Sobral, 27 de março de 2008 - Ano IV - Nº 777


Rede de ensino de Sobral é eleita modelo nacional pelo MEC

Atenção, capricho, abertura e solidariedade. Essas quatro atitudes foram suficientes para que a rede municipal de ensino de Sobral fosse eleita pelo Ministério da Educação e Cultura como um dos exemplos de boa educação no Brasil.

Nesta terça-feira, 25, na Academia de Tênis de Brasília, foi divulgado o estudo Redes de Aprendizagem: boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender, elaborado pelo Ministério da Educação em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), tendo em vista a detecção de exemplos de lugares onde a educação acontece a despeito dos obstáculos característicos da escola pública.
O estudo procurou responder como as redes de ensino conseguiram ter um resultado acima da média, desempenho comprovado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Uma das atitudes apontada como fator decisivo para a boa educação é conhecer e respeitar a cultura e as características dos alunos. Para a secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda, o maior mérito da pesquisa, que foi elaborada entre outubro e novembro de 2007, é identificar práticas simples que geraram resultados efetivos. “Essas redes não fizeram nada de sobrenatural. São atitudes como o incentivo à leitura, o capricho com a merenda e com as salas de aula que, somados, trazem educação de qualidade”, destaca. O desafio agora, segundo o MEC é repassar essas práticas para todas as escolas públicas brasileiras. Para tanto, o secretário de Educação de Sobral, Júlio César Costa Alexandre já se encontra em Brasília, participando de um encontro com 800 secretários municipais de educação de redes que estão entre as que obtiveram mais baixo Ideb no Brasil. A missão do secretário, assim como de mais 36 secretários dos municípios tidos como modelo nacional, é apresentar as experiências de sua pasta, como forma de motivar os participantes a implementá-las em seus municípios.

1998 - 1999 - 2000 - 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008

SINE/IDT
Açougueiro (1 vaga)
Ajudante de Cozinha (1 vaga)
Alinhador de Direção (1 vaga)
Auxiliar de Estética (1 vaga)
Auxiliar de Linha de Produção (35 vagas) - Portadores de Deficiência
Auxiliar de Linha de Produção (100 vagas)
Baba (5 vagas)
Balconista de Peças de Auto (1 vaga)
Consultor de Vendas (4 vagas)
Cortador de Roupas (1 vaga)
Costureiro de Máquinas Industrial (6 vagas)
Cozinheiro de Restaurante (2 vagas)
Empregado Doméstico (9 vagas)
Garçom (1 vaga)
Gerente de Agência (1 vaga)
Gerente de Restaurante (1 vaga)
Gerente de Vendas (1 vaga)
Impressor Serigráfico (1 vaga)
Manicure (4 vagas)
Masseiro (1 vaga)
Mecânico de Refrigeração (1 vaga)
Motorista de Caminhão-Guincho Pesado com Munk (1 vaga)
Motorista Entregador (1 vaga)
Promotor de Vendas (2 vagas)
Psicólogo Social (2 vagas)
Representante Comercial Autonomo (7 vagas)
Sapateiro Ortopedico (1 vaga)
Serralheiro (1 vaga)
Sorveteiro (1 vaga)
Supervisor de Vendas Comercial (1 vaga)
Supervisor de Manutenção Industrial (1 vaga)
Fonte: Sine/IDT - Fone: 3677-4274

Campanha Queremos Sobral mais verde
O prefeito Leônidas Cristino e o Secretário do Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Campelo Costa, fazem hoje quinta-feira, dia 27, às 17h, no bairro Sumaré, o lançamento da campanha Queremos Sobral mais verde, onde na oportunidade haverá o plantio de árvores e distribuição de mudas.

Projeto Vida que te quero Viva
O Prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, participou ao lado do gerente geral da Votorantim Cimentos Unidade de Sobral, Luis Flávio Daniel, da solenidade para renovação da Parceria do Grupo Votorantim com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e a Prefeitura de Sobral. A solenidade teve o objetivo de oficializar a doação de R$ 250 mil ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para o Projeto Vida que te Quero Viva na cidade de Sobral durante este ano de 2008.

Prefeito: José Leônidas de Menezes Cristino
Chefe de Gabinete: José Carlos Magalhães

Edição e Redação: Ricardo Martins / Silveira Rocha


WebDesign: Laura Farias
Telefone: (88) 3677-1116 ou 3677-1118
E-mail: comunicacao@sobral.ce.gov.br

 
Programa de Educação Fiscal nas Escolas Municipais
Secretário da Gestão - Ramiro Barroso O Município de Sobral, motivado pelo apoio do Programa Nacional de Modernização da Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros – PNAFM, lança nesta sexta-feira, dia 28, às 18h30, no Centro de Convenções, o Programa de Educação Fiscal nas Escolas, que tem como

público alvo os diretores, coordenadores pedagógicos e professores do Ensino Fundamental da rede Municipal de Ensino. Atualmente, a Educação Fiscal ganha espaços importantes na mídia e nos meios escolares. O estudo do tema tem culminado com a implementação, em alguns estados brasileiros, de programas de educação fiscal nas escolas, e campanhas educativas junto à sociedade, chamando atenção para o cumprimento das obrigações fiscais pelos cidadãos contribuintes. Conforme destaca Luiza Ondina Santos Mota, Auditora Fiscal da Receita Estadual do Ceará, a Educação Fiscal é considerada um desafio quando se trata de um processo de inserção de valores na sociedade com o retorno de longo prazo: da formação de futuros cidadãos conscientes do seu dever de cumprimento das obrigações fiscais, e do seu direito ao exercício da cidadania mediante a cobrança da coerente destinação dos recursos provenientes dos tributos arrecadados pelo Estado.

Programação:
Dia 28.03 - Módulo I - Programa de Educação Fiscal
Clientela: Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Professores do 7º Ano (Língua
Portuguesa e Matemática).
Local: Centro de Convenções no Auditório Saturno, das 18h30 às 21h30

Dia 29.03 - Módulo II - Educação Fiscal para o exercício da cidadania.
Educação Fiscal no Contexto Social.
Relação Estado-Sociedade.
Sistema Tributário Nacional.
Gestão Democrática dos Recursos Públicos.
Clientela: Apenas Professores do 7º Ano (Língua Portuguesa e Matemática).
Local: Centro de Convenções no Salões Vênus e Europa, das 8h às 17h

------------------------------------------------------------------------------------------------
56 alunos concluem o curso de Inglês e Espanhol no Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras
O Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras realiza na próxima sexta-feira, dia 28, às 18h, término dos cursos de Inglês e Espanhol, isto representa uma conquista de alunos e professores comprometidos e preparados para desenvolver um ensino de línguas colocado a serviço da dimensão prática, cultural e formativa.
Esta instituição de ensino acredita que com efeito, é a educação que possibilita aos indivíduos aproveitar e interpretar, consciente e criticamente, outras influências educativas, e pode-se dizer que o final desse curso pode ser o começo de uma porta aberta para o jovem otimista com o futuro. A finalização de um curso de línguas representa um grande incentivo aos estudantes, e acima de tudo, um modo de ampliar a visão de mundo e de construir o conhecimento.
 
Poetas e repentistas participam da programação do Projeto Olhares
A Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Educação e da Escola de Formação Permanente do Magistério, realiza, hoje quinta-feira, dia 27, a palestra o “Mestre do Ofício”, que contará com a participação do poeta e repentista Geraldo Amâncio, em companhia de Gonzaga da Viola e de Tião Simpatia, no Centro de Convenções, Auditório Plutão, às 19h. O evento integra a programação do Olhares – O Ofício de Educar, cujo
objetivo é fazer com que os Educadores de Sobral e da região debatam sobre as suas experiências e práticas docentes.
O Projeto Olhares – O Ofício de Educar é um programa de formação dos professores da rede pública municipal de Sobral, aberto a professores de outras redes e demais interessados em participar. É um programa de desenvolvimento pessoal que, ao longo do ano, proporciona uma série de atividades científicas, culturais, pedagógicas, oportunidades para ver, ouvir e sentir o mundo a partir de múltiplas visões e intermináveis olhares. De acordo com a coordenação do Programa, a marca do Olhares – O ofício de educar é a sua multiplicidade, a sua pluralidade. Pluralidade que se reflete nos temas e nas abordagens, proporcionando aos educadores de Sobral um vasto olhar sobre o vasto mundo, ou mesmo a possibilidade de olhar o mundo a partir de múltiplos olhares.

-----------------------------------------------------------

Prefeitura de Sobral implantará cadastro técnico multifinalitário

A Prefeitura de Sobral deverá lançar, em breve, o Banco de Dados Multifinalitário, com o objetivo de centralizar num só local as informações de todas as secretarias e órgãos da administração municipal. O trabalho de criação e implantação deste banco de dados está sob a responsabilidade da Secretaria da Gestão e da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Urbano. A criação do banco de dados faz parte do processo de modernização da administração municipal, iniciado na gestão do Prefeito Leônidas Cristino. A implantação desse banco está sendo possível devido a outras ações desenvolvidas no âmbito da Secretaria, como a criação da Superintendência de geoprocessamento, aprovação do Plano Diretor, atualização da base cartográfica de todo o território municipal; atualização do cadastro imobiliário; e a criação da carta geotécnica. Nesse sentido, a Prefeitura tem feito uma série de investimentos nas diversas etapas que levam à constituição de cadastro moderno e eficiente. Já foram produzidas as bases cartográficas e realizados os levantamentos dos logradouros e a geração de números para as unidades imobiliárias, no momento está sendo realizada a etapa de cadastro das unidades imobiliárias. O Banco de dados Multifinalitário, quando estiver pronto, poderá ser acessado através da internet pelos servidores públicos indicados por cada órgão ou secretaria da Administração Municipal. As primeiras informações a constarem serão relativas aos contribuintes do IPTU e ISSQN, depois serão inseridos os dados das Secretarias de Saúde e Ação Social e da Educação.