Sobral, 05 de março de 2008 - Ano IV - Nº 764


Prefeitura implanta projeto de modernização da administração municipal
Cadastro das unidades imobiliárias já está sendo feito no município
A Prefeitura de Sobral deverá lançar, em breve, o Banco de Dados Multifinalitário, com o objetivo de centralizar num só local as informações de todas as secretarias e órgãos da administração municipal. O trabalho de criação e implantação deste banco de dados está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Planejamento

e Meio Ambiente e da Secretaria da Gestão. A Secretaria de Planejamento afirmou que a criação do banco de dados faz parte do processo de modernização da administração municipal, iniciado na gestão do Prefeito Leônidas Cristino. A implantação desse banco está sendo possível devido a outras ações desenvolvidas no âmbito da Secretaria, como a criação da Superintendência de geoprocessamento, aprovação do Plano Diretor, atualização da base cartográfica de todo o território municipal; atualização do cadastro imobiliário; e a criação da carta geotécnica.
Nesse sentido, a Prefeitura de Sobral tem feito uma série de investimentos nas diversas etapas que levam à constituição de cadastro moderno e eficiente. Já foram produzidas as bases cartográficas e realizados os levantamentos dos logradouros e a geração de números para as unidades imobiliárias. No momento está sendo realizada a etapa de cadastro das unidades imobiliárias, com uma equipe de profissionais que está nas ruas para realizar essa tarefa. O Banco de Dados Multifinalitário, quando estiver pronto, poderá ser acessado através da internet pelos servidores públicos indicados por cada órgão ou secretaria da Administração Municipal. As primeiras informações a constarem serão relativas aos contribuintes do IPTU e ISSQN. Depois serão inseridos os dados das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação.

1998 - 1999 - 2000 - 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008

SINE/IDT
Advogado (1 vaga)
Apontador de Produção (1 vaga)
Assistente de Vendas (1 vaga)
Auxiliar de Cozinha (1 vaga)
Auxiliar de Estética (2 vagas)
Auxiliar de Linha de Produção (35 vagas) - Portadores de Deficiência
Auxiliar de Mecânico de Autos (1 vaga)
Baba (2 vagas)
Cabeleireiro (2 vagas)
Cabeleireiro Escovista (2 vagas)
Cortador de Roupas (2 vagas)
Costureiro de Máquinas Industrial (1 vaga)
Cozinheiro de Restaurante (1 vaga)
Desenhista de Páginas de Internet (1 vaga)
Empregado Doméstico (5 vagas)
Encarregado de Manutenção (1 vaga)
Gerente de Restaurante (1 vaga)
Gerente de Vendas (1 vaga)
Impressor Serigráfico (1 vaga)
Manicure (7 vagas)
Masseiro (1 vaga)
Mecânico de Manutenção de Caminhão a Diesel (1 vaga)
Mecânico de Motocicletas (2 vagas)
Montador de Móveis de Madeira (2 vagas)
Motorista de Caminhão-Guincho Pesado com Munk (1 vaga)
Professor de Ensino Fundamental (1 vaga)
Professor de Português (1 vaga)
Psicologo Social (1 vaga)
Recepcionista de Hotel (1 vaga)
Representante Comercial Autônomo (8 vagas)
Salgadeira (1 vaga)
Fonte: Sine/IDT - Fone: 3677-4274

Envelhecer com Cidadania
O Conselho Municipal dos Direitos e Proteção da Pessoa Idosa, realizou no dia 15 de fevereiro, no auditório do SESC, reunião com a finalidade de fortalecer a Política Municipal do Idoso através da participação da sociedade civil. Foi apresentado o planejamento das ações a serem realizadas em 2008 pela coordenação do Programa Envelhecer com Cidadania, dentre essas teve como foco o encaminhamento a realização do Fórum Municipal da Pessoa Idosa, que se dará no final de março. No referido Fórum será apresentado o Plano Municipal do Idoso de Sobral e também será realizada a eleição das entidades não-governa-mentais para composição do referido Conselho na Gestão 2008 a 2010.

Retirada de placas publicitárias
O Secretário do Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – SPLAM, Campelo Costa, informa que a Coordenação de Projetos Prediais e Urbanos continua em parceria com os proprietários dos estabelecimentos comerciais localizados na rua Viriato de Medeiros, rua Cel. José Sivestre e rua Domingos Olímpio (entre a praça de Cuba e a rua Diogo Gomes) na retirada dos engenhos publicitários, como marquises e placas perpendiculares às fachadas.

Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: José Carlos Magalhães

Edição e Redação: Ricardo Martins / Silveira Rocha


WebDesign: Laura Farias
Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br

 
Profissionais de Saúde dos níveis Fundamental e Médio participam da estratégia de combate à dengue
Trabalho será estendido a todos os profissionais do Sistema de Saúde A Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral e a Escola de Formação em Saúde da Família de Sobral somam esforços na estratégia municipal de combate à dengue. Através do Programa de Educação Permanente para os Profissionais com Escolaridade de Níveis Fundamental e Médio do

Sistema de Saúde de Sobral, estão dando prioridade, por mais um ano, ao trabalho de educação permanente a todos os profissionais vinculados ao Sistema Municipal de Saúde, com a realização de uma série de encontros e oficinas sobre a temática Dengue, na Escola de Formação em Saúde da Família. Momentos presenciais como encontros e oficinas ocorrerão na Escola de Saúde da Família para os profissionais com escolaridade de níveis Fundamental e Médio. Inicialmente foram contempladas as categorias de Agente Administrativo (20/02), Atendente de Farmácia (27/02), Auxiliar de Serviços Gerais (05/03), Motoristas (12/03), Vigias (26/03). Outras turmas e datas serão formadas posteriormente.
“Entendemos que a Educação Permanente em Saúde tem como objeto de transformação o processo de trabalho, orientado para a melhoria da qualidade dos nossos serviços, através da reflexão sobre o que está acontecendo no serviço e sobre o que precisa ser transformado”, explica a coordenação do Programa. O objetivo é promover um melhor conhecimento acerca da dengue. Os profissionais serão trabalhados para identificar locais de criadouros dos mosquitos, reforçando as medidas preventivas e os sintomas de alerta e atividades vivenciais, promovendo reflexões sobre a responsabilidade pessoal e social, além de trabalhar perguntas e respostas. Em todos os encontros, haverá também distribuição de material de divulgação da Campanha de Combate à Dengue.

-------------------------------------------------------------------------------------
Mutirão de combate à dengue na Serra do Rosário
Lideranças, profissionais, parceiros e comunidades participaram do mutirão de limpeza em terrenos e quintais das comunidades da Serra do Rosário, com apoio de um caminhão para recolhimento de resíduos do Centro de Zoonoses e garis da Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental de Sobral.
Além da presença do Secretário da Saúde e Ação Social, Carlos Hilton, a atividade contou com a participação do Secretário da Agricultura e Pecuária, Osmany Parente, e do presidente da Associação dos Moradores do Sítio São Francisco, Rogério Moura. Houve distribuição de material educativo como panfletos, cartazes, calendários e adesivos como forma de orientação aos moradores. Outras mobilizações estão programadas para os próximos dias, articuladas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família e com a intensa participação social. Reclamações, denúncias, solicitações e informações na área da saúde, bem como notificações dos casos de dengue, podem ser feitos através do número 0800.280.4646, o disque-saúde da Secretaria da Saúde e Ação Social de Sobral.
 
Semana da Mulher em Sobral relembra história e direitos sociais
Com o objetivo de esclarecer a sociedade sobre os direitos da mulher e contribuir para fortalecer ações cidadãs no cotidiano da mulher, um circuito de atividades culturais acontece no período de 3 a 9 de março, através de parceria entre SESC, SENAC, Secretaria da Cultura e Turismo
de Sobral e Prefeitura Municipal. Durante toda a semana, haverá exposição de artes plásticas, galeria de histórias de vidas e fotografias de mulheres idosas, painel de mulheres que marcaram a história da humanidade, exibição de vídeos sobre a temática mulher e palestras sobre saúde e comportamento. Exposição de obras produzidas pela artista plástica Maria do Carmo já está aberta ao público na Unidade do Sesc Centro. No dia 04/03, a partir das 19h, serão exibidos vídeos relacionados à mulher e painel histórico na Biblioteca da instituição e no dia 05/03, às 9h, na sala de vídeo, acontecerá palestra sobre saúde bucal para mulheres da cadeia pública. À noite, às 19h, exibição de vídeos e um aulão de forró.
No dia 06/03, às 9h, mulheres participam de palestra sobre os Direitos Femininos, promovida pelo Programa Mesa Brasil. Pela manhã, a Tenda da Saúde e Sexualidade ficará instalada para prestar atendimento no Mercado Público. Às 19h, jantar com recital de poesias e karaokê, em homenagem às mulheres do Grupo do Trabalho Social com Idosos, no Restaurante Lagos. A Galeria da História com exposição de fotografias de mulheres idosas e registros de suas histórias de vida será aberta no dia 08/03, às 17h. No dia 27 de março, está marcada uma grande festa em homenagem a mulheres que se destacaram em diversas áreas sociais de Sobral - o Prêmio Mulher de Fibra – realizado em parceria pelo SESC e CDL de Sobral.

------------------------------------------------------------

Escola municipal no combater a infreqüência escolar

Na busca gerar movimento nos fins de semana com eventos para além-muros da instituição pública, a Escola José Parente Prado (Sumaré), iniciou seu programa de parceria 2008 com a Igreja Adventista do 7º Dia. A idéia é fomentar uma parceria que nasceu a apartir do programa de evangelização da própria igreja.
O programa teve início no dia 23/02, com o Programa Comunitário Vida Total, que conta com temas como: Dicas de felicidade, Segredos de um casamento feliz, Stress: como vencer as preocupações, Educando os filhos com sucesso etc. Aconteceram ainda Filmes, palestras, brindes-surpresas, músicas e uma variedade de brincadeiras para a criançada.
A direção da escola ressalta a importância de eventos dessa natureza, acreditando que o espaço da escola nos fins de semana deve estar à disposição da comunidade.
A escola destaca que o programa de evangelização poderá ser realizado por qualquer igreja que esteja interessada, acreditando que ações de combate a infrequência devam fazer parte do cotidiano da escola.