inácio sedia palestra
sobre Abalos Sísmicos
Na manhã do dia 07 de junho, estiveram presentes na Escola José Inácio, gestores, professores e funcionários das escolas José Inácio, Jacira Mendes e José Leôncio para assistirem uma palestra sobre os Abalos Sísmicos ministrada pela Dr. Olinda- Psicóloga e Professora da Universidade Federal do Ceará- UFC. Desde o início do ano, a comunidade do Jordão vem sentindo em maiores intensidades os abalos sísmicos, devido ao epicentro está localizado na referida região. Nos últimos dias, os abalos sísmicos foram maiores, assustando a população sobralense. Sendo assim, pela segunda vez, profissionais da UFC reuniram-se com os educadores do município para abordar esse assunto. O objetivo da palestra foi orientar os educadores quanto aos procedimentos a serem realizados na ocasião dos abalos sísmicos, tendo em vista a necessidade de manter-se a calma para poder tranqüilizar a comunidade escolar.
 
Educação infantil de Sobral será tema de reportagem da revista Nova Escola

Durante os dias 5 e 6 de junho de 2008, a Secretaria da Educação recebeu a visita da repórter Thaís Gurgel, que veio a Sobral com o objetivo de conhecer a Educação Infantil do Município no intuito de fazer uma matéria para a Revista Nova Escola. A Coordenadora da Educação Infantil, Professora Edna Lúcia, juntamente com sua equipe de técnicos, acompanhou a repórter para o conhecimento da estrutura física e a rotina dos espaços de Educação Infantil (Centros de Educação Infantil, Creches Conveniadas, espaços alugados e adaptados etc). No segundo momento aconteceram conversas com professores que atuam na Educação Infantil, profissionais da Escola de Formação e Formadores, grupo de pais dos alunos da Educação Infantil e por fim, reuniram-se com as Coordenações da Secretaria da Educação para ampliar as reflexões sobre os dados e as políticas públicas previstas para a Educação Infantil no nosso município. A visita da equipe de reportagem da revista Nova Escola à Prefeitura de Sobral atesta o bom desempenho do município na área de Educação. A publicação é a principal iniciativa da Fundação Victor Civita voltada para apoiar os profissionais da Educação. Hoje, Nova Escola é a principal revista de Educação do Brasil e, em muitos casos, o único meio de informação e formação do educador brasileiro. Todos os meses a revista disponibiliza planos de aula dos mais diferentes temas e aborda de forma atraente assuntos relevantes para a prática em sala de aula. Em 2006, a publicação passou a circular com um encarte voltado para a Educação Infantil, com dicas e sugestões de atividades. A revista é comercializada a preço de custo e chega às mãos de 1,5 milhão de professores por mês. Parte de sua distribuição é feita em parceria com o Ministério da Educação – MEC, o que permite que NOVA ESCOLA chegue às diversas escolas da rede pública.


SEHABS na II Semana do Meio Ambiente

A Secretaria da Habitação e Saneamento Ambiental-SEHABS participou da II Semana do Meio Ambiente, realizada pela Escola Jarbas Passarinho, no período de 10 a 13/06/2008. O evento foi marcado por gincana cultural, mutirões, desfile e exposição de fotografias, envolvendo os corpos discente, docente e a comunidade local. Técnicos da SEHABS ministraram palestras e realizaram “rodas de conversas”, onde foram discutidos temas relacionados à conservação dos recursos naturais, como forma de assegurar um futuro saudável para todos. Com o tema “Saúde e Qualidade de Vida”, a Semana teve o mérito de agradar a todos os participantes por transmitir uma mensagem fundamentada nos cuidados que devemos ter com a limpeza da escola, do bairro e da cidade, preservando o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida da comunidade.